Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas

Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas Ruth Manus

Resenhas - Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas

Coruja 17/06/2021

Peguei esse título por indicação de uma amiga do clube do livro - aproveitando que ele estava de graça para o kindle no Dia do Livro -, e comecei a leitura sem grandes expectativas e pretensões. E aí não consegui mais largá-lo. Identifiquei-me com tanta coisa desse livro que não sei nem por onde começar a escrever sobre ele aqui.

Manus é advogada, colunista de jornais, professora e palestrante, além de escritora. Seu estilo é caloroso, expansivo, informal na medida certa para conquistar sua audiência e convidar a confidências. Nada do que ela escreve aqui é novo, ela não está inventando a lâmpada; mas às vezes é preciso ver tudo assim junto, coerente, bem explicado, para nos fazer refletir sobre questões que estão bem próximas do nosso cotidiano.

Há lições aqui que levarei e certamente tentarei implementar - a ideia de que nossa vida pessoal não é patrimônio público, e que ser educada não significa permitir que pessoas, mesmo da família, venham com perguntas e insinuações de como você deve viver sua vida (“por que você está me perguntando isso?” não é nem de longe uma grosseria, não importa o que nossa criação nos diga). Fiquei extremamente tentada a comprar uma dúzia desse livro, sair sublinhando um monte de coisa e depois dar de presente para as tias… pois é, por aí vocês tiram as próprias conclusões...

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/06/o-resumo-da-opera-leituras-e-releituras.html
Amanndahe 17/06/2021minha estante
Já leu o "Pega lá uma chave de fenda" dela? É sensacional, muito bom pra dar de presente tbm, são contos sobre amor em vários tópicos ?

Coruja 17/06/2021minha estante
Eu estou com ele na minha lista dos desejados. Assim que terminei esse livro, sai procurando o que mais ela tinha escrito. Obrigada pela dica!

Amanndahe 17/06/2021minha estante
Eu que agradeço, as suas resenhas são sempre as melhores hehe

Coruja 18/06/2021minha estante
Obrigada! >.

MariFer_1212 23/06/2021minha estante
E não é que eu peguei este livro pra ler agora sem dar nada por ele e tô me identificando TB? São chego aqui e tem resenha de quem? Volto depois qdo terminar!!!

Coruja 01/07/2021minha estante
Huhuahuahua... Dynha, eu acho que destaquei metade do livro com as marcações... Eu fui nele por indicação, mas não estava com enormes expectativas. Fui surpreendida completamente.

Naya 05/03/2022

Mulheres também são machistas e muitas vezes não sabem?
Fui arrebatada por este livro. Os exemplos apontados nele, nos ajudam a refletir a respeito de cada atitude tomada contra outra mulher e consegue nos deixar envergonhada especialmente quando tomamos consciência de que aquela atitude foi implantada no nosso cérebro (lembra da tal competitividade feminina, que era super natural, coisa que nasceu com a gente? Era tudo mentira). Ressalvo que não precisamos amar todas as mulheres, já que conflitos de personalidades existem, mas respeitar é obrigatório, pois, se lutamos para sermos livres, por qual razão criticamos como a outra mulher leva a vida? Enfim? A forma como a autora traz os assuntos sobre carreira, casamento e família usando situações vividas por ela, me lembraram de coisas que aconteceram comigo, e veja bem, nossa idade, profissão, situação financeira são bem diferentes e mesmo assim as coisas aconteceram praticamente da mesma maneira. Adendo: o macho palestrinha é real.
Marlon 05/03/2022minha estante
Concordo em gênero, número e grau com o título da sua resenha. O problema, os doze trabalhos de Hércules, é conscientizar essa mulherada desse estado de coisas, né? E cara, sério, fiquei e estou muito afim de ler esse livro. Vai para minha lista de QUERO LER. Um bom dia pra vc.

Marlon 05/03/2022minha estante
Moça, muito massa sua resenha. Parabéns.

Naya 05/03/2022minha estante
Oi, Marlon! Agradeço muito sua opinião! Acredito que você vá gostar do livro, a autora deixa bem claro que o público masculino é super bem-vindo para lê-lo! Informação trabalhada com cuidado e respeito nunca é demais! ?

