Um Sonho a Mais

Um Sonho a Mais Nanda Meireles




Resenhas - Um Sonho a Mais


53 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Ka 29/02/2012

Um livro cativante
Sinopse: Fabiana Andrade é uma jovem estudante de 17 anos com um único objetivo, passar no vestibular. Criada pela mãe costureira e abandonada pelo pai ainda muito pequena sentiu na pele as dificuldades de uma vida sem planejamento. Determinada, tem um sonho: fazer uma boa faculdade, abrir sua própria rede nacional de papelarias e dar a sua batalhadora mãe um bom descanso e uma digna recompensa por todo amor e cuidados dados a sua única filha. Um relacionamento era tudo o que ela não precisava, mas o destino lhe prega uma peça. Um antigo e apaixonado amigo é forçado a deixá-la. Uma nova e forte amizade se inicia. E um inesperado e arrebatador amor a encontra. Muita coisa acontece antes de Fabi entender a força e veracidade daquele amor. Confusões, intrigas, ciúmes, surpresas e decepções fazem de “Um sonho a mais” uma leitura divertida e viciante.

Meu primeiro contato com o livro Um Sonho a Mais foi com apenas os dois capítulos extras, eu estava fazendo um trabalho pra Nanda Meireles. Mas mesmo ao ler apenas as primeiras linhas eu já sabia o quão maravilhoso seria a leitura desse livro, e já dei um jeito de consegui-lo completo!
E devo dizer, não me arrependo nem um pouco !
O livro é encantador, um romance na medida certa, com intrigas, ciúmes, mágoas, carinho e beijos, muitos beijos!

Quando Fabi conhece Daniel, a atração é imediata! Ela se apaixona perdidamente pelo irmão da nova amiga, e por mais que ela tente evitar, não consegue deixar de sorrir toda vez que Daniel olha para ela.
O que ela não sabe é que ele sente o mesmo!
Depois de muitos olhares e trapalhadas, eles finalmente se declaram e começam a namorar, mas Fabi, determinada a não se distrair de seus objetivos, resolve esconder o namoro de todos. Claro que Daniel não gosta da idéia, mas acaba aceitando. Tudo ia bem até a volta de um amigo querido e apaixonado por Fabi, que já chega cheio de intimidades com ela, coisa que o Daniel não tinha permissão para fazer.
Será que Daniel vai suportar? Será que Fabi vai conseguir organizar a sua vida e conciliar a presença de seu amor e de seu amigo?

Esse eu recomendo, pode ler sem medo, com certeza você vai gostar!
comentários(0)comente



Pollyanna Reis 20/02/2012

Um Sonho a Mais...
Assim como qualquer jovem, Fabiana tem um sonho e um único objetivo: Passar no vestibular e cursar administração. É assim que começa a história de Fabiana Andrade, garota de 17 anos que foi criada pela mãe, que é costureira. Fabi passa horas estudando e se divertindo com seu melhor amigo Dinho. Amigo este que de uma hora para outra se declara, dizendo gostar dela. Mas Fabiana não quer se relacionar com ninguém, pelo menos não com seu melhor amigo, e principalmente agora que precisa focar nos estudos. Mas a verdade é que ela não sente o mesmo por Dinho... e usa o vestibular para descartar essa possibilidade de namoro. Mas Dinho é teimoso, e faz Fabiana promenter algo que não poderá ser cumprido.
Dias se passam onde ela divide sua vida em ir pra escola na bike do Dinho, estudar para o vestibular e trocar olhares com seu visinho Mateus. Apenas olhares... Tudo que Fernanda não precisava era um relacionamento, uma paixão. Mas a vida resolve mostrar o contrário e coloca Dane em sua vida. Rapaz bonito, com um sorriso maravilhoso.
Por causa de uma brincadeira sem pensar, Fernanda perde um amigo, mas ganha uma nova amizade com a Mel, e uma paixão arrebatadora que mudará sua vida. Confusões, intrigas, raiva, ciúmes, decepções, mas também sonhos e mais sonhos, vão fazer parte da vida de Fernanda.

"Um sonho a mais" é um livro maravilhoso! Me consquistou desde a primeira página, até a última letra da página 148. Comecei a ler e não queria parar mais... Com uma temática simples, uma capa linda, uma história perfeita, não tem como não se apaixonar. Percebo que cada vez mais, fico encantada e apaixonada pelos livros nacionais, é incrível. Cada página lida era uma sensação diferente, teve partes que fiquei com raiva, outras que me emocionei totalmente.
Uma história de amor cativante, com uma pitada de pimenta. Fabiana passa por cada coisa, que tinha hora que eu ficava com dor dela viu. Coisas que a gente faz, ou fala sem pensar, e depois percebe a bobeira que fez... mas já é tarde demais. (Risos)
Fabiana é uma garota sincera, atenciosa, amiga, amorosa, decidida, mais acima de tudo lutadora, faz tudo para conquistar seus objetivos. Só que as vezes Fernanda exagerava e esquecia de viver. Mas a vida sempre dá um jeito, e não demorou muito para Fabiana perceber que precisava mudar algumas coisas, não seus sonhos, mais talvez incluir alguns outros...

☘- Eu sei que não é fácil viver, mas desde que você conheceu o Daniel eu tenho te visto sair mais, sorrir mais. Teve vários dias que eu notei que você nem sequer pegou nos cadernos eu acho isso ótimo. Pág: 75


☘"Eu vi que temos pouco tempo para aproveitar e acho que estou dividindo meu tempo da forma errada. Pág: 78 - Isso quer dizer que a gente finalmente está namorando? - Dane, eu sou sua namorada desde que nos beijamos pela primeira vez. Pág: 79


A Nanda Meireles autora do livro, está de parabéns... seu livro cativa e encanta o leitor. Faz a gente perceber o quanto é importante sonhar e acreditar... Obrigada pela confiança, e mais uma vez parabéns!

