Dexter: A Mão Esquerda de Deus

Dexter: A Mão Esquerda de Deus Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter

Marina 25/05/2010

Fazia tempo que eu estava querendo ler "Dexter: A Mão Esquerda de Deus". Criei uma expectativa gigante! O problema é que quando criamos uma grande expectativa, abrimos espaço também para a decepção.
Posso dizer que me decepcionei com o livro. Não que seja ruim, pois não é! Acho que se eu não visse a série, teria gostado muito da história. Ocorre que normalmente os livros são melhores que os filmes e as séries de tv. Mas isso não acontece com "Dexter". A série é muito mais dinâmica e emocionante do que o livro. Para mim, o excesso de "pensamentos" e divagações deixou a leitura um tanto massante, coisa que a série definitivamente não é.
Para quem não sabe, Dexter é uma série de livros lançada no Brasil pela editora Planeta, composta também por "Querido e Devotado Dexter" e "Dexter no Escuro". Nesse primeiro livro, somos apresentados ao carismático serial killer que segue a filosofia de somente matar pessoas más. Devido a traumas que são explicados ao longo da história, ele não é capaz de sentir emoções, então finge emoções humanas.
Dexter trabalha na polícia de Miami, como perito especialista em sangue. Em "A Mão Esquerda de Deus", a cidade está sendo assombrada por um assassino que mata prostitutas, com a peculiaridade de largar os corpos sem nenhuma gota de sangue! Dexter se envolverá nessa investigação, mas não tem nem idéia de como ela poderá mudar a sua vida.
Para quem assiste a série, trata-se da primeira temporada, em que há o assassino apelidado de "Ice Truck Killer". Só não espere o mesmo final! (se eu contar mais, perde a graça).
Bom, recomendo o livro principalmente para quem não assistiu a série ainda. A minha irmã não tinha visto e amou "Dexter: A Mão Esquerda de Deus". Para quem acompanha a série, aviso para se prepararem para um ritmo de leitura diferente e algumas surpresas, mas também se prepararem para a provável decepção que comentei no início.

Mais resenhas em http://vivendovidasalheias.blogspot.com/
Vitor 04/05/2012minha estante
Penso exatamente como você, inclusive marquei com a mesma nota hehe. Faço dos seus dois primeiros parágrafos meus.

O livro em sí é bom, acontece que a série é ótima e eles são muito parecidos. Seria ótimo se eu conseguisse separar esse pensamento, infelizmente não consegui e havia criado muita expectativa sobre o livro, o que me gerou uma certa decepção. Claro que há uma mudança ou outra mas fica difícil não pensar na série enquanto se está lendo.

Mas recomendo o livro a todos, principalmente aos que não assistiram a série ainda! Depois de ler, assita!

Um abraço.

fabiozoroastro 12/07/2012minha estante
Idem. =)

Fernanda W. Borges 26/07/2012minha estante
Eu só assisti o primeiro capítulo e achei o tema incomum e interessante. Talvez o livro não me decepcione por esta razão e também porque gosto de pensamentos dos personagens, gosto de analisá-los.

Marcelo 24/10/2012minha estante
Eu havia lido este post antes de ler o livro justamente pelo fato de ver a série. De fato a série é mais envolvente, porém eu gostei bastante do livro e, por ter um fim diferente, amei o final. Recomendo muito este livro, mesmo para quem acompanha a série! Vale a pena.

NessaJacomoLira 16/11/2012minha estante
Obrigada por compartilhar conosco a experiência, eu assisti 3 temporadas e gosto muuuito da série. sendo dessa maneira acho que não lerei o livro! rs

Lud 24/01/2013minha estante
certíssima! o livro não é ruim mas a adaptação da sério é muito melhor primeira vez que vejo isso aconter

Liv 29/01/2013minha estante
Nossa, eu assino embaixo tudo o que tu falaste. Criei bastante expectativa também e me decepcionei. Fui literalmente surpreendida pelo livro, que acredito ter fugido bastante à série. Mas em suma, se trata de um bom livro.

Camila 04/06/2013minha estante
Marina, concordo contigo. Também fiquei um pouco decepcionada com o livro. Não que o livro seja RUIM, porém, seguindo a regra do "o livro sempre é melhor" acabei criando expectativa demais, visto que o Dexter da série me ganhou completamente. O que mais me incomodou foi a diferença do Dexter da série para o livro. O jeito sério e sucinto de expressar vai mais de acordo com a imagem que criei de um serial Killer. Acho que combina mais com ele. Mas, em todo caso, não deixa de ser um bom livro. Já estou nas últimas páginas do "Dexter - A mão esquerda de Deus" e já estou procurando online para comprar 'Querido e Devotado Dexter'. Ou seja: ainda é uma boa leitura. Principalmente para os fãs que estão ansiosos esperando a próxima temporada.

