Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

MichelleSN 23/03/2024

Um festival de dor e prazer
Primoroso!!! A história e os personagens são fascinantes, seus anseios, predileções ou instintos são instrumentos imprescindíveis neste concerto fúnebre.

Como se não bastasse, a edição que li foi traduzida pela gloriosa Clarice e "perfeição" define: a poética e jogos de palavras implicitamente seduzem e nos induzem a mergulhar cada vez mais e mais e mais.

Assim como nas criaturas imortais da obra, todos os nossos sentidos ficam aguçados. É quase palpável o poder inebriante que Lestat e Armand possuem sobre os demais, sejam humanos ou não.

E me identifico com a melancolia do Louis, entendo e concordo que é tediosa quando em excesso, mas aceito rs.

Uma obra perfeita e entendo perfeitamente o porquê do sucesso!

Natalia 23/03/2024

Entrevista com um vampiro
Um livro denso, que nós conta sobre as grandes curiosidade de ser um vampiros.
As dúvidas que sempre tivemos sobre eles são esclarecidas, O vampiro Louis conta a um jornalista sobre seu "pai" o vampiro Lestat que é quem o transformou, e que aparentemente não ensinou muita coisa , mas o tratou como um escravo. A trama se desenrola entre a vida/morte passada até o presente momento, tudo que eles enfrentaram e viveram ao longo desses vários e vários anos.

thalie crochan 22/03/2024

Foi maneiro
Quando começou a chegar no final do livro eu comecei a me perder

acho que o fato de não possuir capitulos pra separar acontecimentos fez eu me perder

mas fora isso eu curti, mas senti que demorei pra terminar de ler... não impediu de ser interessante, mas eu achei meio massante... talvez tenha sido a escrita também, não sei

conclusão: confuso, mas legal

Gracimara0 20/03/2024

Livro genial
Conta a história genial sobre vampiros , um dele é Louis , um fazendeiro a princípio e foi ttansformado , . Esse livro conta como o passar das décadas a vida dele vai transformado e coisas inacreditáveis.

Pseudo emo 20/03/2024

Dilemas morais de um vampiro
Esse livro é uma verdadeira obra de arte, me deixou fixada na história querendo sempre mais, e com aquela sensação de tristeza profunda quando acabou.
A escrita da autora é fluida e o livro é todo narrado por Louis, há uma grande riqueza de detalhes mas nunca trancando o ritmo de leitura! O ponto alto é justamente as conversas, os questionamentos e os embates, que levam o leitor a refletir profundamente sobre o sentido da vida.
Louis e Lestat são muito contrastantes, é em cima deles que acontecem os principais dilemas morais da história, são personagens super bem desenvolvidos e envolventes, que mesmo se julgarmos mal ainda torcemos por eles! Quando a vampirinha Claudia entra na trama essa se engrandece muito, pois o absurdo que é criar um ser imortal em uma forma infantil é muito debatido.
Sinto empatia por todos os personagens do livro, inclusive por Armand que cheguei a sentir raiva, mas são tão cativantes que tive de me render.
Ótima leitura, instantaneamente um favorito ?

Mari 18/03/2024

Expectativa matou a experiência
Simplesmente não funcionou pra mim, talvez tenha ido com muita expectativa, querendo amar a história e nunca fui pega pela leitura.

Não consegui me importar com os personagens, todos me irritaram no final, sendo uma leitura chata.

Acontece, bora para a próxima.
Lyntura 20/03/2024minha estante
Infelizmente acontece

Bia 17/03/2024

Entrevista com o vampiro.
Sentir muitas emoções com esse livro, principalmente confusão, me sentir muito perdida durante a narração, porém, no geral, eu amei o livro e fiquei muito intrigada com a conturbada relação entre o Louis e o misterioso Lestat.

Lucas 17/03/2024

Deus mata, indiscriminadamente, assim como nós
Acredito que meu primeiro contato com literatura gótica, motivado pela adaptação cinematográfica de 1994, e não poderia ter terminado a leitura mais satisfeito. Os enigmas sobre morte e vida, a culpa cristã que atormenta o protagonista durante séculos devido sua própria trajetória, e as relações tão complexas com os seres ao seu redor, vivos ou mortos como Louis.

o relacionamento dependente e abusivo construído pelo vampiro Lestat, que pratica desde a violência patrimonial às mais doentias manipulações psicológicas, é algo que te prende à ele como o próprio Louis, e que se intensifica com a chegada de Claudia, uma personagem igualmente intrigante e que ousa ser ainda mais complexa considerando seus dilemas sobre a incapacidade de envelhecer e ser pra sempre uma mulher num corpo de criança, devota e dependente de Louis como uma filha e também como uma amante, o que te confunde e desconcerta muito como leitor, a ponto de até agora eu não poder dizer que compreendo essa relação e o desconforto que me causava também me prendia as páginas.

