Um Sonho a Mais

Resenhas - Um Sonho a Mais

1 | 2 | 3 | 4

bizinhavieira 06/02/2011

Um sonho a mais
Fabi é uma jovem adolescente indo para o final do terceiro ano do ensino médio. Apesar de sua vida não ter sido um mar de rosas, ela não tem do que reclamar: tem uma mãe que é uma ótima amiga, tem uma vida com conforto, apesar de não ser luxuosa, tem um amigo que ela adora e tem um plano traçado para o futuro e nada vai tirá-la do caminho até lá. Será mesmo?

O primeiro percalço encontrado foi seu melhor e único amigo ser transferido da escola. Ao se deparar com seis meses sozinha e vendo uma aluna nova enfrentar o mesmo problema, Fabi se aproxima e inicia uma nova amizade. E uma amizade com bônus, diga-se de passagem. Afinal, quem não queria que sua amiga tivesse um irmão pouco mais velho e lindo de morrer?

Mas claro que nem tudo são flores e Nanda nos transporta por estes meses da vida de Fabi com uma suavidade incrível. Eu simplesmente não consegui parar de sorrir enquanto meus olhos corriam os parágrafos por ela escritos. Quem é ou já foi adolescente vai se identificar com a protagonista. Se for do sexo feminino então... Fabi não é diferente de muitas adolescentes: tem seus planos, seus medos, suas virtudes e seus defeitos. Acho que isso é que é o melhor do livro: nenhuma personagem é rasa, nenhuma é estereotipada. Elas são simplesmente humanas.

E aqueles que puderem ler os capítulos extras antes de ler o livro, eu aconselho. Eles apresentam o ponto de vista do Dane e do Dinho e eu simplesmente fiquei esperando ansiosamente para ver o ponto de vista da Fabi naquela situação. Recomendado. Tanto para leitores, como para editores.

FRASES
"Olhei em seu rosto e quase não o reconheci, pelo visto minha praga para que chovesse na praia onde tinha ido não funcionou [...]" p.10

"- Quem está sendo tonto agora? Ele foi lá em casa pra saber por que eu fui embora do cinema.
- E você contou pra ele que fugiu porque ele te beijou?" p.30

"[...] acontece que ambos esperam de mim um comportamento que tanto pra um quanto pra outro vai ser completamente um choque.
- Eu entendo filha, mas o que você prefere?
- Eu queria voltar a ter na mente só problemas de matemática, é mais fácil." p.36

-- Mais resenhas em http://bizinhavieira.blogspot.com
Nanda Meireles 20/09/2010minha estante
Oi Gabi, só agora vi que postou a resenha aqui ;D
Obrigada pelo apoio e por essa linda resenha.

Zegur 17/08/2011minha estante
Isso sim é uma resenha! ;D

Marcia-Rios 07/07/2010

Um sonho a mais - O Livro
Meninas (os), essa resenha foi postada no blog Apaixonada por Livros se quiserem deixar seu comentário (eu gostaria muito e tenho certeza que a Nanda também) acesse http://marciaprios.blogspot.com/2010/07/um-sonho-mais-o-livro.html

Nas postagens anteriores apresentei a vocês a resenha de Um Sonho a Mais e sua jovem escritora Nanda Meireles hoje estou aqui para contar que ela gentilmente não só me enviou o manuscrito do livro como também autorizou fazer alguns comentários de algumas partes dele.

Então lá vou eu...

O que você sentiria se recebe um bilhete, cartão, mensagem eletrônica que diz assim:

Sei que estudar é básico para você,

Saiba que te ver é básico para mim.

Sei que se dedicar é essencial para você,

Saiba que te abraçar é essencial para mim.

Sei que a faculdade é um sonho para você,

Saiba que te beijar é um sonho para mim.

Sei que passar no vestibular é tudo para você,

Saiba que você é tudo para mim.

Resposta: Quem contou essa mentira... cadê vc???

O que você diria se sua mãe fala-se assim:

- Que é isso filha você não é a maior anta, é a maior jumenta isso sim...

Resposta: Mãe está sempre certa... rsrs...

O que faz quando se sente perdida, confusa, com medo:

Já era de madrugada, quando decidi tomar um banho, destravei a porta e dei uma olhada no outro quarto colado com o meu, minha mãe estava roncando baixinho. Tomei o banho mais demorado da minha vida, quando saí já estava com minha camisa de dormir preferida, percebi que precisava fazer uma coisa que eu não fazia há muitos anos, entrei no quarto da minha mãe e com cuidado para não a acordar, me deitei ao seu lado, fiquei quietinha escutando o ronco baixinho e suave dela, isso costumava me acalmar depois de um pesadelo. Fazia-me perceber que ela estava ali a apenas um toque da minha mão, se o medo do sonho voltasse era só sacudi-la que estaria pronta para me defender. E foi assim, ao som do sono e tranqüilizante ronco dela que eu dormi.

Resposta: Hum... é tão gostoso um colinho...

Como ficaria se tivesse que se separar de algo/alguém muito importante:

Meu coração parecia estar tão espremido como um bagaço de laranja.

Resposta: Meu coração ficou com um vazio no fim de Um Sonho a Mais... um gostinho de quero mais...muito mais...

