Moral e Revolução

Moral e Revolução Leon Trotsky

Resenhas - Moral e Revolução

TalesVR 20/06/2019

Trotsky contra Stalin
Engana-se o interessado no marxismo se quer encontrar necessariamente uma obra que trata puramente da moral revolucionária, é mais um panfleto anti-Stalin e em uma citação até mesmo anti-Lenin. Escrito em 1938, Trotski reforça a luta de classes como motor do marxismo porém o faz em uma constante posição de ataque contra o stalinismo soviético: chama-lhes de pequeno-burgueses burocratas, ''social-patriotas'', não alinhados à causa internacional proletária.

Como panfleto funciona da seguinte forma: equiparação dos soviéticos com nazistas a la Hannah Arendt e George Orwell, pretensão romântica no sucesso da IV Internacional (quando a mesma fracassou miseravelmente), críticas à tecno-burocracia soviética e uma pitada de ironia; Trotsky chega a comentar a fala de um inglês que diz abertamente que o mesmo perdeu o poder na URSS, ao passo que ele desconversa dizendo que não, na verdade ele reafirmou sua lealdade a causa internacional proletária, com a sua ''revolução permanente'' em mente.

Como um livro que eu achei ingenuamente que seria sobre moral marxista o conteúdo é bem pouco: Trotsky ataca os métodos de Lenin e o acusa de agir amoralmente, enquanto defende que os fins não justificam os meios. A moral deve sempre visar a coesão do proletariado na luta contra a burguesia, sem prejuízos para os primeiros. É preciso admitir, porém, que Trostky acerta em cheio quando fala da moral burguesa: não se deve cair na ilusão de naturalizar a moral burguesa como própria, visto que essa atua como ideologia à serviço de alienação das massas. Ora, é o que Paulo Freire veio a dizer décadas depois: o sonho do oprimido é virar o opressor. Terei que congratular Trotsky nesse ponto pois em tempos de pós-modernidade cada vez mais a esquerda se aproxima do capitalismo: querem reformá-lo, já o amam; uma pena.

Entre erros e acertos, percebe-se que Trotsky escrevia com ódio da União Soviética ao mesmo tempo que não conseguia deixar o ideal marxista de lado, uma alma atormentada em tempos turbulentos. Não atuarei como os cristãos que querem proibir leituras, ao contrário, indico esse panfleto 'Moral e Revolução'' para que você forme sua própria opinião sobre o polêmico autor.