Marlon 05/03/2022minha estante
Imagina! Eu é que agradeço pela sua resenha. Nós, homens, escrotos que somos, parte por puro mau-caratismo, parte por inconsciência, pois vivemos sob uma estrutura que faz com que aceitemos como natural todo esse patriarcalismo aplicado a tudo e a todos, inclusive... principalmente, às mulheres. Sim, nós homens, é que temos, com urgência, que entrar em contacto com essa leitura, dessa, e de tantas outras autoras. Eu, por exemplo, me percebi machista, depois que li o FEMINISMO EM COMUM... de um dos amores da minha vida, a filósofa/escritora/filósofa, Márcia Tiburi. Depois desse livro, e de outros mais, eu hoje tenho consciência de que sempre fui machista, e que ainda o sou, mas sou menos machista hoje do que o era ontem, e amanhã serei menos ainda do que o sou hoje. É um processo relativamente lento, mas absolutamente possível, e... sei lá... libertador, acho que é essa a palavra. Acho que foi a Márcia Tiburi que disse algo mais ou menos assim, que o feminismo é... como foi mesmo, meu deus, que ela falou... ah, uma filosofia de vida, um jeito de ser, uma atitude... foi mais ou menos isso. Que nós homens evoluamos, e sejamos, senão feministas, pelo menos não machistas. Ótimas, tarde, domingo, e semana, pra vc.

Naya 05/03/2022minha estante
Fascinante! Agradeço a dica de leitura e sim, temos urgência na mudança de pensamento para que possamos nos desconstruir para reconstruir um ser humano melhor, com humanidade e respeito às diferenças entre os gêneros, onde falta em um o outro completa e vice-versa! Tudo de bom pra vc! ?

Marlon 05/03/2022minha estante
Faço minhas, novamente, as suas palavras, Naya. E tbm te desejo tudo de bom, a começar por uma noite bem bonita. Abraço grande, se cuide.

elisa :) 01/12/2021

Necessário!
Não sou a maior fã de livros desse gênero, de autoajuda ou coisa parecida mas, nossa, a Ruth joga umas coisas na nossa cara que são muito reais. Livro cheio de reflexões importantes. A leitura fez com que eu olhasse mais pra mim com carinho e aprendesse que não preciso aceitar "qualquer coisa", não. Leitura super necessária para todas as mulheres! Seria uma maravilha se os homens lessem também e aprendessem uma coisa ou outra, rs. Enfim, indico!
Guilherme.Oliveira 01/12/2021minha estante
Eu vejo a capa deste livro e lembro da minha irmã. Ela sempre levanta os olhos e fala "nossa! Que preguiça disso!"

Guilherme.Oliveira 01/12/2021minha estante
Gostei da sua resenha!

thaisdandaro 07/01/2022

esse livro da Ruth Manus é uma boa porta de entrada para o debate feminista. a autora escreve o tempo todo como se estivesse falando com uma miga no bar, narrando histórias pessoais e as casando com bastante fundamentação de debates feministas levantados por muitas das autoras mais lidas nos assuntos.
dá pra grifar todas as citações e ter como referência, já que as temáticas estão pontuadas.
é uma leitura fácil, acessível.
quanto mais mulheres escrevendo sobre as pautas feministas e quanto mais mulheres lendo e percebendo como as pautas atravessam a suas próprias realidade, melhor para todas!
thaisdandaro 07/01/2022minha estante
a capa desse livro é pavorosa ?

Thais.Souza1 16/05/2021

Um livro ESSENCIAL para mulheres E homens. Para mulheres aprenderem a não atacar outras mulheres, aprender o significado de sororidade, aquela palavrinha citada por Manu Gavassi no BBB e que o Prior, e tenho certeza que muita gente não sabia, aquelas mulheres que estão sempre atacando e julgando as outras, deveriam ler esse livro. E para os homens, verem o que as mulheres passam, ver o que aqueles pequenos gestos, que pra eles pode não ser nada, mas pra nós faz toda a diferença. É isso, eu amei de verdade.
Rafa.Meyer 17/05/2021minha estante
ai mds já quero ler

Rosangela Max 04/01/2022

?Seja o que você quiser, minha filha.?
Foi umas das leituras mais prazerosas que fiz em muito tempo. E isto não é só pela escrita da autora que é gostosa de ler, mas pelo conteúdo que ressoou demais comigo (e acredito que com todas as mulheres).
Um livro escrito por uma mulher e para as mulheres é outro nível! Cada capítulo descrevia perfeitamente uma experiência que já passamos ou que, certamente, passaremos algum dia.
É um ?alívio? saber que situações de exaustão feminina estão sendo discutidas. Porque, até então, admitir isso (mesmo para outras mulheres) já estava se tornando um tabu.
Leitura essencial para todos, independente de gênero.
Recomendo muito!
Janaina 05/01/2022minha estante
Já vou incluir aqui

Gláucia 05/05/2021

A verdade dói, mas eu ainda prefiro ela a mentira, e verdade é o que não falta nesse livro.
Gosto da ideia das mulheres serem livres para serem o que ELAS quiserem, acho que todas devíamos saber que temos o direito a escolher, porém nunca imaginei que eu estava tão longe de ser a mulher que prego ser. Julgo outras mulheres, segui (pq hj me recuso a continuar seguindo) ideiais que achava ser meus, ainda espero começar a realizar alguns sonhos quando emagrecer, busquei ser a mulher mil tarefas e sim eu estou EXAUSTA!

