A Sala das Borboletas Lucinda Riley

Resenhas - A Sala das Borboletas

Lilly 12/08/2020

Amo a escrita da Lucinda
Eu sou bem suspeita para falar dessa autora, pois gosto de tudo que ela escreve, mesmo tendi livros que não amei aínda assim é uma jornada interessante passear na escrita de Lucinda.
Achei o livro envolvente as histórias familiares cada um vivendo a sua jornada, a personagem principal Posy está para completar seus 70 anos e mora sozinha na casa Admiral House que está precisando de uma grande reforma e Posy não tem condições de arcar. Nossa personagem tem 2 filhos Sam e Nick. Nick o caçula é bem sucedido já o mais velho Sam é o oposto de Nick. Sam é casado com a doce Amy e tem 1 casal de filhos com ela. Porém não dá a mínima para a sua família.

Não quero falar muito sobre o livro pois se continuar darei spoiler, se é que já não dei.

Valdéa 17/08/2023

No início vc acha que não vai ficar com a história do livro, mas vc vai se surpreender. É um livro que te faz sentir várias emoções.

Thaís Vilas Bôas 26/10/2020

Aquele livro que encanta...
Primeiro livro que leio da autora Lucinda Riley. E agora eu penso: “Por que demorei tanto?”. Com o jeitinho de escrever que é simplesmente um dos meus gêneros favoritos, me conquistou de cara!

Posy é uma carismática senhora de quase 70 anos. Possui dois filhos: o encantador Nick e o nada simpático Sam. Apesar de o filho mais velho não ser lá tão legal (nadinha), sua esposa é uma mulher adorável.

A matriarca tem um estilo de vida a ser seguido: ela está sempre ativa e animada, apesar das dificuldades enfrentadas. Teve dois grandes amores: seu falecido marido e Freddie (seu primeiro amor). E este, por um daqueles acasos, reaparece em sua vida – depois de ter saído de forma inesperada. Qual será o segredo que ele guarda para se justificar?

Intercalando presente e passado, o livro nos traz toda a vida da protagonista Posy, além de envolver outras histórias paralelas com os seus filhos. Todo o livro é maravilhoso e amei ter lido cada página.

E aí, alguém já leu outras obras da autora? Aceito dicas para a minha próxima leitura!

@dboascomcafeelivros

Biia Rozante | @atitudeliteraria 16/11/2020

Uau... Incrível e inspirador.
Se até o dia de hoje eu não tivesse me convencido sobre o quão grandiosas são as obras de Lucinda Riley, eu provavelmente o estaria fazendo agora. O que é a escrita desta autora? Que percepção é essa sobre os seres humanos e sua natureza, que capacidade que ela tem de nos aproximar de suas narrativas, de criar identificação, de transformar personagens em pessoas reais, cotidiano em um enredo que não apenas envolve, mas emociona. É talento que transborda, é saber exatamente a mensagem que quer passar, e assim o fazer.

Posy amava sua casa e toda a fantasia que seu admirado pai criava em torno da fauna e flora, principalmente das belas borboletas, que cercavam a propriedade Admiral House. Seu reino encantado, que tinha tudo para ser perfeito se não fosse as constantes ameaças que a guerra trazia. Assim, com o retorno de seu pai para as trincheiras, e com uma mãe que pouco se esforçava para gostar da garotinha de sete anos que Posy era, ela precisa se afastar de tudo que lhe era especial e partir para a casa da sua avô, uma propriedade rural e simples, porém quentinha de amor.

