Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Animaestra 04/02/2024

Nova Ordem Mundial
Poderia facilmente ser o novo nome do livro. "Hoje parece perfeitamente possível que o horror esteja entre nós dentro de um único século." É o que diz o autor em seu prefácio. E eu concordo com ele.

A verdade, é que utopias são apenas exageradas em sua escrita, mas a base é tão real quanto a realidade. E esse livro merece mais leitores. Mais mentes conscientes em um mundo já tão mecanizado e programado.

John, o Selvagem, excluído de dois mundos, trazia uma visão que confundia as duas culturas, e ele próprio, como conseguimos ver no final.

E apesar de que o autor tenha dito que em um século se veriam essas coisas, gostaria de poder voltar e dizer a ele, 78 anos depois do prefácio, que infelizmente, foi pior que se imaginava. E não precisou de nenhuma bomba nuclear para isso, apenas de um condicionamento em massa sem valores, sem religião, espiritualismo ou naturalidade. Só falta agora controlar as famílias.

É um livro chocante e que é bem atual ao mesmo tempo. Recomendo.

Michael147 03/02/2024

Esperava mais
Sempre ouvir falarem muito bem desse livros, talvez coloquei expectativa demais. Mas acredito que apesar de tudo, é um bom livro

highgarden 03/02/2024

"Eu reclamo o direito de ser infeliz."
Achei que ia terminar esse livro na força do ódio, mas o final foi o que salvou ele. Não que compense todo o resto. A história é interessante, o conteúdo é bom, o universo criado é bem feito, mas a escrita me desgastou, além de um fator que parece ser típico de distopias clássicas: os personagens são desinteressantíssimos, sem nenhum carisma, nada que te faça se apegar a alguém, torcer por alguém, gostar de alguém, parece que não havia qualquer interesse em construir personalidades interessantes e isso torna a leitura muito chata pra mim. Um grande ponto positivo é a discussão entre o administrador e o selvagem no final, que achei primorosa e me deu um gás na reta final que não tive durante o livro. Se o objetivo era provar que uma sociedade plenamente feliz, sem angústias e sem preocupações é totalmente entediante, eu estou convencido.

Sammy 02/02/2024

Vai um soma, aí?
Bom, esse basicamente é um dos, se não o meu livro preferido. Sei lá, parece que tem alguma verdade dentro desse livro.

Nunca vou me esquecer da parte que falam sobre como a felicidade não produz coisas genuinamente profundas, como é necessário a presença de uma sociedade desestabilizada para que assim possa aflorar obras profícuas e altamente humanas.

vitorramos1 02/02/2024

Um distopia diferente
Na busca de ler todas as clássicas distopias chegou a vez do
"Admirável mundo novo" do Aldous Huxley.

O livro constrói uma realidade diferente de sociedade quando comparamos com as demais obras do mesmo estilo, pois não vemos uma sociedade em conflito ou um movimento presente em busca de alterar as estruturas.

A novidade está diretamente ligada à realidade da construção de uma sociedade com foco na estabilidade e felicidade. Para isso temos toda uma construção científica que colocou fim à gravidez, desenvolveu remédio para aliviar sofrimentos psicológicos e consolidou uma máquina de geração padronizada de novos seres humanos dentro de suas cascas, todos condicionados a serem felizes dentro de sua realidade.

No final das contas achei a história super cativante e o livro fantástico, mas ainda assim não briga com 1984 no escopo de distopias.

Rafa.Poderozo 01/02/2024

Doidera
Eu não sei nem por onde começa a falar sobre esse livro
A visão futurista q o autor traz e como isso é análogo ao presente é surpreendente.
Diria que a experiência de leitura é comparável com a experiência de ler 1984, não nego
E as consideráveis atrocidades tão normais para aquele universo me deixaram perplexa
E novamente fiz diversos rabiscos nele mas não o tenho físico, eu juro que eu vou melhorar?
Mas enfim, adoro livros que me fazem pensar e refletir.

Marcinha 01/02/2024

Admirável mundo novo
O que você prefere sua liberdade de sentir ou um sistema de governo que proporcione tudo para seu bem-estar. Mas todo esse bem - estar tem um preço.
Nessa história temos uma sociedade futura no qual as pessoas são fabricadas, isso mesmo fabricadas de acordo com o que o governo precisa de cada um. Todos os valores que conhecemos hoje como família, Deus, individualidade simplesmente não existem. Os humanos são manipulados desde sua fabricação com pensamentos que os fazem acreditar em tudo que o sistema acredita que deva fazer parte da vida em sociedade.
São induzidos a não sentirem tristeza, solidão ou qualquer pensamento que os levem ao isolamento. E se nada der certo existe o SOMA. Uma leitura para refletir o que realmente vale a pena arriscar para que exista uma boa convivência entre os indivíduos de uma sociedade.

leandro.lacerda 01/02/2024

Curioso
Não teve como não associar o livro com os acontecimentos da atualidade, substâncias que nos tora da realidade, grupos sociais organizados para suprir as necessidades momentâneas excluindo ou tentando suprimir desejos que irão se mostrar em determinado momento, personagens que não se encaixam e um que não faz parte tentando ser condicionado ao ambiente faz de Admirável Mundo Novo uma narrativa amedrontadoramente atual.

