Admirável Mundo Novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Thiago Duarte 27/03/2024

A selvagem civilização nova
Imagine, num futuro, viver em um novo mundo muito bem desenvolvido e que carrega o seguinte lema "Comunidade, Identidade e Estabilidade". Somado a isso, é ainda mais fascinante quando essa nova civilização se preocupa e quer proporcionar um único requisito: a felicidade dos cidadãos. Essa roupagem seria muito bem vendida se esses ideais, por mais excitantes e prazerosos que pareçam, não fossem formas subversivas e enganosas para dominar a população, porque "Quanto maior é o talento de um homem, mais poder tem ele para desviar os outros." (p. 181).

Em "O Admirável Mundo Novo" acompanhamos as perversas consequências de uma sociedade distópica, onde os avanços tecnológicos e da ciência não são instrumentos benéficos, mas sim dominadores. Já não existe mais relação entre pai e mãe; a paixão é um sentimento repulsivo, enquanto o sexo é estimulado; Religião? nem pensar, agora existe um culto a Henry Ford por conta do fordismo. Os fetos são feitos, produzidos em massa a partir da manipulação da engenharia genética, ou seja, são artificiais. Essa sociedade é dividida em castas da mais altas a mais baixas - Alfas e Ípsilons, respectivamente. Ao nascerem, as crianças são submetidas a uma espécie de lavagem cerebral permitindo que elas aceitem a posição que ocuparão nessa civilização.

Além dessa supressão da liberdade, há o "soma" uma espécie de entorpecente momentâneo que fazem as pessoas esquecerem de momentos infelizes, proporcionando um êxtase. Nesse sentido, essa espécie de "política do pão e circo" é perpetuada a todo custo pelos "grandões" a fim de que consigam controlar a população, dissipando qualquer tipo de questionamento ou reflexão quanto aos papéis que cada um ocupará, haja vista a possível rebelião que poderia resultar.

Contudo, nas narrativas distópicas é muito comum existir personagens que são fora da curva. Nesse caso, nosso protagonista é Bernard Marx, um rapaz de uma casta alta, mas que no seu nascimento, ou melhor, no seu processo artificial de formação, teve alguns procedimentos a mais, fazendo com que ele não se comportasse estritamente como os demais. É então que ele viajará para uma sociedade precária onde as pessoas são conhecidas como selvagens por manterem hábitos que são considerados arcaicos e consequentemente proibidos à civilização do mundo novo. Lá, ele conhecerá uma família que viveu no Admirável Mundo Novo e, então, os convida para voltarem. É a partir daí que o clímax da história se desenvolverá e caos perpetuará.

Finalizo dizendo que esse livro é fantástico. Eu tive um pouco de dificuldade no começo, mas a partir do capítulo quatro tudo se desenvolveu de uma forma ótima que, ao passo que lia, mais vontade eu sentia de o devorar. Admirável Mundo Novo é subversivo, é perverso. Ele conseguiu ocupar a minha segunda colocação de distopia favorita. Enfim, valeu muito a pena a leitura e ainda pontuo o quão ambíguo é a ideia de selvagem para as personagens do livro, pois quem de fato seriam os selvagens: os que fazem a manutenção dos antigos costumes e vivem uma vida precária ou os que vivem numa sociedade perfeita com direito a prazeres momentâneos e a supressão de sua liberdade?

Fumiga 26/03/2024

Estou em choque com o final, em si, o livro é bem chocante.
O autos nos faz pensar q a nova sociedade cheia de drogas e vícios consegue ser melhor e mais desejável q a antiga, tudo pelo simples fato de a instabilidade não existir.
Um livro bom e cheio de críticas, mas é difícil de entender sem reler algumas partes e pode parecer chato em alguns momentos.

Andywholovebooks 25/03/2024

?Oh, admirável mundo novo!?
Eu já havia começado esse livro a uns dois anos atrás mas não estava entendendo a leitura, mas me deu vontade de tentar novamente, ainda bem!

Do começo ao meio você provavelmente vai achar a leitura maçante, mas depois eu adorei, me trouxe várias reflexões, e não pude deixar de fazer grandes comparações com a nossa realidade, mesmo o livro sendo de muitos anos atrás.

E o que foi aquela conversa do Selvagem com o Administrador???

booksdalaus 25/03/2024

Admirável mundo novo
Um clássico moderno, o romance distópico de Aldous Huxley é indispensável para quem busca leituras sobre autoritarismo, manipulação genética, ficção especulativa e outros temas que, embora tenham surgido com força durante a primeira metade do século XX, se tornam cada dia mais atuais.

Em uma sociedade organizada segundo princípios estritamente científicos, Bernard Marx, um psicólogo, sente-se inadequado quando se compara aos outros seres de sua casta. Ao descobrir uma “reserva histórica” que preserva costumes de uma sociedade anterior – muito semelhante à do leitor – Bernard vai perceber as diferenças entre esta civilização e a sua – e a partir de um sentimento de inconformismo ele desafiará o mundo. A história de Bernard se passa em um ambiente em que a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar a alienação; um universo que louva o avanço da técnica, a produção em série, a uniformidade contra a diversidade.