Ao ler parece que a Ruth está ali ao seu lado, tipo uma conversa com uma amiga, aquele puxão de orelha que nem sabíamos que precisávamos. As questões que ela aborda são diretas, assustadoras (para o século XXI) e de suma importância. Estou até agora refletindo sobre minhas atitudes, repensando nas mil desculpas que dei por ser EU, uma mulher.

Precisamos de mais mulheres como a Ruth, que tenham a coragem de falar, berrar se necessário que não somos inferiores e não estamos aqui para disputar entre nós e de muitas outras mulheres para continuar mostrando a sua voz, o seu lugar seja ele onde ela quiser.

Vc tem a escolha de ler ou não esse livro, mas se está na dúvida simplesmente leia, não haverá arrependimentos.
Paulo Fonseca 05/05/2021minha estante
Que resenha boa de ler! Deu para sentir daqui sua identificação com o livro e, de certa forma, sua transformação na leitura.
Reconheço que não sei de nada quando o assunto é ?ser mulher?, mas não pude deixar de notar sua expressão.
Obrigado por partilhar sua experiência!

Maísa 18/12/2022

Raso e bobo
Se eu fosse uma mulher rica, vinda de um contexto conservador, que nunca questionou ou refletiu sobre o papel das mulheres na sociedade, esse livro teria sido revolucionário e me traria grandes lições.

Mas como eu não sou nada disso e já estou em um nível mais profundo de estudo da teoria feminista, achei esse livro bobo, raso e com muitas pitadas de feminismo liberal.

Foi uma leitura rápida, fluida e sem grandes desafios, mas que não me acrescentou nada, não li nada de novo, surpreendente.

É um livro sobre uma coletânea de concepções feministas de Ruth Manus - algumas bem liberais - que servem de apresentação a quem nunca sequer pensou em ser feminista, mas que estão longe de um debate teórico sério - e acredito que a própria autora nem se propõe a isso.

No mais: não foi ruim, mas também não foi bom. Bem morno e não pretendo reler.
lulsweber 06/02/2023minha estante
Nossa, muito obrigada por essa resenha. Decidi economizar meu tempo e descartar essa leitura, porque me identifiquei com a tua descrição.

Tamara.Locatelli 24/04/2021

Necessário
Uma leitura necessária. Verdades sobre o que só as mulheres entendem. A leitura me fez perceber coisas que nem mesmo eu que sou mulher havia percebido. Preconceitos e atitudes machistas que tentam nos colocar para baixo todos os dias. Sejam elas ações vindas de familiares, amigos ou colegas de trabalho.
Daiany 25/04/2021minha estante
????

Daiany 10/04/2021

Estamos exaustas
"Porque desde a infância nos cobramos tanto? Porque sempre nos deixamos no final de nossa lista de prioridades? Porque acham quem devemos explicações de nossas vidas?"

Gostei muito desse livro, nos abre os olhos para muitas coisas que foram um dia "inseridas" em nossas cabeças e passamos a levá-las ao longo da vida como se nos pertencesse ou fosse uma obrigação. E sim, é um livro feminista! ;)
danielmoratti 10/04/2021minha estante
????????

Filipe 03/01/2020

Vale a leitura
Eu sou muito fã da Ruth e, portanto, quando soube que ela havia escrito um novo livro, corri para comprá-lo. Achando que fosse mais um livro de crônicas habituais que ela escreve para o jornal me surpreendi pelo fato de ser um livro para mulheres. No entanto, li mesmo assim.
O livro aborda um tema muito interessante: feminismo. Tema atual e absurdamente necessário para os dias que vivemos, afinal o machismo e a desigualdade de gênero persistem e são infelizmente ainda latentes.
Isso posto, no que se refere a esse tema ela descreve muito bem o que precisa ser vencido e o que de fato ocorre no dia a dia de uma mulher. E eu, como homem, consegui ver coisas que talvez não tivesse percebido e o quão desigual é, neste ponto foi bem bacana.
Porém, acredito que houveram repetições durante o livro... ela falando sobre a mesma coisa algumas vezes. Mas encaro isso como de fato um desabafo.
No mais, um livro bem bacana, mas que não são tão bons quanto os outros ela já publicou (pega lá uma chave de fenda e um dia vamos rir de tudo isso).

