Sobre a Morte e o Morrer

Sobre a Morte e o Morrer Elisabeth Kübler-Ross

Resenhas - Sobre a Morte e o Morrer

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

livros.mudam.o.mundo 26/01/2022

Elisabeth Ross em seu primeiro livro
A autora foi a primeira a descrever as fases do luto em uma época em que o próprio fato de uma mulher ter o desejo de estudar e ser médica causava estranheza. Este livro foi com certeza uma grande marco para os cuidados paliativos e a abordagem da morte como uma etapa natural da vida, porém não considero o melhor livro da autora. A leitura não é tão fluida e envolvente como os últimos livros da mesma, por motivos óbvios . Ainda assim, é uma leitura válida para quem tem interesse em se aprofundar no assunto.

Ju182 28/12/2021

Não trata-se de um leitura mórbida, como pode parecer num primeiro momento. Fala sobre cuidados paliativos, método baseado em uma abordagem interdisciplinar, cuidando não apenas d saúde física, mas também da emocional, cognitiva, espiritual, etc.
A autora que é médica, e conhecida por iniciar a prática, explora os estágios do luto: a negação e o isolamento, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação. Por transcrições de entravistas com seus pacientes é possível vislumbrar a dimensão dos momentos finais de alguns pacientes, o que me trouxe reflexões sobre a maneira como nos relacionamos em vida.
Proporcionou em mim várias quebras de paradigmas sobre diagnóstico, tratamento, o silêncio conspiratório, caridade... além de chamar a atenção sobre senso de dignidade ao enfermo.

"A morte não precisa e nem deveria ser agonizante, dolorida e solitária"

BiCarrie 10/11/2021

Reflexivo
Uma das "mensagens" que consegui captar do livro, que é dita logo no começo, é que sempre vemos a morte como algo externa a nós, e não como algo comum que também ocorrerá conosco.
Eu não estudo a área de medicina, terapia, ou algo relacionado, mas me vi intrigada pelo conteúdo, por se tratar de entrevistas com pessoas em estado crítico de saúde, que muitas vezes, estavam à beira da morte. Pude perceber que cada paciente possui problemas diversos e algo em comum entre eles, é que muitos se sentiam isolados por estarem nessa situação e receberem pouca atenção dos médicos e enfermeiras.
E isso me fez refletir em como tratamos a morte, sempre a vendo como algo distante e que nunca irá nos alcançar. Não somente esses pacientes devem refletir sobre a morte e o morrer simplesmente por estarem à beira da mesma, mas todos nós devemos, pois temos a certeza de que também ocorrerá com cada um de nós.

Juliana Civitavecchia 04/10/2021

é preciso lidar com a finitude humana
morrer pode ser tão sublime quanto viver. leia isso novamente.
hoje após ter tido contato com a didática surpreendente dessa colcha de retalhos construída pela Kubler, posso considerar que lido com o tema de maneira menos niilista.
o livro tem um ponto de vista bastante introdutório sobre o luto. além das questões teóricas, conta com entrevistas um tanto elucidaditivas com os protagonistas da história: os próprios pacientes sob cuidados paliativos.
recomendo a leitura para todos, em especial a galera da área da saúde. os estigmas sobre isso precisam ser extirpados urgentemente, a começar por quem tem voz para tal. os "ottos alencares" precisam ser interditados.

Cibeli Sebajes 24/09/2021

Encarando a nossa finalidade
O tema pode ser delicado, mas todo profissional dá área da saúde deveria ler, ainda mais quem tem dificuldade com o tema, o melhor é que não fica apenas em algo "teórico" pois tem as entrevistas transcritas que são o melhor aprendizado.

jhonatan15946 13/09/2021

É um livro Impactante, as vezes triste, as vezes alegre, as vezes extremamente melancólico, e o que mais surpreende é que um livro que fala sobre o poder da esperança!