Com certeza vai para minha lista de favoritos! Super ansiosa pela continuação.

☘" Sei que passar no vestibular é tudo para você, Saiba que você é tudo para mim." * Um pedacinho do bilhete...
comentários(0)comente



Lola 14/02/2012

Um Sonho a Mais - Fernanda Meireles
“Será que um livro pode fazer você recordar com saudade do passado? Proporcionar vontade de viver intensamente o presente? Fazer com que você pense em como quer que seu futuro seja? Um Sonho a Mais, da autora nacional Nanda Meireles fará isso com você. Ele é garantia de uma leitura que emociona, alegra, e faz você arrepiar. Porque nem todo mundo é como a gente pensa, mas nem por isso podemos deixar de conhecer de verdade aqueles que nos rodeiam.”


Neste enredo que toca seu coração a ponto de fazê-lo sentir-se apertado como uma noz ou então tão feliz a ponto de estourar como se fosse um balão colorido, conhecemos a vida da jovem Fabiana Andrade, ou simplesmente Fabi, que acaba de começar o último ano do ensino médio e só tem cabeça para pensar em estudar para o vestibular. E quando escrevo que ela só pensa em vestibular e em estudar, não é exagero. Fabi deixa bem claro que pretende ser bem sucedida e está disposta a sacrificar tudo por esse sonho.

Mas será mesmo que o vestibular importa tanto assim? Será que Fabi seguirá determinada depois de conhecer o mais novo estudante do Colégio Estadual Arabella e com esse encontro conhecer sentimentos e sensações que ela jamais imaginou sentir? Duas pessoas com um nível de maturidade diferente, penamentos diferentes e interesses diferentes podem ficar juntas?

Fabi ganha amigos verdadeiros, perde outros, sofre com desconfianças e depois acaba percebendo que nesse jogo da vida é preciso muito mais do que apenas promessas para resistir aos obstáculos.

Em seu primeiro dia de aula no último ano Fabi conhece Melissa, uma garota de olhos tristes e de gestos tímidos e com ela cria uma bonita amizade. Quando Fabi impede seus colegas de pregarem uma peça em Mel acaba ganhando outro amigo. O irmão da garota nova, Daniel, um irresistível e charmoso rapaz, que acaba por decidir se transferir para o mesmo colégio da irmã a fim de ficar de olho nela. E talvez em Fabi também.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção nessa narrativa em 1ª pessoa foi que mesmo usando palavras coloquiais no diálogo dos personagens Nanda não se tornou “literariamente vulgar.” Explicando: o livro não parece um amontoado de frases escritas por alguém sem experiência, mesmo com o toque da informalidade a autora consegue contar uma história sem fazer parecer que você está lendo diálogos de crianças.

Eu li o livro em e-book, por isso não tenho como opinar sobre trabalho gráfico, porém os capítulos são de bom tamanho e a capa é totalmente perfeita para o enredo.

Outra característica do livro que vale a pena ser mencionada é a forma com que a Nanda insere os conceitos sobre as relações familiares, que muito me agradou. A mãe de Fabi, dona Mara, é para ela uma jóia rara. A relação de mãe e filha encanta e mostra que não é impossível ter sua mãe como melhor amiga, basta que você permita essa aproximação. Fabi respeita a mãe e não tem medo de pedir ajuda para ela, e Dona Mara auxilia a filha do jeito que pode, sem querer dirigir a vida dela. O equilíbrio move a vida das duas já que o pai da garota sumiu no mundo.

É comum a maioria dos jovens acharem que ser amigo de pai e mãe é vergonha e sinônimo de infantilidade. Mas cá para nós, quem no mundo vai te querer tão bem quanto teus pais?

Em momento algum o livro se foca nessas questões, então é uma coisa bem leve. Sem lições de moral nem nada do tipo.

Um Sonho a Mais trata das dúvidas, dos medos e dos desejos que povoam a mente de adolescentes comuns, que saem de casa para ir a escola, planejam o que fazer no final de semana, choram com decepções e sorriem de orelha a orelha com cada pequena conquista. O retrato do primeiro amor foi pintado com uma sutileza intensa, nada de tratar amor como uma doença que nos deixa suspirando e imaginando o momento que o príncipe chegará montado em um cavalo branco [ou dirigindo uma Ferrari]. O amor é dúvida, é calor, é medo, é insegurança, é um abraço, um beijo, um pedido inesperado...


“Agora estou aqui, desabafando minha dor de cotovelo em algumas folhas de papel, que patético...” Capítulo Extra Um Sonho a Mais – Dowload

Nanda acertou na medida quando construiu o personagem Daniel, um rapaz apaixonado, sincero, porém que comete erros, mas ainda assim corre atrás do que quer e aceita conselhos. Nada de galã sem escrúpulos que muda de vida em função da mocinha. Dane tem personalidade e jamais deixa uma conversa pela metade, ele gosta das coisas as claras e pelo que li dos capítulos extras creio que se houvesse possibilidade a autora tranquilamente poderia inserir a visão dele também no livro, intercalando com a narração da Fabi. Eu amei conhecer mais o Dane.


Fabiana Andrade é claro também comete erros. Mas não há como julgá-la, em seu lugar muitas tomariam as mesmas decisões. Eu confesso que quando estava lendo senti vontade de abraçá-la e dar colo porque a decepção que ela teve foi muito dolorosa. Porém o destino mesmo dando voltas acaba unindo as almas certas.

O tom de romance do livro é perfeito. Bem fofo e real, se você fechar os olhos pode imaginar cada cena com perfeição.

