Admirável Mundo Novo (Edição de Bolso)

Admirável Mundo Novo (Edição de Bolso) Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

redsadandmad 17/04/2024

Admirável mundo
Quanto mais eu lia, mais eu pensava em como uma Distopia (para o ano de 1932), parecia estar lentamente se tornando não tão distante da nossa realidade. Não me surpreenderia se o mundo um dia se tornar assim, com as pessoas totalmente alienadas, vivendo vidas programadas sem nem se importar com isso.
Muitos paralelos a nossa realidade atual podem ser feitos, se isso é bom ou ruim eu realmente não sei, se pensar em como aquela população de Londres parecia contente com a vida, quem sou eu pra julgar? Sacrifícios realmente precisam ser feitos para alcançar a estabilidade? Provavelmente.
O que fica pra mim desse livro é a confirmação da frase, a ignorância, as vezes, é realmente uma benção.

Waleska5 17/04/2024

Sobre o comunismo
Leitura desgastante, para quem gosta deste tipo de conteúdo vale a pena ler.
A história retrata nossa sociedade como os indivíduos alienados e manipulados pelo comunismo.
Faz alusão ao livro de George Orwell 1894, onde mostra um mundo onde as pessoas são programadas em laboratórios, desde seu nascimento onde são gerados mecanicamente até sua morte.
São feita também críticas aos governos totalitaristas esquerda e direita.

Vanessa 16/04/2024

Honestamente não sei o que pensar do livro. Por puro gosto particular, considero uma leitura ok. Gosto de distopias mas essa não me arrebatou no momento, quem sabe lendo mais tarde.

É um bom livro que infelizmente peca na representação das mulheres (sempre alienadas, superficiais, consumistas, vaidosas...) e que ainda as coloca em um lugar de inferioridade: ser mãe é pior que ser pai, ainda que a família no geral tenha sido rejeitada; além disso, a liberdade sexual proporcionada e estimulada a ambos os sexos só aparece como imundo no caso feminino, quando John chama Lenina de prostituta e a agride fisicamente. Parece ser um escorregão do pensamento do autor na obra muito mais do que uma crítica à sociedade misógina, mas só com uma pesquisada para saber.

A representação da pessoa negra também pode ser buscada a fundo. Realmente n entendi se era uma crítica ou simplesmente racismo do autor quando a representa sob os estereótipos de agressividade, vilania, sensualidade...

À parte esses questionamentos comuns a toda obra, enquanto distopia foi um livro bacana, mas que, como já dito, não me encantou nesse primeiro momento. Quando tiver mais véia leio de novo.

Paula1735 16/04/2024

A coletividade que contrasta a individualidade
Um dos aspectos iniciais e proeminente no livro é o uso da engenharia genética e reprodução artificial fazendo com que pessoas sejam concebidas (por assim dizer) em laboratórios sem a necessidade de um seio familiar, assim como laços afetivos para geração e criação do ser humano. Dessa forma, o estado se encarrega do condicionamento comportamental para que cada ser humano desempenhe seu papel na manutenção da ordem social.
Neste quesito, surge então Bernard, um personagem que foi condicionado a ser participante de um nível ativo da sociedade, porém suas características físicas não atingem o mesmo padrão dos demais em seu círculo social, despertando nele questões sobre a natureza da individualidade e autenticidade. Na sua busca por algo mais dentro de seu contexto, explora as comunidades conhecida como selvagens que estão além das fronteiras da higiênica metrópole Londres, descobrindo uma senhora que há muito foi exilada e seu filho, este concebido for vias naturais, (o motivo se seu exílio) tamanha disparidade que é a geração de um filho no ventre de uma mulher.
O selvagem, assim como Bernard não possui as características físicas dos habitantes de sua comunidade e também possui um sentimento em comum com Bernard referente a exclusão e o não pertencimento.
Entretanto, Bernard vê nestes dois seres a oportunidade de ser parte da sociedade que há muito se sente não pertencente, e apresenta a exilada e o selvagem a sua comunidade.
Com isso, a trama muda o foco da individualidade pela busca da felicidade. Um contraste que sentia Bernard por não se encaixar, e agora com sua descoberta se ve parte dos círculos que antes lhe eram negados. Já o selvagem, sente falta de ter momentos de solidão para aflorar seus sentimentos mais íntimos e se sente infeliz com tamanha conformidade que essa sociedade insiste em ter com tudo que existe.
Essa obra trás estes temas de dualidade, fazendo com que o leitor não chegue a um concluso, onde até mesmo os rebeldes desse sistema são utilizados para que o condicionamento promovido pelo estado continue se perpetuando pelas gerações.

