O Golpe

O Golpe Christopher Reich

Resenhas - O Golpe

1 | 2 | 3 | 4

Cley 17/02/2020

Tino Coluzzi realiza maior assalto de sua vida. Com um grande esquema sem falhas, ele rouba milhões de um príncipe saudita, além de uma carta que pode derrubar governos.
Simon Riske é um espião industrial freelance, e faz bicos para bancos, agências secretas, etc. Ele é designado a recuperar a carta que Tino roubou, além de poder acertar as contas com seu antigo aliado, responsável por tê-lo posto na cadeia por alguns anos.

"O passado não está morto. Nem sequer é passado."

Esse foi meu primeiro contato com a escrita do Christopher, e posso afirmar que, sua escrita é frenética, objetiva e cheia de emoção.
Cogitei achar tedioso a obra, pois não tenho costume de ler histórias sobre grandes assaltos, serviços secretos e sobre máfias, mas a forma que o Christopher apresenta as coisas me fez compreender tudo que estava sendo exposto.

Simon Riske, protagonista da história, é um personagem considerado o típico anti-herói. O conceito do que é certo ou errado a se fazer sofre alterações, e se ele percebe que tem que fazer algo, ele vai e faz, não importa as consequências. É fácil criar conexão com personagens assim, pois, a partir da sua história de vida conseguimos compreendê-lo melhor.
Coluzzi, arqui-inimigo do Simon, tem uma personalidade ímpar, suas motivações são em prol de si mesmo, um egoísmo nato que põe em risco quem está ao seu lado.

Outros personagens merecem ênfase e todos são bem construídos, assim, realçam à história, por exemplo, uma “femme fatale” russa, suas aparições geram reboliço.
Houveram situações que para mim ficaram sem sentido, o final também não me agradou tanto, mas isso é uma questão de expectativas que cada um põe ao ler determinada obra.
Esse é o 1º volume da série Simon Riske, então, na sequência pode haver desfechos melhores para este primeiro.

Essa é uma obra para ser apreciada, entender as motivações dos personagens, o conceito do que é certo ou errado, que mais cedo ou mais tarde todos poderemos lidar com o passado, e que a vingança derruba um homem, mas, ao mesmo tempo, pode deixá-lo de pé.

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 12/12/2023

Simon Riske é um espião industrial freelance que, apesar da profissão, consegue ter uma vida relativamente tranquila evitando trabalhos arriscados e sujos e fazendo bicos para bancos, companhias de seguros e o serviço secreto britânico.

Até que o gângster Tino Coluzzi leva a cabo o assalto mais audacioso da história de Paris: o roubo de milhões, em dinheiro vivo, de um príncipe saudita ? além de uma carta secreta tão explosiva que pode derrubar governos, redefinir alianças e alterar o equilíbrio de poder no mundo ocidental.

Riske é então contratado pelo governo americano para recuperar o documento, e para isso terá que acertar as contas com um antigo aliado.

No passado, ele e Coluzzi trabalharam juntos, mas a relação criminosa terminou com Riske na prisão. Agora, anos depois, os dois se enfrentam, seguidos de perto por um perigoso policial parisiense, por uma femme fatale russa e o chefe desequilibrado dela ? e talvez até pela CIA

Notas.Literarias 04/04/2020

Intrigante
Hello pessoas tudo certinho, passando aqui para falar desse livro maravilhoso. Eu conheci o autor com a Trilogia Jonathan Ransom, que iniciou com A Farsa lá em 2009. Eu me apaixonei pela escrita do autor assim como adoro as tramas de Daniel Silva, todos eles na mesma pegada da espionagem. E aqui não é diferente.

"O passado não está morto. Nem sequer é passado."

Em o Golpe, como nas demais obras, os segredos são o diferencial de toda a trajetória da história. O autor em mestre em nos fazer enxergar as coisas pelo caminho que ele decide, e nós ficamos de olhos fechados, até o momento em que ele nos concede a luz de forma muito inteligente.

“Prometera a si mesmo que não diria nada. Aquele segredo era apenas seu. Aquela vingança era dele, de mais ninguém.”

Simon Riske, protagonista da história é o típico cara que de herói não tem nada, mas que é impossível não gostar dele. Impossível até não concordar com alguns de seus pontos de vista. Em contra partida temos Tino Coluzzi, bandidão que já foi aliado de Riske e que hoje está do outro lado da linha.

