Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas

Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas Ruth Manus

Resenhas - Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas

Ronnayse 06/04/2024

É nítido o quanto e quando um livro para mulheres, é escrito por mulheres, nos toca. A medida que a leitura acontece nos vemos em diversas situações que a autora traz no livro. E também refletimos sobre essas situações ou situações em que a sociedade nos impõe.
“eu quero mesmo ou isso tá na mente minha por uma imposição da sociedade?” são muitos os questionamentos e reflexões ao longo da leitura.
Embora estejamos exaustas mediante ao que vivemos no nosso dia a dia, poderíamos pensar que o livro seria “só mais um” ou que fosse “chato”. Mas é um livro de leitura fluida, leve e também divertida. Parece que você ta conversando com alguém. Mesmo trazendo tudo aquilo que nos oprime, que tenta nos limitar, nos enfraquecer, a autora nos lembra que temos nossa própria voz, erramos e devemos refletir sobre nossos erros e que não estamos aqui pra disputar umas com as outras. E nunca se desculpe por ser mulher, você é capaz do que quiser.

Livia.Guida 19/01/2024

Releitura
Engraçado! Quando li o livro a primeira vez tive uma experiência completamente diferente de agora, mas acredito que seja pela minha evolução nos estudos feministas.

De qualquer forma é um livro fácil de ser lido. Com trechos até bem engraçados e a explanação de muitos pensamentos que passam na cabeça de todas nós, mas que não temos coragem de verbalizar.

Claro que a Ruth fala de recortes que pertencem à sua vida de privilégio, mas inteligentemente e de forma recorrente ela lembra disso e coloca os holofotes sobre as intersecções que não podem ser inviabilizada.

É um bom livro especialmente pra quem quer notas introdutórias a estudos feministas, até pq ela cita livros e nomes a respeito do movimento abrindo o leque.

elenicetargino 17/01/2024

Toda mulher precisa ler...
A leitura é bem dinâmica e objetiva. Achei perfeita para mim que estou iniciando minhas leituras de obras feministas e nos leva a pensar a ótica da mulher inserida em um mundo machista e desigual. Ensina a nos olharmos como mulheres que somos e parar de nos comparar com os homens. Super indico a todas e todis.

Natalia.velosa 19/12/2023

Nenhuma experiência é única na vida de uma mulher
Amei conhecer a Ruth Manus por esse livro! Inclusive, foi indicação da minha amiga Rafa (obrigada, miga). A leitura é bem dinâmica e, de certa forma, ela te abraça. É ao mesmo tempo assustador e reconfortante descobrir que nenhuma experiência é única na vida de uma mulher. Recomendo!

Tih.castle 05/12/2023

Os homens deveriam ler esse livro assim como as mulheres. Esse livro fala sobre o machismo estruturado na sociedade patriarcal, infelizmente até eu já sofri com o machismo com a maneira que os meninos devem se comportar, coisa que eu nunca curti e nunca quis seguir total. Esse livro é mais para falar das mulheres que tem várias funções e sem recompensa nisso tudo. O tema do enem 2023 (eu fiz) foi sobre essa questão do livro, por isso peguei pra ler depois e recomendo.

anabomi 07/11/2023

Melhor para iniciantes na causa
É uma coletânea de artigos da Ruth Manus que nos introduzem muito bem ao feminismo. Só que como já tenho muita bagagem de leitura e consumo sobre o assunto, me soou mais do mesmo. É mais básico mesmo e pautada na vida dela e das pessoas ao seu redor.
Ótima leitura para iniciantes no movimento feminista!!

Fer 31/10/2023

Um abraço
Já li muitos livros sobre mulheres e feminismo, mas esse livro é um abraço. É uma conversa, que te acolhe e que traz a sensação de pertencimento. Serve para todos os tipos de mulheres; casadas, solteiras, mães, gays, trans... enfim... será meu presente para todas minhas amigas mulheres em seus próximos aniversários. E para as demais, deixo aqui a sugestão.

Maria.Farnochi 27/10/2023

Sororidade
Livro necessário! Todas as mulheres deveriam ler esse livro, ele nos mostra uma realidade presente, impregnada pelo machismo social, cultural e o patriarcado tão presente ainda em pleno século XXI.

Luciana 15/10/2023

Ruth Manus simplesmente necessária em todas as suas palavras!

Livro incrível!

A cada página, um "Acorda Luciana" diferente ?

Karin.Schwans 09/09/2023

Livro útil
Todos deveriam ter a oportunidade de ler esse livro, que traz reflexões importantes para mudar alguns comportamentos

Victoria 11/08/2023

Esse livro mostra o peso que nós mulheres carregamos sempre, o problema dele é que é muito repetitivo.

Simone Pagliari 02/08/2023

Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas
Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas - Neste livro, são tratados diversos temas que giram em torno das mulheres, além de abrir a nossa cabeça, a gente aprende a como viver da melhor forma possível umas com as outras e apoiar as mulheres.

Bianckah 25/07/2023

A quantidade de reflexões que esse livro trás a respeito do feminismo e do espaço da mulher na sociedade vai muito além do número de páginas escritas. Com uma leitura leve e fluida a Ruth consegue trazer clareza a um assunto tão presente no dia a dia das mulheres mas que nem sempre conseguimos traduzir em palavras. Este livro questiona o senso comum e nos ajuda a compreender todo o sistema de crenças e comportamentos machistas arreigados na sociedade e no nosso comportamento.