A funerária do Sr. Iku

A. T. Sergio

Resenhas - A funerária Sr. Iku

Murasakibara12 06/06/2021

Colcha de retalhos gótica
Esse livro contém elementos fantásticos como necromancia e magia invocatoria, mas o mais incrível dele é o fato de que é uma história escrita por 14 autores que funcionou! A segregação de estilos e a quantidade de personagens causam uma leve confusão inicial no leitor, mas a construção da narrativa é muito interessante e vai ficando cada vez mais intensa e eletrizante (apenas o último capítulo que, na minha opinião, foi meio desnecessário, acabou forçando um final). Ele vai de uma fantasia gótica até um terror gore em uma evolutiva muito bem construída.

Clauclau/Eu leio sim e daí 01/11/2021

Um enredo aterrador
Existem enredos que nos pegam de uma maneira que ao terminar estamos perplexas e querendo mais de tão envolvente que é, por isso, me veio uma frase do mestre H.P. Lovecraft que cai perfeitamente para este livro, “A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido”. Preparem-se, pois o trabalho realizado por 14 autores, organizado pelo A. T. Sérgio é de assombrar, causando várias emoções durante e no final do livro.
Um livro incrível, apresentando uma narrativa envolvente, por vezes pensei até que fossem reais de tão entregue que fiquei com os rituais, certos personagens e seus desfechos. Adorei o misto de incerteza, que me gerou várias expectativas perante a iminência de cada revelação, apresentando o mal que se escondia ali, naquela funerária e nas intenções do Sr. Iku, dos familiares, nas supostas vítimas, nos funcionários do local e nos cadáveres.
Eu recomendo.
Resenha na integra no blog

site: www.euleiosimedai.com.br

Leonardo.Heffer 07/07/2021

O desejo humano pelo poder do oculto
A funerária do Sr. iku é uma leitura bem diferente das que os leitores normalmente estão acostumados. Não chega a ser uma coletânea de contos, mas sim um colab de 14 autores que juntos desbravam a história da funerária do Sr Iku, um homem com seus poderes ligados ao mundo espiritual (não o lado bom, ok?).

Cada capítulo é escrito por um autor diferente, que narra uma situação no universo ambientado no Rio de Janeiro e os interesses escusos de quem tenta dominar o poder das trevas, desde os mais despreparados aos mestres do ocultismo.

Não espere ver personagens caricatos, mas sim pessoas reais, com suas dores e perdas tentando lidar com o mundo da melhor forma. Movidos pela dor em sentimentos que vão do amor ao ódio, eles se aventuram na possibilidade do controle desses poderes para benefício próprio. E como sempre as coisas não saem como o esperado.

É mais um livro com curadoria e cuidado da Luva, selecionando autores nacionais incríveis. Este é organizado pelo A.T. Sergio, escrito da ficção "Eles", um livro mto bom com selo também da Luva Editora.

May 18/10/2019

ENTRE MUNDOS
Uma funerária um pouco mórbida, com dono meio estranho, mas para meros mortais é tudo em um nível normal, tanto quanto uma funerária pode ser. Mas no interior existe um outro lado, um outro mundo, e o Sr. Iku nada mais é do que um ser que transita nos dois mundos.

Apesar de ser uma antologia com muitos autores, a história casou perfeitamente entre um capítulo e outro, e conseguimos visualizar várias perspectivas dos personagens. São muitos personagens, mas todos bem conectados, e sendo de grande importância pro desenrolar da história.

Os autores não medem esforços pra apresentar um enredo totalmente cru, com palavras explícitas sobre os rituais, as cenas pesadas das entidades, espíritos e as "coisas" criadas pelos seres do submundo. Inclusive, nessas cenas é impossível não pensar nos piores seres possíveis criados pelas criaturas de Onheama.

"Naquele instante, eu descobrira que não existia descanso eterno. O lado de lá era sujo e pior do que o lado mais podre que eu conhecera em vida."

A melhor parte é que encontramos aspectos mórbidos, falando sobre corpos, autópsias e afins, e também encontramos aspectos totalmente sobrenaturais, com coisas bem macabras. Então é uma trama que todos os tipos de leitores amantes do terror e horror vão amar.

Essa antologia está em pré venda, disponível para compra no site da luva editora, que está na bio do Instagram deles. Já corre e garante o seu, depois que sua opinião sobre o que achou.