“— Pequena, você não tem noção do quanto é linda, nunca conheci ninguém assim. Quando aparece na minha frente, não consigo desviar meus olhos do seu rosto perfeito, dos seus olhos e lábios capazes de me hipnotizar. Podia ficar a noite toda só te olhando ou alisando seus cabelos...” Capítulo IV, página 47.

E pensa que o amor é fácil? Um relacionamento não depende só do esforço individual, ele precisa ser baseado no respeito e na confiança, e igual a uma planta o amor precisa de cuidados e de carinho para se manter vivo.

“Eu tinha certeza de apenas uma coisa...
Se conseguíssemos vencer mais aquela batalha...
A guerra acabaria...
E a vitória seria nossa.”

E será que a distância influencia mesmo nas relações? Bom, a resposta para esta questão fica para ser respondida em Pra Vida Toda, a continuação de Um Sonho a Mais.

Um enredo bem “palpável” com personagens na medida certa, romance e um final de arrebatar o coração. Leitura mais do que recomendada, recomendadíssima! Um Sonho a Mais me surpreendeu pela ternura e pela veracidade, mal posso esperar para ler a continuação.

*Resenha postada originalmente em http://adventurerpenelope.blogspot.com/2012/02/resenha-um-sonho-mais-nanda-meireles.html
comentários(0)comente



sentilivros 05/02/2012

resenha de Um Sonho a Mais
Esse livro é lindo, terno e inocente. Me lembrou um pouco Fazendo meu Filme 2 em alguns momentos...rsrsrs...
Fabi está em seu último ano escolar. É muito estudiosa e sonha em fazer faculdade. Neste último ano seu melhor amigo Dino saiu da escola devido ao que aprontou. Mas, uma nova aluna surge em sua sala,
Melissa, uma garota doce e simpática. As duas acabam se tornando amigas logo no primeiro dia.
Melissa tem um irmão, Dane, que também está no último ano, mas ainda estuda em sua antiga escola.
Ao se encontrarem os dois sentem surgir algo...
Uma história de amor que começa linda, e como muitas outras, passa por "tormentas" vindas de onde menos se espera...Mas, com isso torna-se forte e amadurece tanto a relação como os protagonistas da história...
Amei!!!
"...- Pequena, você não tem noção do quanto é linda, nunca conheci ninguém assim. Quando aparece na minha frente, não consigo desviar meus olhos do seu rosto perfeito, dos seus lábios capazes de me hipnotizar. Podia ficar a noite toda só te olhando ou alissando seus cabelos..." pg. 47

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/01/um-sonho-mais-fernanda-meireles.html
comentários(0)comente



Jacqueline 23/01/2012

publicada originalmente em www.mybooklit.blogspot.com
Este livro me chamou atenção pela capa, que é linda, misteriosa e tem todo um aspecto romântico que eu adoro.
E não é só a capa, o conteúdo não poderia ser melhor. O livro é maravilhoso e me surpreendeu muito.

Fabi é uma adolescente de 17 anos, que sonha em cursar administração na faculdade. Ela está no último ano do ensino médio e se dedica diariamente aos estudos para o vestibular. Entrar para uma boa faculdade e administrar seu próprio negócio sempre foi o sonho e objetivo de Fabi, e para manter o foco nos estudos ela foge de qualquer relacionamento que possa "desviar" sua atenção.
O único relacionamento de Fabi é a amizade com Dinho, um adolescente grandalhão que tem uma quedinha por ela. Depois que a mãe de Dinho, resolve tirá-lo da escola por conta de um "furto" na despensa da escola onde estudam, Fabi pensa que o último semestre na escola Arabella será o pior, mas ela não contava com a chegada de uma nova aluna e seu irmão.

"Um Monza preto e antigo, mas bem cuidado, vinha na nossa direção (...) fiquei feliz por estar sentada, porque acredito que se estivesse de pé cairia, era o garoto mais bonito que já tinha visto! Tinha o cabelo bem curto e preto, olhos castanho-amarelados e uma barba rala." (pág.11)


Fabi logo faz amizade com Melissa, e conhece seu irmão, Daniel de 18 anos. Daniel estuda em outro colégio, e assim que o vê, Fabi sente seu coração bater mais forte. Disposto a ficar mais perto de Fabi, Dane pede transferência para o colégio Arabella, e todos os dias passa em sua casa, para dar carona.
Eles se apaixonam, mas Fabi decidi que não irá assumir um relacionamento sério com ele. Dividida entre a atração repentina e os estudos, ela precisará escolher a qual dos dois irá se dedicar, e decide manter o relacionamento em segredo de todos no colégio. Dane é um rapaz super romântico e maduro para a idade, e não fica satisfeito com a imposição de Fabi, de terem que namorar escondidos.

" - Pequena, você não tem noção do quanto é linda, nunca conheci ninguém assim. Quando aparece na minha frente, não consigo desviar meus olhos do seu rosto perfeito, dos seus olhos e lábios capazes de me hipnotizar." (pág. 47)


Tudo piora, quando Dinho volta a estudar em Arabella, e Dane sente muito ciúme do relacionamento íntimo dos dois amigos. Fabi decide esclarecer para Dinho, que a amizade dos dois precisa ser mais contida no que diz respeito as demonstrações de afeto. Depois de alguns encontros com Dane, Fabi decide assumir de vez o namoro, mas encontra a resistência de Dinho, a quem prometeu que não namoraria enquanto estivesse estudando para o vestibular, e caso viesse a namorar, ele seria o primeiro a quem ela daria uma chance.
Dinho não fica nada satisfeito com o namoro da amiga, e Fabi descobre um segredo que poderá acarretar no fim do seu relacionamento com Dane.

