Entrevista com o Vampiro

Compartilhe

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Rod 13/12/2018

Arte em papel
Nunca fui muito ligado em vampiros.
Até quando eu assisti o filme Entrevista com o Vampiro, o achei legalzinho, nada demais.
Mas ao ler o livro, meu amor por esta criatura veio.
Anne Rice conseguiu me conquistar, revelando que o vampiro é nada mais nada menos que uma metáfora para nós humanos, que sugamos toda a vida ao nosso redor.
E não se engane! O erotismo em suas palavras não é à toa.
Qual é a coisa mais prazerosa que o próprio sexo?
Vida.
Não é à toa que os vampiros vão ao êxtase ao beber sangue humano.
Sangue é vida.
E o humano tem CONSCIÊNCIA disso. Ou deveria ter...

Lanzim 26/11/2018

Clássico para os entusiastas dos vampiros
O livro de um modo geral é bom em virtude dos personagens ao redor do protagonista...

O protagonista Louis questiona e passa o livro todo refletindo sobre sua vida e sua nova condição.. é tremendamente irritante e frustrante você tem a sensação que o protagonista é ponto fraco do livro. Um vampiro com crise existencial. O livro seria muito melhor sem ele haha

Gabriela Garrido 05/11/2018

VAMPIRO RAIZ, meus queridos.
Ao contrário dos fantástico e meloso mundo das criaturas mágicas da atualidade (ironia mode on), neste livro encontramos, sim, vampiros raízes. Pois é. Nada de Nutella. Aqui, eles matam, gostam do que fazem e querem fazer cada vez mais. Lestat é um perfeito vilão, de arrebatar qualquer coração, ao mesmo tempo em que nos faz odiar como nunca imaginamos odiar um personagem. A narrativa é fluida, prende em todas as páginas e gera um gosto de quero mais. Indico com louvor!

Van 05/10/2018

Resenha Entrevista Com o Vampiro Volume 1 – As Crônicas Vampirescas
Antes de falar sobre o livro, tenho que dizer que já conhecia a história através do filme Entrevista Com o Vampiro de 1994 e que assisti quando era criança. Eu recomendo este filme a todos, ele capta bem a essência do livro, e os atores Tom Cruise, Brad Pitt e Kirsten Dunst atuam maravilhosamente em seus papéis. Só muitos anos depois que eu fui ler o livro e mesmo assim o encanto foi o mesmo. Claro que o livro é mais rico em detalhes e tem algumas diferenças entre o filme e o livro, mas vale muito a pena assistí-lo. E para os leitores da Anne Rice tem novidade boa vindo por aí, será feito uma série sobre as Crônicas Vampirescas!

Quando se fala em livros sobre vampiros, Drácula de Bram Stoker e Entrevista Com o Vampiro são meus preferidos.

Uma das coisas que eu acho genial e criativo deste livro é o fato da história dele ser contado através da entrevista que Louis dá a um rapaz, por este motivo o nome do livro ser Entrevista Com o Vampiro. Louis quer contar a sua história desde 1791, quando foi transformado. É interessante as reações do rapaz que o entrevista (medo, aflição, curiosidade) e os diálogos entre eles conforme o misterioso vampiro vai contando a sua história.

Louis morava em Louisiana, com sua mãe, irmã e irmão, seu pai já era falecido, tornando-se o chefe da casa. Sua família é de origem francesa, tinha recebido terras do governo para iniciar plantações de índigo no Mississipi, muito próximo de Nova Orleans.

O único interesse do seu irmão era as orações, ele era extremamente religioso e passou a ter visões, mas uma tragédia acontece com ele e acaba falecendo, e a morte dele causa um impacto muito grande em Louis que se sente culpado por sua morte. Por isso Louis se torna uma pessoa autodestrutiva, sentindo uma imensa dor e não desejando mais viver a vida, e então a “morte” o encontra, o vampiro Lestat.

Como se estivesse enfeitiçado e encantado por Lestat, ele acaba entregando a sua vida e é transformado em vampiro. Louis descreve a transformação com detalhes, a vida deixando o corpo dando lugar à imortalidade.

Lestat na verdade transformara Louis em vampiro porque queria a fazenda Pointe du Lac e pelas habilidades que Louis tinha em administrar negôcios.

