A Sala das Borboletas

A Sala das Borboletas Lucinda Riley

Resenhas - A Sala das Borboletas

@biaentreleituras 23/01/2020

Posy Montague está prestes a completar setenta anos e precisa tomar algumas decisões difíceis, seus filhos estão passando por situações completamente diferentes e precisam da mãe, além disso, ela precisa vender a casa onde cresceu, a Admiral House é uma mansão com custos elevadíssimos e ela não tem mais como sustentar a manutenção nem a reforma necessária. A venda da casa a deixa triste, o lugar lhe traz muitas lembranças da infância, especialmente do seu pai.

O pai de Posy sempre foi a sua inspiração! Quando pequena, Posy e o pai gostavam de admirar borboletas no jardim e eles passaram momentos inesquecíveis juntos. Mas um terrível acontecimento mudou a vida de Posy para sempre, seu pai morreu na guerra e ela tinha apenas oito anos, o que veio depois disso a deixou ainda mais desolada. Sua mãe a largou aos cuidados da avó e foi morar em outro país, onde reconstruiu a vida. Posy cresceu sem a mãe e tem fortes ressentimentos dela.

Posy cresceu e conheceu um homem por quem se apaixonou, era (e ainda é) o grande amor de sua vida, mas a relação deles acabou de maneira drástica. No momento mais feliz para os dois ele a abandonou sem dar qualquer explicação, simplesmente sumiu e a abandonou. Posy se refez e deu a volta por cima, casou-se e construiu uma linda família. Ela teve dois filhos e após alguns poucos anos de casa ficou viúva, tendo que cuidar sozinha dos filhos.

Agora ela está com quase setenta anos e com muitos problemas para resolver, um dos maiores é a vinda de sua casa, Posy não quer se desfazer da casa de sua infância, o lugar onde passou os momentos mais felizes de sua vida, mas ela não tem mais condições financeiras de manter a mansão funcionando e por isso procura um comprador. Além da casa, os filhos lhe dando muitas dores de cabeça ultimamente. E para completar, Freddie – o homem que ela continua mando mesmo deppois de cinquenta anos – apareceu novamente em sua vida e ainda com muitos segredos.

Freddie também nunca esqueceu Posy, ele ainda a ama e sabe que ela o ama também, mas eles não podem ficar juntos, pelo menos não até que todos os segredos sejam revelados. Ir embora e deixar a Posy não foi uma decisão fácil, muito pelo contrário, foi a mais difícil que ele já precisou tomar. Só que era preciso. Ele não poderia estragar a história de Posy, então preferiu se afastar e deixá-la, ele sabe que sua amada nunca o compreendeu. Também sabe que chegou o momento de, finalmente, revelar o que está por trás de sua partida tão repentina.

Paralelamente à história de Posy, acompanhamos a vida de seus dois filhos. Sam é o filho mais velho, ele tem uma linda família, mas é violento, arrogante e orgulhoso, a sua esposa está cada vez mais apavorada com o rumo das coisas e teme pelo pior. Nick é o filho mais novo, ele tem uma história de amor inacabada e nunca se casou, mas agora está dando uma nova chance de seu coração se apaixonar, justamente quando a mulher de seu passado retorna e o deixa em uma situação complicada, ele não pode abandoná-la e não quer perder seu novo amor.

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Elda.Pimentel 11/02/2020

Um bom romance
Adoro os livros da Lucinda, e A sala das Borboletas nao foi nada diferente. Nesse romance é retratado vários temas interessante, e ainda tem o suspense do grande segredo que envolve Posy e Freddie, Confesso que formei várias teorias e para minha felicidades errei todas rsrsr

Posy é uma menina apaixonada pelo pai, o qual sempre viu com um herói. Mas infelizmente ela o perde ainda quando criança, e sua vida muda radicalmente, sendo negligenciada pela fútil genitora. Foi criada pela avó materna, depois quando adulta se forma na mesma universidade do pai, onde conhece os dois amores de sua vida: Freddie e Jonny seu esposo. Apos inumeras reviravoltas, Posy acaba viúva e com dois filhos. Apos quase 50 anos reencontra seu grande amor, e com ele a revelação de um enorme segredo. No meio disso conheceremos seu filho agressivo, uma nora meiga, e um escritor encantador, e nas 496 páginas as vidas de todos se misturam.

Enfim, é um livro que tem o amor em todas suas nuances, de mãe, de pai, de amante, de esposo, de avó.

Posso dizer que Lucinda nao me decepcionou.

Isabelle.Mendes 13/02/2020

Mais um livro maravilhoso dessa escritora maravilhosa
Livro lindo, final com muitas emoções, Lucinda Riley nos surpreendendo como sempre. Apesar de não ser o meu favorito dela, recomendo.

