Mariana de Prodélia e o grande pássaro

Mariana de Prodélia e o grande pássaro Eduardo Hy Mussi

Resenhas -

Aninha.Reis 14/12/2020

Maravigold ?
Ao falarmos sobre literatura nacional, ainda rola aquele receio, quando na verdade deveríamos dar mais valor aos nossos artistas, pois temos livros fantásticos a descobrir como ?Mariana de Prodélia e o grande pássaro?, por exemplo. Esse se tornou sem dúvida uma de minhas melhores leituras de 2020 e já entrou pra lista de xodós.
O autor soube conduzir brilhantemente a trama, juntando personagens carismáticos, cenário fantástico e uma escrita que, além de envolvente, trás aos leitores informações bem interessantes, deixando claro o estudo antes de escrever e também a paixão pelo tema abordado.
Na trama Mariana é uma jovem pintora amadora de Prodélia que sonha se profissionalizar e ser reconhecida na grande cidade de Vóia, que é conhecia pelos seus grandes e renomados artistas. E com determinação ela embarca numa viagem rumo a realizar seu grande sonho mas, no meio do caminho se vê perdida em uma floresta e já anoitecendo fica sem saber o que fazer. Mas eis que surge a salvação, o Conde de Avenalhes, com toda sua elegância e gentileza oferecendo hospedagem ao menos até o dia seguinte. Mariana que não via outra saída, preferiu correr o risco da ajuda a ficar a mercê na floresta.
Ao chegar na mansão do Conde, recebe uma proposta de seu anfitrião de pintar um quadro em troca de uma boa quantia e enquanto isso poderia ficar hospedada ali.
No tempo que se encontrou hospedada ali, Mariana vive momentos de descobertas, faz amizades e fica curiosa com a lenda que corre pelo condado sobre uma Criatura da Floresta do Oito, e tenta a todo custo desvendar esse mistério.
Nesse enredo, nos vemos envolvidos e imaginamos cada detalhe dos cenários narrados ao longo da trama. Ficamos surpresos com as descobertas de Mariana e acompanhamos a convivência dela com o Conde que tem atitudes pra lá de suspeitas e exageradas. E pra fechar com chave de ouro, somos brindados com um final surpreendente que nos deixa sem palavras.
SIMPLESMENTE LEIAM

Bru 01/12/2020

Simplesmente lindo
Esse livro é mais do que uma simples fantasia. É uma história sobre persistir nos seus objetivos, de correr atrás dos seus sonhos e enfrentar o desconhecido.

Mila | @milaeoslivros 31/07/2020

Excepcional
Eu não tenho nem palavras para explicar o quanto fiquei apaixonada pela história de Mariana, que personagem espetacular.

Rafa @paginasencantadas_ 26/07/2020

Resenha
- Se há um motivo para eu viver nesta terra, dentre muitos outros, estou certa de que o ofício artístico é um deles. Acredito que não foi uma escolha, mas algo que nasci para fazer.

Uma leitura sobre amizade, esperança e acima de tudo, a capacidade de sentir empatia por alguém além do que as aparências podem nos entregar!

Mariana tem um sonho, ser uma grande pintora em Vóia, uma cidade movida pelas oportunidades e muito promissora para o mercado de trabalho da arte. Assim, a jovem vai em busca de seu sonho saindo de sua cidade natal, Prodélia.

Mas devido à grandes obstáculos em sua jornada a moça acaba indo parar no Condado de Avenalhes, e por puro acaso do destino é encontrada pelo Conde de Avenalhes, que compadecido pela história de Mariana lhe oferece uma estadia em sua linda mansão, chamada de Bela Dama.

A parada de Mariana nessa encantadora cidade era para durar apenas alguns dias, mas no decorrer do enredo cheio de mistérios e enigmas que precisam ser desvendados, a personagem não tem outra escolha e se ver totalmente resoluta em resolver essas questões enigmáticas.

Mariana não irá se deparar só com os segredos guardados entre as paredes de Bela Dama e seu Conde, mas também irá lidar com uma lenda local, a misteriosa criatura da Floresta de Oito que assombra o imaginário da população local.

Se tratando quase de um conto de fadas, gostei muito da proposta do autor para com esse livro! Nossa imaginação vai além ao tentarmos imaginar os mais belos cenários que autor descreve nesse enredo, além de criar uma protagonista sonhadora, obstinada e que não desiste fácil de seus sonhos.

Mariana tem muito para nos ensinar entre o intercalar das páginas, isso me fez aprovar muito suas escolhas e até entender sua teimosia em determinadas situações, pois ela não precisava de ninguém para salvá-la quando ela poderia salvar a si mesma.

Munique 23/07/2020

Incrível
História linda e surpreendente, personagens muito bem construídos e que me cativaram demais! Amei o fato de a Mariana não ser uma menina indefesa, e que não precisou de alguém que a ajudasse a correr atrás dos seus sonhos, ela fez isso por ela mesma! Em momento nenhum deixou se abalar pelos acontecimentos sempre seguindo firme atrás de Seus ideais e objetivos!

Glaucia @blogmaisquelivros 03/04/2020

Mariana deixou Prodélia em busca de autonomia, ela queria viver de sua arte e desenvolver seu talento como pintora, o que seria impossível se permanecesse na cidadezinha rural onde cresceu. Seus pais, embora não a incentivassem, não a impediram quando o momento chegou. O talento de Mariana era perceptível, no entanto, seria preciso coragem e determinação para seguir sozinha.

Vóia, a capital conhecida pelas inúmeras galerias e oportunidades artísticas era o seu destino. O que Mariana não imaginava era ver seus planos interrompidos de forma tão prematura. Sem recursos e longe de casa, o caminho da jovem pintora se cruza com o do misterioso Conde de Avenalhes, um homem de gosto peculiar que lhe oferece abrigo e a chance de se reerguer financeiramente.

