Teoria do Ordenamento Jurídico

Teoria do Ordenamento Jurídico Norberto Bobbio

Resenhas - Teoria do Ordenamento Jurídico

Karol 28/06/2021

Leitura rápida e necessária
Não há muito o que dizer: Bobbio é sintético e discorre com muita objetividade sobre todo o ordenamento e suas características.
Sem dúvidas, esse livro é obrigatório para quem deseja se tornar um jurista, futuramente.

wwlfstar 09/07/2021

Muito bom, linguagem simples para quem está começando e ajuda demais a entender conceitos importantíssimos!

Pedro Guimarães 03/10/2021

De forma sintetizada, a obra em questão categoriza de modo apropriado e conciso alguns pontos trazendo luz ao debate jurídico contemporâneo.

Além disso, Bobbio foi um grande positivista e trouxe aqui uma análise cientifica ao direito buscando preconizar a unidade, forma, limites e critérios das normas bem como coerência ao ordenamento jurídico.

Buscando também, de forma perceptível, claro, uma resposta as antinomias e lacunas. Muitas vezes exemplificada pelo pensamento dicotômico ou não.

Por outro lado, a hierarquia das normas de Kelsen em paralelo com a teoria da construção escalonada do ordenamento permite um aprofundamento assegurado, simples e cristalino. Porquanto, estuda-se desde as primeiras aulas de direito constitucional alguns aspectos teóricos que, ao meu ver, consultado em conjunto de outros doutrinadores possibilita uma melhor abrangência, alcance e análise a determinados pontos surgidos ao longo do tempo.

Bobbio e Reale são meus favoritos

Ricardo 10/07/2012

A 2ª parte da Teoria Geral do Direito de Bobbio
Este livro, na minha modesta opinião, além de clássico se mostrou muito mais agradável do que a 1ª parte da Teoria Geral do Direito de Bobbio, que é a Teoria da Norma Jurídica. Talvez pela 1ª parte se tratar de um tema importante, porém restrito e que o autor explorou em detalhes não se mostrou tão palatável quanto a Teoria do Ordenamento Jurídico que pela sua universalidade e situações práticas mais comuns me pareceu mais interessante. Mas é importante ressaltar, a Teoria da Norma Jurídica deve ser lida antes deste livro, pois assim se consegue ter a visão da Teoria do Direito além de serem clássicos.

Wane 16/02/2022

O que falar de Bobbio?
Que livro meus amigos! Gostei, é um ótimo livro, tem uma leitura facil de entender...eu indico mais ra aqueles que tem já uma base da área do direito

Vinicius39 29/04/2023

Essencial para iniciantes do Direito
Leitura corre fluída que é uma beleza! Norberto Bobbio por ser um filósofo e considerado o pai do Analítico Jurídico, que seria uma forma "transcendental" de se enxergar o Direito. Nesta obra nos mostra de forma explícita e muito bem explicada, como deve funcionar as normas.

Emyllaynny.Freitas 20/01/2024

Aprovado
É a primeira vez que leio um livro do Bobbio na íntegra e confesso que estou impressionada. Não sei se é porque as minhas expectativas eram baixas, mas me impressionou muito. Foi tudo que eu menos esperava: didático. Talvez o domínio pelo conteúdo facilitou, mas achei uma leitura ótima e fluída.
Espero ter esse mesmo sentimento com o próximo que começarei ler e que será crucial para o meu TCC.
Não gostuei, asmei.
Jorisdana 21/01/2024minha estante
ADOREIIIIIII, Bobbio vc arrasou

Emyllaynny.Freitas 24/01/2024minha estante
Ganhou meu core

Livia.marrache 03/05/2023

Tchauu bobitosssss! Fichei o livro inteiro e agora posso dormir em paz. Ele enrola muito para falar a mesma coisa sempre

Ray 31/12/2021

Leitura muuuito rebuscada. Linguagem extremamente complexa, é necessária bastante concentração e paciência para a leitura fluir minimamente bem.

"O livro é a porta que se abre para a realização do homem." - Jair Lot Vieira

Thaís 12/08/2022

? liberdade não protegida significa licitude do uso da força privada.?
Sempre carregarei comigo essa frase após a leitura desse livro atemporal.

Antonele 14/05/2023

Bom, mas
Precisei ler por conta de um trabalho da faculdade, consequentemente não li o livro antecessor (que serviria de base para esse). alem disso, uma coisa que me incomodou muito foi o autor ficar voltando em vários pontos que já tinha dito prologando o livro desnecessariamente.

Wagner254 04/11/2023

Não tem muito o que falar de Bobbio, sua relevância é indiscutível, é um livro de fácil leitura, porém, não acredito ser um livro fácil para quem não seja da área do Direito, é preciso ter uma noção sobre as expressões Jurídicas (nenhum problema para acadêmicos de direito).

No que se refere a capa, achei belíssima, apesar de acreditar que um livro de Bobbio merecia uma edição em capa dura..

A folha é de boa qualidade, todavia, é branca, prefiro a folha amarelada pois cansa menos a vista.