Admirável Mundo Novo (Edição de Bolso)

Admirável Mundo Novo (Edição de Bolso) Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Fernando.Subra 23/04/2024

Admirável mundo novo
Uma sociedade perfeita, dividida por classes e criada em laboratório como uma linha de produção, é um sonho? Segundo Huxley não, ele tornou essa sociedade possível em seu livro Admirável Mundo Novo.
Para que ter adultos que admiram a arte e a literatura se eles serão apenas mão de obra braçal, não existe necessidade do cérebro se o que importa são apenas seus braços. Para colocar essa vontade social em prática, é necessário condicionar o homem a isso desde criança e assim traçar o seu destino.
Uma leitura essencial diante da nova divisão de classes que emergiu no capitalismo do século XXI, feito pela tecnologia que tem um efeito brutal para o processo de cegueira intelectual da população frente a reflexão do seu próprio destino.

A louca do livro 23/04/2024

Me surpreendeu de forma positiva o tanto que gostei desse livro, eu já esperava uma escrita boa porém complexa por ser um livro mais antigo! Porém essa edição é ótima, a história em si é muito envolvente e bastante possível

srlucast 23/04/2024

É um clássico com mérito
Tem uma "trilogia de quatro" livros que eu considero muito importantes, isso não significa que sejam boas, mas eu considero um feijão com arroz importante pra formação da pessoa como leitor, que ela tem que encarar e passar por essas experiências literárias pra crescer. São elas: Laranja Mecânica, Admirável Mundo Novo, 1984 e Fahrenheit 541.
Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley tá na minha opinião looooonge de ser a melhor entre esses da trilogia de 4 livros que existe na minha cabeça, ele tem uma escrita chatinha que não vai agradar muita gente, mas têm seu valor, engula esse livro porque vai valer a pena, dos universos das distopias é o único que eu consideraria viver principalmente pela jornada perturbadora por um futuro distópico moldado pela ciência e tecnologia. Em um mundo onde a reprodução assexuada, o condicionamento psicológico e as drogas psicotrópicas controlam a vida, a estabilidade social e a produtividade são os valores supremos. Nesta sociedade utópica artificial, a individualidade, a liberdade e as emoções humanas são suprimidas em prol da ordem e da felicidade superficial. Através dos personagens John, Bernard e Lenina, somos confrontados com os perigos do totalitarismo, da manipulação em massa e da obsessão com o progresso científico.
As pessoas são condicionadas desde antes de nascerem para gostar do tipo de vida pré-determinadas para eles, a sociedade é extremamente organizada em castas, as pessoas gostam do que fazem e se alguma coisa vier a dar errado tem a SOMA que é uma droga que eles tomam e vão dormir e curtir umas férias dopados, e quando acordam tudo está bem. Eu penso que se é pra abrir mão da individualidade e da liberdade, pela felicidade é uma coisa que vale a pena.
Admirável Mundo Novo força a cabecinha de quem pega esse bendito livro pra ler a refletir sobre os perigos da busca desenfreada pela felicidade e pelo imediatismo, e sobre o que realmente significa ser humano em um mundo cada vez mais moldado pela tecnologia. Eu gosto da forma como Huxley aborda religião aqui nesse livro.

Danny 23/04/2024

Tedio
A ideia de distopia que o livro traz é muito maneira. mas como ele é escrito é um saco. Provavelmente é pq ele é antigo pra 🤬 #$%!& . Ele é muito entediante mas ainda consegue trazer uma historia interessante e intrigante

Mourino 23/04/2024

Ficção científica instigante e desconfortável
Um livro interessante, propondo uma configuração muito esquisita e determinista de sociedade. Conflitos e sofrimento ficaram no passado, já que as pessoas são condicionadas a um hedonismo em castas. Quanto à história do livro, um ritmo lento e imprevisível.

maria20276 23/04/2024

Os último três capítulos foram bons
Tinha muito expectativa pra ler esse livro e quando comecei, dei uma ?largada? nele pq era dificil de entender e a história não me prendeu muito (pelo fto de ser confusa) e ai eu resolvi terminar porque as pessoas falam q fica bom no final.
bom, até q sim, mas sinto q n foi mt minha vibe de leitura! talvez em outra oportunidade/se der vontade
leria de novo

beca 22/04/2024

Eu achei o universo de 'admirável mundo novo' muito bem feito, bem estruturado, os motivos pelo qual existe são bem argumentados. A sociedade moderna descrita nesse livro é impressionante e todos os seus detalhes também.

Tive a impressão de que o livro foca mais na apresentação do universo criado pelo autor do que no enredo em si, que por sinal, achei um tanto fraco.

