Admirável mundo novo

Admirável mundo novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Geraldo Marçal 28/04/2021

ESPETACULAR ADMIRÁVEL MUNDO NOVO.
Não foi a melhor das minhas leituras, mas o livro possui uma história boa e o tema em si, é bem controverso.

A ideia que deu origem ao MUNDO NOVO, é excelente, o problema são os efeitos colaterais que , cientificamente não deveriam existir, no entanto, de forma insistente, lateja no interior do subconsciente de alguns residentes.

Mais uma distopia, que como deveria ser, se inicia com uma utopia alegre e coletiva e termina com trágica, dor e sofrimento do indivíduo, na mais angustiante solidão.

Gabs 16/05/2020

Vale muito a pena!
Admirável mundo novo é um livro que prende desde o inicio pela incrível construção da narrativa sobre o novo mundo vivido pela sociedade, onde há um controle governamental rigoroso para manter um estabilidade social que permite o total domínio sobre a população. É um livro incrível, que discute questões extremamente reflexivas sobre amor, raiva, liberdade, arte, religião e outras diversas questões políticas, sociais e filosóficas.

Amy 04/04/2021

Abominável Mundo Novo (é irônia gente)
É um livro que me prendeu bastante, em alguns momentos senti minha mente "derretendo" com algumas informações e com o que tava acontecendo. Uma das principais coisas que essa ficção científica me fez pensar, foi sobre a importância dos indivíduos pensarem por si mesmos, sobre cada pessoa ter sua própria voz e suas opiniões, porque a história vai falar de uma sociedade que vive o oposto disso, as pessoas são literalmente manipuladas e vivem uma mentira a vida inteira.
O que me fez diminuir a nota na avaliação foi alguns aspectos problemáticos que eu senti na história, como racismo e gordofobia.

Matheus.Silva 22/03/2021

Uma boa leitura a respeito de um futuro com semelhanças não muito longe dos dias atuais. Claro que a idéia de se criar inúmeros gêmeos não é realista, mas a crítica a respeita das classes sociais e seu crescimento deixa a se pensar.
Jaine 22/03/2021minha estante
Gosto muito

Duda 02/08/2020

Admirável Mundo Novo
A sociedade que vemos neste livro é desumanizada e científica. Não existem mães ou pais, todos são feitos artificialmente de acordo com sua futura classe social, podendo ser únicos ou clones. Todos são felizes, independente de sua posição social.

Este livro possui uma narrativa clara com o ponto de vista de vários personagens. Fiquei impressionada com a abordagem do autor sobre os diversos temas e situações. Uma história interessante com temáticas atuais.

11/03/2021

Li e gritei: VISIONÁRIO!
É chocante saber que esse livro foi escrito em 1932! Huxley tinha uma máquina do futuro. Não é possível! Amo distopias e essa estava na lista como uma das mais esperadas e não decepcionou. Os temas se interligam: sexualidade, religião, ciência, economia, política, filosofia, racionalidade! Me deparei pensando em alguns momentos nas vantagens de realmente nada sentir. Ou será que já não estamos, de certa forma, anestesiados? Será que ainda sentimos o mesmo pela morte, pela vida, pela solidão?
Genial!! Separando as obras dos livros. É obra!!
Thayssa 13/03/2021minha estante
Esse livro é sensacional. Tb fiquei muito espantada com a visão dele pra tecnologia, para além das abordagens geniais dos temas citados ?
Quero ler mais dele!

13/03/2021minha estante
Muito!!!!

Anne 06/06/2021

Admirável - e ousado - mundo novo!
Admirável Mundo Novo, não poderia existir um título melhor. Se bem que, a admiração não se dá exatamente pelo mundo em si, mas pela impressão causada ao término da leitura.

O novo mundo criado nessa distopia de Aldous Huxley é desafiadoramente intrigante.

Uma sociedade feita de castas, onde os mais retardados - no sentido literal da palavra pois, desde que são embriões, são manejados de forma que fiquem propositalmente mais atrasados - são felizes por assim o serem. Não por vontade própria, claro, mas porque foram condicionados assim.

