Um Sonho a Mais

Um Sonho a Mais Nanda Meireles

Resenhas - Um Sonho a Mais

1 | 2 | 3 | 4

Lais.Alencar 08/05/2012

Quem nunca teve um sonho e fez de tudo para alcançá-lo? A Fabi também tem o seu, passar no vestibular, e faz todos os sacrifícios necessários para que isso ocorra. Foca nos estudos e deixa o restante de lado: vida social e namoros, nem pensar!

Assim que comecei a leitura imaginei que a Fabi era uma daquelas nerds chatinhas, mas ela se mostrou diferente. Gosta de estudar, mas não deixa de ser uma jovem como outra qualquer que, mesmo não querendo, acaba se apaixonando e ficando meio perdida com tanta novidade ao mesmo tempo.

Confira o restante em: http://laisdoce.blogspot.com.br/2012/05/livro-um-sonho-mais.html

NoCanto da Esta 09/07/2012

Um sonho a mais - Fernanda Meireles
Blog: nocantodaestante.blogspot.com

Começando, Fabiana ela mora com a mãe que costura e o sonho dela e passar no vestibular ela tinha um unico é melhor amigo Adriano apelido 'Dinho',mais ele adora ficar aprontando e Fabi tem sempre que limpar a barra dele,e não demorou muito ele foi suspenso e sua mãe resolveu tirar ele da escola achando que Fabi era uma má companhia,só ela não sabia que Dinho era apaixonado por ela,que falava brincando que não namoraria ninguem até passar no vestibular.

Fabi se sente muito sozinha depois que seu melhor amigo saiu da escola e vai fazer novas amizades e ai ela conhece Mel uma menina doce, inteligente que acabou de perder o pai e se mudou com a familia para a casa do tio. Mais Mel tem um irmão lindo chamado Daniel ou Dane pelos intimos que vem sempre buscar a irmã e Fabi fica ate ' sem palavras' quando vê ele.

A autora consegue deixar um livro que no começo vai parecer clichê num livro gostoso de ler, é bom ler este livro quando acaba de sair dum livro mais pesado,porque ele tem um romance leve, uma narrativa boa e tambem nem é muito grande o livro tem umas 150 paginas.

Eu li pelo e-book que a autora disponibilizou e dá para se ler em poucos horas, porque o llivro alem de ser pequeno tem uma narrativa rapido sem aquelas palavras dificil entende?

Este livro tem continuação e estou louca para ler e saber o que vai acontecer nesta vida maluca de Fabi, a continuação se chama "Pra vida toda" e tomara que logo tenha resenha pra vocês ...

Gíh Santos 25/05/2012

Resenha do Blog Livros Lovers
Em Um Sonho a Mais conhecemos Fabiana Andrade ou simplesmente Fabi, uma adolescente de 17 anos que tem como objetivo de vida passar no vestibular, fazer faculdade de administração e abrir sua própria rede de papelaria e dar todo o conforto que sua amada mãe merece, criada pela mãe com muito amor e carinho e sem uma presença de um homem para chamar de Pai. Fabi segue vivendo sua vida tranquila.
Estudando em uma escola publica ela sabe das dificuldades que encontrara. Mais segue firme nos seus objetivos.
No começo do ensino médio ela conhece Dinho, seu melhor e único amigo, uma amizade que eles juram ser eterna, porem o futuro pode reservar muita coisa.
Em umas das “traquinagens” de Dinho, ele é pego e expulso do colégio, Fabi agora esta sozinha. Faltando agora somente um semestre para o fim do ensino médio, ela tentara seguir em frente.
Nas voltas as aulas, há uma aluna nova em sua classe, Melissa, ela logo simpatiza com Mel e viram amigas. Mas o que Fabi não imaginava era que no pacote estava o lindo irmão que Mel iria lhe apresentar, Daniel com seus 18 anos que mais parecia um galã de novela, Fabi logo gamou em Dane, fazendo esquecê-la ate do já antigo paquera.
A química entre eles foi instantânea, porem Fabi não poderia e nem deveria entrar em um relacionamento, não agora, com seus objetivos mais perto do que nunca.
Dane esta motivado em convencê-la a namorar, mas Fabi parece irredutível, porem após uma demonstração clara de seu amor ela logo aceita “namorar sem estar namorando”, mais ela não contava com a volta do seu amigo Dinho, que não pareceu nada feliz por ter encontrado a sua paixão reprimida ao lado de outro cara.
A história já tinha me prendido e muito e a partir deste ponto ficou impossível abandonar a leitura.
Intrigas, ciúmes, armações, desilusões e escolhas surpreendentes são presenças marcantes deste livro.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA EM LIVROS LOVERS =>

E DEIXE SEU COMENTÁRIO ;)

Annie 17/10/2011

Um Sonho a Mais, por Ana Nonato.
Espaço
Alterna-se principalmente entre a casa de Fabi e a Escola Estadual Arabella Fernandes.

