Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Sandra Flores 23/04/2024

Em "Entrevista com o Vampiro", Anne Rice nos presenteia com uma narrativa gótica atemporal que transcende o mero terror, tecendo uma história rica em drama, filosofia e personagens complexos. Através da voz de Louis, um vampiro atormentado por sua imortalidade, somos transportados para uma jornada sombria pelos cantos mais obscuros da alma humana. Com sua atmosfera sombria, personagens complexos e questionamentos filosóficos profundos, "Entrevista com Vampiro" se consagra como um clássico atemporal, conquistando fãs de diversas gerações e se tornando um marco na literatura gótica.

Marcynhah 21/04/2024

Uma Jornada Sombria
"Entrevista com o Vampiro", de Anne Rice, é um romance gótico que vai além dos limites do gênero, abordando temas como imortalidade, solidão e moralidade em um cenário sombrio e fascinante habitado por vampiros.
A história é narrada por Louis de Pointe du Lac, um vampiro centenário que compartilha sua vida com o repórter Daniel Malloy. Desde sua transformação em Nova Orleans até os dias atuais, Louis relata suas experiências, incluindo seu relacionamento complicado com Lestat de Lioncourt, o vampiro mais antigo e carismático.
Anne Rice cria uma narrativa detalhada e psicologicamente profunda, explorando os dilemas morais que acompanham a imortalidade. A jornada emocional de Louis, sua busca por redenção e compreensão de sua própria natureza vampírica, prende o leitor desde o início.
Um dos aspectos mais marcantes do livro é a caracterização dos vampiros como seres complexos e multifacetados, fugindo dos estereótipos simplistas do gênero. Rice humaniza essas criaturas sobrenaturais, permitindo ao leitor se identificar com seus conflitos internos e aspirações.
A prosa elegante e envolvente de Rice cria uma atmosfera de mistério e sedução, transportando o leitor para os cenários exóticos de Nova Orleans, Paris e Nova York.
Apesar de suas muitas qualidades, "Entrevista com o Vampiro" pode ser criticado por sua narrativa lenta em certos momentos e pela representação dos personagens femininos. No entanto, continua sendo uma obra-prima do gênero gótico, oferecendo uma leitura envolvente e reflexiva para aqueles interessados na complexidade da condição humana sob uma camada sobrenatural.

ferfinea 19/04/2024

Amo demais <3
Eu sou apaixonada e apegada à história de ?Entrevista com o Vampiro?. Temos personagens cativantes, com dilemas e reflexões poderosas sobre a natureza do Bem e do Mal, o que é um vampiro, o que é Deus, etc.

O protagonista Louis de Pointe du Lac é um notável melancólico, então seus questionamentos relacionados à religião e sentimentalismos pra mim são um pouco too much, mas tenho muito carinho pelo personagem (é um querido). Felizmente, o antagonista/parceiro/inimigo/amor incondicional da vida de Louis, Lestat de Lioncourt, e a vampira mirim Claudia conseguem equilibrar um pouco esse lado da narrativa, trazendo mais dinamismo.

Como Louis está meio perdido e com sua condição de vampiro, o livro fica meio confuso em algumas partes (não me lembro de ter uma divisão em capítulos), mas é legal o fato de irmos desvendando as coisas junto com ele.

Final bem interessante, com gancho para continuações, com possível introdução de novos personagens.

S.Rafa 18/04/2024

A transformação do vampiro
O livro é realmente uma viagem a uma transformação de um vampiro, cheia de facetas e confusões, de fácil leitura e encantador... Leve e sem nada pesado, vale a pena a leitura.

yuki32 18/04/2024

Meu livro favorito pra sempre. ?
Entrevista com vampiro é sem dúvida uma das minhas paixões pra todo sempre. Nesse livro, somos apresentados a entrevista que o Louis conta sobre como foram os dias de transformação dele e a convivência com Lestat e suas loucuras e Cláudia, a que deveria ser sua filhinha. Os três passam por muitas coisas, momentos engraçadinhos, tensos e muita briga entre os três (talvez por Cláudia e Lestat serem um pouco parecidos demais.)
O livro é bem simples de ler, nada muito pesado.
O livro seguinte a ele: "O vampiro Lestat", vai preencher algumas lacunas que ficaram na imaginação na Entrevista, além de mostrar algumas facetas do Louis que não fomos apresentados, já que como a entrevista era ele quem falava, obviamente iria omitir algumas coisas.
Eu amo esse livro, estou pra ler toda a saga, até agora já li os dois primeiros e gostei muito de ambos. ?

