Felix Ever After

Felix Ever After Kacen Callender

Resenhas - Felix Ever After

robert 07/07/2020

Leitura obrigatória.
Este livro me fez compreender melhor a realidade de pessoas trans. Saí um pouco da minha vivência gay e me permiti viver, por algumas horas, uma experiência que me proporcionou amadurecimento, além do entretenimento. Recomendo muito!
Ana Claudia 07/07/2020minha estante
Espero q venha logo pro Brasil, to mt curiosa

robert 08/07/2020minha estante
Espero que tragam! É lindo!

Mateus.Caixeta 14/01/2022

Não sei o título e é sobre isso
Queria muito começar a resenha falando bem do livro, o quanto ele foi incrível e bem construído, mas isso infelizmente não vai acontecer. No início eu prévia pelo menos um 4,5, foi abaixando pra 4, depois 3,5 e por fim 3 estrelas. Confesso, que esse livro iria ser 2,5 no final das contas, porém vou deixar no 3 estrelas.

Foi um tanto difícil de dar essa nota, porque é um livro cheio de diversidade, assuntos que considero importantes e necessários, porém, não posso chegar aqui dando 4 ou 5 estrelas só por conta disso. Um livro que fala sobre transgênero, tem um personagem trans, vários personagens lgbtqia+, isso acaba sendo um ponto positivo pra mim, ainda mais trazendo vários questionamentos sobre identidade de gênero. Questão ao qual foi o meu maior ponto positivo, apesar de querer ver mais sobre isso, acho que elu soube desenvolver bem nesse quesito.

A parte dos e-mails, também achei bem escrito e desenvolvido. O desfecho, mostra a realidade, ainda que venha a sensação de amargura, por não ter tudo em um "final feliz". Felix falando pra sua mãe sobre o dia a dia, como se sente em relação a ela, conseguiu ser uma ponte até o personagem. O sentimentos estão ali expostos, há uma grande vulnerabilidade, foi a parte que mais conquistou minha empatia por ele.

Pontos negativos: Teve várias pequenos e grandes pontos negativos que me incomodaram. Acho que não vai dar pra falar de tudo, mas vamos lá.

Primeiro de tudo, o romance, não vou mentir que gostei do romance, achei que houve química em pequenos momentos. Entretanto, não sei porque, elu coloca um triângulo amoroso no livro (não gosto nem um pouco disso, na verdade odeio k k k). Na minha opinião não teve necessidade alguma, podia ter focado só em um romance, iria ser bem melhor. Ambos os interesses amorosos do personagem, foram mal desenvolvidos (no quesito romance). Um deles, não deu nem 2 meses direito e falou que estava apaixonado e eu fiquei "Pqp não é possível". Como alguém se apaixona tão rápido? Sendo que nem conheceu o menino na vida real. Foi MUITO forçado, pensei até que era meme. O outro acabou sendo plausível, teve tempo pra isso, mas mesmo assim achei meio do nada. Porém, shippei o Felix com os dois.

Outro ponto negativo é a burrice dos personagens, foi jogado de forma forçada só pra ter um enredo. Vários momentos que poderiam ter sido evitado facilmente, mas não, tem que enfiar isso. Foram tantos momentos desse tipo, que acabou me incomodando.

O plot do livro é ÓBVIO, no primeiro segundo que o personagem apareceu já estava na cara. A forma como descobrem também foi um tanto sem graça, simplesmente do nada. Só gostei do diálogo que teve depois. Todo o lance da galeria poderia ter sido melhor.

Esperava que fosse desenvolvido algo melhor na parte do pai dele, foi outra pauta importante que poderia ser incrível, mas falhou. Queria mais momentos deles, ficou uma coisa ali em segundo plano e eu não gostei. O mesmo vale pra parte que ele conversa em grupo, que tinha tudo pra ser maravilhoso e teve apenas duas conversas.

Enfim, acho que esse livro queria abraçar tantas coisas que ficou uma salada. E não foi uma salada das melhores, várias assuntos poderiam ser a estrelas do livro e brilhar, mas acabam ofuscados por ter tanta coisa desnecessária. O romance poderia ter sido focado em uma casal fixo, pouparia algumas páginas do livro e seria melhor. A parte do pai podeira ter mais espaço, assim como a parte do grupo.