• Caracterização: Tem uma caracterização secundária, efetivamente observada quando é necessária ao enredo. Tal sucintez torna a leitura mais fluída e e não a deixa cansativa.

Tempo
Século XXI.

• Caracterização: Outro aspecto de caráter secundário, de respaldo ao romance. Não é notadamente declarado - apenas observado através da tecnologia circundante, do linguajar das personagens, etc.

Personagens
Maior enfoque do texto. À exceção de Fabi, todas as personagens são vistas de forma subjetiva de acordo com as impressões da narradora. Maior profundidade psicológica só se encontra na protagonista, visto que a mesma expõe tudo o que se passava em sua mente e coração ao leitor.

Coerência entre espaço, tempo e personagens
Não há incoerências entre os três pontos. Tempo e Espaço são os "andaimes" e "tijolos" da narrativa, parcamente percebidos durante o enredo, mas o que o sustentam firmemente.

Enredo
Narrado em 1ª pessoa do singular, segue uma linha narrativa dos acontecimentos na vida da protagonista. Utiliza uma forma subjetiva de narração com alguns traços da região. Possui diálogos abundantes e sentimentos da protagonista são os mais recorrentes na trama.
Aspectos negativos: caracterização das personagens de acordo com suas funções. Os "mocinhos" da história são lindos (sejam eles bobões ou heróis); os "vilões", feios e/ou arrogantes. Caracterização clichê.

Capa e Sinopse
Capa muito bem feita e pertinente ao enredo, com cores agradáveis. Sinopse que resume bem o enredo, mas não deixa entrever os pormenores.

Estrutura física
Letras de tamanho razoável e boa diagramação. Alguns erros expressivos de pontuação.

Gostou da obra?
Gostei, embora alguns pontos tenham me decepcionado bastante (como a caracterização das personagens acima descrita - perdi a vontade de ler quando percebi tal padrão, e foi penoso retornar à leitura "ignorando" este fato. Ademais, como sou vestibulanda pude perceber várias ocasiões e acontecimentos que se desenrolam com frequência em meu dia-a-dia, o que torna esta leitura muito mais próxima de mim. Um livro gostoso para passar o tempo. É uma lástima ter de dar uma nota mais baixa por conta dos aspectos técnicos - apesar do que disse acima, o livro não me acrescentou nada.

Avaliação
- Enredo: 7
- Capa: 8
- Caracterização das personagens e entrosamento entre as mesmas: 7
- Caracterização do tempo e espaço e coerência entre os mesmos: 7
- Aspectos gramaticais: 7
- Estrutura física: 8
- Sinopse: 8

Nota: 7.4 (Regular - 2 estrelas)

Recomendações
Aos que gostam de leituras mais leves, aos vestibulandos, aos que queiram "relaxar"

Resenha completa em: http://seismilenios.blogspot.com/2011/10/resenha-um-sonho-mais-nanda-meireles.html

Irene Moreira 31/05/2012

Você é tudo para mim (Lindoooo!!!)

Como recebi o livro Pra Vida Toda por estar participando de seu Book Tour e sendo ele o segundo livro da série, não poderia deixar de ler o primeiro livro "Um sonho a mais".

Como sou uma eterna sonhadora o título do livro já me conquistou. A autora, Nanda Meireles, tem uma forma gostosa de narrar a sua história que me fez viajar no tempo revivendo momentos da minha adolescência onde os sonhos nos passam os limites de nossa imaginação.

Fabi é a jovem protagonista dessa história de 17 anos e que está em um ano de vestibular vivendo em tempo integral no objetivo de passar para a Faculdade de Administração. Sabe que tendo estudado em escola pública tem que estudar muito para poder estar em condições de passar.

Vive com a mãe que é super dedicada e muito amiga. Enfrentam muitas dificuldades já que não existe a presença do pai, mas é uma garota calma e sonha em crescer na vida, montar uma papelaria.

Fabi conheceu Dinho, seu melhor amigo, estando cursando o ensino médio. Dinho acaba sendo expulso do colégio por ter assaltado a dispensa e com isso aquela amizade que parecia ser para sempre termina ali.