Sérgio 16/04/2024

O livre tem uma leitura fluida, simples, sem escrita rebuscada! A história surpreende do início ao fim. Pra quem ama distopias, essa com certeza é uma excelente opção de leitura! Recomendo muito a todos, independente da preferência literária, pois ele tem muitas referências que vão deixar a experiência mais interessante ainda! Espero que curtam tanto quanto eu!

Marcela.Atanes 14/04/2024

O livro traz uma distopia interessante, muito diferente o jeito que ele mostra o mundo pra gente. Tem uma ideia interessante

Vanessa 14/04/2024

A ideia da história é excelente, principalmente para a época que foi escrita! Bastante inovadora e crítica. Porém, a construção da história em si não é das melhores, tem um enredo confuso e raso. Comecei a ler esperando bem mais deste livro

Ingrid976 14/04/2024

Admirável mundo novo
Incrível como um livro publicado em 1932 é tão atual, o conceito de sociedade distopica antes passou a ser quase que fielmente a nossa realidade hj, a alienação das midias, fuga da realidade através de remédios, sexualidade, beleza genérica, tudo tão fantasioso antes e tão real hj em dia.

Enfim... este livro é maravilhoso ?

Beatriz 13/04/2024

PQP QUE LIVRO INCRIVEL
Sem dúvida um livro que nunca vou esquecer, que experiência foi lê-lo e que final! Ainda estou em choque, todo mundo deveria ler esse livro, principalmente pq quero comentar sobre ele com alguém

Tai 13/04/2024

Custou acabar
Eu tava alucinada pra ler esse livro e infelizmente foi uma decepção.
Não quer dizer que o livro é ruim, só que não é pra mim, foi uma experiência tediosa de leitura, a história, os diálogos são totalmente conflitantes.
Não me prendeu, não senti empatia por nenhum personagem, não torci por nenhum final em específico.
Fico triste pois era um livro que queria ler a tempos atrás e agora foi tão decepcionante...
Mas enfim, dou 2 estrelas pq a história foi ficando colérica lá pelo final do livro, mas não rolou pra mim.

Duda.Sarli 12/04/2024

Smt
Escola do karai serio enchendo meu saco quando eu só queria ler os MEEEEEEUS livros e tenho que ler isso aqui serio??

Juliana 12/04/2024

Admirável mundo novo
Importante distopia do século vinte. Um futuro distópico, marcado por uma sociedade totalitária baseada no controle e condicionamento, de tudo que li o que calou fundo em mim foi a pergunta: ?o que você seria se fosse livre??

Lucas Anschau 11/04/2024

Premissa boa mas não consegue prender
A premissa do livro é muito boa, mas 100 páginas depois, o livro ainda não conseguiu me prender, desisti dele.

Hugo 10/04/2024

Esse livro é bem distópico. Eu gostei mais do começo. Depois a narrativa desanda para um arremedo shakespeariano modorrento. Mas no final as coisas esquentão.

Thi Acrisio 09/04/2024

Infelicidade é humano
Não funcionou muito pra mim, boa parte dele me senti burro, talvez se tivesse lido antes de iniciar a resenha da Luciana, não teria adentrado essa distopia nesse momento.

Mas apoio o direito de ser infeliz. ??