Aos poucos a personalidade insensível, audaciosa, irrequieta e desprovida da consciência humana entra em choque com os tormentos de Louis, que é sensível, cheio de dúvidas querendo respostas sobre o bem e o mal, atormentado pelo fato de ter que matar, pois ainda carrega fortemente sua consciência humana e que mesmo com a imortalidade ainda carrega a dor da sua vida que ficou para trás. A culpa e a dor sempre o acompanham.

O livro é muito mais profundo e rico do que posso descrever aqui, constantemente há o questionamento de Louis sobre o bem e o mal, a vida e a morte. E se nós mortais desejamos a imortalidade, ele nos mostra as consequências disso, o que é viver por séculos. Ver familiares morrer, ter que acompanhar as mudanças no mundo, que pode ser dolorosa e a solitária.

Lestat não dá as respostas que Louis busca, na verdade é até uma forma de Lestat manter Louis por perto, preso a ele. Mas quando Lestat sente que Louis pode abandoná-lo, ele traz Cláudia para a vida deles, uma criança de apenas cinco anos que Louis encontra chorando em sua pobre casa nos becos fétidos e sujos da cidade. Com Cláudia transformada, os três juntos passam a viver como uma família. Mas é Louis que tem uma ligação maior com Claudia, um misto de amor e de culpa por ela ter sido transformada em vampiro.

Surpreendente a personagem que Anne Rice criou, uma criança vampira de cinco anos, mas que ao passar dos anos desenvolve a mentalidade de uma mulher adulta presa no corpo de uma criança.

Até determinado momento o livro é sobre os três convivendo juntos, e com o ódio de Cláudia crescendo por Lestat conforme a sua raiva de estar presa no corpo de uma criança também cresce, e então ela decide se livrar de Lestat.

Louis e Cláudia vão em busca das respostas que tanto os atormentam, vão a outros países em busca de vampiros para buscar respostas e nisso encontram o vampiro Armand que se atrai pela a humanidade que ainda reside em Louis. E não poderei falar mais do que isso, pois muitas coisas acontecem e para saber só lendo o livro, mas posso te adiantar que a dor de Louis só aumenta.

site: www.vancarlos.com

Gei. Silva 30/08/2018

Li Entrevista com o Vampiro esse ano... e definitivamente se tornou um dos meus livros favoritos de TODA A VIDA ( só não é o primeiro porque existe Harry Potter).
Anne Rice nos contará em sua obra a saga do vampiro Louis transformado a mais 200 anos e que desde então "vive" em sua "diabólica imortalidade".
O melhor modo de descrever esse livro tão maravincrível acredito que seja por meio dos personagens fantásticos e surpreendentemente bem criados e desenvolvidos por Anne.

Louis é um tipo clássico que acredito que seja bastante essencial em uma história de vampiros ( nem todo vampiro precisa ser um assassino desvairado) e é isso que o torna tão bom como personagem. Louis tem reflexões, dúvidas sobre o que é e se realmente é apenas um ser filho do diabo que existe para assolar a humanidade matando-os para continuar a existir.
Ele mantém em si grande parte da humanidade religiosa em que fora criado e por isso acredito eu que tenha sido tão difícil para ele aceitar tudo isso, tudo o que se resumia sua nova existência. Assim sendo ele se esforça grande parte da narrativa para manter o que ainda considera o certo, mesmo sendo um vampiro.

Cláudia. Ah o que dizer sobre uma das vampiras que coloca no chinelo qualquer projétil de imortal sugador de sangue? Cláudia é uma personagem incrível por dois grandes motivos reflexivos. Primeiro: ela é uma criança no corpo de uma mulher. Uma mulher insatisfeita com a pele em que fora obrigada a ter na imortalidade. Desejosa por coisas que jamais virá ter por sua idade humana. ( sinceramente se eu fosse transformada em vampira com CINCO anos também os mataria). Segunda: ela quer matar. Não apenas para se alimentar, mas pelo prazer que o tão mencionado no livro "ato de matar" a traz. Tanto que a linda criancinha tem por preferência matar FAMÍLIAS INTEIRAS.
Claudia é o que torna o primeiro romance de Anne Rice mais surpreendente, mais fascinante.

E claro. É impossível citar o nome de Anne Rice e não falar dele, sua criação mais famosa: Lestat. O que é Lestat? Certamente o vampiro mais "vampiro" que já se criara em toda história vampiresca. Lestat sabe o que ser um vampiro e fez isso como nenhum outro, é a criatura da raça que mais aproveitou as dádivas do ser vampiro que eu já vi, ao invés de ficar como Louis reclamando por séculos.