Fabi 09/03/2022

Amei!!
Mais um livro de Lucinda lido e me emocionei muito como nos outros.. é incrível como a escrita dela nos faz envolver de uma maneira tão incrível.

Bruna.Mariani 27/09/2020

A Sala das Borboletas, intercala presente e passado e apresenta uma história envolvente tendo Posy Montague como protagonista. Posy está perto de completar 70 anos e sem esperar, em poucos meses, sua vida tão regrada e com tantas convicções passa por uma mudança marcante, quando descobre alguns segredos.

Posy mora em Admiral House, uma mansão na Inglaterra onde passou parte de sua infância e ali criou seus dois filhos. O mais velho é casado, tem duas crianças e sonha em ter sucesso como empresário, mas seus negócios não dão certo e ele se torna um homem amargo. O filho mais novo é solteiro e foi morar na Austrália retornando depois de dez anos para iniciar uma nova vida e neste regresso também tem surpresas que irão fazer com que tenha que tomar decisões diferentes do que imaginou.

A protagonista apoia seu filho Sam, que mora na mesma cidade que ela, mas isso parece não ser suficiente. E um dia qualquer ela recebe uma ligação de Nick dizendo que está voltando. Neste mesmo período, Posy encontra Freddie, seu primeiro amor, e a amizade retorna, só que ela quer algo mais e percebe que ele tem um segredo e que logo vai saber porque ele a abandonou na juventude.

Paralelo aos acontecimentos da época em que Posy está vivendo, a autora conta partes da vida da protagonista para mostrar aos leitores o que ela viveu com base em sua percepção, assim fica mais fácil entender porque algumas pessoas tiveram atitudes estranhas e cada segredo que vai sendo dolorosamente revelado. As lembranças do pai que foi para a guerra, de quando morava em Admiral House em sua infância, o período que ficou com sua avó, o que pensava de sua mãe, o período na faculdade, seu amor, seu casamento, seu trabalho, suas decisões. Tudo isso o leitor vai conhecendo aos poucos no livro para entender toda a trama e chegar ao desfecho.

Posy é uma mulher forte que passou por situações difíceis na vida, mas nunca perdeu a alegria de viver. A personagem foi bem construída e a narrativa provoca curiosidade não só sobre a protagonista como também pelos personagens secundários. Tragédia, romance, segredo, amor e muito mais pode ser encontrado nesta saga familiar que é A Sala das Borboletas.

Dani Ferreira SS 05/03/2020

Lucinda, eu te amo!!!
Aí gente, q livro maravilhoso!!
Lucinda realmente sabe fazer um livro com uma história bonita, um pouco triste e com personagens q nos marcam pra vida.
Amei o final da Amy, Nick, Posy e Freddie, e até o final do Sam(mas espero q ele sofra na hora da morte).
Recomendo mto, só leiam.

Isabella Andrade 22/03/2020

A sala das borboletas
Um dos meus livros favoritos dessa autora!! Ela cria várias histórias envolventes com personagens que se entrelaçam e não deixa nenhuma ponta solta, simplismente perfeito!!

Taiane.Anhanha 10/04/2021

Enredo histórico e familiar muito bem escrito!
Uma história que fala sobre um núcleo familiar que aparentemente parece ser perfeito, são simpáticos, conhecidos na região e que depois de um tempo apresenta várias e várias personagens e aí vai se desenrolando o enredo e a gente vai descobrindo muitos segredos e mistérios que envolvem essa família. Na verdade, são liderados por uma senhora mais velha, Possy, e grande parte da história se desenrola entre o passado dela, a partir da década de 1940 e o presente, que seria 2006. Possy é viúva, tem dois filhos que não se dão muito bem, tem netos, mas mal sabe um grande segredo sobre o seu passado...O começo do livro é meio lento e só lá pela metade que a gente acaba se acostumando, mas logo depois ele começa a ser mais rápido.
Eu sempre curti o estilo de escrita da Lucinda Riley, já conhecia outros livros dela, e sempre gostei dessas viagens ao passado e depois as voltas ao presente e admiro a habilidade que ela tem de fazer isso, esse livro não foge à regra, ele consegue ir ao passado e voltar ao presente e tudo é bem explicado.
Além da narrativa ser muito gostosa de acompanhar, ela se desenvolve de uma forma bem legal, apesar de ser um livro grande que tem várias páginas e que não se lê em uma sentada ou em um final de semana.
Eu curti muitas as descrições das paisagens, da mansão onde Possy mora (que é praticamente uma personagem também) os objetos, jardins, tudo é muito bem escrito e dá para ser bem imaginado pelo leitor.
Enfim, esse não é um dos melhores livros da Lucinda Riley, mas faz muito tempo que não lia nada dela e foi uma boa forma de voltar, foi legal revisitar essa escritora e conhecer também a história com uma protagonista sendo uma mulher mais velha e, convenhamos, a gente não não conhece ou lê tantos livros que tenham protagonistas com quase 70 anos de idade e que junto disso tenha uma trama com romance, mistério e segredos. Acho que esse é o diferencial que me conquistou bastante e eu super indico a leitura da Lucinda Riley desse livro e de outros dela, principalmente para quem curte história da Segunda Guerra Mundial e também esses links com o presente que ela faz maravilhosamente bem!

