Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Thi Acrisio 09/04/2024

Infelicidade é humano
Não funcionou muito pra mim, boa parte dele me senti burro, talvez se tivesse lido antes de iniciar a resenha da Luciana, não teria adentrado essa distopia nesse momento.

Mas apoio o direito de ser infeliz. ??

Moreiraca 08/04/2024

Se alguém quer um livro que realmente faça pensar, é esse aqui.

O autor teve umas sacadas geniais, conseguiu ver coisas que realmente são presentes, sem os devaneios dos aclamados que "rivalizam" no universo das distopias.

Gostei muito e super recomendo.

Nathan.Seriano 07/04/2024

Bem escrito, bem profundo
Por ser uma distopia, e depois da experiência com 1984, confesso que estava meio receoso com a trama, essa meta de ler todas as distopias famosas este ano, está sendo deveras interessante, enquanto eu detestei Orwell, eu amei Aldous. Com o Autor de 1984 só pude compreender o quanto a obra é avassaladora após a sua conclusão e um período intenso de reflexão.

A experiência foi completamente contraditória com Admirável Mundo novo, e analisando a obra como um todo, ela é muito bem escrita, e não apenas pelo caráter da história em si, mas pelas técnicas de escrita empregadas ao longo da narrativa, as quais os diálogos entrecortados e suturados, sem saber onde se passa ou em que momento se passa, fazem o livro fluir muito bem. As construções são feitas de formas simples e assertivas o suficiente para você, minimamente se apegar aos personagens que são apresentados, no entanto, pouco explorados nas questões emocionais, mas faz total sentido ao mundo que o autor se propôs. Se houvesse tais profundidades a história não se manteria, seria apenas uma grande hipocrisia, o que de fato não é.

A narrativa começa nos apresentando como a sociedade está vivendo atualmente, sendo modificados desde a sua gênese, sua geração, tirando os conceitos de pais e mães e atribuindo essa responsabilidade às condicionantes de cada grupo. Existem diferentes tipos de seres humanos, a sociedade é dividida em castas, como Alfas, Betas e Gamas, sendo o Y o mais inferior. Cada indivíduo vem carregado de irmãs e irmãos gêmeos idênticos, chegando até 88 seres humanos iguais. Em seguida, são condicionados ao longo de sua vida a gostarem da posição que ocupam e que ocuparão na sociedade em que estarão inseridos em determinada idade, evitando dessa forma a capacidade de pensamento.

A história flui muito a ponto de entendermos a superficialidade que a mesma emprega, cabe ressaltar que ao contrário do moralismo existente na nossa sociedade, em Admirável Mundo Novo, quanto mais parceiros sexuais você tiver, melhor. A normalidade lá, esquece os tabus existentes aqui, não apenas isso, o autor viaja na maionese em muitos momentos, os carros não existem e o meio de transporte são os helicópteros. Contudo, destaco que vimos majoritariamente os Alfas nesse livro, então não posso afirmar se com as castas inferiores seria diferente, ao fazer um paralelo com nosso mundo, eu aposto que os Y não conhecem os helicópteros.

Bernard é um dos personagens principais, é um Alfa, todavia, por um pequeno erro durante sua gênese, ele tem uma pequena diferença dos outros, ele é levemente menor, e isso interfere muito na tratativa com os demais Alfas e forma que ele se sente. Os membros de sua classe possuem cerca de 1,90m. Sua estatura é cerca de 15 centímetros menor, o que o faz se sentir não-pertencente, e evitando o soma. Mas o que é soma? Durante toda a narrativa, Soma é uma droga que é liberada à população, disponibilizada pelo próprio governo e são consideradas pílulas da felicidade. Se tem um problema, toma soma, são seis comprimidos no máximo por dia, e a partir do quarto comprimido você dorme durante um tempo (é tipo um rivotril sem efeitos colaterais, se não a felicidade). Destaco também, que a sociedade não envelhece. Ele chega até certo ponto da vida e simplesmente vão ao hospital e lá ficam, sozinhos(as) até seu desencarne, aproximadamente com 60 anos, e mais uma vez destaco que crianças são levadas ao hospital para serem condicionada a naturalidade da morte. É literalmente uma sociedade descartável.

Esse condicionamento, como eu disse anteriormente, ocorre desde a tenra idade e ocorre de diversas maneiras, mas a mais peculiar é a que acontece durante o sono. Desde meses de vida, todas e todos os bebês escutam, quando dormem, afirmações que acabam sendo repetidas durante uma fase da vida e isso acaba adentrando profundamente dentro do âmago de cada um.

