Primeiro amor

Primeiro amor Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

Tata 06/07/2023

"Acredite, Zinaida Aleksándrovna, não importa o que a senhora faça, não importa o quanto me atormente, vou amar e adorar a senhora até o fim de meus dias."

Jamerson.Alves 21/02/2021

(Muuuuuuu)ito legal
Caso você esteja lendo essa resenha para saber se vale a pena ler o livro eu já lhe adianto, vale. Caso esteja lendo só para ver se é interessante, procure outra resenha. Caso já leu, vamos conversar um pouco kkkk...

---------------------SPOILER---------------------

Vladimir Petróvitch é a prova literária que um homem sem chifre é um homem sem história. Já pensou se ele respondesse a pergunta do sobre o primeiro amor de maneira "usual"? Não teríamos tal obra!

Pérola 16/06/2022

primeiro amor
é muito bonito e tocante como o autor consegue transmitir esses sentimentos do que foi esse primeiro contato com emoções mais profundas. ?

Alessandra.Adams 16/12/2022

[...] ?Eu olhava para ela? que parecia tornar-se próxima e cara a mim! Tinha a impressão de que a conhecia havia muito tempo e de que eu nada conhecera antes dela, não vivera antes dela?

Daniel-Ef2:8 13/01/2022

Pode-se chamar de primeira ilusão
É um romance muito bom, de rápida leitura e apesar de pequeno é bem profundo. Venho descobrindo os autores russos e fico sempre admirado por sua maneira de escrita e descrição da história.

O romance trata mais de uma apaixonite de um adolescente e de uma ilusão, não muito sobre como conquistou seu primeiro amor. Vou me resumi a isso, porém confesso que estava torcendo muito para o senhor M. Valdemar.?

No mais vale a pena a leitura.

Bruno Malini 05/02/2023

Curtinho mas tocante
medo, alegria, raiva, ciúmes, saudades... os sintomas, positivos e negativos, do primeiro amor se intercalando a cada momento.

babi 21/05/2021

a simplicidade conquista
peguei esse livro achando que ia se comparar aos demais russos que eu leio/já li, foi totalmente diferente! uma história simples e um cotidiano quase comum com uma escrita ótima, isso que eu posso dizer desse livro. poucas páginas que me deixaram bem feliz com uma leitura super leve. pra quem nunca pegou um russo pra ler recomendo que pegue esse, ele não traz um desenvolvimento imenso histórico-social da rússia como a maioria. é simples e cativante

Vini 23/03/2023

Primeiro Amor
Meu primeiro contato com literatura russa, e não poderia ser melhor. Novela rápida e muito fluida, que nos apresenta a formação de um personagem em meio ao descobrimento do amor, e todos os sentimentos daí provenientes. Como raiva, insegurança, e ainda o amadurecimento involuntário causado pelas reviravoltas da história.

Luisa1033 08/05/2021

Quais os impactos do primeiro amor
"Primeiro Amor" de Ivan Turguêniev é o primeiro russo que leio. Comecei por um livro pequeno e bastante simples: "Primeiro Amor" começa com três amigos conversando sobre o primeiro amor e o protagonista Vladimir dispõe a contar para os amigos a experiência incomum dele com o primeiro amor.
A escrita do Turguêniev é fluida, relativamente simples e bastante envolvente. Vladímir Petróvitch tem dezesseis anos quando conhece Zinaida, uma garota muito bonita, atrevida e mais velha que o protagonista. O livro discorre sobre os sentimentos desse garoto, pela descoberta dos sentimentos e o que implica estar apaixonado para ele nas circunstâncias em que a trama ocorre. Tudo é contado de forma singela e poética porém, o livro não é poético; há momentos bastantes tensos e final que é tanto duro quanto metafórico.

Fabi 26/04/2022

O primeiro amor de adolescente de um menino de 16 anos por sua vizinha, pouco mais velha (e mais maliciosa), que se diverte conquistando a todos, me fez lembrar da minha adolescência e descoberta e me surpreender com o desenrolar e final deste romance?
Com certeza me deixou com vontade de conferir Pais e Filhos do autor?

Thaís Aguiar 22/06/2020

Um livro curto e muito poderoso, penoso, eu diria até mesmo trágico. Com passagens lindas e que me deixou carregada de uma penosa sensação de impotência frente à situação do protagonista. Amei ler este livro e o capítulo final vale por toda a história, lindíssimo. Sobre amores platônicos, paixões não correspondidas, a vulnerabilidade das expectativas e da vida.
Ander 05/07/2020minha estante
Suas resenhas são muito boas. Aliás vc fez uma resenha tbm de Crime e Castigo q posso dizer q me motivou muito a ler essa obra.