Quando volta as aulas ela conhece Melissa, nova na classe, e ficam amigas. O que ela não esperava era que o seu irmão Dane conquistaria seu coração desestruturando tudo que havia planejado.

"...Tirei da mochila o meu tesouro, meu bilhete.
"Te ver é básico" - Não dava para viver em o básico.
" Te abraçar é essencial" -É mais que um prazer, é umanecessidade.
"Te beijar é um sonho" - Um sonho doce e quente.
"Você é tudo para mim".
pg. 76
Quando o amor toca o nosso coração não tem como deixar de lado, mas com o tempo tudo vai se normalizando.

Como tudo não pode ser só maravilha o Dinho volta a aparecer e criando problemas que vão agitar essa história de amor.

A autora consegue, nos envolver nessa trama onde sentimos raiva e pena ao mesmo tempo. Existe uma realidade em seu enredo, pois na vida nem tudo são flores. O amor é lindo, mas é através de nossas ações, de nossos erros que aprendemos nesta vida. Uma história de amor que vale a pena ler.

Postado na Saleta de leitura

Ka 29/02/2012

Um livro cativante
Sinopse: Fabiana Andrade é uma jovem estudante de 17 anos com um único objetivo, passar no vestibular. Criada pela mãe costureira e abandonada pelo pai ainda muito pequena sentiu na pele as dificuldades de uma vida sem planejamento. Determinada, tem um sonho: fazer uma boa faculdade, abrir sua própria rede nacional de papelarias e dar a sua batalhadora mãe um bom descanso e uma digna recompensa por todo amor e cuidados dados a sua única filha. Um relacionamento era tudo o que ela não precisava, mas o destino lhe prega uma peça. Um antigo e apaixonado amigo é forçado a deixá-la. Uma nova e forte amizade se inicia. E um inesperado e arrebatador amor a encontra. Muita coisa acontece antes de Fabi entender a força e veracidade daquele amor. Confusões, intrigas, ciúmes, surpresas e decepções fazem de “Um sonho a mais” uma leitura divertida e viciante.

Meu primeiro contato com o livro Um Sonho a Mais foi com apenas os dois capítulos extras, eu estava fazendo um trabalho pra Nanda Meireles. Mas mesmo ao ler apenas as primeiras linhas eu já sabia o quão maravilhoso seria a leitura desse livro, e já dei um jeito de consegui-lo completo!
E devo dizer, não me arrependo nem um pouco !
O livro é encantador, um romance na medida certa, com intrigas, ciúmes, mágoas, carinho e beijos, muitos beijos!

Quando Fabi conhece Daniel, a atração é imediata! Ela se apaixona perdidamente pelo irmão da nova amiga, e por mais que ela tente evitar, não consegue deixar de sorrir toda vez que Daniel olha para ela.
O que ela não sabe é que ele sente o mesmo!
Depois de muitos olhares e trapalhadas, eles finalmente se declaram e começam a namorar, mas Fabi, determinada a não se distrair de seus objetivos, resolve esconder o namoro de todos. Claro que Daniel não gosta da idéia, mas acaba aceitando. Tudo ia bem até a volta de um amigo querido e apaixonado por Fabi, que já chega cheio de intimidades com ela, coisa que o Daniel não tinha permissão para fazer.
Será que Daniel vai suportar? Será que Fabi vai conseguir organizar a sua vida e conciliar a presença de seu amor e de seu amigo?

Esse eu recomendo, pode ler sem medo, com certeza você vai gostar!

Brendinha 29/12/2014

Bom, comecei a ler este livro hoje ás 1 da madrugada e me senti tão ligada à história, que não queria mais parar de ler.

O livro conta a história de uma garota que estava terminando o ensino médio, e tinha muitos planos para seu futuro após a escola, ela só não esperava que fosse conhecer Daniel, o amor de sua vida, durante a história o amor deles foi posto a prova de diversas maneiras, e só serviu para mostrar que o amor é mais forte que qualquer obstáculo da vida.

Depois que eu comecei a ler, não conseguia mais parar, entrei na história, sorri e também sofri com o romance de Fabi e Daniel. Pois acho que toda adolescente já passou por pelo menos um dilema da protagonista, ou já tiveram uma paixão platônica, ou um amigo que se declarou ou até mesmo um amor que parecia impossível. Para quem gosta de um bom romance este livro é perfeito, ele meche com você e te faz reviver pelo menos um dilema que sofreu ou sofre na adolescência a vontade de passar em uma faculdade federal, o medo de perder o amor de sua vida, o impasse entre amigo e namorado, além de sempre ter a garota popular da escola para infernizar sua vida.