Adoro a leitura por ela me permitir "viajar" para vários lugares que jamais terei a oportunidade de conhecer... porém Um Sonho a Mais fala de pessoas e lugares comum a nós...A-D-O-R-E-I...e não consegui deixar de voltar ao passado e relembrar os meus tempos de escola "as traquinagens..as paqueras...as rivalidades...os sonhos"...o Monza..rsrs..nossa a maioria talvez nem conheça ou sequer ouviu falar desse modelo de carro que já foi muito desejado e invejado.

Brigaduuu Nanda...por me ajudar a descobrir que além de "viajar" adoro estar em casa...

Esse comentário eu fiz no blog Lendo sobre Livros quando a Nanda fez um capítulo extra para conhecermos um dos personagens da estória e antes de receber uma cópia do manuscrito do livro...

Agora depois de ler... e conhecer essa turminha...

Fabi (uma jovem linda, travessa, amiga, determinada, apaixonada);

Dante (um jovem lindo, rebelde, ciumento, obsessivo, determinado, apaixonante, TDB);

Dinho/Dino (um jovem literalmente gigante, brincalhão, bagunceiro, “delinqüente”);

Melissa (uma jovem inteligente, sincera, simples, amiga); e

Dona Mara (mãezona, amiga, companheira, conselheira, confidente e super... super fofa),

Concordo com a Nanda que entre confusões, intrigas, ciúmes, surpresas e decepções fazem de “Um sonho a mais” uma leitura divertida e viciante... eu simplesmente comi as páginas do Livro precisava saber o que aconteceria no final...aí...o final!!!

Meninas(os) vamos continuar a apoiar a querida e meiga Nanda para que esse Sonho esteja em todas as livrarias do Brasil...

Obrigado à todos!!!

Bjs.

Nanda Meireles 07/07/2010minha estante
Haha, estava mesmo faltando essa resenha por aqui. =P Tu já sabe o quanto essa postagem me emocionou, então deixo um recado a quem ler, comentem também no Blog!!
Bjs

Wow! Gostei muito!

Alba 28/06/2010

Resenha que fiz para o Psychobooks
A Nanda me mandou o livro pra avaliação e eu fiquei bem feliz pela confiança na minha opinião. Ela sabe contar a história e sabe montar os personagens. Fabi é uma graça, Dane é lindo e fofo. Mas confesso que Fabi sofre da síndrome “Personalidade Bella Swan” rs. Às vezes não enxerga um palmo na frente do nariz, e deixa a gente nervosa.

Gostei bastante da amizade construída entre a Mel e a Fabi, é daquelas amizades em que basta um olhar trocado pra já se tornarem melhores amigas!

A Nanda armou uma série de confusões envolvendo a pobre da Fabi, uma delas é bem engraçada. Ao ser convidada pra ir ao cinema com um paquera antigo, leva um bolo e ainda tem que levar a irmã mais nova dele pra assistir Harry Potter. Vamos ver o como o Dane e a Mel reagiram quando a Fabi contou sobre seu “encontro”:

“_Tá bem, acontece que ele pegou uma virose, mas a irmã dele começou a chorar que não queria adiar o cinema, então a mãe dele perguntou se eu não podia levar a turma, foi isso.

Mel tentava não rir, mas Dane não parou de gargalhar, chegou a ficar vermelho.”

Página 14

O romance entre Dane e Fabi é construído com bastante cuidado e Dinho chega pra dar uma apimentada nas coisas. Nádia é um personagem que apimenta bastante também, fiquem de olho nela! ;)

Recomendo a leitura para adolescentes e pré-adolescentes, um livro que me lembrou bastante o clima de “A Marca de uma lágrima” de Pedro Bandeira.

Gostou? Quer saber mais sobre a autora? Acesse o blog e leia uma entrevista exclusiva:

Nanda Meireles 23/07/2010minha estante
|o/ Já disse que o melhor elogio que podia receber era ser comparada, nem que fosse de longe, com os livros de Pedro Bandeira. Sou tão, mas tão grata a ti Alba, que nem sei o que dizer.
Mil beijos.

Lisse 26/09/2010

Não Faz Mal Mesmo!
Fabi é atenciosa, amorosa, sincera, decidida, sempre tem um plano para tudo na sua vida. Mas nada na sua vida vai ser normal e planejado quando começa um novo ano letivo, ainda mais sem seu melhor amigo, Adriano. Mas o que Fabi não sabe é que a vida às vezes nem sempre sai como agente planejou.

No seu primeiro dia de aula, a vida já começa lhe reservando uma nova amizade: Mel ou Melissa. Com seu nobre coração, Fabi ajudou Mel que parecia deslocada (uma nova escola, isso é terrível!!). O que me surpreendi foi como uma amiga ajuda muito a outra, apenas com a sua atenção e carinho. Mas aí nesse ponto da história (que é logo no começinho!) conhecemos aquele que veio para partir meu coração: Dane. Devo ressaltar aqui que já tinha dito a Nanda como ele me "levou aos suspiros e já me fez amá-lo. Carismático, lindo, amoroso, tudo que uma garota quer que um garoto tenha". Sério gente! Eu já tinha dito isso, desde que a Nanda soltou um Capítulo Extra sobre o ponto de vista dele na história.