“(...) — Às vezes, querida, mesmo quando o coração diz para ir em uma direção, a gente precisa seguir nossa cabeça. Todos precisamos tomar decisões difíceis em algum momento da vida, certo?”
Agora, prestes a completar setenta anos, viúva, com dois filhos e dois netos, Posy se revela uma mulher muito mais forte, independente e determinada do que se quer imaginamos quando conhecemos aquela garotinha de sete anos que precisou enfrentar perdas e situações dilacerantes. Posy está de volta a Admiral House, ela se formou em botânica, um feito imenso para uma mulher da época, se casou – ainda que não tenha sido com seu grande amor -, um casamento feliz que lhe concedeu dois filhos. Sam, o filho mais velho e um tanto quanto problemático, frustrado por sua vida empreendedora não andar muito bem e Nick, seu doce e amado filho, um apaixonado por antiguidades, que escolheu se mudar para a Austrália há mais de dez e a está deixando louca de saudades, saudades essa que está prestes a ser sanada, com o retorno de Nick. Entretanto, não é apenas Nick que está de volta a Suffolk, Freddie, seu primeiro amor e aquele que partiu seu coração sem nenhuma dó está bem diante de seus olhos e desesperado para revelar o segredo devastador que o fez se afastar há vinte anos. O problema é que Posy pode não estar preparada pelo que estar por vir, assim como para todo o turbilhão que irá atingir sua família.

A SALA DAS BORBOLETAS é muito mais do que um romance, é um livro sobre mulheres fortes, relações familiares, esperança, perdão, amizades, a capacidade de superar obstáculos e seguir em frente. É um retrato cru das emoções humanas e de como cada um lida com as frustrações e perdas ao longo do caminho. O tipo de história intensa que deixa as emoções a flor da pele, que inspiram, emocionam e nos fazem refletir.

Posy era apenas uma garotinha quando a pior noticia que poderia receber chega a seus ouvidos. Toda a sua vida muda a partir daí, e quem deveria ser seu alicerce naquele momento - como em muitos outros -, a ignora e se afasta, deixando a cargo de sua avó, uma mulher forte, inteligente e muito amorosa, o prazer de lhe educar e fornecer todo o amor e amparo que ela precisava. Ano após ano, nutrindo sonhos e expectativas que não cansavam de se frustrar, ela foi se fortalecendo, ocultando suas emoções mais profundas e dando o seu melhor para ser a mulher que seu pai e sua avó esperavam. Assim, ela se tornou a melhor aluna da escola, entrou na faculdade, um feito imenso para a época, se formou em botânica, casou-se, ficou viúva, se dedicou de corpo e alma a seus filhos e seu jardim amado em Admiral House. A casa que sempre a cercou de amor, que carrega todas as suas lembranças mais felizes, e que agora está em ruinas, precisando de restauração e reformas as quais ela não pode arcar. Vender talvez seja a única opção, mas como abrir mão daquilo que lhe foi palco de tantos momentos felizes, e de toda a história de sua família... mas que também está rodeada de segredos.

“É o amor que faz a magia acontecer na vida, Posy. Mesmo no dia mais sem graça, nas profundezas do inverno, o amor pode fazer o mundo se iluminar e parecer lindo como agora.”
Que personagem mais maravilhosa, Posy me conquistou desde o início, ainda quando garotinha, cheia de vida, sonhadora e esperta, até quando já adulta, no auge de seus setenta anos, tão sábia e madura, sagaz em suas conclusões e lutando bravamente para não ver sua família ruir. O tipo de protagonista feminina forte, que contagia por sua determinação, por sua bravura e coragem. Assim como, todas as demais que irão aparecer no enredo, cada uma com sua história a contar, com sua luta por fazer, carregando o peso de escolhas e decisões que irão te arrepiar e angustiar.

Eu costumo dizer que os livros da Lucinda Riley não são para serem resenhados e esmiuçados em textos que iremos falar e falar, sem de fato poder falar nada. Suas obras tem como característica principal, essa mescla entre o passado e o presente, carregando gerações, ou como no caso deste livro, a história de uma única mulher. Mas, o que de fato dificulta essa ação de transmitir o que o livro tem a passar, é que todo o enredo é repleto de segredos tão bem amarrados que por vezes parecem teias que não sabemos onde começa e termina. São histórias que se cruzam, caminhos que se entrelaçam e personagens que precisam contar suas histórias, ser parte daquilo que está sendo entregue, surgindo do nada e compondo tão perfeitamente a partitura que está sendo cantada. O que quero dizer, é que mesmo tendo sim, um protagonista, o livro vai muito além dele, quase como se fosse uma novela, ou um filme que se passa bem diante de nossos olhos, com várias histórias que acontecem ao mesmo tempo, ainda que em núcleos diferentes.

