Biblioteca sobre rodas

Biblioteca sobre rodas David Whitehouse

Resenhas - Biblioteca sobre rodas

Michela Wakami 27/10/2023

Muito ruim
Um livro sem pé e sem cabeça, com bizarrices e atitudes mirabolantes.
Não consigo nem definir o gênero desse livro.

Detestei!
Fabio 27/10/2023minha estante
Vixi, deu ruim, Mi?

Michela Wakami 27/10/2023minha estante
Muito ruim? ????

gleice 11/04/2023

Biblioteca Sobre Rodas é uma história sobre formas de ser família. O livro questiona de maneira sensível esse conceito: a família não precisa ser tradicional, mas sim feita de pessoas que se amam e se apoiam. Convivendo uns com os outros, Bobby, Val, Rosa e Bert aprendem a respeitar suas particularidades, apreciando cada instante que vivem juntos e aceitando verdadeiramente uns aos outros. Quando um quarto elemento, Joe, se une ao time, a dinâmica entre eles sofre alguns ruídos mas, mesmo nesse novo contexto, os personagens aprendem a conviver em harmonia.

Julia1744 07/04/2023

Me decepcionei um pouco
Comecei a ler o livro no começo do ano, foi bem difícil eu continuar lendo pois não achei interessante, eu posso dizer que não foi uma leitura péssima, mas também não fui uma das melhores leituras, eu não estava entendendo o começo, mas com o decorrer do tempo consegui entender algumas coisas.

Nathy 20/11/2022

Foi além do que eu poderia imaginar.
Você acha que vendo a capa do livro você vai definir ele? Pois você está errado!!
Vi esse livro em uma feira de livros e tinha convicção que seria um cliche. A capa por si só já me mostrava que seria algo infanto-juvenil, e eu me enganei muitíssimo!
Aqui vemos a história de bob, com seus 12 anos que é arquivista de sua mãe. Através de bob descobrimos que ser um arquivista significa guardar coisas para sua mãe, para quando ela voltar ela ficar a par de tudo que aconteceu. Para nos, leitores, é um mistério que aconteceu com a mãe de bob.
Bob tem um pai alcoólatra que o bate muito, e sofre bullying na escola. Mas com a ajuda de seu amigo Samy tudo fica mais leve. Até que Samy se acidenta e fica internado no hospital. Bob se vê sozinho. E então ele conhece rosa, uma bela menina com problemas especiais. Ela o apresenta sua mãe, e eles três viram belos amigos. Até a mãe de rosa ver a verdadeira situação de bob, ela decide fugir com as duas crianças, em uma biblioteca itinerante. Uma van enorme com muitos livros dentro. Oque vai acontecer?

mere 14/07/2022

Foi uma leitura rápida,apesar de não ter achado o livro muito bom.
Tenho algumas resalvas. Mas fiquei sentida pela história de Bobby e de Rosa.

Biblioteca Álvaro Guerra 22/06/2022

Do premiado autor David Whitehouse, a aventura tragicômica de um adolescente em apuros que decide escapar de sua pequena cidade no interior da Inglaterra a bordo de uma biblioteca sobre rodas roubada.
Bobby Nusku, de 12 anos, é um arquivista de sua mãe. Ele passa as noites catalogando minuciosamente seus cabelos, roupas e outros vestígios da vida que ela deixou para trás, na esperança de que um dia ela volte para casa, enquanto enfrenta o alcoolismo do pai e a indiferença da madrasta. Durante o dia, Bobby e seu melhor amigo Sunny criam planos mirabolantes para enfrentar o bullying que sofrem na escola e a violência em seus lares – incluindo a transformação de Sunny, membro por membro, em um ciborgue. Mas quando Sunny se fere em um acidente, Bobby é forçado a enfrentar o mundo sozinho.

É quando Bobby conhece Rosa, uma menina cuja deficiência a torna um alvo ainda mais fácil dos valentões. No dia em que Bobby conhece a mãe de Rosa, a solitária Val, a conexão entre os três é imediata, e eles passam um verão mágico juntos, em meio a leituras de Roald Dahl, Antoine de Saint-Exupéry e inúmeros outros autores que ocupam as prateleiras da biblioteca móvel onde Val trabalha como faxineira.

