Descender: Estrelas de Lata

Descender: Estrelas de Lata Jeff Lemire

Resenhas - Descender - Estrelas de Lata

sandim_steh 17/01/2023

IG: @PAPEANDOSTEH
"Eu não me lembro de morrer. Só de acordar naquele lugar. Era um lugar enorme... E eu estava totalmente sozinho.?

{RESENHA: "Descender: Estrelas de Lata - Vol.1"} Nesta HQ vamos conhecer o planeta Niyrata, centro tecnológico e cultural do grupo de nove Planetas Nucleares mais conhecidos como Conselho Galáctico Unido (CGU).

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

Gabi 15/11/2021

Muito legal!
Comprei pq estava em promoção na Amazon e me surpreendi muito. É uma leitura rápida e que te prende, recomendo.

Marina.leituras.da 01/06/2021

Já percebi que não sou fã de ficção científica, mas acho que me dou melhor com o gênero quando estão em HQs (pelo menos acho que são fic. cient. kkkk).

Fiquei curiosa pra ler essa HQ por causa da criancinha na capa e achei que iria ser interessante e fofinha… interessante foi, mas fofinha nem tanto kkkk.

Eu gostei bastante do traço do autor e gostei ainda mais das cores usadas, me parece que as cores mais usadas foram preto e vermelho e eu simplesmente amo vermelho, então a HQ já ganhou um pouco do meu coração por aí.

A gente começa a história não sabendo muito sobre o que está acontecendo nesse universo e termina com mais perguntas, mas achei que o desenvolvimento foi bem feito e deu respostas suficientes para nos situar na história, mas também deixou lacunas muito interessantes para me fazer querer o vol. 2 pra ontem.

Quero muito continuar e espero que a editora possa trazer os outros volumes o mais rápido possível. Aproveitem que essa HQ na maioria das vezes está em promoção por apenas 9,90, então se você não gostar pelo menos não pagou um absurdo.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2021/03/resenha-descender-estrelas-de-lata.html

skuser02844 09/03/2021

Não consegui me apegar tanto a estória, mas eu achei bem interessante, as ilustrações são lindas

Vini 09/02/2021

A leitura te leva a uma história muito promissora. Porém, até o momento só trouxe perguntas.
Bem fluído e bacana, vou ficar de olho em promoções futuras para dar continuação à HQ.

Laura Nepomuceno 20/01/2021

Ansiosa pelos próximos
História boa, lembra a Blade Runner. Gostaria que os outros volumes chegassem logo aqui no Brasil!!

Alexander 13/01/2021

muito bom
Embora tenha sido curto, teve muita reviravolta e muita informação, e terminou com um ótimo gancho pra parte 2.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 04/06/2020

Épico!
Uma das melhores HQ's que já li na minha vida, que jornada mais épica, mal posso esperar pelos próximos volumes !

Gisele @abducaoliteraria 11/05/2020

A primeira coisa que chamou a minha atenção em Descender foi a ilustração da capa. Fã de sci-fi space opera, qualquer história que se passe nas estrelas ganha o meu interesse. Depois, percebi que o quadrinho era de Jeff Lemire, um autor que já vem me ganhando através de Black Hammer.

A princípio, Descender nos apresenta os fragmentos de um fatídico dia, quando robôs gigantes surgiram de repente ao redor de planetas superpopulados. Membros do Conselho Galáctico Unido (CGU) se reúnem em Nyrata para avaliarem a situação e se prepararem para um possível conflito. Porém, antes disso os robôs atacam de forma devastadora, dizimando quase toda a população de Nyrata e destruindo outros tantos planetas.

O mais curioso dessa situação é que da mesma forma que os robôs surgiram, eles também desaparecem, de forma instantânea. Ninguém compreendeu o porquê, somente teve que lidar com o rastro de destruição deixado por eles. Em um mundo onde várias espécies e robôs conviviam juntos, a revolta foi tanta que uma guerra anti-robô surgiu logo após a tragédia.