Jade 17/08/2023

Admiral house
Eu amo como a escrita da lucinda te faz visualizar uma novela em sua mente. Porém eu achei que esse livro demorou muito pra pegar o embalo, ele é muito bom e parece um filme da sessão da tarde que a gnt precisa saber o que aconteceu com Posy, mas facilmente poderia ter sido escrito com 200 páginas a menos. Vale a pena mas não sei se recomendaria pra alguém logo de cara, o desenvolvimento é lento, mas gosto dos plots presentes!

Carol.Cuofano 06/11/2021

Não curti
Desta vez Lucinda não conseguiu me prender à narrativa. O livro poderia ter sido escrito com umas 100 páginas a menos.
Mais da metade do livro usada para tentar deixar 9 leitor curioso com segredos e mistérios não revelados que se apresentam e se resolvem nas últimas 80 páginas.
Para mim, até o momento, o pior livro da autora.

Karen 26/05/2020

Adorei livro, a autora tem m estilo próprio e envolvente , os personagens são apaixonantes
Quel 26/05/2020minha estante
Sempre acho essa capa bem bonita :) curiosa com a historia, vou acabar lendo também hehe

Karen 27/05/2020minha estante
Vale a pena, o livro é ótimo

Quel 27/05/2020minha estante
:) :)

Carol 11/09/2023

Protagonista de quase 70 anos, passado misterioso e reviravoltas
Romance gostoso, com trama cheia de personagens e histórias que se encontram, garantindo uma leitura bem fluida. A narrativa se passa na Inglaterra. Posy Montague está prestes a completar seus 70 anos e ainda vive na Admiral House, a mansão da família onde passou sua infância caçando borboletas com o pai.

Revezando entre capítulos que às vezes retornam ao passado para complementar algum detalhe, a história salta de 1944 para 2006, e agora Posy tem que lidar com:

- Seus filhos, Sam e Nick, tão diferentes entre si, mas que geram preocupações mesmo depois de adultos;
- A venda da casa que ama, mas está demandando muitas reformas e gastos para Posy, além de ser um espaço enorme para ela;
- O reencontro com um amor antigo, de 50 anos atrás!

Não para por aí! Quanto mais aprofundamos na história, mais personagens e dramas são adicionados, dando à leitura um ritmo muito bom. A escrita é gostosa e os temas são bem profundos, intensos e realistas. Há muito para aprender enquanto a gente se envolve com “A sala das borboletas”, e para mim dois temas ficam mais evidentes: a capacidade de perdoar e a necessidade de aproveitar a vida enquanto é tempo!

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/

Mundoliterariodarose 27/03/2022

A SAlA DAS BORBOLETAS ? ? ?
Amei...amei!!!
Esse foi meu segundo contato com a autora e mais uma vez me apaixonei por sua escrita.
História muito linda e envolvente do início ao fim.
Confesso que até chorei kkkkkkkk e nem sou dessas coisas.

Super indo para quem gosta de uma bela história envolvendo dramas familiar, amores proibidos e com lindos cenários de época.

@blogmht 31/01/2022

Melhor livro de todooos
Que história perfeita meu Deus, meus olhos agradecem demais, muito obrigada Lucinda por esse livro incrível. Não sei porque demorei tanto pra ler, tudo nesse livro é bom não consigo mais falar nada aqui.

Josi do Beco 23/04/2021

Me envolveu e surpreendeu.
Em uma narrativa que intercala passado e presente conhecemos a história de Posy Montague, uma mulher que já passou por muito na vida e agora vive só na Admiral House, a propriedade herdada de sua família. Posy vendo a propriedade se deteriorar acaba por decidir que chegou a hora de vende-la.
Enquanto acompanhamos sua vida nesta casa, um amor do passado que está de volta e seu relacionamento com seus filhos Nick e Sam, acompanhamos também sua infância na propriedade, a vida com seus pais e a mudança que a mesma teve quando seu pai foi lutar na guerra como piloto.
Em meio a história de Posy, acompanhamos ainda a vida de personagens secundários que se envolvem direta ou indiretamente na vida de seus filhos.
É em meio a diversos personagens e dilemas que acompanhamos segredos do passado retornando ao presente, nos enredando e surpreendendo.