O Homem-Sussurro Alex North

Resenhas - O Homem-Sussurro

@tigloko 14/08/2022

Se a porta aberta você deixar, o sussurro por ela vai entrar
Pete Willis, investigador de polícia que a 20 anos resolveu o caso do Homem-Sussurro, que sequestrava e matava crianças em Featherbank, fica surpreso com o relato de um novo sequestro. E com os mesmos métodos de Frank Carter, preso em uma penitenciária pelos crimes anteriores. Seria uma coincidência ou um discípulo? Ao mesmo tempo, Tom Kennedy e seu filho Jake, para fugir do luto por perder a esposa Rebecca, se mudam para esse bairro para recomeçar a vida. Além disso, acompanhamos os métodos e pensamentos do novo sequestrador e o mistério em volta dele. Em determinado momento essas narrativas vão se cruzar e movimentar a trama.

Foi uma grata surpresa. Não esperava encontrar um suspense policial com toques de terror, de sobrenatural. É bem de leve e só em alguns momentos. Mas quando acontecia, eu gelava ?. Talvez pelo elemento inesperado dentro da história.

Fiquei em dúvida se o livro deixaria pontas soltas, até fiz uma lista de "perguntas à serem respondidas". E o livro cumpre o que promete, entregando as respostas no devido tempo, sem atropelo. Gostei bastante do estilo de escrita do autor que, apesar de fluir e não focar em tantas descrições, tem uma certa profundidade. Principalmente quando trata sobre o alcoolismo do Pete, as melhores partes para mim. É bem realista.

Enfim, um suspense redondo, com temas batidos mas que entrega uma excelente experiência do gênero.
Fernanda 14/08/2022minha estante
Poxa, uma baita resenha!?

@tigloko 15/08/2022minha estante
Obrigado Fernanda ?

Núbia Cortinhas 15/08/2022minha estante
Adorei a resenha, desperta a vontade de ler e sem spoiler. Parabéns! ?? ?? ?? ??

@tigloko 16/08/2022minha estante
Obrigado Núbia ? fico feliz que gostou!

Roseli 08/02/2023minha estante
Gostei muito desse livro, teve momentos que senti um pouco de medo...foi uma grata surpresa.

@tigloko 16/02/2023minha estante
Sim Roseli, essas partes com elementos para gerar medo são muito boas

mirna 24/01/2020

O Homem-Sussurro
Pra mim que adoro suspense, um livro que prende com uma boa narrativa, fácil compreensão e coerente, é tudo de bom! Gostei muito, apesar de não ser nada extraordinário por conta de tantos que já li do gênero. Gostei muito da parte sobrenatural que o autor colocou na história, e como sou admiradora do espiritismo, compreendo essa parte da história. Valeu muito a pena ler.
Juba 12/07/2022minha estante
Como faz para tentar ler eu nao sei

Leitora sem sentido 15/06/2022

"Todo mundo merece voltar para casa"
Adorei esse livro, e por ter pagado barato nele, pensei ser mais um daqueles livros que você lê uma vez e esquece. Mas me surpreendeu bastante.

No livro, ninguém é perfeito. Isso o autor deixa bem claro. Todo personagem em algum momento já havia errado. Tal personagem fazia aquilo por um motivo. E você claramente conseguia ver o motivo.
Achei isso incrível e não sei porquê.
Todo mundo tem um passado que tenta desesperadamente esconder.
O autor consegue descrever tudo com uma facilidade...

Tom perdeu a esposa e precisa sozinho cuidar do filho. Não é fácil. E o autor não romantiza isso. Não é fácil. É difícil. Mas Tom não vai simplesmente desistir de tudo porque ele tem um filho. Mas ele precisa ser mais forte ainda por ele.

Para mim, o que mais tornou a história boa, foi a relação do Tom e do Jake. Pai e filho.
Tom sofreu demais na infância por causa da relação familiar, e por isso, tem medo de acabar causando o mesmo para o filho. Não ser um bom pai o assusta, e o faz ter tantas inseguranças que não tem fundamento nenhum (a principal característica das inseguranças). Mas ele não percebe que é um pai incrível. Que mesmo tentando conviver com a dor, se mantém presente na vida do filho.

"Mesmo quando a gente discute, a gente ainda se ama muito."

O final não foi "aquilo tudo", e provavelmente ninguém descobriria o final, mas achei bem pensado. A escrita é perfeita e os capítulos são pequenos, e no final de cada capítulo, algo acontece. Ou seja, a leitura não para. Sempre tem coisa acontecendo.