O livro é marcante e cada pessoa pode se encontrar na história nem que seja um pouquinho, sua leitura é fácil de ser compreendida e flui de forma natural, quando percebe já está quase acabando rs. A autora soube passar, de forma adequada e tocante, para o leitor tudo que a protagonista Fabiana sentia. Eu simplesmente amei o livro, pois com ele eu sorri, chorei e sofri. Eu super-recomendo a sua leitura.

site: http://livroaestantedavida.blogspot.com.br/2013/02/resenha-1.html

Pollyanna Reis 20/02/2012

Um Sonho a Mais...
Assim como qualquer jovem, Fabiana tem um sonho e um único objetivo: Passar no vestibular e cursar administração. É assim que começa a história de Fabiana Andrade, garota de 17 anos que foi criada pela mãe, que é costureira. Fabi passa horas estudando e se divertindo com seu melhor amigo Dinho. Amigo este que de uma hora para outra se declara, dizendo gostar dela. Mas Fabiana não quer se relacionar com ninguém, pelo menos não com seu melhor amigo, e principalmente agora que precisa focar nos estudos. Mas a verdade é que ela não sente o mesmo por Dinho... e usa o vestibular para descartar essa possibilidade de namoro. Mas Dinho é teimoso, e faz Fabiana promenter algo que não poderá ser cumprido.
Dias se passam onde ela divide sua vida em ir pra escola na bike do Dinho, estudar para o vestibular e trocar olhares com seu visinho Mateus. Apenas olhares... Tudo que Fernanda não precisava era um relacionamento, uma paixão. Mas a vida resolve mostrar o contrário e coloca Dane em sua vida. Rapaz bonito, com um sorriso maravilhoso.
Por causa de uma brincadeira sem pensar, Fernanda perde um amigo, mas ganha uma nova amizade com a Mel, e uma paixão arrebatadora que mudará sua vida. Confusões, intrigas, raiva, ciúmes, decepções, mas também sonhos e mais sonhos, vão fazer parte da vida de Fernanda.

"Um sonho a mais" é um livro maravilhoso! Me consquistou desde a primeira página, até a última letra da página 148. Comecei a ler e não queria parar mais... Com uma temática simples, uma capa linda, uma história perfeita, não tem como não se apaixonar. Percebo que cada vez mais, fico encantada e apaixonada pelos livros nacionais, é incrível. Cada página lida era uma sensação diferente, teve partes que fiquei com raiva, outras que me emocionei totalmente.
Uma história de amor cativante, com uma pitada de pimenta. Fabiana passa por cada coisa, que tinha hora que eu ficava com dor dela viu. Coisas que a gente faz, ou fala sem pensar, e depois percebe a bobeira que fez... mas já é tarde demais. (Risos)
Fabiana é uma garota sincera, atenciosa, amiga, amorosa, decidida, mais acima de tudo lutadora, faz tudo para conquistar seus objetivos. Só que as vezes Fernanda exagerava e esquecia de viver. Mas a vida sempre dá um jeito, e não demorou muito para Fabiana perceber que precisava mudar algumas coisas, não seus sonhos, mais talvez incluir alguns outros...

☘- Eu sei que não é fácil viver, mas desde que você conheceu o Daniel eu tenho te visto sair mais, sorrir mais. Teve vários dias que eu notei que você nem sequer pegou nos cadernos eu acho isso ótimo. Pág: 75

☘"Eu vi que temos pouco tempo para aproveitar e acho que estou dividindo meu tempo da forma errada. Pág: 78 - Isso quer dizer que a gente finalmente está namorando? - Dane, eu sou sua namorada desde que nos beijamos pela primeira vez. Pág: 79

A Nanda Meireles autora do livro, está de parabéns... seu livro cativa e encanta o leitor. Faz a gente perceber o quanto é importante sonhar e acreditar... Obrigada pela confiança, e mais uma vez parabéns!

Com certeza vai para minha lista de favoritos! Super ansiosa pela continuação.

☘" Sei que passar no vestibular é tudo para você, Saiba que você é tudo para mim." * Um pedacinho do bilhete...

Jacqueline 23/01/2012

publicada originalmente em www.mybooklit.blogspot.com
Este livro me chamou atenção pela capa, que é linda, misteriosa e tem todo um aspecto romântico que eu adoro.
E não é só a capa, o conteúdo não poderia ser melhor. O livro é maravilhoso e me surpreendeu muito.

