Sobre a Morte e o Morrer

Sobre a Morte e o Morrer Elisabeth Kübler-Ross

Resenhas - Sobre a Morte e o Morrer

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

ana.storck 27/12/2022

Essencial para quem tem interesse em cuidados paliativos
"Sobre a morte e o morrer" por Elisabeth Kübler-Ross é um livro que trata sobre os aspectos da morte e do morrer em casos terminais. Kübler-Ross foi a responsável por criar a teoria das cinco fases do luto, muito conhecida pelas pessoas, mas que muitas não fazem ideia de onde surgiu (eu inclusa). São as fases de: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação, tão citadas em séries e filmes que falam sobre pacientes terminais. É um livro que estimula a pensar na importância de se oferecer cuidados às pessoas que se encontram em estágio terminal. A importância de garantir um final de vida digno, para que a pessoa tenha a capacidade de se despedir dos entes queridos e possam partir da forma mais leve possível. Gostei muito da leitura e ela adquiriu um lugar muito importante no meu aprendizado por minha bisavó ter falecido pouco tempo antes de eu finalizar a leitura com câncer em estágio terminal. Acredito que muitas outras pessoas possam se beneficiar da leitura e do aprendizado que ela suscita.

Deeh 26/12/2022

Pouco se fala sobre isso.
A temática assusta um pouco, ou é considerada inconveniente, mas fato é que todos nós vamos morrer um dia.

Eu tenho dificuldade em considerar minha própria morte, vendo os relatos dos pacientes no livro, me peguei pensando em qual seria a minha reação.

Para quem trabalha na área da saúde é de grande importância ler esse livro, com certeza a forma de olhar para os pacientes vai mudar.

Resisti muito a esse livro, tanto é que comecei a ler meses atrás, mas decidi que era hora de não enrolar e ler, gratificante.

Ana 21/12/2022

Seminário
Esse seminário trouxe medo aos profissionais que se sentiram acuados, como se fosse medir a qualidade de seu trabalho. Para os pacientes houve resistência e serviu de confessionário, momento de distração, rever seus conceitos e se entender. No final foi produtivo para todas as partes envolvidas, trazendo benefícios mútuos que serviu para ampliar essas conversas e reconhecer sua importância. Esse estudo se realizou a muitos anos atrás, mas vem de encontro com o nosso presente, pois as pessoas em câncer terminal sempre tem aquela esperança da cura. Recomendo as pessoas que estão enfrentando essa doença terrível na família par ler, vai contribuir muito.

Barbara 13/12/2022

Perfeito!
Um clássico da psiquiatra e psicologia. Deveria ser leitura obrigatória pra todas as áreas que lidam com pessoas no fim da vida.

Evandro.Calado 20/10/2022

Segundo livro que eu leio da autora, muito bom, assunto ainda um tabu entre alguns. Livro de fácil leitura e entendimento.

Dani 04/10/2022

Um dos mais importantes estudos psicológicos do século XX. A abordagem dos cinco estágios do luto através de entrevistas com pacientes terminais.

Karllinha 23/08/2022

A Dor da Solidão antes do Último Adeus
Livro muito impactante por ser capaz de levar o leitor a refletir do início ao fim sobre a morte e o morrer, não apenas em relação ao outro, mas também em relação à sua experiência que, mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente, acontecerá.

Foi com um nó na garganta que fui me dando conta de maneira bem realista da solidão vivida pelos doentes terminais e o quanto à indiferença às suas queixas podem antecipar a sua morte ou tornar o processo um fardo por demais doloroso.

Morrer é inevitável, mas não precisa ser, psiquicamente, tão doloroso!