MarcelleC. 27/08/2021

Surpreendentemente atual
Incrível como a morte ainda é tratada com tanta dificuldade. A única certeza absoluta que temos na vida, mas um assunto que não queremos nunca conversar. O livro é de 1969 e o que surpreende é que, embora a medicina tenha tido imensos saltos tecnológicos de lá pra cá, ainda existe muita falha na falta de um tratamento humanizado com os pacientes, principalmente aqueles que já tiveram seu destino (morte) como certa. É muito bom ver as angústias e todas as fases que as pessoas costumam ter após a notícia. Livro bom para aprender a ter mais empatia por aqueles que já estão sem chances de continuar vivendo e entender um pouco o que passa na cabeça deles, acho que é um livro que nos torna mais humanos.

Bruna 25/08/2021

Um importante estudo sobre a morte que surgiu a partir de um seminário interdisciplinar com a Dra. Elisabeth Kubler- Ross.
É perceptível um despreparo social para encarar a morte. As pessoas agem como se a morte fosse algo em que não pudesse ser conversado ou explanado.
Quando deparamos em situações de doenças terminais, é necessário questionar e pensar sobre isso.
Através de relatos de entrevistas com pessoas terminais, esse livro abrange os cinco estágios sobre a morte: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação.
Os relatos são emocionantes e demonstram bem cada estágio.
Um livro necessário, que fala sobre o que temos medo, uma tentativa de encorajar as pessoas a se aproximar e ajudar os doentes em seus últimos momentos.
Indico para quem quer realmente entender melhor essa preparação para morte e para estudantes de psicologia que busca se aprofundar na área hospitalar, também para enfermeiros e demais que trabalham na área da saúde.

Helena.Carvalho 28/07/2021

Comparado com o livro "A morte é um dia que vale a pena viver" de Ana Cláudia Quintana Arante, Sobre a Morte e o Morrer não é a melhor leitura do tema para pessoas leigas (embora não haja problema nenhum caso leigos queiram ler). É uma leitura indispensável para profissionais da saúde (sobretudo, médicos, enfermeiros e psicólogos), uma vez que trata-se do tratamento que uma profissional de saúde empregou a seus pacientes em cuidados paliativos. Leitura muito dinâmica, histórias surpreendentes e cativantes, além de todo ensinamento sobre a morte e o fim de vida (e a vida!). Com certeza vale a leitura!

_maricobucci_ 26/07/2021

?A morte pertence à vida, como pertence o nascimento?
Essencial para quem é profissional de saúde, para quem está de luto e para quem tem medo de morrer - ou seja, para todo mundo. Saber lidar com a morte e o morrer é uma habilidade muito importante para quem quer aprender a viver.

Dou uma atenção especial às lindas epígrafes do poeta indiano Tagore, que resumem em poucas palavras os ensinamentos do livro.

Carla858 30/06/2021

Leitura obrigatória para profissionais da área da saúde! O processo de adoecimento e morte mexe com o paciente e com a família e entender isso é essencial para atuar com esse público. É um livro antigo e atual, com um toque humano que falta em muitos profissionais. Recomendo!

Claudia 19/06/2021

O homem se entrincheira contra si mesmo
Essa foi uma leitura especialmente difícil para mim. A entrevista com a freira me tocou profundamente, pois me identifiquei com a história de vida dela de se moldar para ser aceita e amada pelos outros, mas no fim, conseguiu o que queria e foi reconhecida pelo o que fez. A morte é um tópico muito sensível para a maioria das pessoas, mas que deve ser falado para que ocorra o luto, em detrimento de vivê-lo para sempre.

Gabriel Paixão 29/05/2021

Livro necessário para a vida
Acredito que todo o profissional da saúde, independente da área de atuação, deveri ler esse livro.

Ranya.Fernandes 29/04/2021

5/5
Indico e muito!

Esse livro fala de uma pesquisa a base de entrevista com pessoas que receberam a notícia de uma doença fatal ou que estão próximo da morte. Quando se lê assim pode até ter uma teor mórbido, mas é o contrário, fala-se de vida de desejos, de raiva, culpa, tudo.
O que mais amei e me tocou no livro foram as entrevistas, umas bem tocantes que precisei de uma respirada mais profunda para continuar.
Amo o tema que embasa essa pesquisa e é um tema que muitos fogem, mas esquecem que falar de morte é acima de tudo falar de vida e desejo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6