Primeiro amor

Primeiro amor Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

KarolDMelo7 14/02/2024

Um livro curioso
Primeiro Amor, de Ivan Turguêniev, é uma obra que aborda de forma sensível e profunda o tema do primeiro amor na vida de um jovem. O autor consegue capturar de forma magistral os tumultos emocionais e as incertezas que permeiam essa fase da vida. No entanto, o livro peca ao apresentar uma narrativa arrastada e repleta de digressões que, por vezes, tornam a leitura cansativa.

A história gira em torno do jovem Vladimir, que se apaixona por Zinaida, uma mulher mais velha e experiente. Turguêniev explora com maestria as nuances desse sentimento, os conflitos internos de Vladimir e a complexidade das relações humanas, principalmente em uma fase de perda da inocência e aprofundamento das relações sociais.

Em suma, Primeiro Amor é uma obra que traz o inegável talento de Turguêniev em retratar as nuances do amor e das relações humanas, o que torna a leitura, apesar de seus defeitos, uma experiência enriquecedora e cheia de reviravoltas.

_cardosinho 11/02/2024

Processo do amadurecer
Apesar de ser um livro curtinho tem muita bagagem emocional. A escrita é super fluída e por conta disso se lê super rápido. O que me surpreendeu positivamente é que por ser um livro curto não esperava tanto desenvolvimento de personagem mas esse livro prova que é capaz sim e fez de uma forma muito bem feita. Gostei de várias coisas em relação a esse livro mas principalmente a forma como o protagonista enxerga toda a situação que ele passou.

Yoyo 07/02/2024

Intenso
Eu me identifiquei com o livro do início ao fim, mais especificamente com o personagem principal, Vladímir Petróvitch.

viver um primeiro amor, muitas vezes não correspondido, é algo intenso, avassalador, assustador, belo, mas terrível. é um evento canônico, não tem jeito.

mais um livro da literatura russa que conseguiu mexer com o mais interno do meu ser, me fazendo repensar e refletir sobre as questões emocionais e sensíveis da experiência humana. certamente, esse livro está marcado profundamente em mim.

Lukas 07/02/2024

Uma Obra de Arte
O Livro é sensacional daqueles que te prende desde o início.
É de fácil compreensão até pra aqueles que não estão acostumados com literatura russa ou clássicos.
Vão sofrer as emoções do protagonista adolescente e quem sabe se identificar com suas dores de juventude
Recomendo a todos

Guilherme Noronha 04/02/2024

Primeiro amor
A Forma como o Ivan Turguêniev retrata os sentimentos de um amor é simplesmente incrível. Esse livro é surpreendente, consegui me conectar com o protagonista e com seus sentimentos diversos a respeito de seu intenso primeiro amor.

Personagens: 10
Lógica: 10
Divertimento: 10

5,0 Estrelas

Flá Costa 04/02/2024

Uma forte razão para amar literatura russa
Uma ode às paixões da juventude, ao mesmo tempo que se tira o veu da inocência para vestir as noções da vida adulta. Um livro curto, rápido, que nos prende do começo ao fim. Conseguia imaginar com exatidão as feições da princesa e sua filha, com tanta clareza que foram descritas. Um livro e tanto!

Joice Antonholi 02/02/2024

Ouvi por aí que era um romance leve e gostoso para se ler, não achei. A ingenuidade do rapaz me irritou do início ao fim. Achei um livro arrastado, apesar de pequeno. Terminei por raiva e não teria a menor vontade de ler novamente.

Krishna.Nunes 31/01/2024

Não é só uma historinha de amor
"Primeiro amor", de início, se disfarça de um singelo conto de amor adolescente. É verdade que não traz todo o contexto social e político nem o debate filosófico de obras como "Memórias de um caçador" e "Pais e filhos". Mas ainda assim acaba sendo uma história sobre amadurecimento, perda da inocência, as falsas aparências, e termina com uma lição terrivelmente moralista sobre o destino das mulheres que não seguem as regras sociais.

Turguéniev inegavelmente sabe como contar uma história e escreveu um romance curto, porém melancólico, repleto de drama, sedução, paixão e desencantamento, com muitos diálogos de significados ambíguos.

Ainda que tudo esteja turvado por um véu de nobreza e aristocracia, os costumes ocultos da alta sociedade são expostos e a hipocrisia fica patente, ao mesmo tempo que se descortina uma reviravolta muito evidente para o leitor, mas que o ingênuo protagonista não é capaz de enxergar até que seja esfregada na sua cara.

Yasmin.Filetti 30/01/2024

Não aguentava mais
Achei maçante. O livro é sobre o primeiro amor do personagem principal, que é entre uma mulher de 22 anos e um menino de 16??? Achei desconfortável (mesmo que tenha sido ?normal? para a época). A mulher é uma cachorra e o menino um tonto. Só o final que tem emoção

Milena Schwantes 29/01/2024

Gostosinho
Que história maravilhosa! A leitura foi fluida demais, lia e lia sem perceber? Esse é o primeiro livro que li de um russo, achei diferente mas fiquei com muita vontade de ler mais livros desse tipo. O final me deixou reflexiva, mas ainda sinto que preciso parar um tempo, olhar fixo paras as paredes e refletir um bom tempo sobre tudo que foi dito.

lauraborgess 28/01/2024

Primeiro livro que li do autor. É um livro pequeno, com uma leitura rápida, mas dá pra sentir a emoção do protagonista. Gostei e recomendo.

folklwt 27/01/2024

Impactada! Literatura russa é realmente um sentimento.
Comecei o livro achando que seria um romance e terminei com uma história devastadora. Linda, sim, porém devastadora.
O jeito como o personagem principal amadurece em tão poucas páginas é diferente de tudo o que já li.

Bia 25/01/2024

Foi uma leitura bem rápida, gostei muito, geralmente gosto de histórias assim, de um momento ou uma memória distante que consegue ser contada em poucas páginas

beccaraviny 21/01/2024

O primeiro amor do Vladimir, MEU DEUS, não esperava uma vibe tão imprevisível e problemática. Não é um romance como eu achava. O livro tem como proposta falar sobre o primeiro amor de uma forma não romantizada e algo imprevisível. Não busca ser a vivência perfeita do primeiro amor, tampouco a mais saudável, mas ainda assim é uma paixão intensa que pode surgir com alguém fútil, imoral e superficial, como no caso de Vladimir e Zinaida.

Admiro como ele encarou tudo, não como o pior trauma, mas como uma história pra contar, agindo com bondade e empatia até por quem errou com ele. Esse foi meu primeiro rolê com a literatura russa, e que livro BOM! Curtinho, mas bem feito. Consegui me ligar no personagem e no coração bom dele, numa vibe humilde e inocente da juventude em meio a uma sociedade de adultos em sua volta problemáticos e/ou imaturos.

Importante destacar que o livro não ganhou meu coração apenas pela narrativa reflexiva de um amor inocente e intenso, mas também pela trama que envolve os personagens. Cada situação apresentada é uma reflexão genuína da vida real, provocando uma reflexão.