Bernard acaba encontrando uma pessoa de fora dessa sociedade, uma que já pertenceu a ela, mas vive com outros povos, e um outro personagem que nunca conheceu admirável mundo novo, esse segundo personagem importante para a trama, leu muito de Shakespeare e suas falas sempre fazem referência ao autor, é lindo, porém é uma perspectiva completamente diferente daquilo que nos é mostrado até então. A história do livro, gira a partir daí, quando ambos são levados a sociedade, Bernard perde o desprezo dos Alfas pelo contrário, agora se sente pertencente a eles devido a sua posse referente aos novos humanos. Fazendo-o inclusive a tomar o soma que tanto detestava anteriormente.
Quando a narrativa encontra-se perto do fim, Bernard, um amigo seu, e o John, que é o personagem que foi “resgatado” de seu povo, encontram um Administrador (com A maiúsculo mesmo) e os grandes conflitos se instauram, é possível entender o motivo da sociedade ser assim, e como o Soma interfere cotidianamente e de forma tão orgânica que quem o consome nem percebe seus efeitos. Inibe a tristeza, a solidão, o coletivo sempre é o foco principal, nada de ler um livro, as atividades precisam e necessitam de companhia, os parceiros sexuais precisam ser trocados constantemente, dormir é algo inimaginável exceto quando se tem algo para lidar que não é comum.

Admirável mundo novo tem técnicas de escritas incríveis, a história e a distopia merecem a fama que tem, é possível fazer comparações com a nossa realidade, que simplesmente são reais demais: Harmonização facial, a tentativa de parecer sempre jovem, repetir e consumir padrões nas palmas das mãos. Aldous foi um gênio como escritor, escreveu uma obra não apenas para o seu tempo, mas também parece que estava prevendo o padrão em que a sociedade iria se instaurar. Levou cinco estrelas fácil, é rápido de ler, é bem escrito e sobretudo, atinge camadas passíveis de reflexões profundas para quem o lê.

Carolina Corrêa 07/04/2024

Não gostei.
Narrativa confusa e mal construída, com ideias tolas e nomes bobos de personagens, numa tentativa de alusão irônica.
Texto chato e absolutamente nada prazeroso. Pouquíssimos parágrafos podem ser aproveitados.
Para mim, não vale a fama que tem, o que não quer dizer que ninguém deva lê-lo e tirar suas conclusões.

Veridiana.Goncalve 07/04/2024

Difícil e confusa
Leitura chata, difícil, confusa e com palavras de difícil compreensão pois foi escrito em 1932. Não recomendo!

Jussara 07/04/2024

Qualquer sacrifício em troca de uma vida sossegada...
Sem uma vida privada em troca de nunca mais se sentir solitário.
É assustador o fato de que esses livros distópicos são atuais e que nos mostram uma realidade que pode estar bem próxima.

andreeremita 07/04/2024

Admirável Mundo Novo: de novo?
Em "Admirável Mundo Novo", Huxley nos apresenta a uma sociedade utópica perturbadora (será que hoje a sociedade não é perturbadora?), onde a felicidade é imposta através da manipulação genética, controle social e hedonismo desenfreado.

A reprodução natural é abolida, dando lugar à fertilização in vitro e à criação de indivíduos em classes sociais pré-determinadas. Famílias, amor romântico e individualidade são conceitos erradicados, substituídos por promiscuidade e laços superficiais.

O consumismo desenfreado e a propaganda constante garantem a passividade e a satisfação da população, enquanto o uso do Soma, uma droga que induz à euforia, reprime qualquer questionamento ao sistema.

O protagonista, John, um "selvagem" criado fora dessa sociedade, representa os valores humanos tradicionais, como a liberdade, a individualidade e o amor. Sua presença gera conflitos e questionamentos sobre a verdadeira felicidade e o preço da utopia.

Com maestria, Huxley critica o totalitarismo, a superficialidade da cultura de massa e os perigos da manipulação científica. A obra serve como um alerta atemporal sobre os perigos de perseguir uma "felicidade" artificial em detrimento da liberdade e da humanidade.

O livro nos mostra uma clara crítica social perspicaz e atemporal. Atemporal mesmo, o que foi apresentado anos atrás como um mundo distópico original, hoje é reproduzido pela realidade.

Os personagens hoje mudaram o figurino mas permaneceram as características.

Admirável Mundo Novo é leitura obrigatória para quem se interessa por ficção científica, distopias e reflexões sobre o futuro da humanidade. A obra desafia o leitor a questionar seus próprios valores e crenças sobre felicidade, liberdade e o papel da tecnologia na sociedade.

lizorlis 06/04/2024

Eu me esqueci completamente de fazer a resenha kkkkkkkk cm faz mt tempo q eu li, só oq eu posso dizer foi q eu adorei, vale mt q pena a leitura

regueira0 05/04/2024

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
"A felicidade é um soberana exigente, principalmente a felicidade dos outros. Uma soberana muito mais exigente do que a verdade, quando não se está condicionado a aceitá-la sem restrições."