Fabi é uma adolescente de 17 anos, que sonha em cursar administração na faculdade. Ela está no último ano do ensino médio e se dedica diariamente aos estudos para o vestibular. Entrar para uma boa faculdade e administrar seu próprio negócio sempre foi o sonho e objetivo de Fabi, e para manter o foco nos estudos ela foge de qualquer relacionamento que possa "desviar" sua atenção.
O único relacionamento de Fabi é a amizade com Dinho, um adolescente grandalhão que tem uma quedinha por ela. Depois que a mãe de Dinho, resolve tirá-lo da escola por conta de um "furto" na despensa da escola onde estudam, Fabi pensa que o último semestre na escola Arabella será o pior, mas ela não contava com a chegada de uma nova aluna e seu irmão.

"Um Monza preto e antigo, mas bem cuidado, vinha na nossa direção (...) fiquei feliz por estar sentada, porque acredito que se estivesse de pé cairia, era o garoto mais bonito que já tinha visto! Tinha o cabelo bem curto e preto, olhos castanho-amarelados e uma barba rala." (pág.11)

Fabi logo faz amizade com Melissa, e conhece seu irmão, Daniel de 18 anos. Daniel estuda em outro colégio, e assim que o vê, Fabi sente seu coração bater mais forte. Disposto a ficar mais perto de Fabi, Dane pede transferência para o colégio Arabella, e todos os dias passa em sua casa, para dar carona.
Eles se apaixonam, mas Fabi decidi que não irá assumir um relacionamento sério com ele. Dividida entre a atração repentina e os estudos, ela precisará escolher a qual dos dois irá se dedicar, e decide manter o relacionamento em segredo de todos no colégio. Dane é um rapaz super romântico e maduro para a idade, e não fica satisfeito com a imposição de Fabi, de terem que namorar escondidos.

" - Pequena, você não tem noção do quanto é linda, nunca conheci ninguém assim. Quando aparece na minha frente, não consigo desviar meus olhos do seu rosto perfeito, dos seus olhos e lábios capazes de me hipnotizar." (pág. 47)

Tudo piora, quando Dinho volta a estudar em Arabella, e Dane sente muito ciúme do relacionamento íntimo dos dois amigos. Fabi decide esclarecer para Dinho, que a amizade dos dois precisa ser mais contida no que diz respeito as demonstrações de afeto. Depois de alguns encontros com Dane, Fabi decide assumir de vez o namoro, mas encontra a resistência de Dinho, a quem prometeu que não namoraria enquanto estivesse estudando para o vestibular, e caso viesse a namorar, ele seria o primeiro a quem ela daria uma chance.
Dinho não fica nada satisfeito com o namoro da amiga, e Fabi descobre um segredo que poderá acarretar no fim do seu relacionamento com Dane.

" - Mas eu preciso saber, eu posso ser incluído nos teus sonhos? – dei de ombros aparentando indiferença, mas em meus olhos ele pôde ter a certeza de todo meu amor. - Um sonho a mais não pode fazer mal." (pág. 146)

Com uma narrativa leve e vibrante, Nanda nos apresenta personagens cativantes e intensos, que faz o leitor se identificar de imediato.
Narrado em primeira pessoa (por Fabi) o livro é uma ótima pedida para os românticos de plantão (como eu) que querem desfrutar de uma história simples e ao mesmo tempo emocionante.
Com muitas reviravoltas e diálogos apaixonantes, o romance é um dos melhores que eu já li.
No final foi impossível segurar as lágrimas, e estou ávida pela continuação Pra vida toda.

"— Fabi, às vezes você me faz pensar que estou sonhando" (pág.107)

sentilivros 05/02/2012

resenha de Um Sonho a Mais
Esse livro é lindo, terno e inocente. Me lembrou um pouco Fazendo meu Filme 2 em alguns momentos...rsrsrs...
Fabi está em seu último ano escolar. É muito estudiosa e sonha em fazer faculdade. Neste último ano seu melhor amigo Dino saiu da escola devido ao que aprontou. Mas, uma nova aluna surge em sua sala,
Melissa, uma garota doce e simpática. As duas acabam se tornando amigas logo no primeiro dia.
Melissa tem um irmão, Dane, que também está no último ano, mas ainda estuda em sua antiga escola.
Ao se encontrarem os dois sentem surgir algo...
Uma história de amor que começa linda, e como muitas outras, passa por "tormentas" vindas de onde menos se espera...Mas, com isso torna-se forte e amadurece tanto a relação como os protagonistas da história...
Amei!!!
"...- Pequena, você não tem noção do quanto é linda, nunca conheci ninguém assim. Quando aparece na minha frente, não consigo desviar meus olhos do seu rosto perfeito, dos seus lábios capazes de me hipnotizar. Podia ficar a noite toda só te olhando ou alissando seus cabelos..." pg. 47