As consequências deixadas pelas amarras feitas por Lestat na mente de Louis são muitas, essa relação doentia que os finca um no outro por toda a imortalidade. Todo o arco do Teatro dos Vampiros é uma obra prima também. As declarações mútuas entre Armand e Louis me deixavam boquiaberto, e a maneira na qual a autora retrata esses relacionamentos, que transcendem o romântico e as barreiras de gênero, é surpreendente e transgressor.

Vou passar um bom tempo obcecado por esse universo sedutor e obscuro, fascinado pela habilidade da autora em construir algo do tipo. Tudo é tão dramático e pessoal que se torna real num nível assustador. Será que a Anne Rice é humana mesmo?
Margarete25 18/03/2024minha estante
Aiiiii amei sua resenha

Rafael B. Juck 14/03/2024

Reflexões de um Vampiro
Achei muito interessante e envolvente a forma como a autora guia os diálogos, a voz do personagem principal é bem forte e criativa. A trama nos leva a refletir sobre a imortalidade, o rancor e os medos que nos impedem de viver a vida de fato.
Não gostei muito do final, mas a jornada é incrível.

Oliveira.Raquel 10/03/2024

Perfeito em todos os Aspectos!!!!
Nem sei oq falar sobre esse clássico vampiresco!!!! Maravilhoso e um livro que todos os amantes de vampiros assim como eu deveria ler!!! ?

Amanda3913 04/03/2024

Vampiros filosóficos
Quando falamos sobre livros de vampiros acredito que a minoria vai esperar um fundo filosófico na história. Neste livro, o protagonista é profundamente filosófico que beira à mesmice.

Louis simplesmente questiona tudo de sua nova vida imortal, desde os limites de seus poderes até se ele é uma alma condenada.

O grande problema desse livro é a escrita: diversos travessões para absolutamente tudo, falas, narrações, passado e presente. Fica confuso e arrastado.

Sobre a história em si, não tem um grande objetivo nem aventura. Você não fica curioso com o decorrer da história, apenas levemente no final da terceira parte e olhe lá. Precisei arrastar a leitura apenas para finalizar mesmo, porque não queria continuar.

Joao.Vitor 02/03/2024

Já tinha visto o filme antes e o considero um pouco chato pq pra mim vampiros são criaturas extraordinárias e sexuais, sem os dogmas dos humanos e nisso o filme deixa muito a desejar, mas no livro é possível compreender mais essa narrativa de vampiros melancólicos tanto pela inércia da vida como tbm pela imortalidade de viver várias eras e simplesmente não se adaptar. Claudia é com certeza o personagem mais complexo daqui uma criatura que jamais deveria existir e é cercada por controvérsias que beiram o impróprio e a autora soube muito bem como conduzir os personagens ao seu redor para que o que sobressaísse desse impasse grotesco fosse uma paixão de seres que não humanos e portanto não devem ser lidos como tal

Lidianne Oliveira 29/02/2024

Esse livro é simplesmente maravilhoso, e essa tradução de Clarice Lispector deixou a leitura ainda mais agradável.

laviniast91 28/02/2024

Entrevista com o bissexual
Enfim terminei a leitura desse livro e adorei. Apesar de ter demorado um pouco pra entender e me acostumar com a narrativa do livro, foi uma experiência muito gostosa e instigante.
É impossível não falar da subjetividade queer e gótica ao decorrer de todo o livro. Gostei muito também do teor erótico e melancólico de cada personagem e das relações deles. O enredo e a escrita são muito envolventes, inteligentes e poéticos, o que me deixou apaixonada!!
Os personagens são únicos, extremamente marcantes e parecem ter vida própria.
Foi uma longa leitura, mas valeu muito a pena. Fiquei encantada por cada reflexão, personagem e acontecimento dentro dele!!!

Julia.Costenaro 24/02/2024

Sonhei em ler esse livro desde que minha mãe me apresentou o filme, quando eu tinha uns 7 anos de idade. Finalmente consegui ler, e é tudo que eu queria que fosse.
É tão difícil esperar anos para ler algo e no fim se decepcionar, mas com Entrevista com o Vampiro isso não vai acontecer. As nuances dos personagens ficam ainda mais aparententes na obra original, e quem é fã da estética dark academia vai amar a leitura.