Vejam se eu estou errada? Se você lesse isso: "Cabelo preto bem curto, olhos castanho-amarelado e barba rala; um corpo perfeito, sorriso de cortar o fôlegoe e com duas covinhas que faziam seu rosto ficar ainda mais perfeito, fiu olhando dos fortes braços que me rodeavam, o peito bem desenvolvido que enchiam a camisa, a jaqueta sobre os ombros largos, o pescoço tão másculo e a boca... Prendi a respiração quando fixei a sua boca, inconscientemente mordi meus próprios lábios como se assim pudesse conter a tremenda vontade de beijá-lo." Entenderam o que eu digo? Eu fiquei igual a Fabi enquanto lia esse trecho... sem palavras, apenas esboçei um sorrisinho ridículo (de inveja dela!!) Um carinha que te escreve um bilhetinho lindo, só pelo simples fato de você ser tudo para ele. (Ah Nanda, nesse momento eu deixei de gostar de ti! Porque fez isso comigo e com a população feminina? hehe)

Mas não é só o Dane que faz UM SONHO A MAIS ser um ótimo livro, não. Como prometido, o leitor vai encontrar muita intriga, ciúmes, armações, desilusões e escolhas surpreendentes. Você vai lembrar daquele seu vizinho lindo por quem você tem uma paixão platônica, uma amiga que você daria tudo para que fosse sua futura cunhada, uma mãe que faz você se sentir completamente o que é ter um lar, uma patricinha metida a besta que faz você ter ódio dela pelo fato dela simplesmente respirar, do seu amigo brincalhão que faz você rir de nada e tudo ao mesmo tempo. Foram essas emoções que esse livro me mostrou.

Achei muito engraçado a intensa inversão de papéis. Dane em alguns momentos é totalmente inseguro, não sabe o que fazer da vida, é meio valentão em alguns momentos (deve ser a testosterona!). Já Fabi é centrada, não se apega, não quer compromisso com Dane, só com seus sonhos. Sempre vemos o contrário nos livros, uma "mocinha" apaixonada por um carinha que não está nem aí para ela. Depois de se entregar ao amor parece que nada mais faz sentido, as coisas que antes eram de grande importância não tem mais o mesmo sabor. E como um acha que não merece o outro, é fofo!

Minha surpresa mesmo ficou para as partes engraçadas do livro. A mãe da Fabi é hilária! Eles implicando com a Nádia - a patricinha - também rendeu ótimas gargalhadas. Isso me surpreendeu muito, fiquei rindo igual uma idiota no trabalho e minhas amigas me chamando de louca por rir sozinha ( e de um livro! elas não entendem...).

O final (ah!! muitos suspiros!) foi lindo, e surpreendente também. Não imaginei um final tão lindo e tão romântico. Um amor puro, sincero, especial; que é muito difícil de encontrar mas que esses protagonistas foram capazes de dar vida e me fazer adorar cada virar de páginas.

Obrigada Nanda! Obrigada mesmo, e por me deixar fazer parte disso, desse momento que você está vivendo; e do que virá à frente!

XOXO,

P.S¹: Apesar da música do Book Trailer de USM ser Broken-hearted Girl da Beyoncé e ter tudo a ver na história. Como eu leio meus livros com meu MP3 agarrada em mim, eu tive uma outra música na cabeça enquanto lia: Unthinkable (I'm Ready) da Alicia Keys; essa música não saiu da minha cabeça depois, mesmo depois de ler e ter relido o livro ela continuou martelando no meu cérebro. Vai ser minha canção de USM. Hehe
Nanda Meireles 26/09/2010minha estante
Oi Lisse.
Muito obrigada por registrar aqui também a sua opinião que ficará marcada para sempre em meu coração.
Um super beijo S2

Zegur 17/08/2011minha estante
Gostaria de ler uma resenha mais voltada para o texto em si e não para a opinião particular da leitora.

Marcia 10/04/2011

Um Sonho a mais
Fabi tem 17 anos e um sonho na cabeça, passar no vestibular formar-se em administração ter seu próprio negocio. Queria dar conforto a sua mãe que era uma mulher batalhadora, costureira de mão cheia, tanto que era considerada uma das melhores de sua cidade. Criou a filha sozinha, pois foi abandonada pelo marido quando ela era ainda um bebê. Na sua infância seu pai escrevia cartas, mas eram breves, mesmo assim eram esperadas com ansiedade por Fabi que com o passar dos anos deixaram de ser enviadas. Fabi não sentia muito a falta do pai pois sua mãe não dá espaço pra isso. Não era só a Mãe, era também sua melhor amiga, sua confidente posso dizer com certeza era sua cúmplice em tudo. Na escola tem um amigo fiel e apaixonado, Dinho que em suas maluquices arruma um jeito de roubar doce da dispensa da escola e escondê-los em uma pequena sala que os dois transformaram em esconderijo. Em seu 17º aniversário Dinho querendo dar de presente um pote desses doces se arrisca entrando no esconderijo, mas ele é surpreendido e é suspenso, sua mãe julga Fabi como a única culpada pela travessura do filho dizendo que ela é má influência e tira-o da escola mudando-se de cidade. Fabi se vê só e triste sem seu melhor amigo. Para piorar a situação o mês de férias é chuvoso obrigando Fabi a ficar trancada praticamente o tempo todo dentro de casa enquanto seu vizinho e paquera Matheus sai de férias com a familia indo para praia. Finalmente começa o segundo semestre; Fabi jamais poderia imaginar que em sua amizade com a nova aluna Melissa, sua vida tomaria outro rumo. Melissa tem um irmão, Dane a diferença entre eles é de um ano ela tem 17 e ele 18. Uma fatalidade tira de suas vidas o pai um advogado bem sucedido. Sempre viveram bem mas por erro de aplicações financeiras ou por não poder mexer nelas o padrão de vida deles cair drasticamente. A mãe decide ir morar por uns tempos com um parente em busca de apoio e coloca Mel na escola pública. Dane permanece no antigo colégio. A amizade de Mel e Fabi é instantânea. Fabi assim que vê Dane entra em transe, nada é mais percebido a ela, nem mesmo a tagarelice de Mel. A atração foi intensa e mútua. Dane ao saber que sua irmã quase foi pega em um trote estúpido transfere-se para o mesmo colégio. Os olhares e atitudes de Dani deixavam Fabi em dúvidas, em sua inexperiência não soube identificar logo de cara as expressões e o inegável ciúmes que ele sentia dela. Muitos enganos acontecem até que a ficha finalmente cai e ela se vê em seus braços, mas por ter um plano de vida traçado lutava ferozmente para não desviar-se de sua meta, ou seja, estudar, estudar e passar no vestibular.
Um pequeno trecho:Eu não queria namorar, mas não conseguia evitar querer ficar com ele.
- Dane, eu gosto de você e não quero que fique com raiva de mim. Eu tenho que me esforçar pro vestibular, não posso me distrair com nada e você é uma distração e tanto.