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/01/um-sonho-mais-fernanda-meireles.html

Annie 11/10/2011

Quando fui incumbida de resenhar UM SONHO A MAIS, não achei a princípio que o livro fosse me agradar. Eu gosto de romances, eu gosto de ler autores brasileiros, mas admito que não é o meu forte. Sou dos romances sobrenaturais, das leituras pesadas cheias de filosofia e ciência política, além de tijolos com histórias reais e relatos frios, sem falar das leituras técnicas. Então, tendo esse tipo de trajetória, que eu cheguei até o livro de Nanda Meireles.

Sim, ele pode ser considerado por alguns um mero clichê dos romances vendidos nas prateleiras e sim, ele tem um belo casal no estilo 'perfeito demais para existir'. Porém ele é vivido não na realidade da tradicional High School norte-americana com a pressão dos SAT's, líderes de torcida, futuros universitários que ganham bolsa por praticar algum esporte hiper importante pro mundo, além de alunos fazendo aulas e atividades extras em busca de uma vaga numa boa univerdade, que será particular na maioria das vezes. A autora situou a história num ambiente familiar. Um lugar onde milhares de brasileiros andam todos os dias, com as dificuldades sociais e financeiras, com os problemas de infra-estrutura no transporte urbano. E acredito que esse seja um diferencial marcante do início ao fim.

Fabiana é centrada, com um objetivo e um propósito. Que mudam depois que alguém entra na vida dela e cria um redemoinho de emoções na cabeça de uma garota de 17 anos. Em sua vida, existia apenas o melhor amigo Dinho, um gigante desengonçado que vai parar na mesma sala em que Fabiana está estudando durante o início do Ensino Médio. Eles seriam melhores amigos para sempre, essa era a conclusão de ambos. Após algum tempo Mel e Dane entram na história e trazem um equilíbrio entre ‘viver a vida que se tem’ e ‘viver para a vida que se espera ter um dia’.

Achei alguns pouco diálogos muito certinhos no gênero politicamente correto, algo que me soou muito forçado (eu não conheço nenhum aluno de 17 anos que num momento de raiva, diga apenas DROGA ou qualquer coisa similar. Eu que fui criada de uma forma que seguia a etiqueta, por mais educada que fosse/seja ainda assim diria algo muito mais eloquente e que demonstrasse com sinceridade minha raiva, indignação, revolta ou qualquer coisa se algo me tirasse do sério...mesmo que viesse seguido de um 'me desculpe, foi inapropriado').

O livro num todo é MUITO BOM. Não é apelativo, não dá o tom promíscuo que se teima em jogar nos livros que se passam durante os últimos anos de colégio (cheio de garotas desfilando sexo, fumando e bebendo como se isso fosse o mais natural, quase um padrão comportamental).

Outra coisa que achei muito interessante foi construir parte da história em cima visão que Fabiana tinha quanto algumas pessoas, para só criar o choque de realidade quando o livro se aproxima do fim e tudo começa a fazer um sentido mais que perfeito - do mesmo jeito que acontece em tantas situações durante o Ensino Médio. De repente tudo desmorona e você cai na real de que quase colocou seu futuro a perder. São amizades que fazemos e pensamos serem não só sinceras, mas eternas...e que tem um preço alto demais, mesmo que não consigamos ver.

Eu li o livro em mais ou menos 18 horas (eu tenho o hábito de anotar em quantas horas eu leio livros com menos de 300 páginas, já que eles são raros na minha estante). Não achei desgastante, cansativo ou entediante. Pelo contrário, de certa forma me divertiu. Tem um leve toque que faz o tempo passar sem ser maçante.

A resenha já deveria ter sido postada a pelo menos 2 semana eu acho...mas como estive doente, infelizmente só pude fazer isso agora. Como eu disse, considerando a idéia equivocada que tive quando recebi o material para leitura, eu achei o livro bem legal. Engraçado como algumas primeiras impressões podem ser equivocadas. Daí o ditado de ‘não julgar um livro por sua capa’!