"- Eles começaram a nos caçar ali mesmo, destruindo um a um sob os aplausos de nossos antigos donos e companheiros.
- Mas… Por quê?
- Porque eles têm medo de nós, Tim-21. Porque se sentiram feridos e precisavam ferir para descontar a dor.Porque são humanos."

O início é um tanto confuso, porque você se vê perdido diante de tanta informação. Os planetas, as espécies, os ataques. A confusão é proposital, desde que a própria ilustração de Dustin Nguyen nos apresenta traços indefinidos e uma paleta vibrante. É preciso estar atento para não perder nenhuma informação. Digo isso porque eu mesma precisei ler o começo mais de uma vez, e a segunda se mostrou muito mais eficaz e esclarecedora.

O quadrinho aborda o famigerado embate entre homem e robô; humanidade e máquina. Este é sempre um tema que desperta o meu interesse, ainda mais quando ele é ilustrado em toda a sua complexidade, mostrando que não é simples exibir uma visão maniqueísta sobre o assunto.

Voltando à paleta, há uma sequência eletrizante que mescla momentos de ação com flashbacks, e as cores se mostram essenciais para conduzir o ritmo da história. Particularmente, essa foi a minha cena favorita do quadrinho, porque eu realmente fiquei sem fôlego quando a li. Gostei muito como a história, os traços e as cores estavam em sintonia na construção do quadrinho, ambos contribuindo para transmitir o mesmo sentimento.

Descender deu início a sua história com o pé direito. Logo de cara já me senti envolvida com a história e os personagens, querendo desvendar os mistérios da trama. É exatamente por este motivo que me controlei para não revelar demais a premissa, para que vocês não saibam muito sobre a história e tenham uma experiência próxima a minha. Os personagens são carismáticos e cativantes, e o relacionamento que surge entre eles é muito promissor. Estou ansiosa para conferir o que Jeff Lemire reserva para essa sequência.

site: http://abducaoliteraria.com.br/

@somaisumparagrafo 15/03/2020

@somaisumparagrafo
Em um universo futurístico, humanos e máquinas conviviam pacificamente até o dia em que robôs gigantes, conhecidos como Ceifadores, invadiram e devastaram toda a galáxia e suas civilizações. Desde então, estabeleceu-se uma verdadeira aversão e perseguição aos robôs e andróides. E é neste ambiente hostil que Tim-21, desperta após uma década de sono profundo e precisará encarar a dura realidade: ele pode conter em seu código informações sobre os brutais ceifadores, o que faz dele o androide mais procurado do universo.

-x-

Tim-21 é um androide de companhia, criado para conviver e servir aos humanos, por isso tanto a sua aparência quanto seu comportamento lembra demais o ser humano. E afirmo para vocês que é impossível não se encantar e se apaixonar por esse "menininho". Ele está sendo perseguido por muitos planetas e contará com o apoio de seu cachorro robô ? Bandit e de um robô de mineração bruto e fofo ? Perfurador, para tentar sobreviver em meio ao caos que reina na galáxia. Estou apaixonada por cada um desses personagens.

A narrativa é fluída e instigante. Jeff Lemire conseguiu construir uma trama envolvente que intercala linhas temporais diferentes, onde temos flashes do passado dos personagens, que nos proporcionam momentos mais intimistas com a história de cada um. Além disso, ele me surpreendeu ao construir uma narrativa que apresenta ao leitor apenas o necessário, deixando-nos curiosos para saber mais sobre diversos pontos da trama. A arte de responsabilidade de Dustin Nguyen também está um arraso, suas ilustrações são belas e cheias de intensidade. O único ponto que me incomodou foram as diferentes aparências dos humanos, que não pareciam humanos e isso confundiu minha mente.