Doce tortura não é?

Fabi era decidida, mas sem deixar de ser realista, sabia que não seria fácil alcançar suas metas e com seu envolvimento com ele descuidou-se um pouco dos estudos.Uma promessa feita ao amigo querido e a sua necessidade de passar no vestibular eram desculpas perfeitas para assim tentar manter Dane longe mas não consegue o amor fala mais alto.

Lindo não?Perfeito! o sonho de qualquer menina, um amor sincero um menino lindo (suspiros) Para tudo! Eis que ressurge seu fiel escudeiro de volta a escola e a sua vida. Ai começam as desconfianças, as intrigas, as diferenças e o ciúmes. A autora foi tão feliz ao escrever o enredo que no desenrolar da história nos engana direitinho, fiquei na dúvida e anciosa por desfaze-la, fez-me devorar as paginas. Senti raiva, tive vontade de pegar certo personagem de dar na cara dele kk. O enredo é ótimo, os personagens são adolescentes, descobrindo a vida, alguns cheios de falhas de falsas certezas outros desenhando sonhos e lutando para realizá-los. O final foi simplesmente surpreendente eu imaginava outra coisa, mas foi perfeito para um livro. Sabe quando você lê e ao acabar fica com o gostinho de quero mais? Esse é o caso de UM SONHO A MAIS e pelo fim é exatamente isso que teremos; a continuação desta linda história que foi capaz de me fazer voltar no tempo. Tenho certeza que ao lerem UM SONHO A MAIS vão reconhecer uma Fabi, um Dane, uma Melissa, um vizinho como o Matheus e claro um amigo como Dinho ai bem pertinho de vocês.

Já tive a oportunidade de ler vários autores nacionais e estrangeiros, os nossos novos talentos como é o caso da Fernanda Meireles não deixa a desejar em nada a nenhum autor de renome.

Só me resta dar meus sinceros PARABÉNS a Fernanda Meireles que escreve de forma clara, limpa que em uma linguagem simples foi capaz de passar a mensagem de que: QUANDO QUEREMOS E ACREDITAMOS EM NÓS MESMOS TUDO É POSSÍVEL.

Drika 07/01/2011

A vida é feita deles
Não sei por onde começar, é engraçado que geralmente quando falamos assim, é porque temos muito o que dizer ou verdadeiramente nada a declarar. USM é lindo... para começar acho que está bom.
Sorri, chorei e fiquei com o S2 triste porque acabou.

A vida é feita de dores, alegrias, fantasias e sonhos. Bem, eu que sou uma sonhadora compulsiva, poderia listar dezenas de rações pela qual eu digo que vale a pena sonhar e fazer deles o seu alvo, lutando para conquistar cada um deles.

Algumas vezes chegamos na viela de decidir por dois caminhos, ou se abre mão do um sonho, ou você esquece suas razões e mergulha nas emoções que esse sonho te dará. Confesso que para mim sempre foi melhor arriscar do que me lamentar por não ter tentado.
Foi isso que senti ao ler Um Sonho a Mais.

Fabi a personagem central se encontra diante de um dilema. O interessante é que ela não percebe que muitas oportunidades na vida podem ser repetidas, mais algumas não voltam mais.

Fiquei emocionada diante de uma história tão linda! Ainda estou aqui tentando dissolvê-la e me convencer de fato que ela terminou :(

Um dos meus livros de romance juvenil favoritos sempre foi A marca de uma lágrima, li durante toda minha adolescência, e hoje que terminei de ler USM, só posso afirmar, que me perdoe Pedro Bandeira, mas USM tomou o lugar do seu livro.

Lindo e único! Adorei! Nota 10! Favoritei!
Parabéns pelo seu livro Nanda, alcançará o sucesso devido!
Nanda Meireles 07/01/2011minha estante
Ai meu Pai! rs
Há um tempo atrás uma menina que leu o meu manuscrito disse que se lembrou muito desse livro do Pedro Bandeira durante a leitura. Eu disse à ela que essa comparação era o melhor elogio que eu tinha recebido... Até você falar isso! rs
Obrigada Dri. Sua opinião tem peso de tonelada para mim.
Afinal, você é uma escritora talentosa demais!
Beeeeijo!