Mas quando o verão chega ao fim, Bobby se vê em apuros em casa e Val corre o risco de perder o emprego. Para os três, a solução parece simples: abandonar tudo e fugir a bordo da biblioteca móvel, em uma viagem repleta de livros e aventuras inusitadas pelas estradas da Inglaterra.

Ao mesmo tempo cômico, provocador e repleto de emoção, Biblioteca sobre rodas é uma fábula sobre o intrínseco desejo humano de ser amado e compreendido – uma carta de amor para famílias improváveis e as histórias que nos moldam.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532531339

Kah Mendes 16/05/2022

Um livro que começa pelo fim. Se não curte esse tipo de livro, tem um monte de outras publicações anteriores pra você ler. Se você curte esse tipo de publicação, leia essa resenha e depois, tem um monte de outras publicações anteriores pra você ler, se quiser.

Bobby Nusku tem 12 anos e mora com o pai, que consome álcool em excesso e é agressivo, e a madastra, que o ignora.

Sua mãe se foi tem tempo e o adolescente passa noites organizando pertences e vestígios em sua casa, na esperança que um dia ela volte e ele possa lhe mostrar tudo.

Na escola sofre bullying mas com a ajuda de seu amigo Sunny Clay, criam planos para enfrentar os problemas na escola e em casa.

Bobby acredita que transformar o melhor amigo num ciborgue vai resolver todas as questões mas em uma das etapas o Sunny acaba hospitalizado e, depois, a família se muda da cidade.

Triste Bobby vaga pelas ruas, qualquer lugar é melhor do que ficar em casa naquele ambiente tóxico. E assim ele conhece Rosa, uma menina de 13 anos que é alvo de brincadeiras maldosas por sua deficiência.

Val, a mãe de Rosa, trabalha como faxineira em uma Biblioteca Móvel e Bobby passa vários dias inesquecíveis de verão, com elas lendo.

Porém quando a estação termina chega uma carta sobre o fechamento da biblioteca e consequentemente, o desemprego de Val.

Em um momento de desespero, os três decidem largar tudo e fugir a bordo da Biblioteca Móvel pela Inglaterra. Até que ponto isso pode dar certo?

Mariana 20/02/2022

Eu tenho sentimentos conflitantes com esse livro porque eu quero MUITO acreditar que a tradução dele não esteja tão boa assim. Quero acreditar que por isso deixa a gente ter uma primeira impressão tão louca que você carrega o sentimento até o final do livro. Sabe quando você fica "é agora!" mas não é. Nem nunca é, pelo menos é o que parece.

Achei meio lento no início (tirando o susto do primeiro capítulo) mas depois que o Joe aparece, acho que fica mais interessante de acompanhar.
Pena que o final fica super previsível. Teria sido mais legal se o autor tivesse deixado o plano final em segredo e só contasse depois que tivesse dado certo.

Terminei o livro com a sensação de que é bom mas não é, sabe?
Acho que devo mudar minha avaliação depois que digerir a leitura.

Lilybooks_0 27/01/2022

? A Biblioteca Sobre Rodas ?
- David Whitehouse ? @editorarocco -
(?????)

O livro conta sobre Bobby Nusku, um garoto de doze anos que é um arquivista de sua mãe. Todas as noites, ele coleta os minuciosos detalhes sobre ela, como seus cabelos, roupas perfumes e outras coisas que ela deixou, na esperança de que um dia ela volte. Enquanto isso, ele vive com seu pai alcoólatra e sua madrasta que pouco se importa com ele.

Ele passa seus dias na companhia de Sunny, os dois criam diversos planos para enfrentar o bullying que sofrem. Um deles, é a grande transformação de Sunny em um ciborgue. Porém quando seu amigo sofre um acidente, ele passa a enfrentar tudo sozinho.