Eu gostei do direcionamento do Felix, achei o conflito de identidade bem fechado, não houve falhas nesse ponto. Tinha literalmente tudo pra ser incrível, uma pena que não rolou, me dói dar essa nota, mas é a vida.

Ps: Queria falar dos personagens, só que o skoob trava horrores quando a resenha vira uma redação do Enem k k k

Pss: Desculpa por qualquer erro ortográfico que tenha

Psss: Eu escrevi "Elu" porque é um autor não-binário (sim, ninguém perguntou, mas só queria deixar claro)

Lauraa Machado 03/07/2021

Poderia ter sido bem melhor, mas ainda é muito válido
Não acho que poderia considerar esse livro uma decepção, mas é bom começar essa resenha deixando claro que eu esperava que ele fosse melhor. Não tem nada de fatalmente errado com ele, não é ofensivo, nem nada assim. Eu só esperava que fosse melhor, que a prosa fosse mais inteligente, mais sensível, mais tocante. Esperava que a trama em si fosse mais complexa, que o enredo fosse melhor, para ter ganhado até prêmio. Eu realmente esperava que a escrita fosse melhor.

Não que seja péssima nem nada desse tipo, mas por boa parte do livro, ela é bem superficial e um pouco corrida. A impressão que me deu foi de que o autor estava tentando evitar encarar de frente algumas questões para adiar até o momento que queria. Ou seja, Felix ignora boa parte de seus questionamentos para tudo culminar nas últimas páginas. E, sim, as últimas cem páginas são muito boas, as revelações, epifanias e interações são ótimas. Mas a maioria delas foi enrolada de propósito e não de forma natural.

Eu realmente esperava uma escrita melhor, com frases mais tocantes e que encaixassem mais naturalmente na história, que não viessem de personagens secundários dando lições de moral. Mas isso nem foi o que mais me incomodou. De longe, o que eu menos gostei foi do próprio Felix.

Talvez isso seja, sim, uma pequena decepção. Fiquei bem incomodada com o quanto o Felix era egocêntrico e egoísta, ainda mais com algumas pessoas tão maravilhosas ao seu redor. Os problemas dele são válidos, seus sentimentos importam, claro, mas ele tratava todas as outras pessoas como se os problemas e os sentimentos delas não significassem nada. Sei que adolescentes têm a tendência de ser egocêntricos mesmo, mas nossa. As pessoas à sua volta mereciam mais. Pior era quando ele ficava se martirizando por razões aleatórias, tipo seu talento para pintura. Todo mundo diz que ele é extremamente talentoso, um dos melhores da escola, inclusive a professora, mas ele ficava pensando que não ia tentar competir pela galeria, porque ele nunca ganharia mesmo e blá, blá. Pior foi ver o melhor amigo dele, Ezra, dizendo que o Felix se importa com as pessoas, quando ele nunca pensava em mais ninguém.

O que me irrita de verdade é que essas questões sobre a personalidade dele são completamente dispensáveis! São ignoradas e nunca trabalhadas, então nem tinha para que estarem ali! É sua insegurança em relação a relacionamentos, sua insegurança sobre ser amado e que tipo de amor a gente aceita que realmente importam no livro! E o egocentrismo de Felix acabou roubando a atenção dessa parte. Roubou um pouco também sobre sua identidade trans, que foi um dos pontos altos da história em geral, mas que eu não posso comentar direito, senão é spoiler.

Senti falta de outras coisas também, como um desenvolvimento melhor da relação dele com seu pai e a história da sua mãe. Tinha potencial demais nessas partes para terem sido deixadas de lado. Também acho que faltou alguma coisa no romance, uma sensação maior de que ele realmente estava apaixonado pela pessoa. Da pessoa, eu senti isso desde o começo e é exatamente meu tipo favorito de romance, então estava super torcendo e shippando, mas fiquei esperando o momento em que sentiria que Felix estava apaixonado também, e não veio.

Claro que isso é completamente subjetivo, mas minha impressão geral era que, se o livro tivesse passado por mais uma reescrita, se a personalidade de Felix tivesse sido mais trabalhada e se os primeiros 70% da história tivessem sido mais complexos e menos enrolação para a parte que realmente importa, este livro teria sido espetacular.