Saleitura 31/05/2012

Você é tudo para mim
Como recebi o livro Pra Vida Toda por estar participando de seu Book Tour e sendo ele o segundo livro da série, não poderia deixar de ler o primeiro livro "Um sonho a mais".

Como sou uma eterna sonhadora o título do livro já me conquistou. A autora, Nanda Meireles, tem uma forma gostosa de narrar a sua história que me fez viajar no tempo revivendo momentos da minha adolescência onde os sonhos nos passam os limites de nossa imaginação.

Fabi é a jovem protagonista dessa história de 17 anos e que está em um ano de vestibular vivendo em tempo integral no objetivo de passar para a Faculdade de Administração. Sabe que tendo estudado em escola pública tem que estudar muito para poder estar em condições de passar.

Vive com a mãe que é super dedicada e muito amiga. Enfrentam muitas dificuldades já que não existe a presença do pai, mas é uma garota calma e sonha em crescer na vida, montar uma papelaria.

Fabi conheceu Dinho, seu melhor amigo, estando cursando o ensino médio. Dinho acaba sendo expulso do colégio por ter assaltado a dispensa e com isso aquela amizade que parecia ser para sempre termina ali.

Quando volta as aulas ela conhece Melissa, nova na classe, e ficam amigas. O que ela não esperava era que o seu irmão Dane conquistaria seu coração desestruturando tudo que havia planejado.

"...Tirei da mochila o meu tesouro, meu bilhete.
"Te ver é básico" - Não dava para viver em o básico.
" Te abraçar é essencial" -É mais que um prazer, é umanecessidade.
"Te beijar é um sonho" - Um sonho doce e quente.
"Você é tudo para mim".
pg. 76
Quando o amor toca o nosso coração não tem como deixar de lado, mas com o tempo tudo vai se normalizando.

Como tudo não pode ser só maravilha o Dinho volta a aparecer e criando problemas que vão agitar essa história de amor.

A autora consegue, nos envolver nessa trama onde sentimos raiva e pena ao mesmo tempo. Existe uma realidade em seu enredo, pois na vida nem tudo são flores. O amor é lindo, mas é através de nossas ações, de nossos erros que aprendemos nesta vida. Uma história de amor que vale a pena ler.

Leitura e resenha de Irene Moreira

Postado na Saleta de Leitura

Annie 11/10/2011

Quando fui incumbida de resenhar UM SONHO A MAIS, não achei a princípio que o livro fosse me agradar. Eu gosto de romances, eu gosto de ler autores brasileiros, mas admito que não é o meu forte. Sou dos romances sobrenaturais, das leituras pesadas cheias de filosofia e ciência política, além de tijolos com histórias reais e relatos frios, sem falar das leituras técnicas. Então, tendo esse tipo de trajetória, que eu cheguei até o livro de Nanda Meireles.

Sim, ele pode ser considerado por alguns um mero clichê dos romances vendidos nas prateleiras e sim, ele tem um belo casal no estilo 'perfeito demais para existir'. Porém ele é vivido não na realidade da tradicional High School norte-americana com a pressão dos SAT's, líderes de torcida, futuros universitários que ganham bolsa por praticar algum esporte hiper importante pro mundo, além de alunos fazendo aulas e atividades extras em busca de uma vaga numa boa univerdade, que será particular na maioria das vezes. A autora situou a história num ambiente familiar. Um lugar onde milhares de brasileiros andam todos os dias, com as dificuldades sociais e financeiras, com os problemas de infra-estrutura no transporte urbano. E acredito que esse seja um diferencial marcante do início ao fim.

Fabiana é centrada, com um objetivo e um propósito. Que mudam depois que alguém entra na vida dela e cria um redemoinho de emoções na cabeça de uma garota de 17 anos. Em sua vida, existia apenas o melhor amigo Dinho, um gigante desengonçado que vai parar na mesma sala em que Fabiana está estudando durante o início do Ensino Médio. Eles seriam melhores amigos para sempre, essa era a conclusão de ambos. Após algum tempo Mel e Dane entram na história e trazem um equilíbrio entre ‘viver a vida que se tem’ e ‘viver para a vida que se espera ter um dia’.

Achei alguns pouco diálogos muito certinhos no gênero politicamente correto, algo que me soou muito forçado (eu não conheço nenhum aluno de 17 anos que num momento de raiva, diga apenas DROGA ou qualquer coisa similar. Eu que fui criada de uma forma que seguia a etiqueta, por mais educada que fosse/seja ainda assim diria algo muito mais eloquente e que demonstrasse com sinceridade minha raiva, indignação, revolta ou qualquer coisa se algo me tirasse do sério...mesmo que viesse seguido de um 'me desculpe, foi inapropriado').

O livro num todo é MUITO BOM. Não é apelativo, não dá o tom promíscuo que se teima em jogar nos livros que se passam durante os últimos anos de colégio (cheio de garotas desfilando sexo, fumando e bebendo como se isso fosse o mais natural, quase um padrão comportamental).