Marcia 10/04/2011

Um Sonho a mais
Fabi tem 17 anos e um sonho na cabeça, passar no vestibular formar-se em administração ter seu próprio negocio. Queria dar conforto a sua mãe que era uma mulher batalhadora, costureira de mão cheia, tanto que era considerada uma das melhores de sua cidade. Criou a filha sozinha, pois foi abandonada pelo marido quando ela era ainda um bebê. Na sua infância seu pai escrevia cartas, mas eram breves, mesmo assim eram esperadas com ansiedade por Fabi que com o passar dos anos deixaram de ser enviadas. Fabi não sentia muito a falta do pai pois sua mãe não dá espaço pra isso. Não era só a Mãe, era também sua melhor amiga, sua confidente posso dizer com certeza era sua cúmplice em tudo. Na escola tem um amigo fiel e apaixonado, Dinho que em suas maluquices arruma um jeito de roubar doce da dispensa da escola e escondê-los em uma pequena sala que os dois transformaram em esconderijo. Em seu 17º aniversário Dinho querendo dar de presente um pote desses doces se arrisca entrando no esconderijo, mas ele é surpreendido e é suspenso, sua mãe julga Fabi como a única culpada pela travessura do filho dizendo que ela é má influência e tira-o da escola mudando-se de cidade. Fabi se vê só e triste sem seu melhor amigo. Para piorar a situação o mês de férias é chuvoso obrigando Fabi a ficar trancada praticamente o tempo todo dentro de casa enquanto seu vizinho e paquera Matheus sai de férias com a familia indo para praia. Finalmente começa o segundo semestre; Fabi jamais poderia imaginar que em sua amizade com a nova aluna Melissa, sua vida tomaria outro rumo. Melissa tem um irmão, Dane a diferença entre eles é de um ano ela tem 17 e ele 18. Uma fatalidade tira de suas vidas o pai um advogado bem sucedido. Sempre viveram bem mas por erro de aplicações financeiras ou por não poder mexer nelas o padrão de vida deles cair drasticamente. A mãe decide ir morar por uns tempos com um parente em busca de apoio e coloca Mel na escola pública. Dane permanece no antigo colégio. A amizade de Mel e Fabi é instantânea. Fabi assim que vê Dane entra em transe, nada é mais percebido a ela, nem mesmo a tagarelice de Mel. A atração foi intensa e mútua. Dane ao saber que sua irmã quase foi pega em um trote estúpido transfere-se para o mesmo colégio. Os olhares e atitudes de Dani deixavam Fabi em dúvidas, em sua inexperiência não soube identificar logo de cara as expressões e o inegável ciúmes que ele sentia dela. Muitos enganos acontecem até que a ficha finalmente cai e ela se vê em seus braços, mas por ter um plano de vida traçado lutava ferozmente para não desviar-se de sua meta, ou seja, estudar, estudar e passar no vestibular.
Um pequeno trecho:Eu não queria namorar, mas não conseguia evitar querer ficar com ele.
- Dane, eu gosto de você e não quero que fique com raiva de mim. Eu tenho que me esforçar pro vestibular, não posso me distrair com nada e você é uma distração e tanto.

Doce tortura não é?

Fabi era decidida, mas sem deixar de ser realista, sabia que não seria fácil alcançar suas metas e com seu envolvimento com ele descuidou-se um pouco dos estudos.Uma promessa feita ao amigo querido e a sua necessidade de passar no vestibular eram desculpas perfeitas para assim tentar manter Dane longe mas não consegue o amor fala mais alto.

Lindo não?Perfeito! o sonho de qualquer menina, um amor sincero um menino lindo (suspiros) Para tudo! Eis que ressurge seu fiel escudeiro de volta a escola e a sua vida. Ai começam as desconfianças, as intrigas, as diferenças e o ciúmes. A autora foi tão feliz ao escrever o enredo que no desenrolar da história nos engana direitinho, fiquei na dúvida e anciosa por desfaze-la, fez-me devorar as paginas. Senti raiva, tive vontade de pegar certo personagem de dar na cara dele kk. O enredo é ótimo, os personagens são adolescentes, descobrindo a vida, alguns cheios de falhas de falsas certezas outros desenhando sonhos e lutando para realizá-los. O final foi simplesmente surpreendente eu imaginava outra coisa, mas foi perfeito para um livro. Sabe quando você lê e ao acabar fica com o gostinho de quero mais? Esse é o caso de UM SONHO A MAIS e pelo fim é exatamente isso que teremos; a continuação desta linda história que foi capaz de me fazer voltar no tempo. Tenho certeza que ao lerem UM SONHO A MAIS vão reconhecer uma Fabi, um Dane, uma Melissa, um vizinho como o Matheus e claro um amigo como Dinho ai bem pertinho de vocês.

Já tive a oportunidade de ler vários autores nacionais e estrangeiros, os nossos novos talentos como é o caso da Fernanda Meireles não deixa a desejar em nada a nenhum autor de renome.