Muitas das previsões de Huxley vieram a ser confirmadas anos mais tarde, como a tecnologia reprodutiva, as supostas técnicas de aprendizado durante o sono e a manipulação pelo condicionamento psicológico.

Ao lado de obras como Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, e 1984, de George Orwell, que criticavam os governos totalitários de esquerda e de direita, Admirável mundo novo figura na lista dos livros mais relevantes e influentes de todos os tempos. O clássico de Huxley não é somente um hábil exercício de futurismo ou de ficção científica, mas um olhar acerca do autoritarismo no mundo desde que o livro foi publicado, em 1932, e que continua a nos assombrar.

Sofia.Ornellas 24/03/2024

Eu amo distopias a qual o sistema consegue ganhar das pessoas, sem aquele espírito de revolução e esperança. De todas as distopias a qual eu li com essa proposta, o governo de admiravel mundo novo foi o mais bem estabelecido e desenvolvido.

Gaby.Ferrari 24/03/2024

Ótimo!
Eu, como boa leitura de distopias, comparei muito essa obra com a 1984. Para mim, 1984 é uma etapa para que a sociedade chegasse no nível que está em A.M.N. porque aqui as pessoas são totalmente cientes da situação em que se encontram e aceitam-na, viciadas e coniventes. Tenho muitas outras reflexões mas acho que essa é a principal que tive vontade de colocar aqui

Magali32 24/03/2024

Admirável Mundo Novo?
É uma história incrível. Huxley conseguiu prever coisas, muito além do seu tempo. A obra é uma coisa atemporal, faz parte da trindade da ficção científica. Uma distopia, disfarçada de Utopia, uma leitura excepcional, recomendo.

Noah Noinha 24/03/2024

" -- Mas eu não quero conforto. Quero Deus, quero a poesia, quero o perigo autêntico, quero a liberdade, quero a bondade. Quero o pecado."

Como descrever a experiência de ler Admirável Mundo Novo?
Eu comecei a ler esperando uma distopia no estilo de 1984, e encontrei algo muito mais assustador.
Aí contrário de 1984, Admirável Mundo Novo cria uma sociedade a base do prazer, onde o povo é manipulado por meio do conforto.
O mundo é moldado desde que essas pessoas estão no útero, recebendo quantidades específicas de mantimentos essenciais dependendo da sua casta.

Lendo esse livro, confesso que fiquei levemente desconfortável na forma como o autor descrever como aquela sociedade funciona, mas acredito que essa era a intenção dele.
Também acabei refletindo sobre como nossa sociedade atual pode ser parecida com a descrita no livro, algo que me deixou levemente perturbado.
Esse livro é fantástico, genial. Se você pretende ler, recomendo que o faça o mais cedo o possível.

Isadora.Souza 23/03/2024

"essa é outra parcela no custo da estabilidade. Não é somente a arte que é incompatível com a felicidade, também o é a ciência. Ela é perigosa; temos de mantê-la cuidadosamente acorrenta e amordaçada." Como pensam os regimes totalitários

Monique 22/03/2024

O soma parece que é o uso das redes sociais ( aliena, vicia, afastamento da realidade). O autor foi muito criativo, mas não consegui gostar tanto assim do livro. Faltou algum personagem cativante ou uma escrita mais fluída.

Bi Bueno 22/03/2024

Admirável Mundo Novo
Releitura. A primeira vez que li tava na faculdade, estudando biologia e o livro me impressionou por apresentar um mundo concreto usando conhecimento e tecnologias que ainda pareciam abstratas, difíceis de ver na prática e todas juntas. Assustador perceber que de lá pra cá muita coisa se concretizou.
A ideia de diferentes castas felizes no lugar que ocupam não difere da estrutura social que temos, onde as amarras e as ideologias fazem o papel do condicionamento a que elas estavam submetidas no livro.

iihxing 21/03/2024

Admirável Mundo Novo
Livro com uma proposta muito interessante. Não esperava que tivesse algum acontecimento gigantesco, mas o final me surpreendeu de um jeito bom.

A única coisa ruim é que eu demorei DEMAIS para terminar, não dava muita vontade de ler e parecia que não ia acabar NUNCA.

De resto, aproveitei bastante! Bem legal.

Lucia.Berto 19/03/2024

Admirável Mundo Novo
A sociedade vive uma realidade em que família, pessoas idosas e Deus são ultrapassados e considerados até indecentes. As pessoas são fabricadas em laboratórios, nao existe pai nem mãe. São fabricados como máquinas, não pensam, não são únicos. Classificados em classes, os mais evoluídos são únicos e conseguem ter pensamentos próprio. As pessoas que não são fabricadas ou que levam a vida como "antigamente", ou seja, como vivemos hoje, com família, envelhecendo e acreditando em Deus, sao considerados selvagens. Porém, mesmo com toda essa realidade, o jovem Bernard, assim como seu amigo, pensam fora da caixa, trocam ideias e especulam sobre a realidade que vivem. Ficam admirados com a realidade dos que chamam de selvagens, mas não poderiam imaginar o rumo que a vida deles ia seguir com o surgimento de John.