E assim, felizes e satisfeitos com suas condições, cada membro dessa sociedade perfeita, abraça seus esdrúxulos destinos. Vazios de significados. Vazios de valores. Exaltando a felicidade acima de qualquer sentimento mais profundo. É dentro desse contexto que o Selvagem, uma criatura criada alheia ao artificialismo da dita civilização, se vê inserido. As consequências desse choque não podem ser aqui descritas. Nem mesmo os versos de Shakespeare, apaixonadamente decorados pelo Selvagem, foram capazes de descrever o conflito interno que este sofreu.

Grande leitura. Apesar de escrito em 1932, a ousadia da obra ainda desafia e muito o mundo atualmente desprendido de tantas convenções e tabus.
Rubens.Memari 07/06/2021minha estante
Curioso que aquele que se conscientizou do mundo que estava inserido é denominado Selvagem... Parabéns pela resenha!

Anne 08/06/2021minha estante
Verdade, Rubens. Uma bela reflexão. Obrigada!

Anita 11/06/2023

"Que valor podem ter a verdade, a beleza e o conhecimento quando as bombas de carbúnculo estouram em torno de nós? Foi então que a ciência começou a ser controlada: depois da Guerra dos Nove Anos. Nesse ponto, as pessoas estavam dispostas a deixar controlar até os seus apetites. Qualquer sacrifício em troca de uma vida sossegada. Desde então, nós temos continuado a controlar. Isso não foi muito bom para a verdade, sem dúvida. Mas foi excelente para a felicidade."
Cecelha 11/06/2023minha estante
q livro espetacular ??

isdrlobo 11/09/2023

Sofrimento e Amor - Admirável Mundo Novo
Que livro diferente, uma coisa muiiito interessante é a falta de personagem principal, um livro que em vários momentos rodeia personagens diferentes, escrita fácil de entender e muitas referências.
Primeiro, a coisa negativa, não gostei muito da representação das pessoas que não participavam daquela sociedade, ?os indígenas?, essa impressão de todos serem sujos e lugares mal cuidados com falta de educação e coisas desse nicho, não sei se foi falta de informação do autor ou foi de propósito para mostrar contraste das sociedades.
Eu realmente gostei da discussão que vem junto ao livro, o amor de fato causa a infelicidade? se não amarmos mais, tem como nos decepcionarmos ? Claro que é obvio que ninguém quer viver em um mundo sem parentes, sem a chance de amar ( sem contar a alteração física e manipulação para a separação de castas) mas de fato o amor é sim o principal motivo da dor.
A discussão de Mustafa e o Selvagem no penúltimo capítulo finaliza o livro lindamente, o último capítulo é apenas uma tragédia.

Diogo Crema 24/07/2023

Minha Felicidade se Compra na Farmácia
Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley - 1932 / Reino Unido

Imagine um mundo onde ninguém é de ninguém, onde relações de afeto são impossíveis, onde não existe o individualismo, onde todas as pessoas são condicionadas desde pequenos..

Onde não existem mais as figuras paterna e materna, todos os bebês são de proveta e controlados geneticamente pelo estado.

Onde não existe a possibilidade de NÃO SER FELIZ, ao menor sinal de instabilidade emocional, drogas são consumidas para que a "normalidade" retorne...

Um mundo, onde tudo é direcionado para o consumismo, para que a máquina nunca pare de girar...

A mesma máquina que mantém um sistema de castas bem definido...mantendo o conhecimento afastado das classes mais baixas..(e escolhendo o que deve ser absorvido pelas mais altas)

Bem vindos, ao admirável mundo novo, e como a letra da música de um amigo diz, "onde a minha felicidade eu compro na farmácia"

"UM ESTADO TOTALITÁRIO É EFICIENTE QUANDO FAZ COM QUE UMA POPULAÇÃO DE ESCRAVOS AME SUA SERVIDÃO "

"E sempre há o soma para acalmar a cólera, para nos reconciliar com os inimigos, para nos tornar pacientes e nos ajudar a suportar os dissabores. No passado, não era possível alcançar essas coisas senão com grande esforço e depois de anos de penoso treinamento moral. Hoje, tomam-se dois ou três comprimidos de meio grama e pronto. Todos podem ser virtuosos agora. Pode-se carregar consigo mesmo, num frasco, pelo menos a metade da própria moralidade. O Cristianismo sem lágrimas, eis o que é o soma."