" - Mas eu preciso saber, eu posso ser incluído nos teus sonhos? – dei de ombros aparentando indiferença, mas em meus olhos ele pôde ter a certeza de todo meu amor. - Um sonho a mais não pode fazer mal." (pág. 146)


Com uma narrativa leve e vibrante, Nanda nos apresenta personagens cativantes e intensos, que faz o leitor se identificar de imediato.
Narrado em primeira pessoa (por Fabi) o livro é uma ótima pedida para os românticos de plantão (como eu) que querem desfrutar de uma história simples e ao mesmo tempo emocionante.
Com muitas reviravoltas e diálogos apaixonantes, o romance é um dos melhores que eu já li.
No final foi impossível segurar as lágrimas, e estou ávida pela continuação Pra vida toda.

"— Fabi, às vezes você me faz pensar que estou sonhando" (pág.107)
comentários(0)comente



Ceile 18/01/2012

Um Sonho a Mais - Resenha retirada do meu blog www.estejali.com
Vi este livro pela primeira vez em um Top 10 casais e me apaixonei pela capa. Ela não é linda?
Outro fato que contou foi dele estar em um Top 10 de casais... Eu AMO casais fofos ♥

Fabiana tem 17 e está no terceiro ano do ensino médio. Ela está focada nos estudos, pois quer entrar numa boa faculdade para fazer administração (olha eu aí rs) para abrir uma loja de roupas junto de sua mãe, com quem mora.
Seu melhor amigo Dinho foi expulso da escola, pois foi pego aprontando e agora Fabi está "sozinha". Mas não por muito tempo, já que conhece a recatada Melissa.
As duas se tornam grandes amigas e, um dia, na saída da escola, Fabi conhece o irmão de Mel: Dane.
Fabi sente uma inquietação dentro de si, mas logo tenta esquecer, afinal, ela jamais poderia perder tempo com um relacionamento, pois tem que estudar muito.
Lógico que esta determinação dela logo é superada, já que é impossível resistir aos encantos de Dane.
Os dois começam a ficar escondidos, mas Fabi ainda insiste que não pode assumir um compromisso.

Ela é determinada a seguir em busca de seus sonhos, e quem sabe Dane não consegue um espacinho na vida toda regrada de Fabi?

A leitura foi bem rápida, em um dia consegui terminar. Com a temática simples, conseguiu me prender e me fez pensar "NÃOOOOO! Isso não pode ser verdade" numa determinada parte (vocês vão entender quando ler hihi). Fabi tem lá seu lado insegura, mas quem não tem, afinal, né? O livro é apaixonante, me fez lembrar de quando estava no terceiro ano do ensino médio, e garanto que muitas meninas vão se identicar com Fabi.
Não posso deixar de comentar da amizade dela com Mel. Com certeza, você já teve uma amiga como Mel, que te entende e respeita seus momentos de "ficar sozinha para pensar". Ela sabe quando não fazer perguntas, mesmo morrendo de curiosidade pra saber o que houve.

#ConfessoQue não acho mais palavras para falar deste livro que me fez suspirar rs. Parece que tudo vai ser pouco, sabe?

As páginas do livro são brancas - eu gosto mais daquelas de cor "bege" (tipo papel pólen), mas nada que atrapalhe a leitura, pois o livro é pequeno e sua escrita é tão natural que nem ligamos para isso. E, sim, vale a capa, sem dúvidas! Capa diviníssima (ass. aquela que compra pela capa).

Nanda Meireles 18/01/2012minha estante
Oi, Ceile! Obrigada por registrar a resenha aqui no Skoob. Vc sabe que amei cada palavra carinhosa sua, né? rs
Obrigada pelo apoio sempre ;)
Beijão




Vanessa Meiser 12/01/2012

http://balaiodelivros.blogspot.com/


Mais um livro em que a capa condiz com a história, gosta tanto disto. A menina de cabelos longos é a Fabi. Aliás, por falar nisto, que capa mais linda NE não?! As cores, a posição da guria com um certo ‘ar sonhador’, tudo ficou muito legal.
Fabiana tem 17 anos e está no último ano da escola Arabella. O vestibular esta batendo na sua porta e ela só pensa em estudar para cursar Administração na faculdade. Seu único amigo é Dinho, um garoto problemático que foi seu colega desde o 5º ano, mas que agora não estuda mais lá por sua mãe achar que Fabi é uma má companhia para ele, acontece que a mãe de Fabi acha também que Dinho é que é a má companhia para sua filha. Fabi esta preocupada com este ultimo ano na escola, pois como Dinho era seu único amigo ela sabe que ficará sozinha o ano todo.
Acontece que Fabi se enganou, pois, chegou à escola uma menina vinda de outra cidade, Melissa, seu apelido é Mel. Fabi e Mel se entendem muito bem já de início e o vazio deixado por Dinho começa a ser preenchido.
Mel tem um irmão 1 ano mais velho que mora com ela e sua mãe mas estuda em outra cidade, também esta no último ano e vai e volta todos os dias de carro para estudar. Daniel é o irmão super protetor de Melissa.
Fabi fica em estado de choque assim que conhece Dane, ele não era bonito, era simplesmente o menino mais lindo que ela já vira em toda sua vida e automaticamente Dane começa a fazer parte de seus pensamentos dali em diante, até porque, todos os dias é ele quem leva e busca as meninas na escola com seu carro.
Até conhecer Dane, Fabi tinha uma paixão meio que platônica por Mateus, um menino super gracinha, mas que nunca tomou liberdade de falar mais do que poucas palavras com ela, estranhamente depois da chegada de Dane, Mateus resolve convidar Fabi para um cinema e isto faz com que ela perceba que o sentimento que tinha por este menino fofo talvez esteja deixando de existir....
As coisas começam a se encaixar para Fabi, ela finalmente conhece o amor verdadeiro, porém, Dinho volta estudar no Arabella no segundo semestre e a partir daí a bagunça estará formada na vida da pobre Fabi, uma menina que só queria estudar para passar no vestibular e que vê sua simples vidinha virada de pernas para o ar de uma hora para a outra por causa de três meninos malucos...