Recomendo a leitura

-Rafaela 15/02/2024

O Homem-Sussurro
O Homem-Sussurro tem como premissa narrar a história de dois policiais, Pete e Amanda, quando após 20 anos, uma criança é tida como desaparecida. Logo o desaparecimento faz conexão com o Frank Carter, o homem sussurro, um famoso assassino que está preso e que aparentemente sabe a respeito sobre a pessoa que está refazendo seus métodos utilizados.

Enquanto isso, Tom e Jake, que se mudam para uma casinha em Featherbank para recomeçar a vida, se deparam com alguns acontecimentos inusitados envolvendo a própria casa, a comunidade e o homem-sussurro.

O começo do livro até a metade eu diria, é instigante, com cenas de dar arrepios, já que o autor fica transitando entre a linha do terror e do suspense. Confesso que algumas cenas me deram um certo medo, mas mesmo assim, não conseguia parar de ler.

Após isso, o enredo fica um pouco cansativo, porque o autor não fez questão de enganar o leitor e logo já entrega o culpado. Não senti que houve um grande mistério e desfecho por trás de tudo. Aliás, achei que tudo se resolveu bastante rápido.

É um livro rápido de se ler, que prende o leitor, porque querendo ou não, você quer saber que fim terá. Mas, o final propriamente dito, é, com toda certeza, decepcionante. Se o autor tivesse ido por outro caminho, talvez eu tivesse gostado mais.
Fabio 15/02/2024minha estante
Como sempre uma resenha muito bem escrita e sinterizada, Rafinha!!!???

-Rafaela 15/02/2024minha estante
Obrigada pelo elogio de sempre, Fábio ??

-natalia 16/04/2024

O livro conseguiu me prender, tendo uma história bem desenvolvida em torno de alguns personagens. Não teve nenhum plot twist inesperado que tornasse a leitura marcante, mas o suspense pela presença do Homem-Sussurro foi interessante.

Entretanto, teve alguns detalhes mais chatinhos para mim. Em geral, eu não gosto muito de livros de suspense policial, e esse foi, em parte, um deles (o que eu não esperava pela sinopse). Achei que o Jake tinha falas adultas DEMAIS, algo meio exagerado para uma criança de seis anos. Também estranhei que apenas um dos personagens tinha capítulos em primeira pessoa, e o restante na terceira.

No todo, foi uma boa leitura. Gostei do final também, acho que trouxe uma perspectiva que eu já estava descartando.

Jéssica | @jehbreda 23/03/2023

Crianças, fantasia e suspense
Jake é um personagem Incrível e cativante. Durante toda a leitura da vontade de pegá-lo no colo e protegê-lo.

A trama e envolvente e desafiadora. Não sabia quem era nosso vilão quase até o final do livro.

Bia 20/03/2021

Uma grande surpresa
Como eu não conhecia esse livro li com nenhuma expectativa, e me surpreender. Gostei de escrita , da história e dos personagens e principalmente do toque sobrenatural. O final foi frenético, não tive tempo nem pra respirar kkk.

Mi Rubin 09/05/2023

Pode não ser excelente, mas é um livro muito bom.
Vc se apega fácil aos personagens e ao clima de tensão que vai crescendo aos poucos.

Gostei bastante da fluidez da narrativa. Sem grandes plots, confesso.
Mas os que tem, valem à pena.

Meu único porém, é o final. Foi meio atropelado e merecia um pouco mais de páginas rs

Valeu muito a leitura :)

Mariana.Andrade 04/08/2021

Esse livro não foge muito dos padrões da narrativa do suspense. A história é boa e bem contada.

O autor soube aproveitar todo o enredo que deu início ao livro sem se perder.

Kadyc 23/01/2023

impecável
estou maravilhada com este livro, o mistério e o suspense andaram perfeitamente juntos aqui.

os plot twist aparecendo foi a melhor parte, no decorrer da leitura tudo vai se encaixando, os capítulos são bem curtos e o enredo é muito bem elaborado

para mim o jake é um dos melhores personagens, será meu fav e protegido sempre!!

quotes:

? o que a gente está sendo?
? corajoso ? sussurrou ele, em resposta. ? a gente está sendo corajoso.

é isso que os seres vivos fazem. mesmo nas circunstâncias mais adversas, eles seguem vivendo.

Tay 22/11/2020

Que livro em
Sinceramente eu amei o livro, fiquei bastante intrigada com todos os personagens e criei várias teorias de quem poderia ser o assasino.