Ainda recomendo, mas está mais para uma leitura leve e rápida do que um livro arrebatador, como eu esperava que fosse. Fiquei muito feliz quando descobri que será adaptado, porque acredito de verdade que a história tem muito mais potencial do que foi apropriado. E tem alguns momentos desse livro que são, sim, espetaculares e que quero muito ver na tela!

Eu adorei toda a questão de catfish, achei o négocio de encontrar a pessoa transfóbica muito bem retratado e cheguei a me emocionar com algumas partes também. Amei a Leah, amei o Ezra e acho que o Felix vai ficar bem melhor quando eu não tiver que ficar só lendo seu monólogo egocêntrico. Juro que ele não é de todo ruim, eu só esperava que ele se tornasse um dos meus protagonistas favoritos! Mas acredito de verdade que pode se tornar uma série ótima e o livro, afinal, é muito bom!

Jotape 24/07/2021

Esse livro curou minha depressão
No começo eu tava achando o Felix chato, anulava a dor e os problemas de todos, e só os dele eram válidos. A história desde o início é interessante e importante, mas o Felix não me fazia amar tudo aquilo.

Mas de 50% em diante o livro deslancha, o protagonista fica "aturável", e os acontecimentos vão de "coração aquecido" à "quero matar todos". O desfecho é incrível, lindo, a evolução pessoal do Felix é algo tocante. Os ensinamentos e as discussões que esse livro traz são extremamente relevantes.

Sinto que saí uma pessoa bem melhor depois dessa leitura

Leticia Lofiego 05/06/2021

Eu não esperava NADA e esse livro me entregou TUDO. Terminei sorrindo igual uma idiota e agora meu trabalho é fazer todo mundo ler isso aqui

Lu 26/09/2020

Terminei esse livro com lágrimas de felicidade nos olhos e o coração tão quentinho.
Como eu acompanhei este ano meu marido se entendendo como um homem trans e lidando com as expectativas dele sobre a própria identidade e, ao mesmo tempo, as expectativas de todo mundo, me vi sentindo um amor tão enorme pelo Felix e compreendendo o que ele estava enfrentando. Mesmo quando ele cometia erros, eu consegui me identificar com ele e ver de onde ele estava partindo.

Acho que Kacen Callender soube muito bem trabalhar com um protagonista imperfeito, que é capaz de fazer coisas cruéis quando está magoado, mas que ao mesmo tempo não deixa de ser uma pessoa corajosa e carinhosa. E eu gostei muito dos outros personagens nesse livro, como cada um deles pareceu ser uma pessoa completa (até os piores).

Felix Ever After é um livro muito importante. Mas preciso avisar que ele contém personagens de 17 agindo como pessoas de 17 anos. É um livro claramente voltado para um público jovem.
Ansiosa para a adaptação!!!

Avisos de gatilho: transfobia, bullying.

site: https://www.youtube.com/c/Luisaleituras

nico 18/07/2021

felix ever after
que livro sério que livro!! é muito bom, eu amei cada linha desse livro. o livro não é sobre o romance, mas sim sobre descoberta, e mesmo assim foi um dos romances mais fofos e lindos que eu já li, pq não tem como ter certeza se vai dar certo desde o começo, ou com quem vai dar certo. enfim os personagens todos já estão muito no meu coração pq sim eu me apego muito fácil, mas sério que livro!!

Jullie 19/06/2022

esperava um romance clichê com representatividade e recebi uma das melhores leituras do ano.
a leitura em inglês é super fluida e gostosa de acompanhar, mas o conteúdo as vezes pode ser um pouco pesado ( principalmente se vc está questionando sua identidade de gênero ou é trans, chequem os gatilhos pfv)
esse foi um dos melhores livros com+

*possível spoiler mas tem na sinopse*

+triângulo amoroso. eu amei os interesses românticos do protagonista e todas as discussões sobre classe social e pressão acadêmica que esse livro aborda. Super responsável e ótimo pra sair de ressaca literária

Franciele.Nicoli 24/04/2022

Feliz para sempre
Esse livro me fez sentir tanta coisa... chorei, ri, meu coração foi aquecido e refleti muito. Uma leitura tão completa que nem sei como descrever, só agradecer por ter tido essa experiência. Recomendo demais.
Felix me ensinou muito sobre pessoas trans e lgbtqia+, mas acima de tudo me ensinou sobre erros, acertos, inseguranças, amor, felicidade... tudo o que nos faz seres humanos e faz a vida valer a pena ?
Profundo para um livro eu sei, mas esse é o verdadeiro papel da leitura: nos tocar, nos emocionar, nos transformar ?