Pedro Derbli 16/04/2024

A profundidade da escrita da Anne Rice com a tradução da Clarisse Lispector trazem a história como deve ser contada. O filme continua sendo uma excelente adaptação, mas nada supera o livro.

LUNII 16/04/2024

Apaixonada
O livro é, como diz o título, a entrevista com o vampiro Loius , transformado a uns 200 anos por Lestat. Durante a narrativa eles convivem com muitos outros personagens vampiros, ou não.Abordando aspectos sobre a imortalidade, a morte, a bem x mal, o tédio, a beleza, o sentido de estar no mundo. E apesar de ser a partir de uma perspectiva fantasiosa de vampiros, eu gostei muito disso, dessa melancolía que é muito identificável. Afinal, não podemos ser plenamente felizes o tempo todo e mesmo se ficarmos contentes com algo, isso pode acabar em algum momento, porque as situações e as pessoas mudam.

Acho a relação dos personagens construída com muito amor e ódio tão instigante e forte. Louis delicado, apaixonado e triste e Lestat feroz, ignorante e sem pudor. Em alguns momentos achei o Loius enfadonho, mas isso faz parte do que ele é e quando ele chega por fim na sua personalidade final, você compreende a jornada do personagem.
Acho que todos deveriam ler pelo menos esse primeiro livro. Mesmo que não goste de grandes sagas, acho que não precisa se aprofundar muito na história, é bem completinho, mas eu vou continuar! :) obrigada Anne Rice

Lyntura 15/04/2024

Melhor livro do ano
Livro simplesmente fantástico, fiquei apaixonada do começo ao fim pela história e personagens. Único ponto ruim seria a escrita meio cansativa, mas enfim, esse livro é tão maravilhoso que não consigo descrever, certamente (por enquanto) o melhor livro que li no ano. Já estou até me preparando para ler os próximos da saga. Eu super recomendo!

debbsmachado 10/04/2024

Visceral
Algo que preciso comentar aqui é a minha surpresa em descobrir que a tradução é da Clarice Lispector. Comecei essa leitura totalmente influenciada pela série, já amava do filme, mas a série reacendeu a chama.
Que escrita maravilhosa, pesada, angustiante e explícita! E é tão bem desenvolvida e delicada a forma como é descrita toda a trajetória do Louis até chegar no vampiro da entrevista.

Yoda 09/04/2024

Perfeito. Este livro é perfeito. Uma escrita que te abraça, te envolve num encanto profundo onde você não vê o tempo passar.

crdrchok 07/04/2024

Entrevista com o Vampiro
Eu não tava dando nada pra essa leitura mesmo sendo um clássico e me surpreendi bastante.
a profundidade da história e como séculos são retratos em 320 páginas é muito muito interessante.
gostei bastante

Flavia512 01/04/2024

Vampiros clássicos do jeito que amo!
O que dizer de Entrevista com o vampiro? Esta é minha terceira releitura do livro, e cada vez que o leio, me apaixono mais, além de perceber detalhes que deixei passar nas outras vezes. A escrita de Anne Rice é extremamente poética, belíssima e incrivelmente rica, nos levando para a Nova Orleans dos anos 1800, época em que a crença em vampiros crescia no mundo todo de forma exponencial.

Conhecemos aqui o vampiro Louis de Point du Lac, que aceita ser entrevistado por um jovem humano reporter, que deseja publicar sua história. Transitando entre duas décadas - 90 em que se passa a entrevista, e 1880, em que Louis teria vivido quando era humano e acabara por se transformar em vampiro - a obra nos faz mergulhar na vida dos 3 vampiros principais, sob o ponto de vista do entrevistado: o incompreendido Lestat de Liouncourt, o próprio Louis, e é claro, a astuta vampirinha Claudia, uma mulher presa num corpo de uma criança para sempre.
Além deles, aqui conhecemos Armand, o eternamente jovem vampiro milenar, que se torna melhor amigo e amante de Louis, além de outros personagens secundários.

Uma narrativa envolvente e uma atmosfera gótica, o livro é banhado de muito sangue e presas afiadas, de vampiros cruéis e românticos, além da moda vitoriana urbana. Um deleite e um prato cheio para fãs de literatura gótica e vampiresca.

MissWalker 30/03/2024

Uma história sobre buscar o seu lugar no mundo
Apesar de ter momentos que o livro se arrasta, é uma excelente história sobre buscar o seu lugar no mundo e como não existe uma fórmula certa pra isso. Por vezes, nem o conhecimento te permite conhecer um mundo em constante mudança.