“Um lar não é feito de tijolos e argamassa. Meu lar é aqui, nos seus braços.”
Enfim... A Sala das Borboletas, é um baita livro, uma história incrível, que te suga para dentro das páginas desde o primeiro parágrafo. É uma leitura intensa, por vezes densa, carregada de emoções que te deixam com um nó na garganta e olhos lacrimejantes, ao mesmo tempo em que te faz sorrir por algo doce e fofo que aconteceu em contrapartida. Um livro que não tem medo de falar sobre muitas facetas de um relacionamento familiar, suas “obrigações” para com ele, e o desespero por ver aquilo que se findou, e ainda assim, sentir que um novo começo está ao virar da página. É impossível lagar o livro antes de desvendar cada segredo, antes de superar cada reviravolta, e perceber que aquilo que você tinha como certo, era apenas um desvio, uma artimanha da autora para desfocar sua atenção pelo que de fato estava se revelando bem na sua frente.

O que posso te garantir caro leitor, é que você irá se apaixonar e surpreender. Que nada do que foi dito aqui de fato fez jus a grandiosidade e dimensão da obra, que é tão complexa, completa e envolvente. O tipo de leitura que fica em nossos corações mesmo depois do ponto final. Que provavelmente irá te tocar em pontos diferentes do que a mim foram tocados, ou que talvez toque exatamente os mesmos, vai saber? Fica aqui essa super dica de leitura. Se tiver a oportunidade, leia e assim como eu, sinta todo o talento de Lucinda te abraçar.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2020/09/a-sala-das-borboletas-lucinda-riley.html

mirna 19/01/2020

A Sala das Borboletas
Ahhh!! Como é envolvente essa história! Um drama bem narrado e confesso que um pouco clichê, mas maravilhoso. O que segredos podem fazer com as pessoas não é? Fiquei todos os dias que li o livro com os personagens na minha mente, com se o que acontecia com eles a cada capítulo fosse com pessoas que eu conhecia. Mas uma vez a autora não me decepcionou.

Jess 02/10/2023

Conhecendo Lucinda Riley
Esse livro foi meu primeiro contato com a Lucinda Riley, e não poderia ter sido melhor. Escrita fluida e que já me pegou nos primeiros capítulos.
Esse é um livro essencialmente sobre resiliência, de todos os personagens. Todos com suas dores e alegrias.. assim como é ser humano. Destaque para três personagens que me cativaram muito (além da Posy, óbvio): Nick, Tammy e Clemmie.
Certamente irei ler outros livros da autora, que já me cativou.

Ricardo256 08/02/2021

Dramas familiares
Lucinda Riley é uma daquelas escritoras que escrevem romances que tratam de dramas familiares. Trata da história de uma viúva que vive em uma casa que precisa de uma reforma. Tem dois filhos que passaram por diversas questões familiares que cabe ao leitor descobrir quando ler o livro. A escrita de Lucinda é fácil, o enredo gira em torno de várias histórias dentro da mesma família. Várias cenas do livro você diz: só em novela mesmo. No entanto é uma ótima pedida para quem quer ler um livro para passar tempo!

Gladis Klein 18/09/2020

A sala das borboletas
Fico encantada com a narrativa de Lucinda Riley em nos transportar para o passando. Posy nos mostra que é possível viver um grande amor, mesmo depois de muitos anos. A superação de descobertas de fatos tristes do seu passado não a impediram de viver um grande amor. Sua sensatez em entender o sentimento das pessoas q a cercam é impressionante. Um livro que emociona e trás lágrimas aos olhos, mais lágrimas de felicidades do que de tristeza.