Só me resta dar meus sinceros PARABÉNS a Fernanda Meireles que escreve de forma clara, limpa que em uma linguagem simples foi capaz de passar a mensagem de que: QUANDO QUEREMOS E ACREDITAMOS EM NÓS MESMOS TUDO É POSSÍVEL.

Mirela L. 10/03/2011

Resenha que fiz para o Inteiramente Diva
Gostei bastante do livro! Gosto de histórias infanto-juvenis, que retratam os sentimentos e as vivências dessa época. E a leitura se torna mais prazerosa ainda quando ela é embargada de sentimentos e consegue envolver o leitor, e com certeza Nanda Meireles conseguiu essa faceta!

A Nanda é uma graçinha, super fofa… e quando eu peguei USM pra ler, já fui com altas expectativas sobre o livro e realmente, como já deu pra perceber no comentário aê em cima, o livro supera mesmo!!!

Um Sonho a Mais retrata a vida de jovens estudantes, em época de vestibular: “o ano das decisões”. Fabi, a protagonista, está num ano tumultuado e cheios de anseios com o vestibular, namoro ai ai o Dane *suspira* e as amizades.

Fabi é super simpática, me identifiquei bastante com ela. Muito esforçada, meiga e carismática. Já o Dane *AH, o Dane* tá mais pra galã, porque do jeito que a Nanda descreve ele no livro se torna impossível não gamar no carinha, rs.

A linguagem do livro é simples e clara! A história se desenvolve de uma forma que prende o leitor… As intrigas, as aflições e as certezas próprias de adolescentes, tornam o livro muito adorável, composto por uma história coerente e muito bem construída.

Um livro que ainda não foi publicado, mas tenho certeza que já está encantando muita gente! Obrigada pela oportunidade de conhecer e me encantar com USM, Nandinha! Luz e sucesso na sua jornada!

Só pra deixar com água na boca, dá uma olhadinha no bilhetinho que o Dane faz pra Fabi *lindo de viver*:

“Sei que estudar é básico para você,
Saiba que te ver é básico para mim.
Sei que se dedicar é essencial para você,
Saiba que te abraçar é essencial para mim.
Sei que a faculdade é um sonho para você,
Saiba que te beijar é um sonho para mim.
Sei que passar no vestibular é tudo para você,
Saiba que você é tudo para mim.”
Um Sonho a Mais – Nanda Meireles

Nanda Meireles 11/03/2011minha estante
\o/ Obrigada por registrar sua resenha aqui, Mi.
Eu ainda me emociono toda vez que leio...
Mil beijos *-*

Mirela L. 08/06/2011minha estante
Por nada, querida *-*
Seu livro é lindo e merece!

Psychobooks 28/06/2010

Livro a procura de Editora!!
A Nanda me mandou o livro pra avaliação e eu fiquei bem feliz pela confiança na minha opinião. Ela sabe contar a história e sabe montar os personagens. Fabi é uma graça, Dane é lindo e fofo. Mas confesso que Fabi sofre da síndrome “Personalidade Bella Swan” rs. Às vezes não enxerga um palmo na frente do nariz, e deixa a gente nervosa.

Gostei bastante da amizade construída entre a Mel e a Fabi, é daquelas amizades em que basta um olhar trocado pra já se tornarem melhores amigas!

A Nanda armou uma série de confusões envolvendo a pobre da Fabi, uma delas é bem engraçada. Ao ser convidada pra ir ao cinema com um paquera antigo, leva um bolo e ainda tem que levar a irmã mais nova dele pra assistir Harry Potter. Vamos ver o como o Dane e a Mel reagiram quando a Fabi contou sobre seu “encontro”:

“_Tá bem, acontece que ele pegou uma virose, mas a irmã dele começou a chorar que não queria adiar o cinema, então a mãe dele perguntou se eu não podia levar a turma, foi isso.

Mel tentava não rir, mas Dane não parou de gargalhar, chegou a ficar vermelho.”

Página 14

O romance entre Dane e Fabi é construído com bastante cuidado e Dinho chega pra dar uma apimentada nas coisas. Nádia é um personagem que apimenta bastante também, fiquem de olho nela! ;)

Recomendo a leitura para adolescentes e pré-adolescentes, um livro que me lembrou bastante o clima de “A Marca de uma lágrima” de Pedro Bandeira.

Gostou? Quer saber mais sobre a autora? Acesse o blog e leia uma entrevista exclusiva:

1 | 2 | 3 | 4