Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Sa | @umadose.de.literatura 19/03/2024

Para aprofundar seus saberes sobre a Terra-Média
Nem acredito que finalizei essa leitura, foram quatro anos lendo essa belezinha! E essa demora não foi por não gostar da leitura ou o livro ser longo demais, mas pelo fato de eu só pegá-lo quando queria fazer um estudo sobre a Terra-Média. Ele está inteiro grifado, escrito, marcado com post-its... Foi única essa experiência de ler sobre acontecimentos de antes e até durante os eventos de Senhor dos Anéis. A genialidade do Tolkien nunca deixa de me surpreender. E ler sabendo que foi organizado pelo seu filho deixa tudo mais especial. Estou sentindo saudades de ser acompanhada por essa leitura, mas ainda tenho uns bons livros sobre a Terra-Média por aqui.

Krishna.Nunes 13/02/2024

Nos bastidores da Terra Média
A publicação desses textos, ainda que incompletos, é um verdadeiro presente para os apaixonados pelo mundo de Arda. Através de contos, notas, ensaios, e roteiros, Tolkien demonstrou seu comprometimento com o universo criado. Afinal, não é porque a principais histórias se passam a intervalos de três mil anos que não aconteceu nada nesse ínterim. Então o autor criou personagens, definiu árvores genealógicas, descreveu políticas e sistemas de magia, detalhou cenários e principalmente os vãos deixados pela tríade Silmarillion/Hobbit/SdA.

Nunca foi intenção do autor publicar todas essas histórias na forma de um volume. Certamente muitos deles são textos excluídos de outros livros e rascunhos feitos para contextualização e até, por que não, como passatempo pessoal. O que é interessante aqui é a oportunidade de termos um vislumbre da mente desse gênio da fantasia e ver todo tipo de ideia que ele entretinha em sua imaginação, mesmo que nunca fossem ser publicados oficialmente (pelo menos em vida). Houve aqui um grande trabalho de edição do filho de J.R.R Tolkien, Christian Tolkien, que não se contentou em selecionar os textos para publicação, mas amalgamou os diversos fragmentos, eliminou (ou explicou) as contradições e forneceu ao leitor a versão mais completa e coesa possível de cada uma das histórias.

O livro é dividido em partes que representam as eras da história de Valinor, Númenor e da Terra Média.

Na primeira era, a parte mais interessante é a da jornada de Tuor para levar uma mensagem de Ulmo até a nação de Gondolin. Esse conto explora bem a geografia do noroeste do continente e se integra bem com aquilo que é apresentado em O Silmarillion. Já a parte sobre Túrin, que ocupa umas 140 páginas, é muito fragmentada e necessita de muitas intervenções do editor. Nesse caso a versão resumida em O Silmarillion e também a versão expandida no romance à parte (publicado postumamente e também editado pelo Christian) são mais coesos. Na segunda parte temos a história de Aldarion e Erendis, que explica muito sobre a vida em Númenor, da qual se fala pouquíssimo nos outros livros. Já a história da vida de Galadriel nos quase sete mil anos que ela viveu na Terra Média até a guerra final do anel é muito curta, inconsistente e até contraditória. Nas histórias da terceira era, diversos detalhes relacionados à busca pelo Um Anel e à derrota de Sauron são esclarecidos. É fácil visualizar que tudo isso poderia estar em O Senhor dos Anéis e difícil imaginar os critérios que levaram certas partes a estarem no livro e outras não. Já a quarta parte é meramente descritiva e não narrativa, e explica a origem dos magos, das pedras mágicas Palantír e de um povo que não teve destaque em nenhuma das outras histórias, os Drúedain.

Por tudo isso, Contos Inacabados é uma obra para os "nerds" que anseiam por se aprofundar mais nessa vasta obra de Tolkien, ainda que por meio de escritos incompletos.

Felipe863 11/02/2024

Contos das Três Grandes Eras da Terra-Média
Apesar de ser uma leitura densa, o livro em si é bom, principalmente para se aprofundar mais sobre o que você já conhece/leu sobre a Terra-Média. O livro se divide em quatro partes e capítulos em cada parte. Não recomendo a leitura para quem nunca leu uma obra do Tolkien, referente ao Senhor dos Anéis. Eu recomendo que leia primeiro O Hobbit, O Senhor dos Anéis (trilogia), O Silmarillion e depois Contos Inacabados.

