O Bispo

O Bispo Ana Cristina Vargas

Resenhas - O Bispo

Marcia.Lara 04/11/2023

Evolução espiritual
História do Bispo Ricardo, sua trajetória ma Igreja Católica, seus amores, sua evolução espiritual.
Nesse romance espírita, temos traições vinganças e perdão!.
Toca em assuntos polêmicos da Igreja Católica. Muitos ensinamentos, por isso deve ser lido com muita atenção para conseguir absorver tudo.
No final, vc se pergunta: Tenho um Jacobino ao meu lado?.

Lita.ð¦ 14/06/2021

O bispo
É a primeira vez que leio algo desse enredo meio espiritualistas, pois sempre leio livros de ficção científica, suspense, terror, fantasia e as vezes romance. Mas o livro não é ruim, porém a narrativa do livro e muito cansativa, o jeito que o livro fala sobre espiritualidade e sexualidade ao mesmo tempo e fascinante. Gosto também que na narrativa quando eles vão falar sobre homossexualidade, eles não falam de um jeito repugnante, como muitas pessoas infelizmente falam, e sim tratam isso como uma coisa normal e de livre arbítrio. COMO REALMENTE DEVERIA SER.
Mas no meu dia a dia não pensaria em ler esse livro novamente
lita?

Soraya 18/10/2020

Mais um dos melhores livros que li....
Relato sincero do espirito sobre a sua encarnação como Bispo. Como entrou para a Igreja e toda a sua trajetória tortuosa para ascender ate o bispado.

Saritha 03/09/2019

Depois de algumas pausas conclui a leitura de O Bispo. No início fiquei desanimada, achei cansativa e já tinha uma noção de como iria se desenrolar a história, mas o Bispo Ricardo me conquistou. A vontade de conhecer sua trajetória foi maior - ainda bem - e, ao finalizar, fiquei encantada com alguns personagens.
A história em si gira em torno dos "segredos" da Igreja Católica e os bastidores por trás de seus muros: sexualidade, aborto, política, ganância, etc. Não é de hoje que escândalos desse tipo vem à tona e, da mesma forma que pessoas optam em dedicar sua vida aos dogmas da igreja, existem também àquelas que são levados para esse caminho, como no caso de Ricardo, Enzo, Lucas, Lúcia, Clara. O interessante desse livro é que a narrativa é feita pelo próprio bispo, o que torna mais fácil vivenciar tudo que está sendo contado.
Ao término dessa história, o desejo que fica é ter um irmão Jacobino ao nosso lado com suas palavras sempre sábias, seus puxões de orelha no momento certo e sua fé inabalável.

Frases destacadas:

♗ Casto é o homem que não pensa mal, que busca conhecer e não julgar sentimentos. O conhecimento verdadeiro traz sabedoria e desperta naturalmente uma conduta reta.

♝ A prece não traz soluções milagrosas aos nossos problemas, mas nos dá paz, serenidade, fortalece-nos e nos torna capazes de encontrar os melhores caminhos. Se Deus resolvesse nossos problemas, que mérito teríamos? O que aprenderíamos com eles? Nada! E tudo que a vida nos apresenta vem para nos ensinar a sermos melhores. Aprender é a grande palavra da vida.

♗ A religiosidade não deve ser confinada a dias e horários estabelecidos na vida de ninguém, isso não é religiosidade, é compromisso social; a religiosidade é um modo de viver integrado a Deus em todos os momentos da vida, não importa onde, nem quando.

♝ A vida tem de fato mil caminhos, mas, ainda que se tome entre estes um caminho mais longo, todos levam ao equilíbrio e ao bem-estar. Somos viajantes e escolhemos nossas estradas conforme nossa inteligência e vontade. Respeite a escolha alheia.

♗ Pecado é causar dano a si mesmo ou ao próximo.

Douglas P Da Silva 18/05/2018

O pecado é causar dano a si mesmo ou ao próximo.
Primeira vez que leio algo escrito pela Ana Cristina Vargas com o auxílio do espírito José Antônio, neste romance o pano de fundo que ambienta a doutrina ensinada por Allan Kardec é a temida Igreja Católica com seus ensinamentos e dogmas.O livro é muito bom, mas em alguns momentos a narrativa detalhista pode cansar o leitor. Trata-se de mais uma obra espírita sobre a sexualidade humana, abordando em diversos trechos a questão da homossexualidade como algo natural, decorrente de nossa jornada evolutiva.

Eduardo 19/08/2017

Importante desse livro é ler nas suas entrelinhas os ensinamentos doutrinário do Evangelho de Jesus e das citações de Sócrates. A história é muito bonita, porém triste. Final previsível, muito embora entendemos o porquê, isto é, por força da inexorável evolução que todo espírito terá alcançado um dia, pois nenhum espírito estaciona... nunca. Leiam. Arrebata-nos o personagem Jacobino.

Andy Santana 02/08/2015

O amor é a cura de tudo...

O Bispo (Ricardo) guarda em seu íntimo vários pecados que marcarão sua vida e seu sucesso dentro da instituição e que vêm a tona depois de sua desencarnação. Através do tratamento com dois médiuns (Georges e José Antônio), o cardeal tenta aprender com seus erros a perdoar quem lhe causou mal.

Resenha completa no blog:

site: http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-bispo.html

Gabi 15/11/2014

O Bispo é o segundo livro que com muita honra avalio com cinco estrelas; me pergunto como a sociedade reagiria se tomasse conhecimento de tão preciosos conceitos e informações que essa leitura brilhante ensina. Apesar que infelizmente estamos em um Mundo evolutivo inferior, pois mesmo com tantas oportunidades a grande maioria das pessoas preferem continuar vivendo com falsos conceitos de moralismo e com alto nível de hipocrisia.
Só tenho a agradecer a oportunidade que tive de me deparar com esse livro em um momento tão difícil da minha vida, onde dúvidas morais me corroíam e que através das lições passadas por este, passei a me amar mais e acreditar que tudo tem um motivo de ser.

"É chegado o momento de desenterrar os ossos da hipocrisia que a sociedade lança sob o tapete do moralismo".

"Conhecer o outro é conhecer a mim mesmo. Se reconhece no caráter de alguém frieza, calculismo, ódio ou qualquer outro elemento é porque os tenho em mim".

"O céu e o inferno são as emoções que as pessoas carregam e a forma de viver daí resultante".

"Todo aquele que sinta amor por algo ou por alguém merece respeito, independentemente da forma como esse amor se manifeste".

"Somente pode se dizer livre aquele que vive plenamente a sua verdade".

"Confie no futuro, ele é feito com a matéria-prima do progresso. As consciências hão de renovar-se e encontrar o caminho da compreensão e da concórdia entre os homens. Essas mentalidades arraigadas que geram as dissensões e impõem condutas cessarão, vencidas pelos ventos da verdade".

Elizabete 19/08/2012

Bispo de Veneto
Livro marcante, de leitura agradável e de aprendizado. Lendo-o fez-me desejar ter sempre ao meu lado um JACOBINO. Você também desejará!!!!

isaasantosf 03/01/2011

aaa tá falando demais e não tá tendo grandes emoções... E como estou sem paciência pra blábláblá no momento, cansei! Quem sabe depois eu retomo a leitura que não é ruim

paulamaria 24/09/2010

A leitura é agradável e a história é rica e complexa. A personalidade do Bispo realmente impressiona pela profundidade dos conflitos que carrega. Vou tirar dele lições para toda a minha vida. São raros os livros que fazem isso. Recomendo! Cinco estrelas merecidas!