Trechos do Livro:

“ Um Monza preto e antigo, mas bem cuidade, vinha na nossa direção. Continuei sentada observando enquanto ela seguia até o carro. Um garoto saiu ao seu encontro e fiquei feliz por estar sentada, porque acredito que se estivesse de pé cairia, era o garoto mais bonito que já tinha visto!” Pág 11.

“- Mas eu preciso saber, eu posso ser incluído nos teus sonhos? – dei de ombros aparentando indiferença, mas em meus olhos ele pôde ter a certeza de todo meu amor.
- Um sonho a mais não pode fazer mal.” Pág 146
Nanda Meireles 18/01/2012minha estante
Oi, Vanessa!
Amei a resenha, obrigada pelo carinho. Fico sempre pulando de felicidade quando gostam da leitura *-*
Beijão




Annie 17/10/2011

Um Sonho a Mais, por Ana Nonato.
Espaço
Alterna-se principalmente entre a casa de Fabi e a Escola Estadual Arabella Fernandes.

• Caracterização: Tem uma caracterização secundária, efetivamente observada quando é necessária ao enredo. Tal sucintez torna a leitura mais fluída e e não a deixa cansativa.


Tempo
Século XXI.


• Caracterização: Outro aspecto de caráter secundário, de respaldo ao romance. Não é notadamente declarado - apenas observado através da tecnologia circundante, do linguajar das personagens, etc.


Personagens
Maior enfoque do texto. À exceção de Fabi, todas as personagens são vistas de forma subjetiva de acordo com as impressões da narradora. Maior profundidade psicológica só se encontra na protagonista, visto que a mesma expõe tudo o que se passava em sua mente e coração ao leitor.

Coerência entre espaço, tempo e personagens
Não há incoerências entre os três pontos. Tempo e Espaço são os "andaimes" e "tijolos" da narrativa, parcamente percebidos durante o enredo, mas o que o sustentam firmemente.


Enredo
Narrado em 1ª pessoa do singular, segue uma linha narrativa dos acontecimentos na vida da protagonista. Utiliza uma forma subjetiva de narração com alguns traços da região. Possui diálogos abundantes e sentimentos da protagonista são os mais recorrentes na trama.
Aspectos negativos: caracterização das personagens de acordo com suas funções. Os "mocinhos" da história são lindos (sejam eles bobões ou heróis); os "vilões", feios e/ou arrogantes. Caracterização clichê.

Capa e Sinopse
Capa muito bem feita e pertinente ao enredo, com cores agradáveis. Sinopse que resume bem o enredo, mas não deixa entrever os pormenores.


Estrutura física
Letras de tamanho razoável e boa diagramação. Alguns erros expressivos de pontuação.


Gostou da obra?
Gostei, embora alguns pontos tenham me decepcionado bastante (como a caracterização das personagens acima descrita - perdi a vontade de ler quando percebi tal padrão, e foi penoso retornar à leitura "ignorando" este fato. Ademais, como sou vestibulanda pude perceber várias ocasiões e acontecimentos que se desenrolam com frequência em meu dia-a-dia, o que torna esta leitura muito mais próxima de mim. Um livro gostoso para passar o tempo. É uma lástima ter de dar uma nota mais baixa por conta dos aspectos técnicos - apesar do que disse acima, o livro não me acrescentou nada.


Avaliação
- Enredo: 7
- Capa: 8
- Caracterização das personagens e entrosamento entre as mesmas: 7
- Caracterização do tempo e espaço e coerência entre os mesmos: 7
- Aspectos gramaticais: 7
- Estrutura física: 8
- Sinopse: 8


Nota: 7.4 (Regular - 2 estrelas)

Recomendações
Aos que gostam de leituras mais leves, aos vestibulandos, aos que queiram "relaxar"

Resenha completa em: http://seismilenios.blogspot.com/2011/10/resenha-um-sonho-mais-nanda-meireles.html
comentários(0)comente



RUDY 14/10/2011

RESUMO SINÓPTICO e ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR
RESUMO SINÓPTICO: Fabiana (Fabi) faz o último ano do segundo grau no Colégio Estadual Arabella, onde estuda desde a 5ª série. Acaba de completar 17 anos e tem a vida traçada de forma organizada: quer passar no vestibular, cursar Administração e abrir seu próprio negócio.
Dinho é o único amigo (e apaixonado) que tem na escola e aprontam juntos, até que no dia do aniversário de Fabi, resolve invadir a despensa do colégio para pegar uma lata de doce leite como presente para ela. Foi pego em flagrante e suspenso da escola. A mãe dele acredita que Fabi é má influência e o proibi de a ver e o transfere de cidade.
Fabi sente ausência de Dinho, dá amizade e das brincadeiras que faziam juntos, embora não esteja interessada em romance; até a chegada de Melissa (Mel), que passa a ser sua mais nova amiga. Mel veio de outra cidade com a mãe e o irmão Daniel, após a morte do pai e passam a morar com o tio. Daniel continua a estudar na antiga escola, mesmo estando no último ano também, mas como tem carro, prefere ir e vir diariamente. Até conhecer Fabi... Resolve então pedir transferência e estudar na mesma escola.
As coisas começam a mudar e Fabi começa a vivenciar sentimentos inesperados, tudo que não queria no último ano escolar...