E por último Armand ( infelizmente em mais poucas palavras, pois foi o personagem que menos compreendi inteiramente). Armand é um dos personagens mais pragmáticos que já li. Ele sabe que não há uma razão demoníaca, de grande extensão extra universal no ser que é. Como Louis pensava ser. Eles são vampiros seres que estão ali por que estão, como os humanos. Aliás a pergunta que Louis deveria ter feito é: Por que os HUMANOS existem primeiramente?

O livro parte da saga de Anne Rice pessoalmente é extraordinário por mostrar tão unica e luxuosamente os vampiros. Como alguém que ama vampiros como criatura de ficção ouso dizer que ninguém fez essas criaturas tão mais perfeitamente que Anne Rice. Vampiros são seres livres, que não se importam e não devem se importar com a humanidade e seu bem-estar. Que aproveitam a imortalidade e suas dádivas.

Vejo muita gente mesmo comparando-o a Crepúsculo. Algo que não existe! Anne Rice é verdadeira em sua criação e não se limitará a chocar o leitor com a face mais pura desses seres tão cativantes. E ao contrário dos Cullen, esses vampiros não dão festinha para humanos!

Desculpe por tamanho texto, mas é impossível para mim que tanto o amo escrever pouco sobre ele. Embora eu com minhas míseras palavras não o tenha descrito tão perfeitamente quanto é.

Kaduzette 04/08/2018

ABANDONEI
Esse foi o único livro até hoje que eu não terminei de ler e parei logo no começo, muito dialogo, muita enrolação, eu tive um visão errada ou o vampiro é realmente gay? eu preferi para de ler do que ler um romance entre dois vampiros, me desculpem.
Theo 08/08/2018minha estante
sim, é esse melodrama o livro inteiro.

Theo 08/08/2018minha estante
leia Drácula, faz parecer entrevista com o vampiro um romance meloso de pré-adolescentes.

Suellen 21/07/2018

A história começa com Louis contando toda a sua vida de vampiro para um jornalista que está muito interessado.
Louis era um rapaz de 20 anos, que estava em uma profunda depressão depois de uma perda em sua família. Foi nessa época que ele conheceu Lestat, um vampiro com grande poder e beleza que está interessado nos bens dele e de ter um companheiro.
Quando Louis se torna um vampiro, ele se sente culpado por tirar vidas humanas e com isso decide não fazer isso nunca mais, resolvendo beber sangue somente de animais.
Louis é uma pessoa profunda. Ele quer obter algumas respostas. Se existe Deus, o Diabo. Se há outros vampiros. Mas Lestat não tem interesse nesses assuntos e isso faz que os dois começam a ter um distanciamento entre eles. Até que surge Cláudia, uma garota de 5 anos de idade, que foi transformada para que Louis não abandonasse Lestat.
Cláudia se torna a parceira de Lestat ao também ter interesse por buscar sangue humano, e também se torna parceira de Louis por ter o mesmo senso de curiosidade pela vida.

Desejava ler esse livro há muito tempo, mas não tive a mesma sensação que tive ao ver o filme.
Achei Louis muito auto crítico. Muito depressivo, o que parece que piorou depois de se tornar vampiro.
E fiquei um pouco incomodada com a Claudia. No livro ela é muito mais nova que o filme. Então imagina ver uma criança de 5 anos ter uma cabeça de uma mulher, desejar coisas que ela nunca poderá ter por ser uma mulher presa em um corpo de uma criança.
Acho que o único personagem que não sobre mudança é Lestat. Nas duas obras ele é sedutor, ardiloso, impiedoso e possessivo (essa última sendo a mais forte de todas).

site: https://www.instagram.com/sula_fenix_

Fábio 08/07/2018

Publicado originalmente no Blog "Sangue Antigo"

