Confissões de um Vira-lata Orígenes Lessa
Orígenes Lessa

Resenhas - Confissões de um Vira-lata

Vânia 09/03/2009

"Eu conheço um garotinho que queria ter nascido pastor alemão..."
Hilário!

Ana Ferraz 05/11/2009

Foi o primeiro livro que li na minha infância, e adorei!
Bárbara Gomes 08/09/2011minha estante
Também foi o primeiro livro que li, tenho um carinho imenso por ele {:

Luis.Henrique 10/07/2018minha estante
Foi o meu primeiro também, emprestado na biblioteca da escola. Tenho muito carinho e boas lembranças. Recentemente adquiri um no sebo para minha coleção.

Hello5ouza 08/11/2023

Um livro muito divertido de ler, o protagonista é um cachorro de rua que ao longo do livro, vai fazendo várias críticas, sobre á situação de maus tratos que vários animais se encontram nas ruas.
Também fala sobre sua relação com os humanos, se negando a ter um nome ou uma coleira, por achar isso uma forma de prisão da qual os cachorros se submetem.
Livro muito bom, recomendo muito.

GeMartt 26/03/2020

Divertida
O livro conta a história da vida de um cachorro vira-lata e suas experiências.
O livro é divertido se você procura um livro simples.

Lia 14/04/2022

"... Os analfabetos nem sequer desconfiam que, na maioria das vezes, estão latindo coisas horrorosas contra os próprios homens..."

Sudan 30/05/2009

Confissões de um Vira-lata
Você sabia que cachorro pode sentir mais gratidão do que gente? Ainda que seja apenas um vira-lata sem nome e sem dono, cachorro ganha de quase todos em compreensão e solidariedade. Veja o que aconteceu com este, que, salvo da carrocinha, fez o possível e o impossível a fim de que compreendessem que ele compreendia.

pedro_romulo_ 01/08/2023

Bem chatinho, principalmente no começo, mas com diversas críticas na visão de um cachorro e de uma forma engraçada.

Isac.FeijAo 09/06/2023

Meu primeiro livro!
Tenho memória afetiva muito forte para com esse livrinho, foi o primeiro em toda minha vida que me lembro de ler e amei passar cada página. O que eu nao conseguia entender como criança era o capítulo final... hoje entendo.

"-Cachorro! Cachorro Ordinário!
- Seu cachorro!
Eu não conheço insulto maior.
Não aos homens, aos cães."

Fernanda 16/10/2022

Confissões de um vira-lata
Sabendo pouco sobre a obra, comecei a lê-la sem saber muito o que esperar dela, logo nas primeiras páginas, o narrador-personagem, um vira-lata, conquistou-me com seu linguajar repleto de gírias e pela maneira bem-humorada que ele descreve tudo o que vê, ouve e vivencia. É um livro para ler, para se divertir e, sem dúvida, para refletir.

Desiree Iasmin 08/07/2022

Um livro que nos trás a vida de uma cachorro vira-lata pelas ruas do Brasil, seus pensamentos, vontades e o que pensa dos homens.
Uma ótima história, divertida e emocionante ao mesmo tempo e que nos leva a refletir.

Laly 27/11/2012

Confissões de um Vira-lata
Li na infância e achei superinteressante as opiniões do narrador , o próprio cachorro, sobre "a raça humana" .A história me emocionou pelo fato de que realmente muitos animais passam pelo mesmo drama do Vira-lata ,um cachorro sem lar.Ao longo da narrativa ele conta como é sua vida nas ruas, ora de uma forma muito engraçada ora muito triste.

Edna 11/02/2019

Um Senhor Vira-lata
"Os homens chamam lixo __eles desperdiçam demais infelizmente."

Um livro muito engraçado em que o mundo é visto pelos olhos de um cachorro sem dono, sem coleira, sem nome um Vira-lata ( que sofria por ñ ser como os outros).

Os respeitados que moravam em casa de gente. Em caixotes ou embaixo do tanque.

Crítica social:
Homens que moram em Condomínios (caros) mas apertados ou mesmo em subsolos apenas por ser chsnafos de luxo!

Diante das observações ele começa a'amadurecer já tem 12 anos, já é considerado um velho pois sabemos que os cães vive em média 20 anos) e já vê o mundo por outro ângulo:

Aqui podemos ver outras reflexões as nomenclaturas e carreiras muitas vezes sem nenhum benefício nem a si nem à sociedade representado pelas "Coleiras"

O que adianta ter nome de Veludo e morrer com sarna?

Ser chamado de Javali e ñ valer nada.

Valente quando é o cachorro mais covarde que conheci.

Mas fala bem e defende alguns dos homens:

Quotes:

"O homem raramente é amigo de todos os cães, mas é sempre amigo de um ou dois."

Tenho visto muito homem imitando cachorro. Mas latem como papagaios. Repetem, frase por frase....e fazem um papelão, os analfabetos nem desconfiam que, na maioria das vezes, estão latindo coisas horrorosas contra os próprios homens."

"A criança é o homem ainda humano, quase canino."

minhasimpressões

Fiquei de boca aberta com esse livro, com muitas críticas ele conta a história dos cães de rua, mas coloca a reflexão que é a melhor e o ponto alto:

A Temperança porque muitos cachorros quando se libertam da coleira não sabem o rumo certo a tomar e se perdem utilizando de forma errônea a liberdade. Tal os homens copiam.

A desigualdade que ele enfrenta nas ruas e a dor de perder Jackeline sua amada cadela com a barriga cheia de filhotinhos, em uma rua não sinalizada.

Com apenas 92 pag. um livro com um conteúdo imenso.