Com isso, Bobby acaba conhecendo Rosa, que por sua deficiência acaba sendo um alvo fácil para valentões. Quando ele conhece a mãe da garota, instantemente se conectam, e eles passam o verão perdidos em meio às histórias dos livros que ocupam espaços das prateleiras de uma biblioteca móvel. Lugar onde Val trabalha.

Porém, o verão logo chega ao fim. Bobby volta a sofrer com sua família e Val corre risco de perder seu emprego. Assim, eles decidem largar tudo e sair por aí com sua biblioteca móvel. Andando sem rumo pelo Reino Unido.

? Nunca vi ninguém falando sobre este livro e, sinceramente, achei ele incrível. Se tiverem a chance, leiam??

? E aí? Já leu esse livro? Se interessou? Me contem aí ???

@lilybooks_0

Sandra 13/04/2021

Biblioteca sobre rodas
As vezes recebemos mais afeto e carinho de pessoas que não são da família.
O livro fala de amizade, carinho, amor e também de livros. Como não amar um livro que fale dessas coisas e ainda tem uma aventura . Recomendo a leitura.

Nana 18/06/2020

Cheio de aventuras!
Esse foi um livro diferente do que estou acostumada a ler e me surpreendeu positivamente. O que me despertou interesse nele inicilamente foi ter como tema "os livros" e a capa, que eu adorei..rs
O primeiro capítulo já causa um impacto por ter como título "Fim" e nos apresentar o final do livro, mas não se engane, terá um fechamento, que por sinal eu adorei!
Os personagens são todos cativantes, principalmente as crianças Bobby, Rosa e Sunny. Os adultos Val e Joe tem seus defeitos e qualidades e por mais erros que tenham cometido, eu não parei para julgá-los em nenhum momento, pelo contrário, só torci para que terminassem bem e todos juntos.
Uma estória que une aventura, amizade, amor aos livros, esperança e a construção de uma família. Gostei muito!

Elani Araújo 08/05/2020

Não é uma perda de tempo, é legal!
Não foi o melhor livro que li, mas bem que me entreteu. Sou Bibliotecária então, de cara, julguei pela capa e me aventurei...valeu a pena, li rápido porque quis muito saber o porquê de cada capítulo. Senti falta de aprofundar sobre os personagens secundários, mas nada que atrapalha-se a história. Vários temas são abordados dentre eles bullying, violência domestica ( se é que possa chamar assim) .. Emfim... Leiam, vale a pena

Cinara... 15/02/2020

"A família está onde é encontrada.
A família não tem de ser um pai, uma mãe, um filho ou uma filha. A família só existe onde existe bastante amor. "

Um livro sobre livros, como não amar?

Priih | Blog Infinitas Vidas 15/02/2020

Um singelo retrato sobre formas de ser família
Bobby Nusku é um garoto solitário, que vive apenas com seu pai (que frequentemente o agride) e sua madrasta desde que sua mãe partira. Como companhia ele tem um único amigo, Sunny Clay, e também seu hábito de guardar pequenos “fragmentos” da casa e das coisas da mãe para quando ela voltar. Porém, quando a mãe de Sunny decide se mudar, Bobby se vê na posição de ter que enfrentar a solidão e o bullying sozinho. Até que ele conhece Rosa Reed, uma menina doce e muito especial que traz Bobby para dentro de sua família (composta pela própria Rosa, pela sua mãe, Val, e pelo seu cachorro preguiçoso, Bert). Quando Val se depara com sua demissão iminente da biblioteca itinerante na qual trabalha, somando-se ao fato de que Bobby apresenta hematomas causados pelo pai, a personagem decide tomar uma decisão impactante: colocar todos na biblioteca e partir.

Biblioteca Sobre Rodas é uma história sobre formas de ser família. O livro questiona de maneira sensível esse conceito: a família não precisa ser tradicional, mas sim feita de pessoas que se amam e se apoiam. Convivendo uns com os outros, Bobby, Val, Rosa e Bert aprendem a respeitar suas particularidades, apreciando cada instante que vivem juntos e aceitando verdadeiramente uns aos outros. Quando um quarto elemento, Joe, se une ao time, a dinâmica entre eles sofre alguns ruídos mas, mesmo nesse novo contexto, os personagens aprendem a conviver em harmonia.

