Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Gabriel.Moreira 14/02/2024

Um tapa na cara teria doído menos.
Imagina uma sociedade cuja a única obrigação do governo é te fazer feliz?
Mas mais que isso vc é OBRIGADO a ser feliz, pois outros sentimentos como tristeza e a raiva são considerados destrutivos e por isso tem que ser reprimidos. Imagina que o planos de Platão deram certo e que agora famílias não existem e o governo é quem cria as crianças( desde antes delas nascerem graças as novas tecnologias).
Esse livro não é para fracos, até pq apesar de ser uma realidade que parece distante você consegue fazer inúmeros paralelos entre o mundo em que vivemos e o mundo onde essa história se passa.
Por exemplo o governo legalizou uma substância alucinológica e viciante chamada SOMA a qual as pessoas usam para fugir da realidade, dá para fazer um paralelo muito claro entre essa d.r.0g@ e os celulares.
Também tem a regra de que todo mundo é de todo mundo, então @.sse.di0 e E×Tru-po são considerados até como coisas normais e tipo é muito assustador pq parece tanto mais tanto com a realidade que chega a ser assustador.
Sobre a escrita do autor eu achei incrível ele trabalhou muito bem o uso do fluxo de consciência do segundo capítulo e em todo livro na verdade. O humor ácido e ferino dele tbm é muito apreciável.
Sobre os personagens eu não achei nenhum muito marcante, mas faz até que sentido levando em consideração que todo mundo aqui são só celulas no grande corpo social.
Tbm tem críticas ao capitalismo e ao consumismo que foram muito bem feitas.
O final eu achei meio ruim( prefiro o final de 1984) mas não tira o mérito do livro.
Acho que nunca mas serei o mesmo depois dessa leitura.

Fabi 14/02/2024

Reflexivo
Ainda tentando processar essa leitura. O início do livro foi complicado para mim, muito detalhista, muitas informações técnicas que não me deram muito prazer. Mas com o decorrer da leitura algumas foram muito necessárias. É um livro com questões bem atuais e preocupantes. Impossível não refletir sobre sobre controle externo, solidão, sentimentos reprimidos, falta de liberdade. O livro termina, mas a leitura não. Os temas ficam na sua cabeça.
JoAo366 14/02/2024minha estante
Eu desisti dele justamente por conta do começo. Não sei, não consegui seguir. Mas, tenho muita vontade de voltar. Principalmente pra completar a trindade ?1984? e ?Fahrenheit 451?. Este último que é meu livro preferido da vida!!

Vitoria 14/02/2024minha estante
Esse é o livro que o filme foi baseado ?

Nathane2 14/02/2024minha estante
Tem várias adaptações, Victoria

Fabi 14/02/2024minha estante
João, esse começo é arrastado mesmo. Por isso eu tenho o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo. Quando pego um assim muito descritivo, vou lendo aos poucos, intercalando com outro mais interessante.

Lendo_letras 14/02/2024minha estante
Em breve estarei iniciando a leitura do livro, espero ser constante na leitura, gosto de livros que me desafiam a pensar

JoAo366 15/02/2024minha estante
Ahh, eu vou tentar intercalando com algum outro. Gostei da ideia. Eu geralmente leio um por vez.

Felipe1205 14/02/2024

Quem sabe numa próxima leitura eu goste
Esse livro tem uma ótima proposta e um universo que eu particularmente achei genial , porém não consegui me conectar com a leitura nem com os personagens do livro, achei tudo muito maçante e chato . Mas quem sabe numa próxima leitura daqui a alguns anos eu goste.

Jubjaws 14/02/2024

Mais do mesmo?
Meu deus um livro cheio de potencial mas tão? confuso?

Na minha opinião daria um ótimo filme (honestamente não sei se existe), mas na pratica é muito confuso.

Não vejo pontos em que essa sociedade seria sustentável para existir, nada nela parece concreto ou perto do real, ainda mais pensando que se passa em um futuro com um tipo de igualdade muito mais palpável do que apenas pura exploração (como no caso de 1984).

ViviGreg. 12/02/2024

Mais uma distopia lida e, como sempre, me causou certo incômodo e desconforto. É um livro bom, apesar de ser confuso, tem ótimas reflexões e análises a respeito da humanidade e do nosso futuro.

Marco Antonio da Silva Filho 11/02/2024

Admirável... mundo novo...
O livro foi escrito em 1931, mas, se me dissessem que ele era mais recente, eu acreditaria... um pouco difícil de escrever sobre esse livro, mas posso dizer que o autor foi simplesmente genial. Não quero dar spoilers aqui, mas, sim, destacar alguns aspectos desse clássico.

O autor nos leva a imaginar uma sociedade futura em que a "felicidade" (eu chamaria de bem-estar) está acima de tudo. E qualquer coisa ou indivíduo que ouse perturbar essa estabilidade deve ser rapidamente contido. Pessoas não sentem necessidade do que não têm, pois não desejam nada que não possam obter. E em todo esse processo deixam de ser, realmente, humanos.