Outra coisa que achei muito interessante foi construir parte da história em cima visão que Fabiana tinha quanto algumas pessoas, para só criar o choque de realidade quando o livro se aproxima do fim e tudo começa a fazer um sentido mais que perfeito - do mesmo jeito que acontece em tantas situações durante o Ensino Médio. De repente tudo desmorona e você cai na real de que quase colocou seu futuro a perder. São amizades que fazemos e pensamos serem não só sinceras, mas eternas...e que tem um preço alto demais, mesmo que não consigamos ver.

Eu li o livro em mais ou menos 18 horas (eu tenho o hábito de anotar em quantas horas eu leio livros com menos de 300 páginas, já que eles são raros na minha estante). Não achei desgastante, cansativo ou entediante. Pelo contrário, de certa forma me divertiu. Tem um leve toque que faz o tempo passar sem ser maçante.

A resenha já deveria ter sido postada a pelo menos 2 semana eu acho...mas como estive doente, infelizmente só pude fazer isso agora. Como eu disse, considerando a idéia equivocada que tive quando recebi o material para leitura, eu achei o livro bem legal. Engraçado como algumas primeiras impressões podem ser equivocadas. Daí o ditado de ‘não julgar um livro por sua capa’!

Tielle | @raposaleitora 18/10/2010

Resenha Livromaníaca
Um sonho a mais ainda não foi publicado, mas pelo manuscrito o livro contém 74 páginas. Espero que seja publicado logo!! O livro merece, a história merece, a autora merece!

Fabiana Andrade tem um sonho, o sonho de passar no vestibular, conseguir um emprego em sua área e futuramente montar seu próprio negócio. Como pode-se perceber, Fabi não tem tempo para distrações, mas uma grande distração se depara em seu segundo semestre na Escola. O nome dessa magnifica distração é Daniel, Dane como é mais conhecido.

Quem disse que o destino não nos prega peças?? A história é simples, Fabi ama Dane, Dane ama Fabi. Mas os dois terão que vencer muitas batalhas para ficar juntos. Não pense em batalhas fisicas, as batalhas serão bem mais dificeis: fofoca, ciume, obsessão, insegurança, amizades infieis e muita inveja. Sinceramente, estava precisando de um livro romântico mas realista como esse!!

E fora os personagens que são super cativantes. Dane, sem comentários...não tem como não se apaixonar!; Mel, irmã de Dane...sinceramente eu me identifiquei com ela, pois tenho um irmão mais velhor...hahah; Dinho, senti muita pena dele...

Mas meu personagem favorito mesmo foi: a mãe de Fabi, ameiiii!!! eita..mãe sabe de tudo mesmo!! \o/

Nota: 5/5

Parabéns a autora!! ^.^
Será que terá continuação?!...
Nanda Meireles 25/10/2010minha estante
Oi Ty!
Obrigada por registrar aqui sua opinião também.
Logo logo iremos comemorar juntas a publicação de USM!
Beijão

naniedias 19/09/2010

Um Sonho a Mais, de Nanda Meireles
Fabi tinha um sonho na vida - passar no vestibular. E para isso ela se esforçava muito. Vivia sozinha com sua mãe e estudava numa escola pública perto de casa. Mas não desistia do seu sonho - estudava muito, era a melhor da classe.
As coisas começaram a mudar quando, depois das férias do meio de ano, uma menina nova entrou na sala de Fabi - Mel. Um doce de menina, que logo virou a melhor amiga de Fabi na escola. Dinho, que havia sido um companheiro inseparável até então, tinha mudado de escola depois de um escândalo de roubo de suprimentos da cantina da escola.
Entretano, Fabi ainda não sabia o quanto sua vida estava para mudar. Mas não por causa de Mel - por causa de Dane, o irmão perfeito-lindo-maravilhoso de Mel, paixão a primeira vista de Fabi.

O que eu achei do livro:
Eu gostei muito do livro!
Sim, sou suspeita para falar. E, certamente, minha resenha contém a minha opinião, e não é, portanto, uma resenha imparcial. Eu gosto muito da Nanda Meireles, autora do livro - que é uma graça de pessoa. E já estava muito curiosa para ler essa história. Mas devo dizer que, normalmente quando tenho altas expectativas, o livro não consegue alcançá-las. Esse não foi o caso.
Um Sonho a Mais é um livro muito bom! Retrata de maneira bem realista a vida escolar de adolescentes brasileiros. Eu quase podia me enxergar na minha escola do Ensino Médio quando lia sobre a Fabi, os meus anseios com o vestibular e com o namoro (que começou no 1º ano no meu caso... mas como o vestibular na minha cidade é seriado, ou seja, tem três etapas, uma em cada ano, me sentia como a Fabi).
A linguagem é bem simples e a história tem um ritmo muito gostoso de ser lido, com as aflições, as dúvidas e as certezas que são próprias dos adolescentes. O que torna o livro uma delícia!
Apesar de ter gostado muito da história, não posso deixar de mencionar que o livro ainda contém alguns erros e, principalmente, um furo que eu não consegui entender. Em um momento que a Fabi está em uma feira e encontra a Mel. De repente o Dane aparece e a Mel some, não se fala como ela sumiu. Mas, por incrível que pareça (todos devem lembrar que o livro ainda não passou por um trabalho dedição profissional) esse é o único ponto que realmente deixou uma ressalva durante a leitura. Apesar dos pequenos erros de português, que serão rapidamente corrigidos pelos futuros revisores, a história é bem coesa e coerente e muito bem construída.
Sem querer deixar todos com água na boca (uma vez que o livro ainda não foi publicado e, portanto, não pode ser adquirido), é uma história maravilhosa e uma leitura deleitável! Tenho certeza de que muitos irão gostar!

