Paralysis Somni

Paralysis Somni Debora Gimenes ou Debby Lenon...

Resenhas - Paralisys Somni

Leonardo.Heffer 19/10/2019

Vc já teve paralisiad sono?
A Paralisia do Sono é a coluna vertebral desta antologia de 27 contos que buscam absorver da crendice, do folclore popular ou da ciência, as explicações para as alucinações de quem já enfrentou a paralisia temporária do corpo pouco antes de dormir ou logo após acordar subitamente.
A minha atração por esta edição veio a partir de duas experiências próprias. Uma acompanhada de alucinação - que até hoje não sei se foi real ou sonho - e outra bem real, mas sem figuras místicas ou sobrenaturais - apenas o mais real e verdadeiro pânico da impossibilidade de se mover, falar e até mesmo quase respirar.
Tendo isso em mente, mergulhei junto com esses autores, alguns dos quais já conheço de antologias anteriores, outros, até pouco tempo atrás verdadeiros desconhecidos à minha cultura, mas que já passaram a ser queridos.
Diferente das duas outras antologias da Luva, como Hora Morta e Gothic, acho que minha experiência pessoal acabou afetando um pouco minha absorção ou imersão nos contos. Estes, para mim, ganharam muito mais ares de episódios de ?Além da Imaginação? e até ?Contos da Cripta? (e com essa referência separamos, os young ages dos adultos) - a compreensão quanto à qualidade aqui dependerá do seu relacionamento com estas duas séries de TV dos anos 70/80/90.
Esta foi uma verdadeira viagem por um mundo bem diferente do que já pude imaginar e aqui agradeço a oportunidade.

Clauclau/Eu leio sim e daí 23/09/2023

Paralisia do sono
Alguma vez você acordou durante a noite, sua mente começou a mandar sinais, mas seu corpo continuou inerte? De repente seu ouvido começa a projetar um som estranho, sombras e sensações começam a acontecer, um sufocamento ocorre e simplesmente você não consegue pedir ajuda? E aquela sensação de que existe alguém ali te observando, você já passou por isso? Tudo a sua volta é escuro, incômodo e impressionante. O medo te cobre e o ar te falta. Terror, pavor e angústia são seus únicos companheiros. Saiba que você não está sozinha e foi através desse fenômeno, seja pela ciência ou pelo sobrenatural que 27 autores e o prefaciador Marcos DeBrito juntaram- se para desfilar contos assombrosos sobre os acontecimentos que permeiam as madrugadas assombrosas daquelas que são visitadas pelo desconhecido. Bem - vinda a percepção da Paralisia do Sono e se puder, mexa-se!

Eu indico!