Não há lugar para dor ou sentimentos incômodos, pois tudo isso se resolve com um comprimido de "soma". Essa "felicidade", porém, custa caro. Não há lugar para nobreza ou heróismo. Não há espaço para a solitude ou meditação, nem mesmo para o próprio pensamento. Livre-arbítrio? Dê adeus a essa ideia. Deus? Não se precisa mais dele. O que importa é que todos estão "felizes" até a morte.

Não vou entrar em mais detalhes... quero apontar apenas alguns pontos. O autor consegue, em alguns momentos, descrever duas ou três cenas simultâneas com sucesso (achei isso bem legal). O modo como ele consegue encaixar Shakespeare em diversos contextos também é admirável. Fiquei até com vontade de ler Shakespeare ?

É uma leitura que exercita muito a nossa imaginação. É um convite a imaginar um mundo bem diferente, mas com muitas reflexões sobre o nosso próprio mundo.

Andrea 11/02/2024

Mais um livro que sobreviveu a releitura
Há quase oito anos atrás, li pela primeira vez Admirável Mundo Novo e fiquei completamente embasbacada com a sociedade criada por Aldous Huxley. Esse livro tornou-se um de meus favoritos da vida e, felizmente, após fazer a primeira releitura,pude constatar que ele continua no meu pódio pessoal.
Hoje, porém, entendo porque muitos desistem dele nos primeiros capítulos, pois nestes são descritos de forma bem científica e detalhada os procedimentos que tornaram a concepção humana, uma produção em massa nesse mundo distópico, logo, para alguns pode ser bem chato. Como o aspecto científico é algo que realmente me cativa em distopias, não tenho problemas com esses dois primeiros capítulos.
Por isso, recomendo muito essa leitura! Tenha paciência com os dois primeiros capítulos, pois ela vai realmente fazer você adentrar um mundo completamente novo, admirável para uns, estranho para outros.

Vanessa 10/02/2024

Um livro de distopia muito confuso mas pra época muito interessante e bem escrito, devido o tanto de detalhes fica um pouco massante

Lucas1429 10/02/2024

Vale conhecer
Admirável Mundo Novo é um dos irmãos menores do pacote das leituras em distopias, com 1984 e Fahrenheit (o qual não li). Acho que é possível observar algumas semelhanças tanto em forma quanto conteúdo entre ambos os livros. Em média 1984 tem uma escrita mais maçante, mas o começo de admirável mundo novo é extremamente cansativo, exclusivamente expositivo e acho que perde a mão na criação de conceitos e nomes, até um tanto constrangedor observar algumas referências de toque ácido que tenta fazer, principalmente pelo fato de serem mal executadas.

Vejo no livro uma crítica sobretudo a tecnocracia e uma sociedade de 'hivemind', moldada pelos princípios de um comportamentalismo bizarro que aniquilou a cultura e as formas de existir para formar novamente aquilo que é civilizado ou não. Penso que aqui já temos uma oportunidade de pensar a respeito, o que torna alguém verdadeiramente civilizado ou selvagem, tendo em vista nossa própria realidade, não apenas pensando em algum futuro "assustador".

Também vejo uma tendência um tanto reacionária na maior parte das chaves de leituras deste livro, e acredito que tem razão para isso, porque ele trata como uma tragédia a morte do cristianismo e da cultura ocidental, e não das religiões, espiritualidade e cultura no geral, o que é uma pena, porque oportunizaria uma profundidade maior ao personagem do Selvagem além dele parecer um estereótipo de nativo com membro da opus dei.

O livro ganha bastante tração da metade pro final, onde há menos descrições, mais interações e desenvolvimento dos personagens principais e seus conflitos. O final é um tanto aberto, mas sinceramente é bastante compreensível, acho complicado se deliciar com as milhares de referências a Shakespeare no livro e simplesmente não conseguir processar o que acontece nas últimas cenas.

Uma leitura com peso e contribuição histórica que vale ser feita, mas eu admito que esperava um pouco mais. É um bom livro, entretanto.

Luisa 10/02/2024

Comecei e terminei esse livro sem saber e entender absolutamente nada desse livro, nota dó kkkkkkkkk

Verônica Raal 08/02/2024

Leitura para refletir
A história se passa no ano de 632 depois de Ford, num mundo distópico, onde a reprodução vivípara é condenada e a ciência tecnológica exaltada.

As situações narradas no livro me causaram muito desconforto. Pois, narra de, uma maneira muito sútil, os perigos existentes em regimes totalitários e na construção de um discurso único, condicionado por um adestramento comportamental.

O romance nos trás elementos para nos fazer refletir sobre os discursos e interpretações político-ideológicas presentes, atualmente, em nossa sociedade.

Tiago 08/02/2024

Abra seus olhos...
Um mundo onde se tem tudo e não se tem nada, onde você não tem nada mas é feliz.

Pense em um mundo completamente organizado, com a maior cooperação social possível, que o pensamento humano seja um só, a grande massa obedece um único comando.
Qual seria o resultado, como condicionaria a sociedade a chegar a esse ponto de organização?
Qual preço deve ser pago?
Sera que aquilo que acreditamos ser algo ruim, é de fato ruim ?

Depois desse livro eu jamais irei pensar da mesma forma, leitura obrigatória.