A Sala das Borboletas

A Sala das Borboletas Lucinda Riley

Resenhas - A Sala das Borboletas

Carol 11/09/2023

Protagonista de quase 70 anos, passado misterioso e reviravoltas
Romance gostoso, com trama cheia de personagens e histórias que se encontram, garantindo uma leitura bem fluida. A narrativa se passa na Inglaterra. Posy Montague está prestes a completar seus 70 anos e ainda vive na Admiral House, a mansão da família onde passou sua infância caçando borboletas com o pai.

Revezando entre capítulos que às vezes retornam ao passado para complementar algum detalhe, a história salta de 1944 para 2006, e agora Posy tem que lidar com:

- Seus filhos, Sam e Nick, tão diferentes entre si, mas que geram preocupações mesmo depois de adultos;
- A venda da casa que ama, mas está demandando muitas reformas e gastos para Posy, além de ser um espaço enorme para ela;
- O reencontro com um amor antigo, de 50 anos atrás!

Não para por aí! Quanto mais aprofundamos na história, mais personagens e dramas são adicionados, dando à leitura um ritmo muito bom. A escrita é gostosa e os temas são bem profundos, intensos e realistas. Há muito para aprender enquanto a gente se envolve com “A sala das borboletas”, e para mim dois temas ficam mais evidentes: a capacidade de perdoar e a necessidade de aproveitar a vida enquanto é tempo!

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/

Denise 04/03/2021

Belíssimo! Mais uma vez vem a reafirmar porque Lucinda Riley é a minha preferida!!! Linda, envolvente e emocionante história! Amei a leitura!
Ju Arruda 12/07/2021minha estante
Fiquei curiosa!!! Já add na lista!

Elis.Naiara 14/03/2021

Maravilhoso!
Maravilhoso assim como todos os livros desta autora. É uma história cheia de reviravoltas, me surpreendeu várias vezes.
Na minha opinião conta com vários protagonista, que no final, claro, estão todas interligadas.

Taiane.Anhanha 10/04/2021

Enredo histórico e familiar muito bem escrito!
Uma história que fala sobre um núcleo familiar que aparentemente parece ser perfeito, são simpáticos, conhecidos na região e que depois de um tempo apresenta várias e várias personagens e aí vai se desenrolando o enredo e a gente vai descobrindo muitos segredos e mistérios que envolvem essa família. Na verdade, são liderados por uma senhora mais velha, Possy, e grande parte da história se desenrola entre o passado dela, a partir da década de 1940 e o presente, que seria 2006. Possy é viúva, tem dois filhos que não se dão muito bem, tem netos, mas mal sabe um grande segredo sobre o seu passado...O começo do livro é meio lento e só lá pela metade que a gente acaba se acostumando, mas logo depois ele começa a ser mais rápido.
Eu sempre curti o estilo de escrita da Lucinda Riley, já conhecia outros livros dela, e sempre gostei dessas viagens ao passado e depois as voltas ao presente e admiro a habilidade que ela tem de fazer isso, esse livro não foge à regra, ele consegue ir ao passado e voltar ao presente e tudo é bem explicado.
Além da narrativa ser muito gostosa de acompanhar, ela se desenvolve de uma forma bem legal, apesar de ser um livro grande que tem várias páginas e que não se lê em uma sentada ou em um final de semana.
Eu curti muitas as descrições das paisagens, da mansão onde Possy mora (que é praticamente uma personagem também) os objetos, jardins, tudo é muito bem escrito e dá para ser bem imaginado pelo leitor.
Enfim, esse não é um dos melhores livros da Lucinda Riley, mas faz muito tempo que não lia nada dela e foi uma boa forma de voltar, foi legal revisitar essa escritora e conhecer também a história com uma protagonista sendo uma mulher mais velha e, convenhamos, a gente não não conhece ou lê tantos livros que tenham protagonistas com quase 70 anos de idade e que junto disso tenha uma trama com romance, mistério e segredos. Acho que esse é o diferencial que me conquistou bastante e eu super indico a leitura da Lucinda Riley desse livro e de outros dela, principalmente para quem curte história da Segunda Guerra Mundial e também esses links com o presente que ela faz maravilhosamente bem!

Márcia 20/04/2021

Perfeito
Assim como todos os livros da Lucinda que já li, esse também é perfeito. Que leitura prazerosa, bem escrita, impossível parar de ler.
Uma história que aquece nosso coração, em que todos os personagens são bem moldados, tem uma importância no decorrer de uma trama repleta de mistérios.

Josi do Beco 23/04/2021

Me envolveu e surpreendeu.
Em uma narrativa que intercala passado e presente conhecemos a história de Posy Montague, uma mulher que já passou por muito na vida e agora vive só na Admiral House, a propriedade herdada de sua família. Posy vendo a propriedade se deteriorar acaba por decidir que chegou a hora de vende-la.
Enquanto acompanhamos sua vida nesta casa, um amor do passado que está de volta e seu relacionamento com seus filhos Nick e Sam, acompanhamos também sua infância na propriedade, a vida com seus pais e a mudança que a mesma teve quando seu pai foi lutar na guerra como piloto.
Em meio a história de Posy, acompanhamos ainda a vida de personagens secundários que se envolvem direta ou indiretamente na vida de seus filhos.
É em meio a diversos personagens e dilemas que acompanhamos segredos do passado retornando ao presente, nos enredando e surpreendendo.