Um príncipe saudita que guarda uma carta que pode acabar com algumas alianças e transformar toda a configuração diplomática mundial. Nações dispostas a pagarem um alto preço para que não se exista essa rachadura na diplomacia, e muita perseguição permeiam cada uma das páginas desse livro. Estou até agora sem fôlego.

“Na verdade, Simon precisou de dois minutos para fazer o que planejava. [...]Impressionante o que era possível fazer em apensas dois minutos hoje em dia.”

Na realidade esse livro especialmente, não sei se por ter o oriente médio envolvido, me lembrou muito a narrativa do Daniel Silva e porque não dizer, James Patterson e seu Alex Cross em seu melhor. Sinceramente desde os livros de John Verdon, e seu Dave Gurney que eu não me empolgava tanto com um livro de série em que o mesmo personagem aparece nos livros seguintes. Esse livro é sensacional, apesar de meio previsível. Leitura mais que recomendada.

juisreading 12/01/2022

o golpe.
confesso que só comprei o livro pois estava R$10,00 na americanas, caso contrário acredito que não o pegaria para ler, sabe?

no geral, achei a história razoável. quase todos os passos da narrativa foram previsíveis, o que, pra mim, não é algo bom, pois gosto de ser surpreendida e ficar *?* a cada acontecimento. algumas coisas são bem clichês e outras não foram bem desenvolvidas. também há alguns furos no livro que me deixaram confusas e me perguntando se não seriam "resolvidas" ou explicadas.

a trajetória dos personagens não foram bem desenvolvidas então questionamentos de como conseguiram, "facilmente" (?), chegar onde estavam passavam pela minha cabeça o tempo todo. no livro também há falas preconceituosas (xenofobia, racismo e outros), o que me deixou "com um pé atrás".

é isso. não é uma obra que eu sairia recomendando pra todos, mas que consegui aproveitar. foi ficando melhor depois dos 70% e, por mais que estivesse achando um pouco lendo/arrastado, alguma coisa me fazia continuar.

acredito que daria uma adaptação legal :)
juisreading 12/01/2022minha estante
correções: foi* e lento* ? não vi na hora kkj

Andder0 15/01/2023minha estante
kkkkkkkk eu tbm comprei ele pq estava 10 reais. Comecei a ler e me arrepender pq ñ é o meu tipo de leitura kkkk. Emfim, o leitor sem dinheiro.

Leitor Oculto 09/04/2021

Ação!
Um livro repleto de ação que prende da primeira a última página! Personagens cativantes e inteligentes compõe essa bela obra. O motivo final de tudo deixou a desejar, ao meu ver, mas nada que estrague a experiência.

Rafael_Santiago 26/09/2020

Resumindo numa palavra: clichê
O livro é repleto de clichês, tanto na forma de orientar a trama, quanto nas características dos personagens. O protagonista é clichezão, só faltou andar com a cueca por cima da calça. A femme fatale, loiraça, é fatalmente clichê. A policial só não come rosquinha mas é clichê nas outras coisas. O padre preso que ajuda um preso sedento por vingança é classicamente clichê, tão clichê que neste caso a fonte do clichê precisou ser comentada na própria narrativa, dizendo que é clichê para desculpar o clichê, mas que tática clichê, convenhamos... O super carro vermelho usado no final é bregamente clichê, né? Se o João Cabral de Melo Neto escreveu um monumento à aspirina, Christopher Reich escreveu um monumento ao clichê. Não diferente de qualquer thriller, o autor deixa um monte de pontas soltas para no final amarrá-las, mas de forma muito frouxa, talvez até clichê se levarmos em conta outros livros da mesma linha por aí, isso é tudo estética o cara talvez tenha empacotado uma crítica ao mercado literário atual nesse romance -- não mesmo, eu estou brincando. Ao contrário do romance do Dumas em que o final é muito bacana e épico, aqui é bem sem-sal. A narrativa é até boa tirando o excesso de lugar comum. Ela é fluída, não cai naquelas descritividades chatas que uns autores viajam que conseguem fazer bem e na verdade só cansam os seus obstinados leitores malucos. No geral é um livro que dá para ser lido, mas é muito pasteurizado, muito igual. Lá pelo fim, enquanto as pontas soltas iam se juntando eu me senti lendo uma redação de escola. A trama é fraca e os personagens são quase anônimos de tão previsíveis. Se é um sucesso, talvez seja um indício que o segredo do $uce$$o é o autor anular o próprio senso crítico e entregar mais do mesmo que o público vive procurando, vai saber... Se você não tiver mais nada para ler e quiser um livro para ler rápido com aquelas emoções de filmes-franquia-clichê, esse não tem erro, está "serto"... e chega, nessa resenha é a última vez que você lerá ou terá a referência para algo: clichê.