LIVRAÇO, amo esse lindo ainda

Córdoba 03/04/2024

Admirável? Mundo "novo"
É uma leitura profundamente desconfortável a princípio, mas a quantidade de questões filosóficas que te obrigam a pensar na sua opinião real sobre a vida da tantas voltas que você chega a se perder das suas ideias de moralidade.

Inicialmente eu achei que a história estava culminando para algum tipo de revolução ou grande choque no final, mas na realidade é pouquíssimo sobre os personagens como indivíduos e sua disrrupção, e muito mais sobre a coletividade e a pura descrição desse mundo utópico.

Que aliás, é muito fácil de se acreditar acontecendo, embora desconfortável, diferente de muitas distopias onde é difícil compreender sua implementação em algum tipo de futuro.

Um mundo desprendido de relações profudas ou realmente íntimas e próximas; onde há um avanço tecnológico absurdo para saúde, beleza e maquinários, mas que dispensa os estudos para a ciência, física, astrologia, sociologia e a arte; voltado completamente para a especialização em uma só área e desinteresse completo por qualquer coisa que não lhe seja condicionada; autoridades que desestimulam completamente o pensamento próprio - Lembra alguma coisa?

A divisão do livro para mim está na chegada do Selvagem. Uma vez que os selvagens, tecnicamente, somos nós e nosso modo de vida atual (monogâmico, religioso, "livre"), acreditei que a visão dele na história finalmente demonstraria os absurdos desse "mundo novo" - com castas rígidas e intransponíveis, um tanto quanto promíscuo e totalmente adepto da droga para a absolvição de sentimentos, que muito mais do que não permitir o pensamento próprio, não te permite ter sentimentos que fujam da alegria e colaboração social - , mas, na realidade, fiquei tão desgostosa com os ideais de uma sociedade como a nossa, só que desprovida de tecnologia, quanto com o "admirável mundo novo". O diálogo final do Mustafá Mond e o Selvagem, inclusive, foi o ponto alto pra mim.

Absurdamente reflexivo e interessante, embora no começo seja um pouco sofrível até você pegar o embalo, recomendo muito a leitura.

L 03/04/2024

Complexo, mas fundamental
O livro fala sobre uma sociedade distópica, onde o Fordismo tornou-se praticamente uma religião.
Os seres humanos não apenas são produzidos em larga escala em laboratórios como também são condicionados desde a sua fase embrionária para adequarem ao que a sociedade espera de cada classe social dentro desse sistema baseado em consumismo.
Os sentimentos humanos mais autênticos foram esvaziados de significado em nome de uma estabilidade social artificial.
Da tríade da distopia (admirável mundo novo, 1984 e fahrenheit 451), esse foi o livro que mais me deixou desconfortável, entretanto reconheço que o desconforto é necessário à medida que certos questionamentos precisam ser feitos.

Jéssica (@simboraler) 03/04/2024

Surpreendente
Já pensou em viver em um local onde todo mundo é feliz? Ninguém tem preocupação, aborrecimentos. Não é bem visto ter relacionamento e família, afinal, relacionamento causa brigas e família gera estresse. Todos são fabricados sob medida, por proveta, já tendo castas e empregos definidos antes mesmo do seu nascimento. Você é condicionado desde criança a entender seu papel na sociedade e não se sentir satisfeito com isso, mesmo sendo o trabalho mais insalubre possível.

Todos são ensinados a não ficarem sozinhos, não dar brecha para a solidão. E quanto mais parceiros sexuais você tiver, melhor. Mas não se engane, esse livro não tem NADA de erotismo. E é PROIBIDO ter filhos, uma gestação normal, pois isso cria vínculos. Só que sem relações profundas ou sem solidão, você não tem brecha para pensar e refletir. Bom, sociedade que pensa é um problema para os poderosos.

Ah, você começou a pensar muito? Se sentir aflito? Se sentir triste? O governo tem uma solução: o soma! Uma droga alucinógena que te deixa feliz, em outro lugar, te deixando feliz novamente. Todos recebem sua "ração" de Soma diária para sempre ser feliz.

Um rapaz, Bernard, começou a questionar essa sociedade e decidiu ir para uma reserva selvagem como "estudo". Os selvagens são pessoas que tiveram ensinamentos e modelo de vida iguais aos nossos. Leem livro, pensam, possuem religiões. Lá, ele conhece John, um menino que nasceu na reserva mas que é filho de uma mulher que veio da sociedade moderna. Amante de Shakespeare, religioso, John acaba sendo levado para a sociedade moderna como uma exposição para todos, como um bicho.

E assim, vemos o que pode acontecer quando uma pessoa que pensa, entra na sociedade perfeita.

Recomendo MUITO esse livro! Ganhou meu coração e virou um favorito da vida com tranquilidade! Deem uma chance