Admirável Mundo Novo (Edição de Bolso)

Admirável Mundo Novo (Edição de Bolso) Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Edmilson.Gomes 12/03/2024

Uma ficção que se confunde com a realidade, o controle genético, a diferenças de casta, mostrando o que é bom para os seus comandados, decidindo por eles o que é melhor para os mesmos, então poder concentrado nas mãos de poucos, então percebi que a ficção de admirável mundo novo não está distante da nossa, gostei muito deste livro, por ser um livro de 1932 é atualissimo com o atual cenário tecnológico que estamos vivendo, recomendo essa viagem ao admirável mundo novo.

Vincent 11/03/2024

A distopia que sobrou
Considerando que 1984 deixou de ser um alerta para se tornar um manual de instruções em todo mundo, para se distrair, foi a distopia que sobrou. Apesar que em muitos aspectos todos vivemos um pouco no Admirável Mundo Novo. O selvagem, por sua vez, reside parcialmente em cada um de nós.

PAmella.Darling 11/03/2024

Admirável mundo novo
É um romance distópico escrito por Aldous Huxley em 1932, mas que traz reflexões acerca de uma sociedade marcada pela ciência onde o lema é: Comunidade, Identidade e Estabilidade. É interessante ver ao longo do livro como é o funcionamento desse ?novo mundo? onde todos são felizes onde estão, se você nasceu Ípsilon você não se sentirá triste por isso pois você foi ?predestinado? aquilo. E caso você se sinta infeliz, tome uma doze de soma e fugirá daquela realidade que te aflige. Lembrando que essa sociedade não acredita em nada que um dia fora passado, seu Deus agora é Ford e seus livros são apenas manuais de produção.

Milena Araujo 10/03/2024

Sou bem suspeita para opinar sobre distopias porque é meu gênero literário favorito, porém pela primeira vez não gostei tanto do livro, não sei se é porque eu li no momento errado, porém é isso, um bom livro, porém eu esperava mais, muito mais.

rafa 10/03/2024

Tosco
Achei interessante a crítica ao avanço científico que serve apenas aos interesses de manutenção da estrutura, que seria o contrário de um modelo científico disruptivo. Porém, achei a construção da sociedade mal feita e a história muito tosca.

Dai Solyom 09/03/2024

Cada um pertence a todos
Distopia do jeito que eu gosto.

Um sistema perfeitamente imperfeito para algumas moralidades.

Definitivamente a ignorância é uma benção.

Às vezes muito conhecimento não é saudável para o espírito.

Uma sociedade "perfeita".

PehYan 09/03/2024

Uma utopia perfeitamente imperfeita
Brave New World (Admirável Mundo Novo) é um livro encantador e profundo que lida com muitos assuntos sérios como avanço científico, religião, amor, política e etc.
Um tanto inseguro chamar este livro de ficção científica de “a frente do seu tempo”, mas é inevitável sentir essa comparação de tempo lendo Brave New World, com as ideias do autor Huxley sendo umas muito intrigantes de se pensar se realmente serão uma realidade no futuro e outras que já passam um sentimento de parcialmente realizadas ou que caminhamos em direção a ela. É um livro magistral, permeado por toda uma base filosófica e que ainda consegue evocar emoções tão íntimas no meio desse mundo tão diferente (talvez nem tanto) do nosso, com uma cultura quase que completamente disruptiva da nossa chamada cultura ocidental contemporânea.

! SPOILERS A SEGUIR:

O livro começa com a descrição de um Centro de Incubação e Condicionamento (onde os humanos são feitos: nascem – aqui, decantam – e são educados enquanto crescem), o de Londres Central, e começamos a entrar em contato com essa realidade tão incitante do Admirável Mundo Novo. Aqui, o calendário se inicia após a construção do primeiro veículo Modelo-T por Henry Ford e estamos em 632 d.F (depois de Ford) e não há mais reprodução vivípara entre humanos (em vez disso, são feitos em laboratório) e não há mais lar familiar, casamento, relações românticas entre humanos e tudo o que permeia esses assuntos. Há a ascensão da biologia e da psicologia, com o objetivo supremo de se conquistar estabilidade social e a satisfação e felicidade da população, o que levou a paz mundial. Através da engenharia genética, os humanos têm suas características determinadas por sua casta: Alfa, Beta, Gama, Delta e Ípsilon, que vão de intelectuais, 'esportistas' e 'cientistas' até trabalhadores braçais e operários. Também há os grupos Bokanovsky. No entanto, ninguém nesse mundo está insatisfeito, todos amam sua servidão: o que os Centros de Condicionamento conseguem fazer por meio da hipnopedia e outros métodos e é mantida com a psicologia e a engenharia de emoções, que abrange a droga definitiva soma (nada nociva, mas muito efetiva para desprender da realidade), o cinema sensível, a música sintética e por aí vai. O capítulo 3 é uma obra de arte quando constrói uma certa tensão com a justaposição de cenas de três núcleos diferentes. Conhecemos Bernard Marx, um psicólogo Alfa que se sente insatisfeito com o mundo como ele é. Bernard – cercado por Lenina Crowne, Henry Foster, Mustafá Mond (o Administrador Mundial residente na Europa Ocidental), Helmholtz Watson s o D.I.C (Diretor de Incubação e Condicionamento) – nos leva até a Reserva de Selvagens (nome dado nesse mundo a uma reserva indígena) no Novo México, EUA, onde conhecemos Linda (uma mulher de Londres, abandonada lá pelo D.I.C em sua juventude) e seu filho John, o que nos guia até o arco final do livro com a deturpação de Bernard, a revelação de como pensa o Administrador Mundial Mustafá Mond e seu passado e o surto de John, contribuído pela morte de Linda num hospital na Inglaterra, o que faz com o que o Selvagem (John) recorra a um auto-exílio que causa comoção nacional e a cena final do livro é a exposição de como foi encontrado John após o aparente suicídio do mesmo.

* P.S.: Muito interessante o Selvagem ser leitor de Shakespeare.

Pedro H. T. Mandú (6/3/2024)

Cinthia 08/03/2024

Distopia genial!
Que maluquice pensar que tal livro foi escrito a tantas décadas atrás! Que autor genial!
Um livro no estilo de 1984 de George Orwell. Nos mostra uma sociedade toda criada e modificada em laboratório para cumprir determinadas funções pré estabelecidas e como um psicólogo começa a questionar se isso é mesmo certo.
Achei uma leitura interessante, mas alguns capítulos foram lentos e meio entediantes por isso tirei meia estrela.

Rariel 07/03/2024

Abominável Mundo Novo
Como um leitor do século XXI, histórias como essa não me causam tanto espanto como podem ter causado para seus primeiros leitores. A cada dia que passa, vivemos um pouquinho a mais do que foi descrito aqui, neste livro. Admirável Mundo Novo é uma obra com uma temática importante para refletirmos sobre qual rumo a nossa humanidade e sociedade estão tomando. Uma leitura excelente.

Cla Motta 06/03/2024

Comunidade, Identidade, Estabilidade
Uma viagem interessante, onde o autor propões construir pessoas e condiciona-las a amarem o destino delas social que não se pode escapar. Tudo tinha hora, sociedade ordenada.

aycraziness 06/03/2024

Cinco tentativas até finalmente conseguir pegar o ritmo de leitura, no final amar essa história e me surgir o questionamento de como poderia acreditar que esse novo mundo seria admirável sem poesia, individualidade e amor?

Lari 05/03/2024

Reflexões
Esse livro é muito atual em alguns aspectos e me gerou ótimas reflexões.
Sinto que no começo ele foi muito interessante e no meio me deixou meio perdida. Os últimos 3 ou 4 capítulos foram muito bons.

Algumas coisas podem acontecer tão rápido que tudo acontece em apenas um parágrafo, a escrita do autor nesses momento me deixou um pouco confusa...

Outro ponto negativo é sobre a edição, que em algumas trechos de espaço me deixou confusa sobre ser uma continuação de uma história ou uma pausa para a história de outros personagens.

Mas mesmo assim, vale a pena a leitura ?

LeticiaCavalcante. 04/03/2024

Diferenciado.
Meu primeiro clássico de ficção científica. Apesar de imaginar que não me daria bem com a compreensão da escrita do Aldous Huxley, fui surpreendida. Admirável Mundo Novo é realmente uma viagem. Não é por poucos motivos que esse livro se tornou famoso. Achei a leitura esclarecedora, em algum momento eu me vi querendo devorar o livro para saber o que acontecia no final. Extremamente necessário. O único ponto negativo para mim foi a profundidade dos personagens, eu senti falta de conhecê-los melhor, mas isso não tira a importância dessa leitura e o meu aproveitamento, gostei muito. Faz jus ao conceito de food for thought. :)