[...] Entretanto, é importante ressaltar que, apesar de ser um livro doce e gentil, Biblioteca Sobre Rodas carece de ganchos que deixem o leitor ávido por continuar. Mesmo sendo curtinho, eu levei um tempo pra ler devido a essa característica.

Acho que o ensinamento mais valioso de Biblioteca Sobre Rodas reside no fato de que não importa muito o destino ou os desafios no caminho, mas sim quem você tem ao seu lado pra se agarrar e se amparar. E essa lição já é suficiente pra deixar um quentinho no coração ao fechar das páginas – lembrando que, segundo a Val, as histórias nunca têm fim; elas continuam mesmo quando as páginas terminam. E eu gosto de pensar que a história de Bobby Nusku e sua família continua. :)

Resenha completa no blog!

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2020/02/13/resenha-biblioteca-sobre-rodas-david-whitehouse/

@biaentreleituras 14/02/2020

Bobby Nusku é um menino de doze anos que mora com o pai e a madrasta, a situação dentro de casa não é nada fácil, Bobby prefere fazer qualquer outra coisa a ter que voltar para casa e enfrentar as coisas que acontecem dentro dela. O pai é alcoólatra e muito violento, a madrasta é uma mulher intragável e que ainda estraga todas as lembranças de sua mãe que estão pela casa. Mas Bobby tem uma solução para isso, ele cataloga tudo e qualquer coisa referente à mãe e faz anotações detalhadas sobre a casa para quando ela voltar!

Mas os problemas de Bobby não param por aí, como se isso não fosse problema suficiente, o jovem ainda sofre bullying na escola e tem medos do que pode acontecer com ele. Quando conhece Sunny, as coisas começam a mudar um pouco. Seu mais novo amigo tem quase a mesma idade, mas é maior e o protege dos garotos malvados, Bobby e Sunny têm uma ideia que totalmente insana que precisa de extrema coragem para se colocar em prática. E esses dois são capazes de cumprir cada etapa desse plano perigoso. Sunny quer se transformar em um ciborgue para ser indestrutível para proteger o seu amigo.

O plano mirabolante tem algumas falhas com as quais eles precisam se preocupar conforme elas vão surgindo, mas em cada uma das etapas o resultado é o esperado. Isso até chegarem a última etapa, é a mais arriscada e algo dá errado, fazendo com que Bobby fique sozinho depois dela e precise voltar a enfrentar sozinho os seus problemas, sem seu amigo ciborgue para protegê-lo.

É nesse momento que ele conhece Rosa e sua mãe Val, elas vão lhe dar uma nova perspectiva, uma nova razão para levantar da cama todos os dias. Rosa é uma menina com um coração de ouro, porém os meninos malvados que atacam Bobby também vão atrás dela devido a sua deficiência, que a torna um alvo constante de bullying. A amizade entre Bobby e Rosa é imediata e o menino também se encanta pela mãe dela, que o faz se lembrar da própria mãe, ainda que elas sejam tão diferentes. Val trabalha em uma biblioteca móvel que está para fechar por falta de recursos, mas durante o verão os três vão passar momentos mágicos dentro dela.

O verão está chega ao fim e eles têm de tomar uma importante decisão. Bobby precisa sair de casa e Rosa e Val não querem deixar a biblioteca, então os três resolver fugir e levam a biblioteca sobre rodas. A polícia começa uma busca frenética e sempre que os policiais se aproximam eles conseguem fugir. Val sabe que vai ser acusada de sequestro, só que ele não poderia deixar Bobby continuar vivendo os horrores daquela casa, com aquele pai cruel. Sua atitude para ajudar o menino a deixa em apuros, mas ela não poderia fazer diferente.

Eles três vão contar com a ajuda de alguém que conhecem durante a jornada, alguém que também está fugindo da polícia e os entende. Esse alguém tem um lugar para onde todos podem ir, mas será que ele é confiável? Val poderá confiar a vida de duas crianças e a sua própria a esse homem?

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/