A Cabra Vadia

A Cabra Vadia Nelson Rodrigues

Resenhas - A Cabra Vadia

Filino 02/02/2019

Uma excelente coletânea de um dos maiores nomes das letras tupiniquins
Ruy Castro afirmou certa vez que Nelson Rodrigues é o maior frasista da língua portuguesa. Ainda que se julgue exagerado o elogio, basta mergulhar na obra do mestre pernambucano, que em sua vasta produção - que abarca o teatro, a crônica esportiva, ficção e escritos sobre os acontecimentos cotidianos - fornece verdadeiras pérolas ao leitor.

À pena talentosa de Nelson, exemplificada nessa "Cabra vadia" (e suas figuras constantemente evocadas,  como a grã-fina, o Vandré, D. Hélder e até mesmo a gorda patusca) juntam-se reflexões que remam contra a maré da unanimidade irrefletida sobre o poder jovem, o socialismo, a Igreja moderna e a esquerda festiva. Sim, como uma "flor de obsessão ", Nelson volta aos mesmos temas em vários dos textos reunidos nesta coletânea, mas isso não causa enfado algum ao leitor. Pelo contrário: mesmo uma narrativa com ar de "déjà-vu" é capaz de surpreender positivamente.

Uma excelente obra de um dos maiores autores brasileiros. Imperdível.

Gabriel 15/03/2017

O cronista do sarcasmo
Finalmente concluí a leitura tão desejada do Nelson. Por obrigações acadêmicas, fui obrigado a consumir palavra por palavra em doses homeopáticas, o que me ajudou a compreender com mais clareza o gênio e a estilística do nosso saudoso colunista e dramaturgo reacionário.

“A Cabra Vadia” é uma coletânea de crônicas do Nelson Rodrigues sessentista. Confesso que a obra serviu para corrigir​ alguns equívocos que eu tinha em relação ao autor. Ao contrário do que se afirma, Nelson não é um escritor de ideias fixas e obscenas. Suas crônicas apresentam as múltiplas facetas do cronista mediante as contingências da vida, que vão desde conversas casuais numa mesa de bar até a política internacional.

O conteúdo reforça a certeza de que Nelson nasceu com o dom da escrita. Seus textos são deliciosamente sarcásticos e irônicos, com uma leveza e acidez que poucos escritores sabem inserir.

booksdalaus 28/02/2024

A cabra 🤬 #$%!&
A cabra 🤬 #$%!& traz de volta a seleção feita por Nelson Rodrigues em 1970 das crônicas publicas em O Globo entre 1967 e 1969. Vemos nesses 84 textos uma sinceridade inabalável, que estremece nossas certezas e que fez do autor um incômodo para a intelectualidade de uma época marcada pela radicalização de posições políticas. Voz dissonante na imprensa desabituada à complexidade, Nelson não tinha medo de expor suas radicais e polêmicas opiniões. Atacava personagens nos quais via a hipocrisia da época ? o "padre de passeata", a "grã-fina de nariz de cadáver" que faz "pose de socialista" ? e não perdoava nem os amigos.