Lucas 25/02/2022

Pura adrenalina
A narrativa de Christopher Reich é rapida e frenética e O Golpe não deixou a desejar. Da primeira página a ultima a história vai arrancando fôlegos e, dificilmente, você vai soltar esse livro.
A historia começa em um assalto muito bem arquitetado em Paris. O governo Americano decide contratar Riske para recuperar um documento valioso e perigoso que foi roubado, porém o mesmo não que aceitar o trabalho, pois se "aposentará". Sua ideia muda ao saber que quem arquitetou o assalto em Paris foi foi seu antigo rival Tino Coluzzi.

Cheio de surpresas, perseguições, planos engenhosos, corrupção e jogos políticos, O Golpe é uma historia de espionagem e ação perfeita!

Gato Preto 20/11/2020

Bom passatempo!
O livro apresenta uma trama muito intrigante no início, frenética no meio e um final, bem, esta parte não entrega toda a satisfação que expectativa do princípio cria.

Resumindo, sabe quando vemos um filme baseado em um livro e pensamos: o livro deve ser muito melhor, então, este livro me fez pensar que talvez fique melhor quando virar filme!

Fabio.Barbosa 21/01/2024

Esse acabou me surpreendendo, ganhei de presente, aí acabei pensando ? já que está aqui bora ne, acabei achando muito bom
Flávia Menezes 21/01/2024minha estante
Ganhar um livro já é ótimo. Mas ganhar um livro e gostar? é melhor ainda! ?

Fabio.Barbosa 25/01/2024minha estante
Simmmm ahahahaha comecei o ano com dedo podre ahahahaha mas esse aí já me deu um ânimo

Vicenza Marques 26/04/2021

Digno de virar um filme gostosin
Este livro é daqueles que eu li correndo pra saber o que ia acontecer logo, ele te prende, te faz de trouxa e te deixa muito empolgada com a história.
Resumindo a história é sobre vingança e espionagem entre s potencias mundiais EUA e Rússia. Simon Riske é um ex bandido dos bonzão que desde novo tinha se associado ao grupo de ladrões especializados em assaltos á carro-forte.
Um assalto dá tudo errado e um dos integrantes do grupo,Tino Coluzzi, acaba gaguetando o grupo para a policia, muitos acabam mortos durante a operação e Simon Riske fica preso durante anos, jurando vingança a seu ex-amigo Tino Coluzzi.
Depois de um tempo eles acabam se encontrando no mesmo caso, porem sendo Simon um espião (fora da lei) dos EUA e Tino o ladrão que rouba uma coisa de suma importância para Rússia.
Não vou contar mais, recomendo que leiam, a história é eletrizante, rápida e nada cansativa. Já estou procurando os outros livros do autor.

readcaiou 11/07/2021

envolvente
o livro me surpreendeu muito, a trama é muito bem amarrada, de uma forma que me deixou pulando por dentro.
em alguns momentos eu sabia exatamente o que ia acontecer, clichês básicos de livros/produções de espionagem, mas ainda aproveitei bastante.
algumas coisas me incomodaram. achei algumas descrições xenofobicas e senti falta de um pouco de representatividade, mas isso não o torna um livro ruim.
enfim, achei muito bem escrito e surpreendente, apesar de levemente clichê.

juderezende 02/04/2022

John Wick tá diferente
Só comprei por que tava 10zão nas Americanas e, sinceramente, foram os 10 reais mais bem gastos da minha vida. Essa obra prima vale muito mais.
Depois de uma quase ressaca literária e uma maratona de filmes de ação, O Golpe foi o livro perfeito no momento perfeito. E eu, como fã de John Wick, imaginei o Riske como o Keanu Reeves fácil fácil (Netflix pfv ouça meu clamor).
Somos apresentados a uma trama instigante que começa num assalto e toma proporções enormes. Temos personagens incríveis e aprofundados na medida certa, cenas de ação que conseguimos visualizar claramente e uma ambientação fantástica. Confesso não ter entendido 100 por cento a parte política do negócio, mas mais por minha burrice mesmo. E eu estava focada e ansiosa pelas cenas de ação.
E o melhor é que nada, nenhuma informação é colocada sem motivo no enredo. Estou apaixonada pela escrita do Reich e quero ler tudo o que esse autor escrever!

1 | 2 | 3 | 4