CITAÇÃO: “ É ERRADO A GENTE SE SURPREENDER, SE DECEPCIONAR E CONDENAR ALGUÉM POR AQUILO QUE A GENTE JÁ ESPERAVA DE UMA DETERMINADA PESSOA, O MAIS CERTO É ISSO ACONTECER COM QUEM A GENTE NÃO CONHECE DIREITO.” (pág. 112)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: “Um sonho a mais” é um livro delicioso de ser lido. Escrito em primeira pessoa e com muito diálogos, a leitura é tranquila e consistente. As 148 páginas podem ser ‘devoradas’ em poucas horas e quanto mais se lê, mais se quer ler.
O enredo baseado nos conflitos, dúvidas e amores adolescentes, faz o leitor se identificar de primeira com as situações narradas, traz assim, a empatia e a necessidade de ver o que irá acontecer.
A autora teve o cuidado em mostrar o quanto um amor pode ser bom, mesmo em um momento indesejado e como não adianta um planejamento prévio do futuro, pois ninguém pode prever o que vai acontecer ‘na próxima curva’ e mudar a vida de maneira radical.
Pequenos erros de grafia e ortografia estão presentes, mas nada que interfira na boa leitura e no enredo.
É um romance doce e descomplicado, relaxante e porque não dizer: baseado na realidade? Muito bom e recomendado!
comentários(0)comente

Nanda Meireles 18/01/2012minha estante
Agora que vi a resenha aqui no skoob =/ Tive que deixar meu comentário agradecendo seu carinho sem fim \o/ Te adoro, Rudy.
Beijinhos!




Annie 11/10/2011

Quando fui incumbida de resenhar UM SONHO A MAIS, não achei a princípio que o livro fosse me agradar. Eu gosto de romances, eu gosto de ler autores brasileiros, mas admito que não é o meu forte. Sou dos romances sobrenaturais, das leituras pesadas cheias de filosofia e ciência política, além de tijolos com histórias reais e relatos frios, sem falar das leituras técnicas. Então, tendo esse tipo de trajetória, que eu cheguei até o livro de Nanda Meireles.

Sim, ele pode ser considerado por alguns um mero clichê dos romances vendidos nas prateleiras e sim, ele tem um belo casal no estilo 'perfeito demais para existir'. Porém ele é vivido não na realidade da tradicional High School norte-americana com a pressão dos SAT's, líderes de torcida, futuros universitários que ganham bolsa por praticar algum esporte hiper importante pro mundo, além de alunos fazendo aulas e atividades extras em busca de uma vaga numa boa univerdade, que será particular na maioria das vezes. A autora situou a história num ambiente familiar. Um lugar onde milhares de brasileiros andam todos os dias, com as dificuldades sociais e financeiras, com os problemas de infra-estrutura no transporte urbano. E acredito que esse seja um diferencial marcante do início ao fim.

Fabiana é centrada, com um objetivo e um propósito. Que mudam depois que alguém entra na vida dela e cria um redemoinho de emoções na cabeça de uma garota de 17 anos. Em sua vida, existia apenas o melhor amigo Dinho, um gigante desengonçado que vai parar na mesma sala em que Fabiana está estudando durante o início do Ensino Médio. Eles seriam melhores amigos para sempre, essa era a conclusão de ambos. Após algum tempo Mel e Dane entram na história e trazem um equilíbrio entre ‘viver a vida que se tem’ e ‘viver para a vida que se espera ter um dia’.

Achei alguns pouco diálogos muito certinhos no gênero politicamente correto, algo que me soou muito forçado (eu não conheço nenhum aluno de 17 anos que num momento de raiva, diga apenas DROGA ou qualquer coisa similar. Eu que fui criada de uma forma que seguia a etiqueta, por mais educada que fosse/seja ainda assim diria algo muito mais eloquente e que demonstrasse com sinceridade minha raiva, indignação, revolta ou qualquer coisa se algo me tirasse do sério...mesmo que viesse seguido de um 'me desculpe, foi inapropriado').

O livro num todo é MUITO BOM. Não é apelativo, não dá o tom promíscuo que se teima em jogar nos livros que se passam durante os últimos anos de colégio (cheio de garotas desfilando sexo, fumando e bebendo como se isso fosse o mais natural, quase um padrão comportamental).

Outra coisa que achei muito interessante foi construir parte da história em cima visão que Fabiana tinha quanto algumas pessoas, para só criar o choque de realidade quando o livro se aproxima do fim e tudo começa a fazer um sentido mais que perfeito - do mesmo jeito que acontece em tantas situações durante o Ensino Médio. De repente tudo desmorona e você cai na real de que quase colocou seu futuro a perder. São amizades que fazemos e pensamos serem não só sinceras, mas eternas...e que tem um preço alto demais, mesmo que não consigamos ver.

Eu li o livro em mais ou menos 18 horas (eu tenho o hábito de anotar em quantas horas eu leio livros com menos de 300 páginas, já que eles são raros na minha estante). Não achei desgastante, cansativo ou entediante. Pelo contrário, de certa forma me divertiu. Tem um leve toque que faz o tempo passar sem ser maçante.

A resenha já deveria ter sido postada a pelo menos 2 semana eu acho...mas como estive doente, infelizmente só pude fazer isso agora. Como eu disse, considerando a idéia equivocada que tive quando recebi o material para leitura, eu achei o livro bem legal. Engraçado como algumas primeiras impressões podem ser equivocadas. Daí o ditado de ‘não julgar um livro por sua capa’!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente

Nanda Meireles 30/08/2011minha estante
Hahaha, amei a resenha, Nathy!
Estou super contente por ter gostado =D
Obrigada por tudo!
Beijos