Este primeiro volume reúne os seis fascículos iniciais de uma série com um total de 32 fascículos. Os direitos de adaptação cinematográfica foram adquiridos pela Sony Pictures e estou super ansiosa para conferir as demais edições dessa GN, bem como sua representação nas telinhas do cinema.

Cley 11/03/2020

" – Porque eles têm medo de nós, Tim-21. Porque se sentiram feridos e precisavam ferir para descontar a dor. Porque são humanos."

"Descender" reúne os seis primeiros fascículos de uma série. A narrativa do Lemire nos apresenta uma galáxia que teve sua harmonia desestabilizada depois que robôs gigantes, conhecidos como Ceifadores atacaram planetas e civilizações, consequentemente criou-se aversão às máquinas. Depois do ataque, medidas extremistas foram adotadas e os robôs passaram a ser perseguidos. Nesse ínterim, Tim-21 corre perigo, pois, além de ser um robô, ele pode conter vestígios dos Ceifadores.

Confesso que não tenho costume de ler histórias com características científicas, pois, as experiências que tive não foram tão satisfatórias. Porém, foi uma grata surpresa me deparar com um enredo preciso, sensível e cheio de reflexões que o Lemire construiu.
Talvez não seja surpresa pôr humanos e máquinas em lados opostos, mas reitero que o enredo, e tudo como é construído nesta graphic novel leva o leitor a uma aventura cósmica e memorável.

Tim-21 é um robô de aparência humana cuja finalidade é a do companheirismo. Depois de ter passado dez anos desligado, ao ser reativado, percebe que o lugar que ele vivia não é mais o mesmo. Ao lado de seus amigos Bandit e Perfurador, irá encarar aqueles que o querem a todo custo, pois ele é a resposta para algumas perguntas.
Os diálogos são simples, e, ao mesmo tempo fascinantes, percebemos uma ruptura entre homens e máquinas e chegamos a uma conclusão de que as coisas ficarão cada vez mais difíceis.

A arte do Dustin Nguyen é extraordinária, me fez ter uma interpretação justa de como eram os lugares. Com cores fortes e marcantes, a arte expressa exatamente o que cada cena exige. Fiquei deslumbrado com tamanha perfeição e destreza.
As reviravoltas são sensacionais, e o clímax muito bem desenvolvido deixa o leitor ávido por respostas.

Soninha.Demarchi 25/02/2020

Diagramação perfeita
Tim é um androide que acorda depois de passar 10 anos desativado e está sendo caçado, pois há 10 anos robôs ceifadores aniquilaram quase todo a população, e no presente os humanos não aceitam mais as máquinas e querem que todos os robôs sejam extintos.
O livro mostra esse embate entre máquinas x humanos e a luta de Tim 21 para sobreviver em meio a esse caos.
Uma HQ com uma arte incrivel e também com uma narrativa maravilhosa cheia de flashback que possibilitam ao leitor acompanhar duas ações em tempos diferentes ao mesmo tempo.
Vale muito a pena. Ja quero a série todinha!!!!

Mari 24/02/2020

Favoritada!
Contando os dias para o próximo volume.

Rod 20/02/2020

Espetacular!
Muitas obras de ficção-científica já deram conta de histórias sobre o apocalipse tecnológico, em que a humanidade perece nas mãos dos robôs. Descender, a princípio, parece ser mais uma visão sobre este assunto até o momento em que o leitor se depara com uma novidade, que também é uma pergunta: robôs sonham?

Um dado sobre a obra é que toda forma de vida senciente é considerada humana. Esta escolha dos autores merece destaque porque traduz uma tentativa – além de criticar – de igualar todas as pessoas enquanto cidadãos, enquanto indivíduos, enquanto vidas; o que vai ao encontro da teoria que não estamos sozinhos no universo.

Continue lendo a resenha no site Cabana do Leitor.

site: https://cabanadoleitor.com.br/resenha-descender-vol-1-estrelas-de-lata/