Thaís Aguiar 06/07/2020minha estante
Fico tãaaaao feliz em ler isso!!!! Espero que esteja aproveitando a leitura de Crime e Castigo!!!! ??????

Ander 06/07/2020minha estante
???

Beatriz.Nascimento 18/01/2021

Lembra-te do teu primeiro amor?
Esse romance me fez perder-me em devaneios e recordar-me da infância, ou diria, da minha adolescência. Um amor incondicional, ou uma paixão platônica por aquele garoto.

"Ah juventude, juventude.." repito as falas do narrador para tentar exprimir a sensação de meus pensamentos...

A novela trata sobre um garoto de 16 anos, Vladimir, e sua singular história sobre o primeiro amor encontrado em uma princesinha, Zinaida, 21 anos, um tanto modesta, mas nem um pouco ingênua.

O garoto, não tem um bom relacionamento com os pais (o que talvez seja um espelho da vida do próprio autor). Sua mãe, uma mulher autoritária e seu pai um homem um tanto bem-humorado, que o trata com indiferença.

O jovem, passeando pelo jardim, avista Zinaida, e sente por ela o "amor a primeira vista". Aos poucos se deixa levar pelos gracejos e a beleza encantadora, que o fazem contorcer-se numa paixão avassaladora e insuportável. Por mais que ele queira, não consegue ajudar a si próprio.

Ele divide a atenção da dama com outros rapazes (pretendentes), os quais ela trata como "cachorrinhos que buscam farelos que caem da mesa". Ela, afirmando "jamais se deixar apanhar pelas garras de alguém", torna-se o bichinho do personagem menos provável...

No final, uma tragédia que o faz refletir sobre sua infeliz porém, feliz situação.

Julyana. 07/10/2013

Livro lindo sobre um primeiro amor, mas também sobre muito mais além disso. Por isso me faltam palavras para falar dele. Ganhei de presente de um amigo e lembrei de uma breve conversa que a gente teve quando fui contar da minha leitura. Seguem essas poucas palavras que são o melhor que posso fazer a título de resenha.

R: Envio dois livros que acho belíssimos, um da Carson McCuller e um do Turgueniev, e minha aposta é de que vc amará os dois.

J: Os livros chegaram!
Agora não sei por onde eu começo... de qual você acha que eu vou gostar mais?
Um beijo.

R: Ihhh, difícil! Briga de cachorro grande....
Sinceramente, todos são bons.
Leia o do Turguenev, que é curtinho.
Se bem que todos são curtinhos, rsss, leia o Turgueniev, mesmo assim.
Mas é o menos "complexo" dos três, talvez.

J: Então está escolhido.

R: e aí ?
terminou ?

J: Terminei sim, li em duas noites. Esse livro é tão lindo que eu não conseguia parar. Gostei demais da construção dos personagens, da forma como a história vai se formando. Começa tão leve e alegre... são tão bonitas as passagens em que Vladimir vai se descobrindo apaixonado (como não se identificar?). Aí vem o ciúme, a certeza de que nunca será objeto do amor dela até desembocar naquela parte em que ele percebe o que (coincidentemente, acho) se recusava a ver:
“O que eu ficara sabendo estava além das minhas forças; essa descoberta repentina me esmagara... Estava tudo acabado. Todas as minhas flores haviam sido arrancadas de uma vez, e jaziam em volta de mim, espalhadas e pisoteadas”.
Gostei demais mesmo. Muito, muito obrigada.

R: Que bom! Adorei esse livro; gosto de como Vladimir parece se reconciliar com o pai, apesar de tudo.
Na verdade acho que ele sempre se ressentiu mais do modo displicente como o pai o tratava do que pelo romance com a princesa.
E acho que ele entende a "natureza" do pai; um homem que sempre parece desconfortável no papel de pai de família.
Isso parece tirar um peso, uma culpa enorme do menino, ao mesmo tempo em que o aproxima do pai: é a primeira vez que eles têm algo em comum.

J: Eu não tinha pensado nisso, mas faz todo sentido... talvez tenha sido mesmo o momento em que ele conseguiu se sentir mais próximo do pai, talvez tenha sido uma forma de ‘reconciliação’ com ele. No fim do livro ele passa a idéia de que traz essa história muito bem resolvida.
Mais um grande livro!
Renata CCS 21/07/2014minha estante
Adorei os comentários. O livro parece ser apaixonante!

Gabriela.Lopes 18/04/2020minha estante
É legal?