Lucas 05/08/2013minha estante
Nossa, mas você falou tudo! Eu tive a mesma sensação! Esperava muito mais do livro, mais emoção e tudo mais. O livro é bom, mas a série é muito melhor.

Viviane 05/10/2013minha estante
Eu ia escrever uma resenha, mas desisti qdo vi esse post, pois diz tudo o que eu teria dito, então, não faz sentido ser redundante!
Pessoalmente, achei a leitura maçante, truncada, sem ritmo... Mais parece os devaneios de uma mente tomada pela loucura... Não sei se essa foi a ideia do autor, mas, de todo modo, foi uma péssima estratégia!

Fernanda 22/10/2013minha estante
Você passou pelo mesmo que eu, devido a série criei uma expectativa muito grande do livro, mas não fui correspondida. Mas não se pode dizer que o livro é ruim, mas vale mais a série...

Marco Aurelio 31/01/2016minha estante
Penso o mesmo e até marquei a mesma nota, achei que seria mais empolgante pq comecei vendo a serie, devo ter criado uma grande expectativa, vou ler o segundo ver se com o decorrer melhore a narrativa

Amanda 28/03/2021minha estante
Obrigada pelo aviso, vou assistir somente a série então ;)

Natty 04/09/2021minha estante
Eu amo o Dexter Morgan ?

TheBoy 06/10/2020

Escrita boa como a série de TV
Foi a primeira série mais hardcore que me interessei. Fui atraído pro livro achando que o nível seria superior, mas achei a mesma coisa, é tão boa quanto a série, nem mais e nem menos (ao menos o primeiro livro). Quem cria expectativa pode decepcionar. Não é mais e nem menos do que coloquei pra mim. Tem momentos que nada acontece, mas como é o prologo você fica interessado sim, está começando a mostrar quem é Dexter. O problema é que as pessoas vão atoladas de informações por causa da série e querem coisas novas já no primeiro volume e não é assim, como já to lendo o segundo percebi. Dexter do livro, como na série, pensa muito e ele vai colocar todos os pensamentos dele na narrativa então sim, pode ser maçante pra quem vem da série da Showtime. Há um debate filosófico no ponto certo, sobre o Dexter estar correto e deve se extender pelos proximos livros, nesse já começou bem. Ah o final do livro é diferente do final da primeira temporada da série!
Juh Saint 07/10/2020minha estante
bela analise fiquei interessada

TheBoy 14/10/2020minha estante
Obrigado amor, embora agora esteja decepcionado com o quarto livro.

Danny 17/04/2021

Podia ser melhor
Dexter é um perito especialista em respingos de sangue e ele também é serial killer com um código moral, ele só mata pessoas ruins/culpadas.

Quando no seu trabalho ele se depara com outro serial killer, corpos mutilados de prostitutas começam a aparecer e ele fica admirado pela ‘’obra deste artista’’.

A irmã de Dexter, Deb pede ajuda de dexter para encontrar o assassino, já que ele (Dexter) parece entender a mente do assassino, e assim ela pode prendê-lo e ser promovida.

O livro é bem rapidinho de ler, o Dexter é super engraçado e sarcástico. E por ser um livro de serial killer, é um livro bem leve e sem sangue nenhum.

O autor conseguiu com maestria descrever a mente psicopata de um assassino em série, desprovido de empatia e sentimentos.

O livro tem Dexter cometendo seus assassinatos enquanto investiga e procura o assassino serial. Eu senti falta de um livro mais descritivo, nas cenas de crime, da perícia, dos vestígios e da investigação.
Só acham o assassino por causa do dever, que prever os passos dele.

O livro e a série de tv são bem parecidos, acho que a tv conseguiu adaptar muito bem este livro. E li imaginando todos os atores.

Espero que as continuações na parte investigativa e de perícia sejam melhor abordadas.

Kety 11/05/2021

A narrativa mostra aquele Dexter filosófico e cheio de humor ácido que conhecemos na série, sendo que essa última é muuuito mais dinâmica!

Fiz várias comparações entre série e livro, o que atrapalhou minha experiência de leitura, MAS o final do primeiro livro é bem diferente da adaptação da Showtime, o que me deixou curiosa pra descobrir o que acontece nos próximos livros hahaha

CooltureNews 21/05/2011

Por: Junior Nascimento
Falar sobre Dexter não é nada fácil, ainda mais para mim, que sou fã incondicional da série. Porém antes de ler o livro coloquei algo em minha cabeça e fica a dica para que vocês façam o mesmo. A série e o Livro apesar de ter os mesmos personagens e de uma ser baseada na outra, em momento algum deverá ser comparada, afinal cada uma tem o seu ritmo e suas tramas. A principio as tramas caminham lado a lado, e me senti como se estivesse revendo os episódios iniciais da primeira temporada, porém isso não durou muito. E é exatamente isso que torna o livro tão interessante, afinal, ele consegue nos mostrar uma nova história para nossos personagens.