Anne Rice é incontestavelmente a rainha da literatura gótica/fantástica moderna, reconhecimento conquistado por suas obras sombrias e sensuais, particularmente As Crônicas Vampirescas, das quais Entrevista com o vampiro é o primeiro volume. Resgatando alguns elementos das histórias tradicionais (vampiros que dormem em caixões e queimam ao sol) e desconsiderando outros (estacas no peito, intolerância a símbolos religiosos), Rice constrói um romance grandioso (não em extensão, mas em profundidade), dando uma dimensão filosófica e poética ao vampirismo raramente vista na literatura do gênero.
O título do livro é autoexplicativo: a obra é predominantemente narrada em 1ª pessoa pelo vampiro Louis de Pointe du Lac, que conta a um repórter sua conturbada existência imortal desde as origens, no século XVII. Nessa época ele tinha pouco mais de vinte anos de idade e estava passando por uma forte depressão motivada por uma tragédia na família (tragédia essa que não é a mesma mostrada na adaptação para o cinema). É então que Lestat de Lioncourt cruza o caminho de Louis e muda seu destino mortal para sempre.
Lestat é apresentado como ardiloso e sedutor, manifestando por Louis um interesse duplo: primeiro, apossar-se de suas terras; paralelamente, deseja obter um companheiro e “amante” eterno, uma vez que se sente fortemente atraído pela beleza e o sentimentalismo de Louis. A propósito, um aspecto marcante na obra de Anne Rice, presente também nos demais volumes, é a fascinação pela beleza, seja a dos vampiros que seduzem os mortais, seja a dos humanos que encantam os imortais. Nesse sentido, não é de estranhar o tom sutilmente homoerótico que permeia a obra.
Se Louis remete aos ultrarromânticos byronianos, com todo aquele drama existencial envolvendo o sofrimento e o desgosto de viver, Lestat se encaixa, inversamente, nos moldes hedonistas, preocupado apenas com a satisfação de suas vontades e apetites, bem como pelos demais prazeres que acompanham a imortalidade.
Entrevista com o vampiro é parcialmente resultado de uma experiência traumática da autora: a perda de sua filha, morta ainda criança em decorrência da leucemia. O livro representa essa filha alegoricamente na forma da pequena Cláudia, a criança “adotada” por Louis e Lestat e transformada em vampira por eles.
Outro personagem interessantíssimo da história (e, particularmente, o meu personagem favorito das Crônicas) é o vampiro Armand, que ganha mais destaque nos volumes seguintes, tendo, inclusive, um livro próprio. Ele dirige o Teatro dos Vampiros, em Paris; trata-se de um covil de vampiros que “fingem ser humanos que fingem ser vampiros”, atraindo multidões para os espetáculos muitas vezes mórbidos que encenam nos palcos.
Mesmo sendo o primeiro livro de uma longa série que ainda não foi encerrada, Entrevista com o vampiro pode ser lido sem preocupação imediata com as sequências, pois possui uma história completa: a vida de Louis, de sua transformação até os dias atuais, das descobertas às viagens pelo mundo, está tudo ali. A escrita detalhista e imersiva de Anne Rice, somada à primorosa tradução de Clarice Lispector proporcionam uma leitura fundamental aos fãs dos sanguessugas, sobretudo em se tratando de vampiros que se permitem ser monstros sem deixar de ser aristocráticos.

site: https://vampirosnastelasenasletras.blogspot.com/2018/07/livro-entrevista-com-o-vampiro.html
Cleuzita 08/07/2018minha estante
Li sua resenha todinha :)
Acho que já comentei com você que nunca li um livro de vampiros, nenhumzinho mesmo.

Cleuzita 08/07/2018minha estante
... Nunca me interessei, mas "Entrevista com Vampiro" eu fiquei com vontade, muito graças a você.
Sua resenha é ótima e instiga o leitor a se aventurar no universo vampiresco de Rice.
Parabéns, você escreve muito bem.

Fábio 08/07/2018minha estante
Obrigado, Cleuzita! Você já me disse mesmo que nunca leu nada de vampiros... e isso foi como uma estacada no meu coração, haha! Se te interessar, eu fiz um blog específico sobre o tema, e nele eu posto resenhas de livros e filmes de vampiros. Procuro fazer pelo menos uma postagem por semana. Esta resenha de "Entrevista" é a mais recente, fiz hoje. :)

Cleuzita 08/07/2018minha estante
Adorei a "estaca no meu coração" hehehe
Vou providenciar minha iniciação :D
Quero sim conhecer seu blog.

Fábio 09/07/2018minha estante
Pois bem! Vou deixar o link aqui.