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 6

Para mais resenhas, acesse: http://naniedias.blogspot.com
Nanda Meireles 20/09/2010minha estante
Oi Nanie, obrigada por registrar sua resenha aqui no Skoob também.
Achei super bacana essa sua identificação com a Fabi. rs
Acredito que muitas meninas encontrarão nela uma pequena parte de si mesmas.
Beijinhos

naniedias 21/09/2010minha estante
Eu também acredito nisso, Nanda!
A Fabi deve, realmente, ser parecida com muitas meninas!!! Até porque no seu livro é retratada a adolescência brasileira como ela é, o que facilita a identificação =D

Gleize Costa 02/05/2013

Minha experiência pessoal com este livro
Primeiramente, gostaria de informar que isto aqui não é uma resenha, estou apenas querendo compartilhar a experiência que eu tive ao ler Um Sonho a Mais e Pra Vida Toda - Um Sonho a Mais 2.

Já fazia muito tempo que eu estava com vontade de conhecer a escrita da Nanda, pois já havia lido muitos comentários bons a respeito de seus livros. Então, num belo dia, comecei a ler Um Sonho a Mais, e comecei a lê-lo apenas por mera curiosidade, sem esperar muito dele.

Sou completamente viciada em livros, mas são poucos que realmente conseguem tocar o meu coração. Alguns conseguem prender a minha atenção simplesmente porque tem uma trama bem desenvolvida ou um suspense bem elaborado, mas, de fato, são poucos aqueles que conseguem atingir o mais profundo do meu ser, e fazer com que eu acabe tendo um carinho especial pelo livro e o autor.

Quando comecei a ler Um Sonho a Mais, em poucos minutos já estava super apegada à personagem principal, a Fabiana. Logo depois, eu já estava super apaixonada pela Dane e completamente envolvida pela trama. O resultado disso foi que eu simplesmente devorei o livro todo em poucas horas. Mas, por mais que eu tivesse amado aquele livro, eu jamais poderia imaginar que a continuação dele seria ainda melhor. Logo depois de terminar a leitura, comecei a ler o “Pra vida Toda – Um Sonho a Mais 2”, pois estava curiosa para saber como a autora iria desenvolver a continuação daquele estória de amor que havia me cativado tanto!

Quando comecei a ler aquela continuação, simplesmente não consegui mais parar e fiquei a madrugada inteira lendo. O dia amanheceu, e eu ainda estava ali, totalmente presa aquele livro! Simplesmente não conseguia parar de ler, tive apenas que fazer uma pausa para tomar meu café da manhã, mas logo depois retomei a leitura com avidez, com desespero!

Nem tenho palavras para expressar o que senti lendo aquele livro! Havia momentos em que eu achava que iria morrer de tanto rir, pois alguns trechos eram muito divertidos, e havia momentos em que meus olhos ficavam marejados de lágrimas, tamanha era a emoção que aquela trama despertava dentro de mim. Nem lembro mais quando havia sido a última vez que eu havia chorado tanto ao ler um livro, mas agora eu posso dizer que este foi um livro que me fez chorar e muito!! Não foi apenas em algumas cenas, mas em várias! O livro é simplesmente recheado de momentos inesquecíveis e emocionantes, e de diálogos marcantes, os quais nunca vou esquecer.

Posso dizer que “Pra vida Toda – Um Sonho a Mais 2”, é um dos melhores livros que eu já li e tornou-se um dos meus favoritos.

Sei que esta trama vai ficar muito tempo na minha mente e no meu coração, pois os personagens são inesquecíveis, e toda a trama que a autora elaborou, foi simplesmente linda, emocionante, envolvente e MARAVILHOSA.

Diante dessa experiência tão linda que tive ao ler estes dois livros, só posso dizer que não havia a menor possibilidade de eu ficar calada e guardar somente para mim, pois a minha vontade é de contar pra todo mundo que eu li dois livros lindos e maravilhosos, e que todo mundo deveria lê-los também!!!

O primeiro livro é lindo, mas o segundo é simplesmente maravilhoso, e foi ele que arrancou muitas lágrimas de mim.

Bem, vou ficando por aqui...

www.gleizecosta.com

Neiva 28/01/2011

Um livro para se apaixonar
(essa resenha contém spoiller)
Um sonho a mais é um livro que encanta desde a primeira frase. Eu comecei a lê-lo e logo de cara já estava totalmente presa em sua história contada na primeira pessoa.
A envolvente história de dois adolescentes descobrindo o amor, eu me lembrei claramente dos meus tempos de namoro quando sentia as mesmas palpitações de Fabi cada vez que via o homem dos meus sonhos.
Bem... eu simplesmente amei e a autora Nanda Meireles está de parabéns por ser a criadora de uma história fácil de ler e a meu gosto de leitora uma história rápida e marcante onde no final você fica com vontade de mais... Sim, no final deu uma dózinha de ter que deixar os personagens ainda mais ter que se despedir do Dane que vai pro Canadá... buahhh.
Enfim, recomendo Um sonho a Mais para qualquer faixa etária pois trata-se de uma história linda e envolvente.
Nanda Meireles 27/01/2011minha estante
Adorei a resenha, Neiva.
Obrigada por tudo.
E amei saber um pouco mais da sua história de amor da vida real. ;)