Nesse sentido eu vejo semelhanças entre "admirável mundo novo", "1984" e "laranja mecânica", pois as três obras atraem os leitores mais pela sociedade construída pelos autores (que impressionam, a medida que o tempo passa, pela semelhança com a nossa realidade e pelas críticas aos regimes totalitários) do que pela história em si. Diferente das outras duas obras, esta não me prendeu, não senti muita empatia pelos personagens e achei o enredo fraco.

Mas, por ser um livro relativamente curto, acho uma leitura necessária tendo em vista todas as discussões e críticas sociais presentes. A leitura é valida porque a reflexão é válida.

Juliana.Leite 22/04/2024

Ótimo tema
Não dei uma nota mais alta porque achei a escrita bem cansativa (talvez se eu reler futuramente, tenha outra visão sobre isso. Mas o conteúdo é muito bom, carrega diversas reflexões sobre a sociedade.
Liberdade, felicidade, sua posição na sociedade... são assuntos que acredito que sempre serão atuais.

Júnior 21/04/2024

Não foi a distopia que mais me impactou.
Não foi a distopia que mais me impactou. comecei o livro bem animado e gostando do enredo, da engenharia genética, da forma como a sociedade funciona, mas depois ficou massante em algumas partes por haver muita descrição e fuga de ideia (talvez seja a intenção do livro), somente pro final que voltei a ficar preso na história. sobre a sociedade distopica gostei muito e o jeito como ela é representada foi bem legal (chegando a semelhança da atual em alguns pontos kkkk). outra coisa foi como o salvagem terminou, não vou falar muito spoiler, masss só consegui lembrar dos tipos de suicídio de Durkheim e do ep. urso branco de Black Mirror. por fim, o livro como o todo não me impactou muito, quem sabe em outro momento da vida...

Carolina.Lazzarett 21/04/2024

Uma das melhores distopias literárias que existem. Quebra todas as expectativas e ainda te faz pensar sobre nossa realidade no século XX.

Deysianne.Gomes 21/04/2024

Que livro é esse?
Amei o livro, leitura boa, uma classica distopia onde em alguns pontos como medicação para se manter feliz já é algo bem atual

MaryGryffindor 19/04/2024

Achei bem interessante, apesar de meio arrastado e cansativo em certas partes.
No entanto, achei que iria demorar mais para terminar ele, mas depois de determinado momento, a história me prendeu bastante (apesar de certas descrições que eu achava meio longas demais)

(Eu tinha que ter feito essa resenha antes, pq como faz um certo tempo que li, não lembro os aspectos que eu queria falar aqui)

Marcos Toledo 19/04/2024

Amo distopias, e não sei o porquê de ter demorado tanto a ler este. Sabendo que é um clássico da literatura distópica.

A obra apresenta uma sociedade futurista, totalitária e controlada por um Estado utilitarista. Tudo nessa sociedade é sempre guiada pelos princípios da eficiência, da uniformidade e do prazer superficial.

A tecnologia é usada para manipular e controlar as massas, eliminando a individualidade e suprimindo qualquer forma de pensamento crítico. Com uma sociedade assim, as emoções não existem de verdade, não são genuínas? todos os indivíduos são alienados, burros e guiados pelos prazeres imediatos.

Bem atual, não? Nossa sociedade cada vez mais consumista, mais conformista com as desgraças, mais focada nos prazeres imediatos e no ideal falso.

isabellant_ 18/04/2024

Não é isso tudo
Consigo compreender a importância desse livro na década que foi escrito, mas lendo numa perspectiva do HOJE, não me pareceu nada de novo ou esplêndido. O começo foi melhor, depois que John apareceu perdeu o sentido pra mim, algumas vezes a narrativa se perdeu e fiquei pensando "qual o sentido disso?", talvez a intenção era realmente não haver um. Achei um livro bom, não me marcou de forma profunda mas acredito que pra outras pessoas tenha funcionamento. Li com meu namorado e depois conversamos sobre nossas percepções e entendimentos, alguns pontos foram bacanas, já outros nem tanto. Li outras distopias que gostei mais, particularmente.

Bruno Coelho 18/04/2024

1984 + 451 = 2540
Bem vindos a 1984! Te concedo segurança e você me cede sua liberdade.

Bem vindos a década de 50! Te proibido de pensar, apenas assistem tv, trabalhem, vivam como quiserem, mas não ousem questionar, pois você pode ser tonar perigoso. Ah! Reportem aos bombeiros quaisquer um que tenham livros.

Bem vindos a 2540! Evoluímos até chegarmos ao climax de toda trajetória, criarmos nossa sociedade a partir da concepção.