Karen377 04/02/2024

Contos Inacabados da Terra Media
Este é um livro bastante extenso e esclarescedor sobre alguns dos relatos mais importantes na obra de Tolkien: origens dos Magos, relações de amistade e lealtade entre os povos de Gondor e os Rohirrim, o destino dos filhos de Hurin, etc. Além disso, estão as descriçôes e significados de vários nomes de personagens e lugares no mundo criado por JRR Tolkien.
É muito interessante para quem quer conhecer mais profundamente acerca da obra de este increível autor e compreender melhor as histórias e desenlaces de certos personagens que se bem foram apresentados no Sirmarillion, acá se tem mais detalhes dos sucessos, fazendo que o leitor entenda melhor as relações e final dos personagens.
Recomendo bastante, mas tem que ter paciência para ler todos os apéndices e notas no livro ao final de cada capítulo. Kkkkk

Rafa 25/01/2024

Este livro prova que a genialidade de Tolkien está na densidade e robustez do seu universo inédito! Quantas histórias particulares, culturas distintas, geografia minuciosa, línguas, tradições, jeitos, até ordenamentos militares, artefatos valiosos... quanta riqueza criativa! Realmente fascinante! É impressionante a quantidade e a diversidade de conteúdo interessante completamente criada a partir desta mente! Uma pena que uma vida inteira não tenha sido suficiente para a conclusão de todo este universo, como mostra claramente ao longo do livro o seu filho, Christopher...

Luiz 19/01/2024

Mais uma peça
Cada livro do autor que leio é uma peça no gigante quebra-cabeça que imaginou
Parece não ter fim ou limites para o universo espetacular que criou

Rafael 16/01/2024

Me surpreendi de como esse livro é bom. Por mais que alguns contos sejam, de fato, inacabados, ainda assim eles aprofundam em muito a história das obras publicadas por Tolkien. Uma certeza que fica é como o mundo criado pelo autor é incrível e cheio de histórias fantásticas.

Camilla296 15/01/2024

Repetição de alguns, mas em compensação de outros...
Claro, para quem tá lendo em sequência como eu, ele acaba sendo um pouco repetitivo, já que tem o conto do Andarion, dos filhos de húrin, a caminhada de Tuor até Gondolin... mas depois, principalmente quando chega na terceira era que aparecem os personagens mais conhecidos a coisa muda de figura. Adorei conhecer mais da Galadriel, do próprio Aragorn, do Gandalf... Eu realmente amei a leitura e agora lá vamos nós reler os clássicos hobbit e a trilogia

Gabriel.Geisler 05/01/2024

Contos Inacabados: Uma Fonte Inesgotável de Conhecimento.
O Livro Contos Inacabados é o que o título indica, Contos Inacabados por J.R.R. Tolkien e organizados por seu filho, Christopher Tolkien.

É frequente estar no clímax da narrativa e a história que está sendo contada acabar abruptamente.

Entre um conto e outro existem diversas notas do autor e do editor, que elucidam muitas questões que não ficam claras na simples leitura do legendarium. É indubitavelmente enriquecedor, e uma leitura complementar importantíssima para uma compreensão mais ampla da obra.

PITUCALELE 30/12/2023

Contos inacabados
Tolkien e sua imaginação e criatividade geniais, fiquei um pouco perdida com a leitura pelo fato de não ter lido Silmarillion, já que há muitas referências, mas, ainda assim um livro perfeito.

Alessandro117 29/12/2023

Uma empreitada e tanto
Como foi maravilhoso essa jornada, fantástica e cativante.
A mais de um ano decidi ler o senhor dos anéis em ordem cronológica, lendo uma parte aqui e outra ali. Essa foi a finalização dessa parte da jornada que eu estou amando.
Tolkien é sem dúvida maravilhoso.

Danlmg 11/12/2023

Conta história de vários personagens, mas oq eu não tinha lido ainda era sobre a história de Galadriel e a vida dela. Sua vida com Celebor

brusilvah 08/12/2023

Sensacional
Um livro para mergulharmos ainda mais nas histórias de Beleriand e da Terra Média. Contos Inacabados se trata de uma reunião de histórias mais aprofundadas sobre alguns dos personagens e de povos das três eras, preenchendo algumas das diversas lacunas existentes em todo o legendário. Um material de estudo bastante rico, com muitas notas e apêndices para aprofundarmos ainda mais. Foi uma leitura bastante interessante, e me surpreendeu até o fato de que algumas coisas q constam aqui aparecem nos filmes (O hobbit, O senhor dos anéis), apesar de não serem mencionadas nos livros originais. Tolkien sempre vai me deixar de boca aberta com sua vastidão de imaginação, curiosidade e paixão.

Jards 04/12/2023

Versões do que não foram
Pra que já conhece a saga do Hobbit e Senhor dos Anéis, trás uma visão de elementos que o autor pensou e não entraram diretamente nas obras, mas ajuda a entender a composição do mundo.

Lua 25/11/2023

Mais uma obra prima do grande mestre, vemos contos de tempos distantes da terra média, o que nos mostra tramas emaranhadas e bem escritas.