Lembro até hoje quando me indicaram Dexter para assistir, me falaram “Você vai adorar a Debbie, ela tem uma boca suja”, caro André, no livro ela consegue ser mais! (rs) Assim como Debbie, no livro as emoções dos personagens estão mais evidentes, percebi um Dexter mais sombrio e distante, e um agente Doakes mais insuportável e Laguerta mais atirada para cima de nosso Serial Killer preferido.

Falar sobre a estória que nos conta o livro é um pouco banal, visto que essa é uma das séries de maiores sucessos e mais prestigiada dos últimos tempos (pelo menos pra mim), mas acredito haver pessoas que não tenham tido ainda o interesse em conhecer um pouco sobre Dexter. Sim ele é um Serial Killer e sim, nós adoramos ele. Querem saber o por quê? Simplesmente porque suas vitimas são os os assassinos de Miami, e com isso tanto os livros como a série faz com que nos sentimos vingados contra uma justiça ineficiente que mantém os bandidos fora das grades, enquanto nós passamos a ser os prisioneiros.

No primeiro livro conhecemos um pouco mais sobre Dexter e seu passado, o motivo que o fez ser quem ele é, e porque ele é um criminoso que tem a difícil tarefa de fazer “justiça” com as próprias mãos. Dexter é um personagem tão complexo que é praticamente impossível descrevê-lo. Até o momento vocês podem estar pensando que ele é um justiceiro, porém passa muito longe disso. Dexter, quando criança, viu sua mãe ser assassinada brutalmente e isso “quebrou” algo dentro dele.

Dexter foi criado pelo policial que o encontrou, Harry, que tentou ao máximo manter o lado sombrio do filho adotivo afastado, quando percebeu ser impossível, Harry ensinou tudo o que sabia a Dexter, principalmente como não ser pego e incutiu no filho essa idéia de acalmar a “Necessidade” matando pessoas que realmente mereciam, ou seja, Dexter não é um justiceiro e sim um criminoso que precisa saciar sua vontade de matar.

Por mais incrível que possa parecer, Dexter trabalha com a polícia, e se vê desafiado por um novo Serial Killer. O que Dexter não sabia, é que ele não foi o único a sofrer as conseqüências de um assassinato cruel quando criança, e o passado sempre volta para nos assombrar, colocando em perigo tudo o que construímos ao longo da vida, mesmo que seja baseado em mentiras.
CooltureNews 11/06/2012minha estante
Obrigado pelo comentário Victor Hugo, mas foi justamente o que disse na resenha quando escrevi

"Dexter não é um justiceiro e sim um criminoso que precisa saciar sua vontade de matar."

Paula Isabelita 31/12/2021

Me senti revendo a série e revivendo cada emoção de torcer por esse serial maravilhoso!!!
O livro é envolvente e apaixonante!

Mari.Vasconcelos 22/10/2022

O que foi isso????
Eu meio que não soube no que estava me metendo qnd comecei esse livro, pra falar a verdade, qnd acabei ainda não sabia...
Dexter, é confuso de gostar e mais difícil de não gostar. Tem um humor cáustico e um senso moral meio louco, ele separa joio do trigo com uma facilidade peculiar. Apesar de não gostar de pessoas, ele simpatiza com crianças, até que gosta de Deborah, filha de Harry, seu pai adotivo, e mesmo depois de morto, Dexter o tem como uma espécie de bússola (O Que Harry Acharia Disso- pode fazê-lo repensar uma decisão).
Mas o "Passageiro das Trevas" é a sua consciência, uma espécie de Venom invisível que mostra o tempo todo que Dexter é Dexter, e sua natureza assassina faz parte dele, incontestavelmente.

P. S. A sua primeira "experiência humana" me fez rir aos montes ???
Ahh Dexter, a quem eu peço desculpas por gostar de vc?
Midi.Gomes 24/10/2022minha estante
Veja a série.

Mari.Vasconcelos 24/10/2022minha estante
Ouvi uns comentários que o livro só funciona pra quem não viu a série

Sofia 28/12/2022minha estante
Adorei seu comentário, representa minha opinião tb rs

Meire 25/01/2022

Que experiência poder estar imersa nos pensamentos e conflitos do Dexter! A leitura é fluída e cheia de surpresas.

Estou muito ansiosa pra ler os outros livros e continuar acompanhando a história.

