Força de Lei

Força de Lei Jacques Derrida

Resenhas - Força de Lei

Tuts 20/08/2022

Interessante e confuso
Tive que ler esse livro para a faculdade,foi base de um trabalho de metodologia científica. O livro se trata da concepção de Jacques Derrida acerca da justiça e do direito.

A principal ideia que Derrida estabelece é a da desconstrução do direito e a total diferença e separação que esse se constitui com a justiça. Muitas ideias dele são interessantíssimas,como a do fundamento místico da autoridade,a ideia de justiça como experiência do impossível,a distinção entre violência conservadora e fundadora,dentre outras ideias.

Mas boa parte do livro,especialmente da segunda parte,é pura viagem. Muita maluquice, especialmente quando o autor vai falar de um ?aspecto fantasmagórico e espectral entre os tipos de violência?.

Mesmo com essas maluquices e com as divagações que deixam a leitura cansativa,é um livro que serve para fazer reflexões bem interessantes e que provavelmente eu nunca as teria sem a leitura dessa obra.

Daniel.Simoes 16/01/2019

Na primeira parte, através de aporias, Derrida vai analisando, criando e aniquilando conceitos relacionados ao Direito e à Justiça ("a desconstrução ocorre no intervalo que separa a indesconstrutibilidade da justiça e a desconstrutibilidade do direito"). Na segunda parte, Derrida aplica seu método desconstrutivista para esmuiçar e destroçar um texto de 1921 de Walter Benjamim, em que são confrontadas a justa violência divina (judia), que destrói o direito, e a violência mítica (grega), que instaura e conserva o direito. Nesta parte ele também discute o paradoxo do direito de greve e a questão da indecidibilidade do direito. Leitura difícil, mas agradável. Se eu disser que entendi completamente este livro, então, definitivamente, eu não o teria entendido absolutamente nada.