_______
Siga meu instagram: @soumlivro

Ju - @jujueoslivros 31/10/2019

Uma funerária que não é bem o que parece!
Sr Iku é um homem de poucas palavras de aspecto malicento e dono da funerária Santa Clara, ele é famoso pois seu trabalho com embalsamento e maquiagem são impecáveis.

Muitos viam pessoas estranhas chegando lá, outras ate se encolhendo para não serem vistas carregando pacotes, afinal, Sr Iku recebia somente vítimas de mortes violentas.

Mas o que ninguém imagina e que lá no obscuro da funerária, coisas de outro submundo habita, e que o Sr Iku, não é apenas o proprietário da funerária e que seus serviços vão além de um simples embalsamento.

A funerária do Sr Iku veio bem a calhar nesse dia de Halloween, foi uma leitura bem rápida, e tenebrosa.

A antologia foi criada por diversos autores, um deles é o nosso querido Tito Prates. Mas foi muito bacana conhecer a escrita de outros autores. Eu li o livro em digital, e já percebemos logo nas primeiras páginas que com certeza vale a pena ter o livro físico, pois como se trata de uma funerária, logo vemos mapas e anotações da anatomia do corpo humano.

Como o livro é escrito por diversos autores, já bate um certo receio, pois cada autor tem um ritmo e escrita diferente, mas cada autor soube interligar cada pessoa a outra em cada capítulo. Só fiquei em dúvida no personagem chamado Bira, pois em um capítulo ele morria e no outro ressuscitava. rs

As cenas de ocultismo, de rituais e demônios na trama são realmente chocante, parece ate que você está em uma cena de exorcismo, é de dar uma aflição real!

Para quem gosta de horror, terror ou fantasia, vai gostar de ler A funerária do Sr Iku.

Gárgula 26/11/2019

A funerária do Sr. Iku – uma história inquietante escrita a muitas mãos
Durante a Horror Expo 2019 estive no estande da Luva Editora, onde conheci Vitto Graziano. Conversamos sobre os títulos da editora, alguns estou bem curioso de ler, e acabamos conversando sobre o Canto do Gárgula e o trabalho que vem sendo feito de fomento da literatura de horror. Gentilmente ele nos presenteou com A funerária do Sr. Iku, uma história organizada por A.T. Sérgio com textos de vários escritores.

Nesse livro, somos apresentados ao enigmático Sr. Iku, dono da Funerária Santa Clara, localizada no bairro de Inhaúma, subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. Obviamente outros tantos personagens aparecem, funcionários, clientes incluindo até mesmo os cadáveres! A única certeza é que aqueles que cruzam o caminho do dono do local acabam marcados de alguma forma.

A mística que o Sr. Iku emana cria o pano de fundo para os vários relatos escritos por quatorze escritores diferentes. Uma história que foi criada por esses talentosos escritores nacionais, criando um amálgama interessantíssimo de ser apreciado. São muitos nomes envolvidos na cocriação da história, alguns já apareceram por aqui e muito provavelmente darão as caras novamente. São eles: (ordenados em ordem alfabética):
A.T. Sérgio
Tauá L. Verdan Rangel
Tito Prates
Úrsula Antunes
Vitto Graziano

Ao final, temos a concepção de uma história de aterradora, cheia de ganchos que vão sendo habilmente aproveitados durante a leitura e criam uma aventura de horror nacional muito legal, moderna e cheia de possibilidades futuras.

Espero que esse cenário seja expandido e possamos ver mais histórias relacionadas, pois será bem interessante.

Cenários regionais como esse tem me agradado demais e me faz pensar que devemos colaborar propagando mais iniciativas como essa da Luva Editora. Nossa literatura de horror cresce a passos largos e o que aumenta para os leitores as opções de leituras. Traremos muitas dicas por aqui como a A funerária do Sr. Iku. Agora cabe a você saber se tem coragem ou não de se aventurar por essas páginas estranhas.

O trabalho editorial interno ficou muito bem feito ajudando demais ao clima de terror. As páginas pretas internas com as imagens brancas de esquemas anatômicos são um show à parte e colaboram positivamente a aura do livro.

Parabéns pelo trabalho.

Essa resenha foi publicada no blog Canto do Gárgula em 26/11/2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/11/26/a-funeraria-do-sr-iku-uma-historia-inquietante-escrita-a-muitas-maos/