RUDY 14/10/2011

RESUMO SINÓPTICO e ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR
RESUMO SINÓPTICO: Fabiana (Fabi) faz o último ano do segundo grau no Colégio Estadual Arabella, onde estuda desde a 5ª série. Acaba de completar 17 anos e tem a vida traçada de forma organizada: quer passar no vestibular, cursar Administração e abrir seu próprio negócio.
Dinho é o único amigo (e apaixonado) que tem na escola e aprontam juntos, até que no dia do aniversário de Fabi, resolve invadir a despensa do colégio para pegar uma lata de doce leite como presente para ela. Foi pego em flagrante e suspenso da escola. A mãe dele acredita que Fabi é má influência e o proibi de a ver e o transfere de cidade.
Fabi sente ausência de Dinho, dá amizade e das brincadeiras que faziam juntos, embora não esteja interessada em romance; até a chegada de Melissa (Mel), que passa a ser sua mais nova amiga. Mel veio de outra cidade com a mãe e o irmão Daniel, após a morte do pai e passam a morar com o tio. Daniel continua a estudar na antiga escola, mesmo estando no último ano também, mas como tem carro, prefere ir e vir diariamente. Até conhecer Fabi... Resolve então pedir transferência e estudar na mesma escola.
As coisas começam a mudar e Fabi começa a vivenciar sentimentos inesperados, tudo que não queria no último ano escolar...

CITAÇÃO: “ É ERRADO A GENTE SE SURPREENDER, SE DECEPCIONAR E CONDENAR ALGUÉM POR AQUILO QUE A GENTE JÁ ESPERAVA DE UMA DETERMINADA PESSOA, O MAIS CERTO É ISSO ACONTECER COM QUEM A GENTE NÃO CONHECE DIREITO.” (pág. 112)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: “Um sonho a mais” é um livro delicioso de ser lido. Escrito em primeira pessoa e com muito diálogos, a leitura é tranquila e consistente. As 148 páginas podem ser ‘devoradas’ em poucas horas e quanto mais se lê, mais se quer ler.
O enredo baseado nos conflitos, dúvidas e amores adolescentes, faz o leitor se identificar de primeira com as situações narradas, traz assim, a empatia e a necessidade de ver o que irá acontecer.
A autora teve o cuidado em mostrar o quanto um amor pode ser bom, mesmo em um momento indesejado e como não adianta um planejamento prévio do futuro, pois ninguém pode prever o que vai acontecer ‘na próxima curva’ e mudar a vida de maneira radical.
Pequenos erros de grafia e ortografia estão presentes, mas nada que interfira na boa leitura e no enredo.
É um romance doce e descomplicado, relaxante e porque não dizer: baseado na realidade? Muito bom e recomendado!
Nanda Meireles 18/01/2012minha estante
Agora que vi a resenha aqui no skoob =/ Tive que deixar meu comentário agradecendo seu carinho sem fim \o/ Te adoro, Rudy.
Beijinhos!

Michelle 16/03/2023minha estante
li o nome do livro no ritmo da música do roupa nova kkk

Nanda Meireles 30/08/2011minha estante
Hahaha, amei a resenha, Nathy!
Estou super contente por ter gostado =D
Obrigada por tudo!

Lili 08/02/2011

Eu me apaixonei pela história. Li rapidamente o manuscrito porque não conseguia largar. A Nanda escreve de uma forma tão envolvente que eu me vi transportada para dentro da história. Gente, eu lia e ouvia os diálogos de uma forma tão real. Lembrei-me dos tempos do colégio onde tínhamos emoções tão conflitantes. Lendo "Um sonho a mais" lembrei-me da minha época de estudante pre-vestibular e do tormento que era ficar com a cara enfiada nos livros. Olha, não tenho palavras para expressar como essa história me conquistou. A Fernanda escreve de uma maneira maravilhosa e singela. Conseguiu nos mostrar todas as emoções de cada personagem e ao mesmo tempo mostrar valores que hoje estão tão esquecidos: amizade, respeito, amor verdadeiro, ter um objetivo na vida etc. E além de tudo isso, Fernanda conseguiu escrever uma história sem apelação, uma história de amor singela e cativante. Muitos poderão dizer que eu sou careta, e que hoje não tem mais essa, mas eu me surpreendi com a história e a escrita de Fernanda Meireles. Amei de paixão a história. Que me perdoem os céticos, mas essa é uma história de amor dedicada aos românticos de plantão, no caso, eu que amo histórias com final feliz.
Além da história linda, Fernanda teve um cuidado tão grande ao escrever que eu encontrei pouquíssimos erros de ortografia e concordância. Uma revisão deixará o livro perfeito e sem muito trabalho.
Parabéns Fernanda Meireles, espero que em breve possamos ver seu livro publicado e que você possa nos brindar com mais histórias lindas como esta.
Nanda Meireles 08/02/2011minha estante
Oi, Eliane.
Wow, como disse lá no Blog, fiquei toda boba com a resenha. rs
É sempre muito bom receber um retorno assim. Obrigada por tudo.
Bjs

1 | 2 | 3 | 4