É um livro com uma escrita que te atrai e te faz pensar junto com o autor, uma das coisas que eu fiquei contente foi que o relacionamento entre pai e filho melhorou muito e os negativos é que o livro terminou e deixou alguns pontos em abertos, nada que faça o livro ficar ruim mas que me deixou curiosa.

Augusto 11/05/2023

Um livro de suspense e investigação encantador.
Esperava encontrar mais elementos de terror na narrativa, porém encontrei algo melhor. Personagens extremamente humanos, nesse sentido quero dizer que não são personagens artificiais que seguem uma espécie de roteiro, eles parecem mesmo ter vida na narrativa, pois na visão do narrador, acompanhamos de perto suas maiores inseguranças. Uma história investigativa de tirar o fôlego, o final dele passa extremamente rápido, com um único e meio de narrativa constantes. Vale ressaltar que não é uma leitura difícil para caso esteja procurando algo mais simples de ler, porém ainda tenha profundidade.

Ivy (De repente, no último livro) 16/08/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
O bacana deste livro é que ele não tem um protagonista absoluto. Todos os personagens são fundamentais e todos ganham seu destaque. Ao mesmo tempo, fica no ar a sensação de que qualquer um poderá ser a próxima vítima ou até mesmo o grande culpado.

Eu achei essa trama incrível. A escrita do Alex North é sombria e muito envolvente, a trama parece uma mistura de "O Sexto Sentido" com "O Iluminado" e cada detalhe vai se tornando aos poucos cada vez mais apavorante. Foi de arrepiar como uma premissa que poderia ter sido mais comum foi se tornando bem única e original ao longo de cada capítulo, e outro detalhe que ganha o leitor é que as emoções e sustos não param de acontecer. North não reserva o maior impacto apenas para o final, mas ele permite que possamos ir descobrindo pequenas peças aos poucos, conforme os capítulos avançam o quebra cabeças que ele vai montando apresenta tantas probabilidades que é bem difícil ter apenas um suspeito.

Eu praticamente cheguei a desconfiar de todos os personagens, e o final foi uma cartada de mestre. Foi inteligente, foi brilhante e foi completinho, fechando todas as muitas pontas soltas que a trama apresentou.

A narrativa está na terceira pessoa e em cada capítulo foca em um personagem, o que nos permite conhecer praticamente todos os de importância e ter uma visão bem geral e imparcial de tudo o que vai acontecendo. A narrativa é simples, direta, firme e carregada de um tom bem sombrio, e foi possível até visualizar cada personagem, cada situação, de tão imersa que fiquei nessa trama.

Um dos pontos que vale a pena comentar também é a ambientação. A cidadezinha de Featherbank consegue se apresentar como um lugar pacato que aos poucos vai ganhando um contorno bem mais macabro. Nada é o que parece. E embora tenhamos poucas descrições da cidade em si, os cenários principais onde as coisas acontecem estão bem detalhados, e cada detalhe tem a sua importância.

O que mais aprecio neste livro foi notar que o final manteve o mesmo ritmo da leitura. Sem pressa, o autor vai apresentando um finalzinho bem coerente e angustiante, que faz a gente roer as unhas em antecipação ao que está por vir. North me enganou direitinho e conseguiu ir além das possibilidades com este final. Fiquei bem satisfeita com o desfecho e me vi super envolvida praticamente devorando cada página, para não perder nada. O Homem-Sussurro faz a gente sentir um pouquinho de medo, angústia, indignação e por fim bastante tensão, sempre temendo pelos personagens.

Em suspenses é bem difícil para mim me afeiçoar aos personagens e sofrer por eles. Os personagens de livros de suspense tendem a agir de maneira mais fria, impessoal e suspeita, e por isso mesmo a gente fica no receio de se apegar, mas aqui os personagens são tão variados e complexos que a gente acaba torcendo por alguns.

Pete é um detetive incrível, mas luta contra o alcoolismo que destruiu sua família e o tornou um homem solitário. Eu adorei o Pete porque ele não é nenhum grande herói invencível, ele se martiriza bastante por não ter encontrado o cadáver do garotinho de vinte anos atrás e a vitória dele prendendo o Homem-Sussurro sempre teve um sabor meio agridoce para Pete por conta disso. O Pete foi meu personagem favorito porque ele é cheio de sentimentos e de conflitos internos, e ele luta o tempo inteiro para não se render aos seus vícios, ao mesmo tempo em que ele é brilhante investigando. Enfim, achei o personagem super interessante e fora do comum.