Wilderlane Oliveira 26/03/2020

Deveria se tornar obrigatória a leitura para homens e mulheres.
O livro é bem didático e esboça muito bem as implicações de ser mulher em nossa sociedade. Mais do que conceitos, reflexões e textos se faz necessária a mudança de posturas nas mulheres.
Um dos destaques que é para ser repensado é a postura que nós adotamos de considerar outra mulher como rival. Ao contrário devemos nos unir e deixar de julgar as posturas e aparência das outras. Ser algo mais profundo e menos superficialidade. Tornar nosso espaço mais justo e diverso. Deixar de querer enquadrar lugares, posturas e conceitos.
Formarmos engrenagens que de tamanhos e formatos diferentes movem as coisas em escalas maiores.
Existe machismo? Existe! Porém esse machismo em muitos casos é perpassado e reforçado pelas próprias mulheres. Inclusive eu e você que possa ler esse meu comentário.

Carla.Cerqueira 02/04/2020

Amo Ruth Manus
Assunto sério tratado com muito bom humor!!!

Ronnayse 06/04/2024

É nítido o quanto e quando um livro para mulheres, é escrito por mulheres, nos toca. A medida que a leitura acontece nos vemos em diversas situações que a autora traz no livro. E também refletimos sobre essas situações ou situações em que a sociedade nos impõe.
“eu quero mesmo ou isso tá na mente minha por uma imposição da sociedade?” são muitos os questionamentos e reflexões ao longo da leitura.
Embora estejamos exaustas mediante ao que vivemos no nosso dia a dia, poderíamos pensar que o livro seria “só mais um” ou que fosse “chato”. Mas é um livro de leitura fluida, leve e também divertida. Parece que você ta conversando com alguém. Mesmo trazendo tudo aquilo que nos oprime, que tenta nos limitar, nos enfraquecer, a autora nos lembra que temos nossa própria voz, erramos e devemos refletir sobre nossos erros e que não estamos aqui pra disputar umas com as outras. E nunca se desculpe por ser mulher, você é capaz do que quiser.

Natalia.Eiras 20/04/2020

Esta mulher esta muito exausta
Não só estamos exaustas, como deveríamos estar putas da vida! Mas o cansaço é maior do que a vontade de bater boca com a sociedade machista, babaca e escravocrata.

Se você é mulher, com certeza esta exausta.
Não tem como não estar. Sabe por que? Porque a escravidão não acabou, ela só mudou de cara.

Duvida?
Sua vida pode até não seguir exatamente este roteiro, mas tenho certeza que vou acertar em vários pontos.

Seu dia começa com você acordando já exausta, porque foi dormir tarde na noite anterior.
Você arruma os filhos para irem para a escola, ou começa as tarefas domésticas, enquanto seu digníssimo companheiro, continua dormindo ou esta se arrumando para o trabalho. Depois que você consegue organizar a vida de todos na casa, você se arruma para ir para o seu trabalho. Após o expediente, você ainda tem que chegar em casa e dar conta de todas as tarefas domésticas que ficaram pendentes, como a roupa suja... a louça na pia... fazer a lição com as crianças, e não se esqueça de pagar as contas de casa, pois se deixar nas mãos do seu companheiro é bem capaz de ele pagar tudo errado ou com atraso. Porque os homens não conseguem nem amarrar um sapato direito, imagina se eles conseguem pagar as contas, né? Ah sim! Não esqueça de dar atenção ao seu companheiro para que ele não comece a se sentir deixado de lado e procure outra mulher, exatamente como uma criança fazendo pirraça por não ter o brinquedo que ele quer, quando ELE quer.
Agora vamos analisar um dia na vida do seu companheiro?
Quando ele acordou, você já tinha se levantado. Ele tomou um café que já estava pronto, tomou um banho e começou a se arrumar para mais um dia de trabalho. Depois ele voltou pra casa, ligou a TV, abriu uma cerveja para "relaxar", começou a assistir ao jogo ou qualquer outra coisa enquanto jantava o que você preparou. Quando vocês já estavam na cama, ele partiu para o ataque, cheio de tesão, mas lhe encontrou dormindo profundamente. O que ele faz?

Opção A: Deixa você dormir, pois sabe que você esta cansada.
Opção B: Te acorda para uma "rapidinha" de madrugada pois precisa "aliviar a tensão"
Opção C: Começa a pensar que já tem um tempo desde que vocês não tem um tempo para si, e que seria bom planejar uma saída à dois... longe das crianças... talvez começar a ajudar em casa...

Que vida exaustiva a dele, não é mesmo?

Agora me diga: Tem como você e todas as mulheres deste mundo não estarem exaustas depois de terem uam rotina dupla de trabalho, ser empregada de marmajo e ainda ter que lidar com uma competição surreal que nós mulheres impusemos a nós mesmas?

site: https://www.perdidanabiblioteca.com.br/2020/02/mulheres-nao-sao-chatas-mulheres-estao.html