Thais 14/02/2020

Eu amo a Lucinda Riley. Amei este livro, só senti falta de um maior desenvolvimento do que aconteceu no passado, mas a leitura valeu muito!

mabelslivros 14/02/2020

Um bom livro

Tami 14/02/2020

LUCINDA MARAVILHOSAAAAAA!
Não sei vocês, mas eu adoro quando termino um livro e fico com uma sensação embasbacada, refletindo sobre a qualidade da história que acabei de ler. Assim que peguei A Sala das Borboletas, já de antemão eu soube que, ao terminá-lo, seria esta a sensação que surgiria. E não me enganei. Lucinda Riley, mais uma vez, entrega uma história sobre relações familiares e tudo aquilo que as permeia; segredos, mágoas, arrependimentos, inveja e amor. Este último, dividido em suas tempestades e bonanças, ora presenteando com surpresas inesperadas e ora cegando aqueles que o sentem.

O que admiro na Lucinda é que ela consegue fazer a gente se apegar até a coisas inanimadas, neste caso, a Admiral House, residência dos Montague há muitos e muitos anos. Assim como em A Casa das Orquídeas, a história de A Sala das Borboletas tem como ponto central uma casa centenária que carrega muitas histórias, e muitas delas não tão felizes.

Posy, eu diria, é o alicerce que mantém a Admiral House de pé. Não literalmente falando, claro, mas seu carinho pela casa é tão grande que se sobrepôs à sua razão durante muito tempo. Em sua cabeça, seu amor pelo pai estava diretamente ligado àquele lugar, e abrir mão dele seria como abandonar a memória do pai que tanto amara.

Durante a infância, Posy viveu seus melhores dias ao lado de Lawrence. Perdê-lo foi muito difícil, porém, com a ajuda da avó, já que a mãe a negligenciou desde sempre, Posy cresceu e se tornou independente em uma época em que tudo o que se esperava de uma mulher ainda era que ela se casasse e procriasse. Posy é forte, destemida, curiosa e justa. Por termos o privilégio de acompanhá-la durante várias fases de sua vida, somos testemunhas de seu amadurecimento e passamos por muita coisa junto com ela. Seu primeiro amor, sua primeira decepção amorosa, a primeira vez que seu coração é partido e a virada de página que faz com que ela se case e dê à luz seus dois filhos, Sam e Nick.

CONTINUE LENDO A RESENHA NO BLOG!

site: https://www.meuepilogo.com/2020/02/resenha-sala-das-borboletas-lucinda.html

Michelle 02/08/2022

A Sala das Borboletas
Posy Montague está se aproximando de seu septuagésimo aniversário. Ainda vivendo em sua bela casa de família, Admiral House, situada na gloriosa zona rural de Suffolk, onde passou sua própria infância idílica pegando borboletas com seu amado pai e criando seus próprios filhos, Posy sabe que deve tomar uma decisão agonizante. Apesar das lembranças que a casa guarda e do jardim requintado que ela passou 25 anos criando, a casa está desmoronando ao seu redor, e Posy sabe que chegou a hora de vendê-la. Então aparece um rosto do passado - Freddie, seu primeiro amor, que a abandonou e a deixou com o coração partido há cinquenta anos. Já lutando para lidar com os negócios ineptos de seu filho Sam e o repentino reaparecimento de seu filho mais novo Nick depois de dez anos na Austrália, Posy está relutante em confiar no afeto renovado de Freddie. E sem o conhecimento de Posy, Freddie - e Admiral House - têm um segredo devastador para revelar. . .

livestrivo 21/03/2021

A sala das borboletas ?
Eu não sei nem o que falar sobre esse livro, como sempre a Lucinda conseguiu superar todas as minhas expectativas. Estou desidratada de tanto chorar kkkkkk ?? Leiam esse livroo

Polly 22/03/2024

Incrível
Que leitura gostosa sério, adorei como todos os personagens foram desenvolvidos, todos sendo muito importantes pra história, amo você posy!!!!