Classificação: 14+
Chequem os gatilhos antes da leitura ?

Leticia2513 26/02/2022

Representatividade do povo animado
Não sei se tenho palavras o suficiente pra descrever esse livro, sinceramente. Esse livro estava na minha lista de leituras desse ano e fico extremamente feliz por essa ter sido minha próxima opção depois que terminei Um Casamento Conveniente. Eu simplesmente amo todos ou quase todos os personagens, amo a revolta que senti sobre a situação do Félix e mds eu amo o Ezra demais, não consigo nem começar a falar disso senão fico três horas consecutivas elogiando ele. Mas falando sério agora, há representatividade que faz você sentir na pele como aquilo tudo é tão real, há reviravoltas surpreendentes e me fez ficar presa do início ao fim com toda essa história do triângulo amoroso FÉLIX ONDE VOCÊ METEU A GENTE??? Mas fiquei extremamente feliz com o final e as notas do autor foram simplesmente tocantes. Por favor, dêem uma chance pra essa leitura!!!!

Mariana 02/06/2021

Como esfragar na cara dos transfobicos que você é marvilhoso e um gostoso do caralho, hoje, com Felix Love
Eu não digo isso com frequencia, porque sei que muitos livros podem funcionar para algumas pessoas e não para outras, mas "Felix ever after" é o tipo de livro que TODO MUNDO tem que ler.
Não, falando super sério. Leia agora. Simplesmente leia. Tem tantos assuntos importantes sendo discutidos nesse livro e ao mesmo tempo é tão rapido e facil de ler, é tão compreensivel. Ouça a voz da razão (a minha) e leia esse livro.
Felix é um personagem tão verdadeiro, e apesar de eu não me ver fisicamente nele eu encontrava muitas das minhas duvidas nesse personagem. Afinal, o que faz de alguém merecedor de amor?
Minha resenhas geralmente são divertidas (eu sei, sou muito modesta, obrigada), mas eu simplesmente não consigo brincar quanto a esse livro porque... porque ele é perfeito e ele é incrivel e ele me fez chorar e rir ao mesmo tempo, e ele me fez ficar com raiva e me fez querer mudar o mundo inteiro porque simplesmente não é JUSTO.
Todos precisam conhecer essa historia e todos precisam simplesmente entende-la e entender o poder que essas paginas carregam. Porque talvez assim nos possamos viver em um mundo melhor, com pessoas melhores.

herfleurs 26/07/2021

Eu tive muita dificuldade em me conectar com Félix, de entender ele ou ter empatia por ele.

O livro é basicamente todo ele reclamando que todo o trabalho de anos vai ser jogado fora por que ele não consegue fazer algo hoje. E como não é mostrado ele ativamente correndo atrás disso fica muito difícil entender, porque pra mim agora que é o passo final ele tá basicamente bebendo e fumando maconha e em quase todo livro você não vê sequer ele trabalhando mesmo que de hobby na arte em geral. Não tem ele pintando, não tem ele indo ver uma peça de arte ou QUALQUER coisa assim.
A insegurança com o talento dele também segue a mesma coisa, ele tá o tempo todo dizendo que ele é bom e usando palavras como "até eu consigo ver" ou "melhor até do que eu mesmo" e coisa do tipo, então quando começa todo questionamento eu literalmente não me importei.

Eu também nao entendi toda a questão da bolsa de estudos, não entendi porque em toda a escola que é enorme só duas pessoas estariam lutando por ela.

Todo o mistério pra saber quem é a pessoa transfobica não é muito massa, toda pessoa basicamente que ele conversa ele começa a se questionar se é ela, e não é nem que solta pistas que podem significar algo é só algum drama ser criado que ele faz a pergunta pra si mesmo. Além de que, eu acabei achando desnecessário, um block depois da primeira/segunda e acabou, mas como se repetiu várias vezes ficou parecendo só margem pra transfobia mesmo.

