The old mand and the sea

The old mand and the sea Ernest Hemingway

Resenhas - The Old Man and the Sea

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Soph 19/06/2023

The old man and the see
Ótimo livro
Significado profundo
Fica na mesma, mas é até interessante.
Gostei bastante.

Recomendo

Raquel.Kirst 03/06/2023

Clássico
Clássicos são clássicos porque são muito bons e como falar de Hemingway? O texto é trabalhado a perfeição, cada palavra das descrições está ali para te transportar para aquela cena, aquele sentimento. Um senhor pescando não é exatamente interessante para mim, no entanto, o autor ultrapassa qualquer barreira quando escreve com arte.

carolinesieves 17/05/2023

O homem ideal
É um clássico americano. clássicos sendo clássicos, você precisa descobrir a moral do livro e para mim o autor queria descrever um ideal de homem. Me surpreendeu muito que apesar de ser clássico americano (onde a supremacia branca é muito forte) o homem é cubano, pobre e velho.

reisluiza 06/05/2023

Hemingway conseguiu transformar a pescaria em uma atividade cheia de riscos e de suspense. Com apenas dois personagens--o velho e o mar--ele conseguiu criar uma história rica e envolvente

Reina0 24/03/2023

Segunda leitura
Esse é um livro para a vida adulta. Lembro de ter odiado ele na minha adolescência e hoje gostei mais e me pego pensando nele.

Isadora 20/03/2023

Li esse livro em inglês buscando um desafio, e realmente o foi. Não por ser difícil de ler na língua original, mas pela falta de sinalização entre pensamento e falas no meio da narrativa e pela grande repetição de sentenças. Entendo que isso faz parte da personalidade do Velho, que está já em idade avançada e se vê solitário durante grande parte do livro, mas ainda sim tornou minha leitura mais lenta do que imaginei que seria.
Identifiquei muita esperança, coragem e introversão no Santiago e também fiquei muito tocada com a relação de amor e culpa que ele sente em relação a sua profissão. Tambem me emocionou muito a amizade entre o Velho e o Garoto me tocou profundamente.
É um livro muito bonito, sem dúvida. Lê-lo foi uma experiência interessante, gostei dessa novela, que me distraiu um tempinho bom. Ainda pretendo reler em português e buscar algumas leituras de apoio para ver "o que passou batido".

Emanuelle.Cavalcante 17/03/2023

Um livro curto, mas que em alguns momentos pode ser maçante
O livro conta a história de Santigo, um pescador que já teve seus dias de glória mas agora é considerado pelos outros pescadores como azarado. O livro se passa a maior parte no mar, mostrando a luta de Santigo de pegar um grande peixe, o maior peixe que ele já pescou, para ele pegar esse peixe é voltar a seus dias de "glória" em que ele era respeitado. Pescar esse peixe não é tão fácil pois ele já é velho e além disso está sozinho, o seu companheiro de pescaria vai pescar em um barco mais sortudo. O interessante do livro é a relação do Santiago com a natureza, o respeito por ela, mesmo o pescador querendo tirar o peixe do seu hábitat natural ele quer que o peixe tenha um oponente e uma morte digna, assim ele tira forças de onde não tem para pescar o peixe. O livro é curto, mas por se passar a maior parte em um cenário que é o mar, se torna muito cansativo, demora muito para evoluir. Recomendo para quem está querendo praticar a leitura em inglês ler ouvindo o audiobook, o livro fica mais fluido assim.

Toni 28/02/2023

Exageradamente arrastado
Uma experiência um tanto quanto massante. Vejo esse livro como uma amostra da mente humana, sobre como os pensamentos por vezes são repetitivos e como o detalhamento de uma atividade pode render linhas, linhas e mais linhas. Páginas, páginas e mais páginas. Mas não necessariamente esse recurso gera um enredo envolvente.
Nessa obra é possível ficar por dentro da mente do personagem, perceber sua relação com elementos ao redor e acompanhar a experiência em ação.
Isso, no entanto, não é algo que conseguiu me prender. Pelo contrário. O começo até leva melhor, mas conforme o andamento do enredo acontece a sensação é de que a história está se estagnando.
O que me fez persistir na verdade acabou sendo um elemento bastante meu. O fato de que, sobretudo por se tratar de um livro em inglês, por uma questão de realização pessoal, me sinto mais instigado a rejeitar o abandono da leitura e assim desejar concluí-la. Em um outro cenário, eu provavelmente o teria largado.

Gustavo.Martins 22/02/2023

O velho e o peixe
Achei um livro bem introspectivo e bonito, mas não me conectei tanto, em parte porque eu li em inglês, e sempre sinto um afastamento técnico por conta da linguagem, e pela introspecção em si, própria da idade, que ainda estou longe de entender plenamente. Jovens. É um livro curto e que vale a pena ler, e vale a pena reler também.

Lua 07/02/2023

Ótimo livro para ler em inglês!
Livro com poucas páginas, leitura fácil de compreender com vocabulário sobre pescaria, barco, peixe e oceano. Super indico para níveis A2 e B1!

Desvantagem: em algumas partes a história fica um pouco monótona, mas no geral é um bom livro!

Ricardo 24/01/2023

Leão
A vida do homem se resume ao mar, vivedo o mar, é a melhor vida que um ser pode ter. Só tenho vontade de ver os leões também.

NotCrazyLimitedEdition 13/01/2023

Estou MUITO impressionado. Faz tanto com tão pouco. Literatura de altíssima qualidade, Ernest Hemingway sem dúvida era um gênio. Recomendo para todos

Gucordeiro 28/08/2022

Vou ter que reler algum dia?
Acho que a nota que dei não representa a qualidade do livro, representa mais minha fraca percepção dele. Talvez pelo inglês, talvez pela edição que tava meio esquisita, talvez pela total falta de conhecimento da minha parte sobre qualquer coisa relacionada a pesca, deixei passar muito daquilo que faz esse livro ser o que é? Consegui perceber tudo acontecendo, mas não consegui entrar na história do jeito que poderia? o mais provável é que seja por falta de maturidade mesmo. Daqui uns anos, eu pego o livro de novo com um inglês melhor e com mais paciência, e provavelmente vou achar ele incrível.

helna.lir4 13/07/2022

Eu não sei muito bem o que pensar ainda.
É peculiar como eu me sentia entediada porém estimulada durante a leitura. Eu não sei o pq eu gostei tanto desse livro, já que enquanto lia não aguentava mais ler, mas quando não estava lendo apenas pensar brevemente na narrativa me trazia devaneios.
Eu preciso pensar um pouco mais, deixar isso descer.

Laura 31/05/2022

Eu li esse livro durante o meu intercâmbio nos EUA, em 2012, e decidi reler agora com um outro olhar sobre a obra.

Por ser um livro sem capítulos e um pouco monótono, não acho a leitura mais simples do mundo, mas é super curta e relativamente tranquila.

É um clássico repleto de lições, vale a pena ler pelo menos uma vez na vida!

1 | 2 | 3 | 4 | 5