Marcia 10/04/2011

Um Sonho a mais
Fabi tem 17 anos e um sonho na cabeça, passar no vestibular formar-se em administração ter seu próprio negocio. Queria dar conforto a sua mãe que era uma mulher batalhadora, costureira de mão cheia, tanto que era considerada uma das melhores de sua cidade. Criou a filha sozinha, pois foi abandonada pelo marido quando ela era ainda um bebê. Na sua infância seu pai escrevia cartas, mas eram breves, mesmo assim eram esperadas com ansiedade por Fabi que com o passar dos anos deixaram de ser enviadas. Fabi não sentia muito a falta do pai pois sua mãe não dá espaço pra isso. Não era só a Mãe, era também sua melhor amiga, sua confidente posso dizer com certeza era sua cúmplice em tudo. Na escola tem um amigo fiel e apaixonado, Dinho que em suas maluquices arruma um jeito de roubar doce da dispensa da escola e escondê-los em uma pequena sala que os dois transformaram em esconderijo. Em seu 17º aniversário Dinho querendo dar de presente um pote desses doces se arrisca entrando no esconderijo, mas ele é surpreendido e é suspenso, sua mãe julga Fabi como a única culpada pela travessura do filho dizendo que ela é má influência e tira-o da escola mudando-se de cidade. Fabi se vê só e triste sem seu melhor amigo. Para piorar a situação o mês de férias é chuvoso obrigando Fabi a ficar trancada praticamente o tempo todo dentro de casa enquanto seu vizinho e paquera Matheus sai de férias com a familia indo para praia. Finalmente começa o segundo semestre; Fabi jamais poderia imaginar que em sua amizade com a nova aluna Melissa, sua vida tomaria outro rumo. Melissa tem um irmão, Dane a diferença entre eles é de um ano ela tem 17 e ele 18. Uma fatalidade tira de suas vidas o pai um advogado bem sucedido. Sempre viveram bem mas por erro de aplicações financeiras ou por não poder mexer nelas o padrão de vida deles cair drasticamente. A mãe decide ir morar por uns tempos com um parente em busca de apoio e coloca Mel na escola pública. Dane permanece no antigo colégio. A amizade de Mel e Fabi é instantânea. Fabi assim que vê Dane entra em transe, nada é mais percebido a ela, nem mesmo a tagarelice de Mel. A atração foi intensa e mútua. Dane ao saber que sua irmã quase foi pega em um trote estúpido transfere-se para o mesmo colégio. Os olhares e atitudes de Dani deixavam Fabi em dúvidas, em sua inexperiência não soube identificar logo de cara as expressões e o inegável ciúmes que ele sentia dela. Muitos enganos acontecem até que a ficha finalmente cai e ela se vê em seus braços, mas por ter um plano de vida traçado lutava ferozmente para não desviar-se de sua meta, ou seja, estudar, estudar e passar no vestibular.
Um pequeno trecho:Eu não queria namorar, mas não conseguia evitar querer ficar com ele.
- Dane, eu gosto de você e não quero que fique com raiva de mim. Eu tenho que me esforçar pro vestibular, não posso me distrair com nada e você é uma distração e tanto.

Doce tortura não é?

Fabi era decidida, mas sem deixar de ser realista, sabia que não seria fácil alcançar suas metas e com seu envolvimento com ele descuidou-se um pouco dos estudos.Uma promessa feita ao amigo querido e a sua necessidade de passar no vestibular eram desculpas perfeitas para assim tentar manter Dane longe mas não consegue o amor fala mais alto.

Lindo não?Perfeito! o sonho de qualquer menina, um amor sincero um menino lindo (suspiros) Para tudo! Eis que ressurge seu fiel escudeiro de volta a escola e a sua vida. Ai começam as desconfianças, as intrigas, as diferenças e o ciúmes. A autora foi tão feliz ao escrever o enredo que no desenrolar da história nos engana direitinho, fiquei na dúvida e anciosa por desfaze-la, fez-me devorar as paginas. Senti raiva, tive vontade de pegar certo personagem de dar na cara dele kk. O enredo é ótimo, os personagens são adolescentes, descobrindo a vida, alguns cheios de falhas de falsas certezas outros desenhando sonhos e lutando para realizá-los. O final foi simplesmente surpreendente eu imaginava outra coisa, mas foi perfeito para um livro. Sabe quando você lê e ao acabar fica com o gostinho de quero mais? Esse é o caso de UM SONHO A MAIS e pelo fim é exatamente isso que teremos; a continuação desta linda história que foi capaz de me fazer voltar no tempo. Tenho certeza que ao lerem UM SONHO A MAIS vão reconhecer uma Fabi, um Dane, uma Melissa, um vizinho como o Matheus e claro um amigo como Dinho ai bem pertinho de vocês.

Já tive a oportunidade de ler vários autores nacionais e estrangeiros, os nossos novos talentos como é o caso da Fernanda Meireles não deixa a desejar em nada a nenhum autor de renome.

Só me resta dar meus sinceros PARABÉNS a Fernanda Meireles que escreve de forma clara, limpa que em uma linguagem simples foi capaz de passar a mensagem de que: QUANDO QUEREMOS E ACREDITAMOS EM NÓS MESMOS TUDO É POSSÍVEL.
comentários(0)comente



Mirela L. 10/03/2011

Resenha que fiz para o Inteiramente Diva
Gostei bastante do livro! Gosto de histórias infanto-juvenis, que retratam os sentimentos e as vivências dessa época. E a leitura se torna mais prazerosa ainda quando ela é embargada de sentimentos e consegue envolver o leitor, e com certeza Nanda Meireles conseguiu essa faceta!

A Nanda é uma graçinha, super fofa… e quando eu peguei USM pra ler, já fui com altas expectativas sobre o livro e realmente, como já deu pra perceber no comentário aê em cima, o livro supera mesmo!!!

Um Sonho a Mais retrata a vida de jovens estudantes, em época de vestibular: “o ano das decisões”. Fabi, a protagonista, está num ano tumultuado e cheios de anseios com o vestibular, namoro ai ai o Dane *suspira* e as amizades.

Fabi é super simpática, me identifiquei bastante com ela. Muito esforçada, meiga e carismática. Já o Dane *AH, o Dane* tá mais pra galã, porque do jeito que a Nanda descreve ele no livro se torna impossível não gamar no carinha, rs.