Renata Almeida 23/04/2021

"Várias histórias em uma história."
Desde criança, Posy era fascinada por duas coisas: a botânica e seu pai, mas este acaba morrendo, e Posy passa a residir com sua avó paterna, e assim a vida continua com os estudos, amores e romances, o trabalho, o casamento e filhos, e mais uma fatalidade acontece, seu querido marido morre, deixando-a com duas crianças pequenas.
Conflitos familiares, reencontro com amores do passado, novos ciclos, farão desta narrativa uma reflexão de que nada fica sem respostas e até quem atrapalha acaba ajudando para um final mesmo que tardio, feliz.

Let 13/11/2022

Vamos la...

Eu adoro os livros da Lucinda Riley, mas adianto que esse eu demorei um pouco mais para ler.

É um livro muito bom, mas eu acho que pelo titulo "Sala das Borboletas" eu esperava ter mais histórias envolvendo, mas so no começo e no final falam dela, a história corre e so nos extremos ela eh abordada.

Mas a história eh muito boa como sempre. Todos os livros dela sao ótimos.

ritita 20/12/2019

Me enganou direitinho
Depois de ler algumas resenhas no Skoob, dou a mão à palmatória, sou extremamente crítica, sim.
A velha mistura que faz tanto sucesso nos livros da autora: guerra, cenários perfeitos, família onde todos são belíssimos, segredos & mentiras.
A escrita da Lucinda nunca decepciona, algumas histórias, sim. Esta não decepcionou, mas não arrebatou.
O trunfo da narrativa é que todos os personagens são importantes para o enredo. Haja personagem! Até a residência torna-se um. Armaria!
A narrativa é feita alternando momentos do passado e do presente. Os dramas familiares são palpáveis, mas absolutamente normais em famílias "normais" - todas o são, e com desfechos previsíveis.
Perfeito para moçoilas românticas e para esquecer depois de lido.
Uma coisa me encasquetou: a história de Posy na velhice começa dizendo que ela tem 70 anos, passa boi, passa boiada, o velho com a calça remendada e termina o livro com a comemoração de 70 anos da pessoa. Quantos meses tem o ano na Inglaterra? 🤔🤔
Eu vou dar um tempo nos livros desta autora, podem fazer a propaganda que quiserem. muito Nora Roberts pro meu gosto, ou seja, colocam 5 livros de sucesso na batedeira, misturam tudo e escrevem um novo.
Carolina J 22/12/2019minha estante
Bom, se você prestasse mais atenção veria que diz que ela faria 70 anos no ano em que toda a trama aconteceu, e não que a Posy já tinha essa idade.

Silvana.Clemente 08/01/2020

Um ótimo livro
Lucinda Riley escreve com maestria, a maneira surpreendente como ela interliga os personagens e sua histórias dentro da história principal juntando passado e presente é genial.
A Sala das Borboletas conta a historia da vida de Posy, como a vida dos seus antepassados influiram na sua vida e como ela própria interfere na vida dos seus sucessores. A narrativa é mais linear que os outros livros da autora, o romance tem menos suspiros e mais certezas.
Não me encantou mas é muito bom, bem escrito, bem embassado,sem duvida um otimo livro.

Duda 23/01/2023

É uma historia muito bonita, e tranquila e a leitura é muito fluida que no meu ponto de vista mostra que merecemos o amor na sua forma mais pura de ser. A historia mostra o presente e o passado da Posy, o legal que em cada momento que se passa no presente mostra um ponto de vista tanto da própria Posy quanto das pessoas que ela ama, gostei de como a Lucinda colocou uma flor ou uma borboleta com seu nome cientifico e o seu nome popular a cada troca de data.Achei a Lucinda uma autora maravilhosa.

Joyce 30/11/2022

Um dos melhores livros do ano!
Nessa história vamos acompanhar a trajetória de vida de uma garotinha chamada Posy... ela mora com seus pais, e ama muito o seu pai que a ensina tudo sobre borboletas e como cuidar de jardins... então ela cria um amor por botânica. Mas seu pai vai para a guerra e ela fica sozinha com sua mãe que não é muito afetuosa e então Posy passa o tempo todo sendo cuidada pela sua babá.
Muitas coisas acontecem na vida de Posy, perdas, amores, faculdade, novas amizades e ela vai aprendendo e sofrendo com as circunstâncias da vida.
A casa onde mora é uma mansão com um jardim enorme, que é o seu xodó... e na vida adulta, ela enfrenta um dilema que envolve sua casa. Vamos acompanhar diversos outros dilema de Posy e conhecer outros personagens maravilhosos também, e cada um muito bem desenvolvido pela autora.
Amei a escrita da autora e como ela faz cada personagem ser importante para a história e como ela prende a nossa atenção na trama.
É um livro com drama, romance, comédia, e muito amor de diversas formas.

Fran 26/02/2020

Os livros da Lucinda Riley são muito envolventes e esse não foi diferente, apesar de ter achado algumas partes um pouco lentas, gostei muito da história da Posy e dos mistérios que envolveram o seu passado. Gostei muito também da história da Amy e da forma como foi tratado o tema relacionamento abusivo. Só não curti muito a trama do filho da Posy, o Nick. No mais, é um livro maravilhoso e as últimas cem páginas li em um ritmo frenético.

Mimila 05/12/2022

Esse é o terceiro livro da autora que leio. A escrita não foi excepcional, mas a leitura é agradável e os personagens sabem ser cativantes. A trama soube prender minha atenção. Eu recomendo a leitura como um bom passatempo.