Cleuzita 11/07/2018minha estante
Já estive por lá ;)

Fábio 11/07/2018minha estante
Sim! Eu vi e respondi! :)

Cintya Plem 17/05/2018

Entrevista magnífica
Com uma escrita totalmente poética, onde cada trecho é perfeitamente desenvolvido para atrair, emocionar e cativar, logo no inicio conhecemos Louis que é vampiro e está dando uma entrevista. Nela vamos conhecer a maior parte de sua trajetória, enquanto um simples homem humano trabalhador que vê sua vida mudar completamente ao se deparar com Lestat o responsável por sua transformação. Nessa fase de adaptação ao novo modo de viver Louis começa a conhecer Lestat em sua forma extravagante e temperamental e quando as outras pessoas começam a desconfiar de ambos ele precisam fugir.
Percebemos desde o inicio que Louis não consegue aceitar essa vida de matança, a parte humana e piedosa dele continua intacta apesar de sua nova natureza, então Lestat transforma uma criança em vampiro para que Louis com seu coração grande não vá embora. Eles se tornam uma nova família junto com Cláudia, foram anos de afeição e carinho. Apesar de não crescer fisicamente sua mente se desenvolve e ela procura por respostas.
Louis e Cláudia vão em busca de compreensão sobre suas naturezas e pelo caminho encontram vampiros totalmente diferente deles, monstros sem almas que devastam cidades inteiras. Encontram também seus semelhantes, mas nem por isso querem companhia.
O dilema interno de Louis é o que mais chama a atenção, mesmo se tornando um vampiro a bondade de seu coração não deixa de existir. Ele faz de tudo para não ser o monstro que todos insistem para ele ser.

Luma.Almeida 17/04/2018

Entrevista com o Vampiro
O livro é todo baseado no título, é uma entrevista com um vampiro. O vampiro é Louis, ele interessado em contar suas histórias, encontra um jovem repórter que também está interessado em entrevista-lo, Louis então faz o relato minucioso dos seus duzentos anos de vida, vividos até então.
A narrativa começa na época escravocrata, onde Louis se sente culpado pela morte de seu irmão e desesperado e desiludido da vida, anseia pela morte. Nesse momento ele conhece o vampiro Lestat, um vampiro com grande poder e beleza. Louis acaba cedendo aos seus encantos e Lestat o transforma em vampiro. Mais ele não se transforma em um vampiro assassino e sanguinário. Ele se sente culpado por tirar vidas humanas, se alimentando somente com sangue de origem animal.
Louis é um vampiro digamos assim, profundo e filosófico. Ele deseja conhecer os mistérios da vida, querendo saber se Deus ou o Diabo existem, quem criou os vampiros, se os vampiros são criaturas divinas ou não. Não sabendo da existência de outros vampiros Louis acabada passando longos anos tediosos ao lado de seu criador Lestat, achando que ele esconde segredos e respostas para suas perguntas. Louis é um personagem intenso nos seus sentimentos, cheio de tormentos pessoais. Ele recusa perder sua humanidade digamos assim, um vampiro com alma humana.
E temos nessa história Claudia, uma criança que entra nessa história para mantes Louis e Lestat unidos, formando assim uma “família feliz”. Ela é transformada em vampiro com cinco anos apenas, mais a sua mente continua em constante transformação e amadurecimento, tornando-se uma personagem com a personalidade mais manipuladora e fria que você pode imaginar.
A história vai se desenrolando ai, cada um dos personagens com seus demônios pessoais, conflitos entre eles, o aparecimento de outros vampiros as tramas. Enfim é um livro muito original, acredito que muito dos livros e series de vampiros recentes teve como inspiração os livros de Anne Rice. Li com grande interesse esse livro, mais se eu tivesse lido esse livro na minha adolescência, seria sem dúvida o meu livro favorito. Para quem gosta do tema é sem dúvida o livro que vocês precisam ler. Uma leitura deliciosa, posso dizer que é até sexy, os personagens são intensos e muito diferentes um do outro, a delicadeza que ela escreve a história deixa você leitor verdadeiramente apaixonado pela trama.

Louise 25/03/2018

O ponto de vista do Louis nem sempre é o melhor.
Esse livro, que na minha opinião é muito bom, se trata do ponto de vista do vampiro Louis sobre a sua própria vida. Ele está contando sua vida a um jornalista, dando uma entrevista. Daí o título. Ele conta desde o momento que virou vampiro até onde ele acha que a história acaba, até onde ele acha que não há mais nada pra contar. O livro não segue uma linha do tempo muito certa, e não se tem certeza de quando exatamente os fatos ocorreram. O próprio Louis diz que o tempo passa diferente para ele.
São apresentados outros vampiros, Lestat, Armand, Claudia, e Louis tem uma história de amor e ódio diferente para cada um deles que são explicadas ao longo da narrativa que não tem um desfecho esperando, o livro a acaba e você não tem muita certeza do que aconteceu e fica ansioso pra saber o que vai acontecer em seguida.