Maria Viviane 29/03/2022

Gostei.
Eu já conhecia Dexter pela série (mas só devo ter assistido uns dois capítulos KKK), ganhei o livro e conheci mais desse louco/perturbado/engraçado. É um bom livro e me surpreendi muito com o final, jamais teria adivinhado esse desfecho.

Laura 11/09/2022

Primeiro livro já começa com muito sangue, Dexter possui uma narrativa que envolve e te faz rir ao mesmo tempo. É engraçado como ele consegue ser cômico e fazer com que a gente torça por ele ao mesmo tempo (o vilão que todos amam)

Jônatas Rafael Garpin 29/10/2021

Dexter é um serial Killer que diferente dos demais ele ataca apenas pessoas "não legais" devido a criação de seu pai adotivo que o ensinou a "fingir sentimentos" para poder ficar entre as demais pessoas sem levantar suspeitas, já que ele sabia que o filho que demonstrou frieza desde pequeno uma hora não iria controlar a sua vontade de matar. Ele trabalha como perito da polícia, tem uma namorada e tenta ajudar a sua irmã a se tornar detetive quando aparece um novo serial Killer aterroriazando as ruas matando prostitutas de uma forma que o Dexter considera uma obra de arte. Dexter fica cada vez mais desesperado para descobrir quem é o cara que supera as suas habilidades quando ele começa a deixar "pistas" para o nosso protagonista.

Esse livro divide opiniões porque alguns amam e outros odeiam pelo fato de esperar que seja igual a série de TV. Aqui temos o foco apenas no Dexter com os seus pensamentos loucos e hilários, diferente da série que aborda os demais personagens, aqui conhecem eles apenas pelo olhar do Dexter e bastante resumido (quase nada). Eu particularmente gostei do livro, é pequeno, é divertido, e da para ler tranquilamente já que alguns rumos nele são diferentes da série.

Duda | MiguriGeek 05/05/2020

Esse foi meu primeiro contato com o universo de Dexter e posso dizer que me deixou intrigada e com vontade de continuar lendo.

Ferb Satanista 07/08/2022

Sinto dor física quando penso nesse livro.
O livro começa bem, tem um bom desenvolvimento, mas, meu deus, que final mixuruca, conhecido popularmente no Brasil como "final tirado da bunda".

{{{{{SPOILERS}}}}}

Mano, que final foi aquele??? Sério. No livro inteiro, não teve NENHUMA indicação de que o Dexter tinha um irmão, que foram separados na maternidade e agora é um serial killer biruta que quer chamar atenção do irmãozinho, o autor simplesmente tirou isso da bunda, botou uns flashbacks pra fingir que tinha explicado e simplesmente espera que a gente engula isso. Toda ideia do livro é bacana, o jeito que o Dexter descreve os assassinatos, a relação com a irmã adotiva e o pai dele, mas esse fim horrível me traz um ódio que eu nunca senti antes em toda minha vida, simplesmente intankavel.

ale (leka) 21/03/2021

Uma fã da série e agora uma fã dos livros...
Neste livro somos apresentados a um serial killer carismático e de humor ácido, Dexter.
 Um homem que trabalha na polícia de Miami, como analista de borrifos de sangue, emprego esse que lhe permite estar sempre informado sobre sua próxima vítima.

Dexter  segue a filosofia que seu pai adotivo, Harry o ensinou, ( matar apenas assassinos, que por algum motivo saíram impune de  seus crimes.)

"Sou um monstro  bem asseado...o asseio toma tempo, claro, mas vale a pena...
...  Vale a pena fazer tudo direito e limpo. Tirar do mundo mais um monte de porcarias. Mais alguns sacos de lixo bem embrulhados  e meu pequeno canto de mundo fica mais asseado, mais feliz. Um lugar melhor..."

Dexter um ótimo profissional, educado, discreto e que sabe como ninguém fingir sentimentos, fingir ser ?normal?, um serial killer acima de qualquer suspeita.
 Dexter  a mão  esquerda de Deus é um ótimo livro, tem um toque de humor mesmo em meio a tanto sangue e pedaços  de corpos, e também  corpos com nenhum sangue, perfeitamente  limpos em alguns casos aos quais iremos saber detalhes  no decorrer dessa história.

Dexter um serial killer que mata apenas assassinos  ou quem sabe, Dexter  em duas versões o "bom" e o mau?
Para quem já e fã  da série super indico os livros( esse é apenas o primeiro de alguns livros, que já quero ler desde já )
E para quem não  conhece  a história  do mais amado serial killer Dexter, super indico tanto a leitura  dos livros quanto maratonar  toda série.
Obs: algumas coisas no livro são diferentes  da série,  e diferente  de algumas pessoas, isso acabou me fazendo gostar mais ainda da leitura.

"Se eu fosse capaz de amar, teria amado Harry"