Eu odiei a relação dele com o pai. Confesso que sofro demais pra empatizar com toda essa necessidade de validação familiar, é algo que eu não entendo em qualquer comunidade lgbtq+, ainda quando ele tem um enorme apoio e não que ele tenha que aguentar deadnaming nem nada mas é uma relação extremamente desrespeitosa da parte dele, e aí a conclusão dele com o pai é péssima. Toda construção do drama era que o pai não se comunicava direito? Félix, obviamente não é um narrador confiável no caso porque os sentimentos dele são muito fortes aqui, mas é claro que o pai tá ali pra ser esse personagem que demonstra amor de outras formas e aí do nada ele fala mais do que todas as vezes juntas de ambos e ainda da uma lição de moral e tal.

Félix também é muito autocentrado. O livro inteiro é ele percebendo que outras pessoas ao redor dele também tem problemas, também tem dificuldades. A relação dele com Ezra mesmo é um saco, eu entendo totalmente a questão de classe, e obviamente a gente também tem esses pensamentos, mas do mesmo jeito que é com o pai ele vive em cima de Ezra e está o tempo todo menosprezando os sentimentos dele.
O romance também não me convenceu, nem a tentativa de triangulo. Primeiro que toda a questão de perfil falso eu odeio, é péssimo. E daí pra se apaixonar tão rápido? Foi menos que 5 conversas entre eles, e o outro interesse romântico também não é bom.

A escrita é boa, eu gostei mais aqui do que o outro livro que li do autor mas não conseguir simpatizar com Félix mesmo.

marcadeods 19/01/2022

Leitura obrigatória para vida
? Felix Ever After

? Felix Love é um menino trans que mora no Brooklin e com seus quase 18 anos de idade que tem como sua maior paixão as artes, principalmente a pintura. E apesar de viver uma vida normal como qualquer adolescente Felix nunca se apaixonou ou namorou na vida (irônico pois seu sobrenome é Love), e isso muito vem de ter passado por situações que o fizeram sentir marginalizado por ser negro, queer e transgênero, então mantém consigo poucas amizades e quase nenhuma experiência mais "romântica".

? Em um determinado dia tem seu passado exposto por alguém de maneira anônima, tendo fotos antes de transicionar espalhadas pela escola juntamente com seu nome antigo, além de ficar recebendo mensagens transfobicas diariamente. E então a trama da história começa a aprofundar mais como o nosso protagonista vai reagir perante essa e tantas outras questões que mexem com sua identidade de gênero, autodescobrimento e aceitação da sociedade.

? Apesar de ser um livro de romance e ter muitas cenas lindas, seu foco é a dificuldade de uma pessoa trans em uma sociedade onde padrões hetero e cisnormativos ainda enraizados servem apenas para desvalorizar o próximo e fazer o mesmo se senti inferior e não merecedor de felicidade.

?As situações que são descritas no livro, apesar de muito sensíveis, não são 1% do que pessoas trans ainda passam todos os dias, principalmente aqui no Brasil, o país que mais mata trans no mundo. Ler esse livro coincidentemente no mês da viabilidade trans foi me inserir um pouco mais na realidade de tantas pessoas e reforçar como é importante a tolerância, respeito e amor ao próximo.

? Esse livro é apenas lindo, de todas as formas possíveis, e infelizmente com pouco reconhecimento pelas bookredes. Se você quer um livro para se emocionar, chorar, aprender e sair com o vontade de socar um transfobico, esse livro é para você.

cresstaris 23/06/2021

Felix Ever After
gostei muito, foi lindo acompanhar a trajetória do felix.
a escrita é muito bonita e conseguiu transmitir exatamente o que o protagonista sentia, além de ter algumas frases muito genuínas que emocionam demais.

algumas (muitas) vezes me incomodava com algumas atitudes/falas dele, mas como posso reclamar se essa é a beleza. ele percebe que erra, se desculpa, aprende com seus erros.
me surpreendi o triângulo amoroso, não imaginei que teria, e não curto muito, mas achei que foi trabalhado de uma forma ok.

gostei, e recomendo

feyrrearcheron 05/12/2020

Esse livro encheu meu coração de amor. Amei e odiei cada um dos personagens. Me senti vista na história. Realmente agradeci o fato dos personagens serem humanos e errarem, tentarem, serem más e pedirem perdão; deu profundidade aos personagens e tiraram o estereótipo de perfeição. Esse livro me trouxe muitas quotes poderosas e também uma percepção da vida de um jovem trans de uma forma linda e complexa. Recomendarei esse livro pra absolutamente todo mundo