Parafraseando A menina que roubava livros ? Markus Zusak "A única verdade que realmente sei: os seres humanos me assombram."

Beatriz3345 01/02/2024

Admirável Mundo Novo
ÓTIMO livro. Sou viciada em ler distopias, e com certeza esse clássico não me decepcionou. O meio do livro ficou um pouco maçante a história, mas depois tudo se interliga e faz sentido. Críticas perfeitas e de fácil entendimento, traz muitos reflexos para a era tecnológica e sufocante da indústria digital. Simplesmente amei, não leria novamente mas uma mas melhores distopias que já vi!

belpoppe 31/01/2024

Brave New World ?
Um clássico é um clássico. Li esse livro para a aula de inglês em 2022, mas eu de fato adorei. A temática retratada é importantíssima e atemporal, o que faz a gente pensar até hoje- quase 100 anos depois- se o nosso mundo pode ser assim. O mundo que o autor cria é muito bem feito, com detalhes das cores das roupas que cada pessoa usa na sociedade. Lembro que achei o começo meio chato, mas depois que você entende mais sobre aquele universo, você entra mais na história e começa a entender a genialidade daquele mundo que o autor criou. Os personagens principais são muito interessantes, cada um com uma percepção diferente da realidade deles. Mas o que achei legal é que não tem como você ?amar? um personagem, porque todos eles são falhos e complexos. E isso é engraçado, considerando que o mundo em que eles vivem era para ser perfeito, sem dor e sentimentos. Ou seja, os próprios moradores desse mundo demostram que ele não é perfeito. Tem muito mais o que analisar nesse livro, o que faz ele ser cada vez mais interessante e complexo. Talvez leia mais clássicos no futuro como esse, adoro distopias.

Rahul0 29/01/2024

A Zona de Conforto na Alienação
Apesar da história de passar em um tempo distante , ela se assemelha com o atual : de certa forma o povo gosta de ser dominado pelo sistema. Pois veja bem , grande parte da população aceita sua situação social miserável sem revolta alguma , sem nenhum questionamento sob o que lhe impõem.

Indivíduos com esse comportamento ridicularizam práticas que contribuam para uma evolução pessoal , tornando tal coisa como "normal" para toda a população , o que já foi titulado como "política de massa" , "moral de rebanho".
nat 29/01/2024minha estante
gostei da sua resenha. Em breve irei ler esse.

Rahul0 29/01/2024minha estante
Leia sim , esse livro passa uma experiência legal ; até me interessei por outros do Huxley

IndieIngrid 28/01/2024

Admiro, tive que pesquisar para entender o final do livro, como todos os livros sobre distopia lançados no século XX, Admirável Mundo Novo é uma tragédia pré escrita.
Não é preciso pensar muito para saber que, absolutamente nenhum personagem, vai ter um final "feliz".
Não que isso seja ruim, a sensação de impotência em temas como esse é o que chama atenção para o tema, e definitivamente, não é o caminho aqui, é uma visão inteligente sobre uma educação modeladora, e uma boa perspectiva para se pensar acerca de certos pontos da nossa sociedade.

Enfim, infelizmente, é um dos mais fracos do famoso trio de distopias, mas não deixa de ser interessante para se ler

Dyyego 28/01/2024

Admirável mundo novo
Um bom livro que faz a gente pensar como seria um mundo diferente e o quanto esse novo mundo pode ser melhor ou pior que o que vivemos.

leiturasdatita 28/01/2024

Admirável
Se não fosse o final em aberto (servindo de gancho para o segundo livro), eu diria que esse é o melhor livro que já li em toda minha vida. Passei o livro inteiro com cara de indignada (palavra que minha própria mãe usou quando me viu lendo), lendo argumentos totalmente absurdos dos personagens, porém muito coerentes se considerarmos o contexto no qual estavam inseridos. O capítulo 17, após as palavras do Administrador, me fez questionar demais a sociedade em que vivemos, e me fez sentir culpada (ou seria louca?) por achar que talvez o Administrador esteja certo (?????)... Que livro, meus amigos. Que livro.