Nic 04/08/2022

Importante leitura...
Um livro antigo, escrito em 1969, mas ainda assim muito atual, porque em nossa sociedade a morte e falar sobre ela segue sendo tabu. O livro é especial por conta disto, por tratar da morte e do morrer, nele a médica psiquiatra conta sobre os estudos que realizou entrevistando pacientes terminais no leito de morte para entender seus anseios, dificuldades, etc... O livro abrange os 5 estágios vividos pelo paciente e suas famílias quando lidam com a descoberta da doença: a negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação, e tudo isto com os relatos ipsis literis das entrevistas realizadas.
Um livro muito importante para entender todo o processo e saber como lidar, para nós, que poderemos vir a adoecer, nossos familiares, e, ser formos da área da saúde para saber como atender e entender nossos pacientes.
"Quando um paciente está gravemente enfermo, em geral é tratado como alguém sem direito a opinar. Quase sempre é outra pessoa quem decide sobre se, quando e onde um paciente deverá ser hospitalizado. Custaria tão pouco lembrar-se de que o doente também tem sentimentos, desejos, opiniões e, acima de tudo, o direito de ser ouvido..." (Pág. 15).
"Podemos ajudá-los a morrer, tentando ajudá-los a viver, em vez de deixar que vegetem de forma desumana". (Pág 27).

Andre Luis 25/07/2022

Compreensão da morte e do morrer
Um livro necessário, que fala sobre o que temos medo.

Através de relatos das entrevistas realizadas com doentes terminais, esse livro abrange os cinco estágios do luto: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação. Os relatos são emocionantes e demonstram bem cada estágio.

Não estamos preparados para encarar a morte e agimos como se fosse algo em que não podemos conversar.

"Muito ajudaria se as pessoas conversassem sobre a morte e o morrer, como parte intrínseca da vida, do mesmo modo como não temem falar quando alguém espera um bebê."

Laura 01/07/2022

Sobre a morte e o morrer
Diversos aprendizados nesse livro, desde as questões psicológicas de pacientes terminais até a empatia e abertura necessária para tratar desses sujeitos e buscar a melhor forma de se comunicar e promover uma melhor qualidade de morte.

Elbia.Valle 13/06/2022

No começo estranho
Comecei a ler por que estava atravessando um luto muito difícil
Duas perdas enormes em pouco tempo
As histórias e a forma que a autora lida e ensina a todos com elas é muito interessante
Andre Luis 20/07/2022minha estante
Olá, Elbia!
Você leu o livro da Ana Claudia Quintana Arantes, A Morte é um Dia Que Vale a Pena Viver?
Me ajudou bastante em relação ao luto.

giani.romao 13/05/2022

Uma indicação aleatória
Assistindo uma live do Doc ele fez uma pequena menção a este livro e por alguma razão me chamou atenção e busquei ler o livro.

A citação foi simples e sem muita ênfase, mas despertou minha curiosidade, pois na faculdade me interessei por psicologia hospitalar, mas não segui na área.

Não sei dizer qual era minha expectativa com o livro, só sei que me surpreendeu a experiência e a densidade do estudo.

Quase pude "tocar" na experiência narrada ali, as entrevistas é a parte mais rica do estudo e contribuí para a formação do profissional que precisa lidar com o sofrimento humano.

Nos mostra que não é fácil, mas é totalmente possível e necessário abordar os temas dos sofrimentos inevitáveis com calma, com serenidade, com aceitação amorosa dessas realidades, pois é a única forma de aliviar o sofrimento do próximo.

Kams 26/03/2022

Leitura extremamente rica para profissionais que queiram ingressar nos hospitais, independente de serem psicólogos ou não. Compreender um pouco em relação ao que os doentes terminais têm para ensinar a médicos, enfermeiras, relogiosos e aos seus próprios parentes, foi MT interessante.
Apesar da leitura densa e um pouco cansativa a nível de conteúdo, eu gostei dos aprendizados absorvidos.

Vitoria 22/02/2022

Achei um livro bem cansativo de ler por conta da quantidade de entrevista com os pacientes, e além de serem muitas muito extensas, indicaria para quem tiver interesse sobre o assunto ou sobre a área hospitalar

Vladia Castro 17/02/2022

Sobre a morte e o morrer (Elizabeth Kubler-Ross) ????
Livro clássico para se entender pacientes terminais e/ou em cuidados paliativos. Como entender as fases de "confronto " c a realidade de uma doença. Como entender o paciente e ser um profissional humano e competente. #sobreamorteeomorrer

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6