O Tom também me surpreendeu. Ele, em princípio parece um cara reduzido ao luto e bem confuso porque não consegue entender o Jake. Tom se sente muito frustrado e para o leitor fica bem nítida essa frustração. Mas o bacana é que apesar de não entender o Jake, ele ama o filho incondicionalmente e isso fica bem nítido ao leitor. Tom é muito humano, e falho também, e isso nos faz gostar dele.

Temos também o Jake, que é um garotinho super maduro mas ao mesmo tempo se comporta de maneira coerente para uma criança de sete anos. Jake sente medo, reage de maneira emocional e parece perceber coisas que os adultos não entendem. Jake deu um nó na minha cabeça porque a gente fica na dúvida se ele tem algum trauma que o faz ver coisas, se o que ele vê é real ou se a trama vai ganhar contornos paranormais. Jake foi um personagem bem incrível, eu gostei bastante dele e de sua construção e evolução.

Há vários outros personagens que vão tendo destaque na trama, como a Amanda, que é a outra detetive do caso. No começo a gente conhece pouco da Amanda e ela é apresentada como uma policial ambiciosa, preparada para subir na carreira. Mas conforme o caso vai ficando mais emocional, Amanda vai mostrando outros traços de seu caráter, um lado mais feroz e determinado, um lado mais cheio de paixão e sede de justiça. Ela passa por uma metamorfose bem interesse na trama, e isso reflete na sua interação com o Pete, que se inicia com Amanda se sentindo desconfiada, até mesmo competitiva, e aos poucos vai evoluindo para uma relação de camaradagem e companheirismo.

Os outros personagens secundários também se destacam em seus momentos cruciais, incluindo os suspeitos que vão passando pela trama para deixar aquele sementinha de dúvida no leitor, e todos foram extremamente bem construídos, conseguindo despertar em mim muita suspeita e dúvida.

site: www.derepentenoultimolivro.com

Andrea 21/07/2022

Um livro legal, onde o drama familiar é mais evidente que o suspense em si. Fácil de ler, prende a atenção, mas não gostei do final, ficou muito corrido e muitas coisas resolvidas de qualquer jeito e outras sem explicação.

@eusoudanivieira 16/07/2022

Não leia a noite!
A sensação de ler este livro é muito parecida com a de assistir aqueles filmes de suspense 'nublados': ele é cheio de cenas que podem te dar um susto a qualquer momento.

A narrativa é fluída, não é um livro extraordinário, mas tem um bom suspense ? e eu adoro isso.

Os capítulos são curtos e o desfecho sempre te alça para o próximo ? então, você não quer parar de ler.

Posso dizer que o livro aborda mais a temática 'drama familiar':  relacionamentos entre pais e filhos, fazendo o suspense ser uma espécie de coadjuvante.

Tom ficou responsável por cuidar do filho Jake após o falecimento de sua esposa Rebecca.
Nota importante e não é spoiler: foi a criança que encontrou a mãe morta em casa.

O livro começa com essa informação e com a decisão da mudança de casa pois, quem sabe assim, com ?novos ares?, a dor de suas perdas não os machuque tanto.

Eles se mudam pra uma casa estranha, daquelas de dar medo de tão sinistras, mas como todo bom americano, vão habitá-la mesmo assim.

Tem todo aquele frenesi de barulhos estranhos com um sobrenatural pra dar medo - e me deu (pqp!!) ? mas acho que foi também por eu ter lido um ?determinado? capítulo a noite, na cama.

NÃO FAÇAM ISSO!

*O lance dos sussurros é realmente bem horrível de se ler a noite).

Tem plot?s interessantes:  de parentesco na narrativa, sobre memórias de infância com seus amigos imaginários e como nossa mente pode nos pregar peças.

Uma coisa me deixou com a pulga atrás da orelha: qual foi a motivação dos crimes?

Isso, se foi descrito, deixei passar.

Será que foi de medo?

Não saberei dizer pois acho que não lerei novamente.

Mas indico a leitura e, se você leu, vem dizer se sabe o motivo de Frank Carter matar aqueles meninos.

suellensouza 16/07/2022minha estante
Terminei esses dias e realmente não explicou a motivação dos crimes, isso q deixou muito a desejar.

@eusoudanivieira 16/07/2022minha estante
Eu achei que até o final teria essa explicação também!

Andrea 21/07/2022minha estante
Pelo que entendi, a motivação foi o Carter fazer com os meninos o que ele tinha vontade de fazer com o próprio filho...ele via os meninos sequestrados como filhos, e o Francis seguiu a mesma pegada

@eusoudanivieira 22/07/2022minha estante
Muito bizarro isso né. Não tinha pensado dessa forma e acaba fazendo sentido sim. Doentio.