A linguagem do livro é simples e clara! A história se desenvolve de uma forma que prende o leitor… As intrigas, as aflições e as certezas próprias de adolescentes, tornam o livro muito adorável, composto por uma história coerente e muito bem construída.

Um livro que ainda não foi publicado, mas tenho certeza que já está encantando muita gente! Obrigada pela oportunidade de conhecer e me encantar com USM, Nandinha! Luz e sucesso na sua jornada!

Só pra deixar com água na boca, dá uma olhadinha no bilhetinho que o Dane faz pra Fabi *lindo de viver*:

“Sei que estudar é básico para você,
Saiba que te ver é básico para mim.
Sei que se dedicar é essencial para você,
Saiba que te abraçar é essencial para mim.
Sei que a faculdade é um sonho para você,
Saiba que te beijar é um sonho para mim.
Sei que passar no vestibular é tudo para você,
Saiba que você é tudo para mim.”
Um Sonho a Mais – Nanda Meireles

comentários(0)comente

Nanda Meireles 11/03/2011minha estante
\o/ Obrigada por registrar sua resenha aqui, Mi.
Eu ainda me emociono toda vez que leio...
Mil beijos *-*


Mirela L. 08/06/2011minha estante
Por nada, querida *-*
Seu livro é lindo e merece!

:*




Lili 08/02/2011

Eu me apaixonei pela história. Li rapidamente o manuscrito porque não conseguia largar. A Nanda escreve de uma forma tão envolvente que eu me vi transportada para dentro da história. Gente, eu lia e ouvia os diálogos de uma forma tão real. Lembrei-me dos tempos do colégio onde tínhamos emoções tão conflitantes. Lendo "Um sonho a mais" lembrei-me da minha época de estudante pre-vestibular e do tormento que era ficar com a cara enfiada nos livros. Olha, não tenho palavras para expressar como essa história me conquistou. A Fernanda escreve de uma maneira maravilhosa e singela. Conseguiu nos mostrar todas as emoções de cada personagem e ao mesmo tempo mostrar valores que hoje estão tão esquecidos: amizade, respeito, amor verdadeiro, ter um objetivo na vida etc. E além de tudo isso, Fernanda conseguiu escrever uma história sem apelação, uma história de amor singela e cativante. Muitos poderão dizer que eu sou careta, e que hoje não tem mais essa, mas eu me surpreendi com a história e a escrita de Fernanda Meireles. Amei de paixão a história. Que me perdoem os céticos, mas essa é uma história de amor dedicada aos românticos de plantão, no caso, eu que amo histórias com final feliz.
Além da história linda, Fernanda teve um cuidado tão grande ao escrever que eu encontrei pouquíssimos erros de ortografia e concordância. Uma revisão deixará o livro perfeito e sem muito trabalho.
Parabéns Fernanda Meireles, espero que em breve possamos ver seu livro publicado e que você possa nos brindar com mais histórias lindas como esta.
Nanda Meireles 08/02/2011minha estante
Oi, Eliane.
Wow, como disse lá no Blog, fiquei toda boba com a resenha. rs
É sempre muito bom receber um retorno assim. Obrigada por tudo.
Bjs




bizinhavieira 06/02/2011

Um sonho a mais
Fabi é uma jovem adolescente indo para o final do terceiro ano do ensino médio. Apesar de sua vida não ter sido um mar de rosas, ela não tem do que reclamar: tem uma mãe que é uma ótima amiga, tem uma vida com conforto, apesar de não ser luxuosa, tem um amigo que ela adora e tem um plano traçado para o futuro e nada vai tirá-la do caminho até lá. Será mesmo?

O primeiro percalço encontrado foi seu melhor e único amigo ser transferido da escola. Ao se deparar com seis meses sozinha e vendo uma aluna nova enfrentar o mesmo problema, Fabi se aproxima e inicia uma nova amizade. E uma amizade com bônus, diga-se de passagem. Afinal, quem não queria que sua amiga tivesse um irmão pouco mais velho e lindo de morrer?

Mas claro que nem tudo são flores e Nanda nos transporta por estes meses da vida de Fabi com uma suavidade incrível. Eu simplesmente não consegui parar de sorrir enquanto meus olhos corriam os parágrafos por ela escritos. Quem é ou já foi adolescente vai se identificar com a protagonista. Se for do sexo feminino então... Fabi não é diferente de muitas adolescentes: tem seus planos, seus medos, suas virtudes e seus defeitos. Acho que isso é que é o melhor do livro: nenhuma personagem é rasa, nenhuma é estereotipada. Elas são simplesmente humanas.

E aqueles que puderem ler os capítulos extras antes de ler o livro, eu aconselho. Eles apresentam o ponto de vista do Dane e do Dinho e eu simplesmente fiquei esperando ansiosamente para ver o ponto de vista da Fabi naquela situação. Recomendado. Tanto para leitores, como para editores.

FRASES
"Olhei em seu rosto e quase não o reconheci, pelo visto minha praga para que chovesse na praia onde tinha ido não funcionou [...]" p.10

"- Quem está sendo tonto agora? Ele foi lá em casa pra saber por que eu fui embora do cinema.
- E você contou pra ele que fugiu porque ele te beijou?" p.30

"[...] acontece que ambos esperam de mim um comportamento que tanto pra um quanto pra outro vai ser completamente um choque.
- Eu entendo filha, mas o que você prefere?
- Eu queria voltar a ter na mente só problemas de matemática, é mais fácil." p.36

-- Mais resenhas em http://bizinhavieira.blogspot.com
Nanda Meireles 20/09/2010minha estante
Oi Gabi, só agora vi que postou a resenha aqui ;D
Obrigada pelo apoio e por essa linda resenha.
Beijos


Zegur 17/08/2011minha estante
Isso sim é uma resenha! ;D




53 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4