Ana Paula 12/03/2018

Como o título já diz esse livro é uma entrevista feita com o vampiro Louis. Um jornalista mortal resolve que quer fazer uma entrevista com ele mesmo tremendo de medo e, para sua surpresa, ele aceita concedê-la e conta para ele a história de sua vida desde um pouco antes da sua transformação em vampiro até um momento específico dos dias mais recentes.

Além de Louis, você tem a oportunidade de conhecer vislumbres da vida de Lestat, Armand e Claudia outros vampiros que foram muito próximos a eles em momentos diferentes. Cada um é um personagem único e com características muito diferente do outro. Ainda assim preciso confessar que tive um pouco de dificuldade para finalizar a leitura.

Não é que ele seja ruim, no saldo geral considero que ele é bem escrito, mas a entrevista se parece muito com um monólogo e isso exigiu um pouco da minha força de vontade. Eu adorei a parte inicial que mostra uma conversa que já vinha se desenvolvendo antes e do fato de que por enquanto você não sabe o nome dos personagens. Isso me deixou bastante intrigada, mas a história foi ficando um pouco arrastada depois e consegui chegar ao final. No entanto, a sensação que me dominou é a de que algumas partes foram desnecessárias e o final deixou a desejar.

Mesmo assim eu ainda estou super curiosa para ler o livro do Armand, que também é parte das Crônicas Vampirescas. Eu achei o Lestat meio sádico demais e não caí de amores por ele, mas o Armand me deixou bem curiosa. Descobri que o próximo livro é justamente o dele, mas estou mais curiosa para ler o terceiro que é A Rainha dos Condenados.

Nunca vi o filme e depois de me contarem os atores que interpretam os três eu acho que devo dar o benefício da dúvida. Sem contar que eu estou bem curiosa para saber como é que eles conseguiram adaptar esse monólogo de 300 páginas para o cinema. Com a leitura eu consigo imaginar algumas cenas bem legais, mas quero muito saber que tom eles deram a história.

site: http://pontoparaler.com.br/critica-de-livro-entrevista-com-vampiro/

Guynaciria 06/03/2018

Louis de Pointe du Lac, é um vampiro recém criado.

Anos se passaram e ele encontra um jovem em um bar, resolve então contar a sua história para ele. Aqui temos todo o drama desse personagem marcante, as dores que sentiu em vida, a curiosidade que o levou a aceitar ser transformado, o arrependimento ao ver o que seria necessário para se manter, a desilusão, o amor por Claudia, a admiração por Lestat, mesmo que ele tenha demorado muitos anos para reconhecer.

Louis representa enquanto vampiro o mal de seu século, com toda a culpa e remorso, permeada pela apreciação do humano e da vida como um todo.

Meu primeiro contato com essa obra se deu através do filme de 1994, estrelado por Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas. Desde essa época eu me encantei pela história, embora tenha passado a gostar de fato quando entrei em contato com o livro, a escrita de Anne Rice e cativante e envolvente, nos deixando imersos em cada detalhe exposto.

Esse livro tem uma pegada filosófica, contemplativa, versando sobre questões complexas da psique humana.

Para quem gosta de uma boa história de vampiros, sugiro que comece por essa obra. Fora que temos o primeiro contato com o querido Lestat, personagem principal de diversos livros da autora. Mas não se engane, aqui Lestat não é apresentado como nenhum vilão, pelo contrário, ele faz parte da triade ( Louis, Lestat e Claudia), onde ele tem que lutar contra a solidão, enquanto Louis é o vampiro que demonstra o encantamento com as possibilidades que sua nova condição. Para mim, Claudia é a vampira mais cruel desse livro, matando sem um pingo de remorso, talvez isso se deva ao fato de que foi transformada ainda na infância, não tendo tido tempo de desenvolver o seu lado emocional de forma adequada.

De qualquer forma, recomendo a leitura desse livro, assim como de toda a obra da autora (das crônicas vampirescas e dos livros das bruxas), mas faça o mesmo com tempo e cuidado, para perceber todos os detalhes que ficam subentendidos.

Bjos!

Guynaciria 06/03/2018

Louis de Pointe du Lac, é um vampiro recém criado.

Bjos!