"? Mas eu não quero conforto. Quero Deus, quero a poesia, quero o perigo autêntico, quero a liberdade, quero a bondade. Quero o pecado.

? Em suma ? disse Mustafá Mond ?, o senhor reclama o direito de ser infeliz.

? Pois bem, seja ? retrucou o Selvagem em tom de desafio. ? Eu reclamo o direito de ser infeliz.

? Sem falar no direito de ficar velho, feio e impotente; no direito de ter sífilis e câncer; no direito de não ter quase nada que comer; no direito de ter piolhos; no direito de viver com a apreensão constante do que poderá acontecer amanhã; no direito de contrair a febre tifoide; no direito de ser torturado por dores indizíveis"

Onde será que vi isso?

NOTA 9,0/10
yasminescrita 24/07/2023minha estante
que resenha!!!! me deu muita vontade de ler

GuiBatelochio 16/07/2021

"'Fui' e 'serei' me deixam doente. Um grama (de soma), e com 'sou' fico contente.""
Admirável Mundo Novo é uma distopia onde as pessoas e seu lugar na sociedade são planejados ao seu nascimento. Desde bebê o indivíduo é condicionado à função que irá exercer, com os (des)estímulos previamente pensados para tal. Não há nesta sociedade mobilidade de classe. Também não há espaço para dor, preocupações, laços familiares, monogamia, religiões. Tudo nela é coletivo e todos estão sob controle, com o uso do soma.

É assustador como essa sociedade, apesar de parecer bem distante e viajada, no fundo nos remete muito à nossa sociedade atual. Muitas coisas podem fazer o papel do soma (Tiktok, cigarro, cerveja, drogas, Netflix, Tinder, games...). Os condicionamentos das classes (alfas, betas, ypsolons) parecem acontecer no nosso mundo de forma mais velada e indireta, pois claramente nem todos temos o mesmo nível de educação e as mesmas oportunidades. Outra grande reflexão foi sobre o que seria preferível: uma sociedade livre de sofrimento, em paz e com relações superficiais ou uma sociedade com sofrimento, conflitos e conexões reais?
Eu penso que provavelmente não aguentaria aquela sociedade, acabaria completamente desmotivado igual ao Bernard.

Achei a escrita de Huxley é bem acessível e compreensível. Gostei muito do início, senti o livro um pouco morno perto do meio e no fim foi um grande clímax, extremamente satisfatório. Admirável mundo novo se tornou facilmente um dos meus livros favoritos e me deixou pensativo por dias.
Recomendo muito a Leitura.

Ana 06/05/2022

Precisei ser muito resiliente no início por conta das palavras e conceitos difíceis, era tudo muito complicado de entender. Mas no decorrer do livro tudo é explicado e da pra compreender bem melhor o que o autor quer passar.

Quenani 26/04/2020

Resenha de 27 semanas atrás
Admirável mundo novo, Aldous Huxley.

Um dos livros ditos como obrigatórios para qualquer leitor habitual.

Em novembro de 2016, foi quando eu comprei ele, e queria ter lido antes 1984 e Fahrenheit 451.

Como eu consegui chegar nessas leituras antes, me chegou por esses dias a coragem para encarar.

Sociedade num futuro onde as crianças são produzidas em laboratório, comportamentos fluidos, e muitas frases que escutamos no dia a dia, sem ao menos saber a origem irônica de tais conceitos.

Não poupou as ideologias e os sistemas políticos.
O que espanta é o tom profético que o autor tem, muito consistente e, até, espantoso.

Castas manipuladas e dirigidas. Felizes por serem catalogados e serem 'funcionais' no seu propósito pré-concebido.

O tema é resinificado a cada instante.

Enfim, tem várias questões ainda para ruminar.

Uma baita leitura.

#livrodasemana 📚