O Anticristo Friedrich Nietzsche

Resenhas - O Anticristo

San 16/11/2020

Uma nova luz sobre o assunto!
Termino este livro tendo a certeza que quero lê-lo novamente.
Só tenho a dizer que existe uma sabedoria brutal em Nietzsche.
Leitura obrigatória e essencial para o ser.

Crislane 15/06/2023

O Anticristo
Comecei a ler como leitura introdutória a Nietzsche. Sou cristã não frequento nenhuma religião, mas como cristã senti uma estranheza inicial, certa repulsa e quase desisti. E fiz uma pequena pesquisa sobre a data da obra e vida do autor. Temos que pensar que esse livro é uma crítica daquilo que nunca é criticado, Nietzsche foi super corajoso ao escrever a obra e fico feliz em ter continuado lendo pois me proporcionou muitos momentos de reflexão e analise sobre minha fé e o que foi a mim ensinado. Vale a pena ler por fiéis e não fiéis.

Diego Santos 17/01/2024

Se Jesus foi mesmo real, sua pessoa se decepcionaria com a igreja.
Hipocrisia, desejo de poder e manipulação. Se há algo que define a igreja cristã, é isto.
Nietzsche escreve de forma ácida e odiosa sobre estes aspectos negativos da igreja e tudo que pregam as religiões cristãs. Mas para além deste ódio e desprezo que ele coloca em suas palavras, existe aqui uma crítica muito bem embasada e pertinente sobre os males da igreja.

Sempre enxerguei as coisas da seguinte forma: Jesus provavelmente existiu como um homem gente boa. Filho de Deus? Com certeza não. E se esse cara gente boa visse como funciona a igreja que foi erguida em seu nome, sem dúvidas a desprezaria.

Luizgustavo 06/11/2022

Ótimo livro, com certeza um dos melhores livros do ano, sempre ouvi muitas pessoas falarem sobre este livro, mas nunca tive curiosidade, foi então que vi uma edição barata e comprei, e foi uma ótimo surpresa, é claro que esse livro não é recomendado para todos, principalmente aqueles que são sensivelmente religiosos, pois aqui NIETZSCHE vai descascar legal esse tema. Pra vc que está preparado, vai ser uma otima leitura, vc vai rir e pensar, e as vezes vai discordar do autor.

Tatiana 26/09/2021

Desconstrução sobre o cristianismo
Ler Nietzsche é sempre desafiador. Apesar de ter vivido em um lar cristão, Nietzsche, que estudou teologia, era um ateu convicto. Seu posicionamento é cirúrgico sobre o cristianismo como o grande inimigo das mazelas da nossa sociedade, que desbancou o Império Romano, levando à degradação da humanidade. É uma desconstrução de pensamento, de onde veio e sobre o que é o cristianismo, mesmo não sendo um cristão e/ou católico praticante/ativo.

Tamara Octaviano 17/01/2022

Gostei (?) : um livro com um ponto de vista deveras interessante,mas o que eu tenho certeza é : o cara teve muita coragem pra publicar tal livro em 1895 viu

Bruno 06/08/2022

Sabedoria como a de Nietzsche, não conheço. Este livro nos leva a um grande dilema e questionamentos.

Flávia_SDutra 29/08/2022

Esse livro é ótimo para levar para praia
Eu sempre quis levar livros para a praia mas nunca soube um que fosse bom, esse livro é ótimo por você ler um capítulo e parar, pq o tamanho é de é uma/uma pág e meia, achei que seria de um entendimento difícil porém se você ler o capítulo todo de uma vez entende claramente, apenas não pode ficar parando no meio que fica confuso.
Achei as ideias interessantes e lerei outros livros dele.

Charleees 27/03/2023

O ANTICRISTO - NIETZSCHE
Esse foi meu primeiro contato com a obra de Nietzsche. Antes de começar a ler este livro, fiz algumas pesquisas por onde começar, se por uma obra específica ou em ordem cronológica e quase que unanimamente todos falaram que O Anticristo era o livro certo para começar.

E eu enquanto leitor que caio de paraquedas sem nenhuma formação tanto por ser um assunto que eu gosto de ler ou por curiosidade posso dizer que a linguagem do livro é fácil, mas nem tanto. Em alguns trechos a leitura se arrastou tanto que durante alguns dias eu deixei o livro de lado e achei que nem concluiria a leitura, em outros, a leitura me agradava que era difícil parar de ler.

Nietzsche tem umas sacadas geniais, inteligentíssimas, fala sem medo ou pudor contra o cristianismo, tanto que na apresentação do livro abre com a seguinte afirmação: O Anticristo é uma obra em que Nietzsche destila todo o seu veneno contra a religião cristã. O segundo parágrafo abre assim: O Anticristo é um livro essencialmente anticristão.

Ele explica a fundo como essa religião usou e ainda usa recursos tenebrosos para conseguir dominar seus seguidores. Em diversos momentos ele fala como o pecado e a ideia de um inferno são meios de controle.

"A própria dúvida já é um pecado" diz ele em outro trecho.

Criado sob o domínio cristão, em diversos momentos vi como tudo que Nietzsche fala faz um pouco ou muito sentido.
Nós somos ensinados a não duvidar da palavra de Deus - a bíblia, dos seus ensinamentos, quando algo não tem resposta ou não faz sentindo é porque devemos entender "os mistérios de Deus", logo duvidar já é um pecado e assim eles conseguem fazer das pessoas marionetes em suas mãos.

Eu poderia ficar horas falando sobre tudo que Nietzsche escreveu, mas já são poucos os que me leem, imagina se eu escrevesse mais que isso? risos & choros.
Mas é isso, O Anticristo é um livro incrível e só despertou ainda mais a minha curiosidade na obra do filósofo alemão.

Livro 10 de 2022

Maria.Barreto 19/12/2023

O anticristo
Meu Deus, quanto ódio no coração dessa pessoa. Quanta aversão à religião e principalmente aos padres.

Larissa.Cifarelli 15/02/2021

O anticristo- Nietzsche
Nietzsche em sua obra nos apresenta muitos questionamentos sobre as religiões cristãs, como a própria crença em Deus e em Cristo.
Como a religião e a igreja transformou os valores intelectuais em pecaminosos tirando o valor científico em prol da servidão e da salvação em uma questão de redenção.
Como a justificativa de poder pode ser findada por seus atos se apoiando no cristianismo e no perdão divino.
Ele compara a religião a patologia do ser humano, como uma busca de um livramento de nossa alma.
Livro que nos faz questionar sobre nossa vida, cultura e interferências religiosas em nosso meio social.

Igor14 31/05/2021

O anticristo
Nietzsche destila o seu veneno contra o Cristianismo. Um leitura pesada mas com pontos bem elaborados.

VeraCyntia 27/06/2022

Falando de forma superficial, confesso que li este livro por se tratar de uma das obras-chave para compreender a filosofia de Nietzsche e os próprios métodos empregados pelo filósofo na genealogia da moral cristã.
Há um tempo já tinha ouvido falar na obra, entretanto a leitura não é fácil, é arrastada e cansativa (pelo menos foi pra mim).
Em resumo, acredito que o que ele quis transmitir foi, como o nome mesmo diz, criticar o cristianismo, partindo da ?ética? por trás dos valores cristãos, que valorizam aquilo que não permite o crescimento da vontade de potência do homem e de sua afirmação enquanto ser no mundo.