Hospedada na suntuosa mansão do conde, Mariana é encarregada de pintar uma grande tela para o acervo de seu benfeitor. O trabalho remunerado garantirá que seu plano de seguir para Vóia seja alcançado. Porém, à medida que o Condado de Avenalhes, bem como seus moradores e lendas despertam a curiosidade de Mariana, a conclusão da tela torna-se cada dia mais lenta, o que não parece incomodar o conde, pelo contrário. Mas seriam as intenções desse bondoso homem genuínas?

Me encantei com esse livro em todos os aspectos: título, capa e uma sinopse que promete aventura, sonhos e mistério. Diferente das mocinhas ao qual estamos habituados, Mariana não precisa de um príncipe para resgatá-la, ela é corajosa, madura e conhece seu potencial. Sua felicidade não está atrelada a elogios, facilidades ou a alguém, mas em conquistar seu espaço por mérito próprio.

Outro ponto alto da história foi a forma como o autor inseriu magia na trama, tornando a obra quase um conto de fadas e revelando o lado sombrio de seus personagens aos poucos, o que rendeu uma reviravolta inesperada.

Mariana de Prodélia e o grande pássaro é uma história sobre empatia, destino, amizade, força de vontade e a capacidade de enxergar a beleza no outro, independente dos rótulos. É sobre ir atrás daquilo que acredita, sair da zona de conforto e seguir sua intuição.

site: https://www.instagram.com/p/B-XJaCzj_cn/

Leila 29/03/2020

Fascinante e Inspirador
É com todos os sentimentos bons que habitam minha alma de leitora que venho indicar este livro que se tornou um dos mais amados da minha coleção. “Mariana de Prodélia e o Grande Pássaro” do querido Eduardo Hy Mussi é uma história completamente interessante, constituída dos elementos que mais amo na literatura. Nos faz mergulhar numa fantasia, em outra época, ao mesmo tempo em que nos mantém de pés no chão através da maravilhosa jornada da Mariana em busca da realização de um grande sonho. O desconhecido vai muito além do que a própria Mariana imaginou e foi incrível acompanha-la.

Num primeiro momento, a trama nos parece bem clichê: a moça do interior que sai de sua terra natal em busca de algo maior, melhor. Mas as aparências ficam por aí. O desenrolar da história nos traz muito em quê pensar e seu desfecho acontece de uma maneira bem diferente daquela que vamos tecendo em nossa imaginação ao longo dos acontecimentos.

A paisagem criada pelo autor é extremamente fascinante. A vontade de habitar o Condado de Avenalhes, com todo aquele verde ao redor e as colinas, é despertada no leitor a cada nova descoberta da Mariana, essa personagem que encanta e admira mais e mais a cada página. As demais personagens são igualmente encantadoras e algumas trazem um quê de mistério, especialmente o Conde de Avenalhes, uma figura no mínimo peculiar.

Uma das coisas que mais marcaram esta leitura para mim, foi o fato de a protagonista não desistir do seu foco inicial, embora muitas distrações se apresentem em seu caminho. Essas mesmas distrações acabam por ensiná-la muito sobre a vida e isso a tornou ainda mais destemida, determinada.

Muito mais que uma trama fictícia, “Mariana de Prodélia e o Grande Pássaro” é uma história sobre saber verdadeiramente quem você é e o que mais deseja para sua vida. É sobre sair da zona de conforto e se jogar sem medo no desconhecido. É sobre amizade e sobre se permitir conhecer o que nos é diferente, e respeitar. É sobre saber desconfiar das coisas fáceis. É sobre não permitir que o julgamento do outro ou a sua vontade nos desviem do nosso propósito, da nossa própria busca. Leitura intrigante, encantadora e necessária.

site: instagram.com/vampliteraria

DanuzaEosLivros 13/12/2019

Encantador
Mariana de Prodélia resolve sair de casa para realizar seu sonho de ser uma grande pintora. Ela escolhe ir para Vóia, cidade conhecida por ser celeiro de artistas e onde Mariana espera ter a chance de viver da sua arte, mas ela não contava com os atropelos do caminho e de repente se vê perdida na floresta sem dinheiro, sozinha e com frio.
E é aí que aparece inesperadamente um cavalheiro muito bem vestido e atencioso, o Conde de Avenalhes que lhe oferece ajuda e hospedagem. Ela até sabe o quão perigoso pode ser aceitar uma oferta dessas de um desconhecido, mas diante do cansaço, da fome e do estranho aparentar ser uma boa pessoa não restam muitas alternativas e ela resolve aceitar, mas apenas por uma noite.
Ao chegar a mansão do conde, Mariana fica maravilhada com as inúmeras obras de arte espalhadas pelas paredes e recebe um convite irrecusável do seu anfitrião: a encomenda de uma pintura pela qual ele pagará uma ótima quantia que lhe dará condições de seguir viagem rumo ao seu sonho.
Sabe aquele livro que você abre e já se encanta nas primeiras linhas lidas? Foi o que me aconteceu aqui. Um misto de conto de fadas com fantasia, aventura e mistério estarão presentes em toda a trama.
Acompanhamos Mariana que começa seu trabalho e entre uma pincelada e outra vai convivendo com o conde e suas excentricidades (que são muitas...) passeia pelo Condado de Avenalhes e conhece alguns de seus habitantes, faz amizade com o jovem Aidran que trabalha no café e sonha em ser um grande arqueiro para capturar a Criatura da Floresta do Oito, uma lenda local que assusta a todos.
Uma narrativa maravilhosa sobre sonhos, sobrevivência, amizade e um tanto de obsessão porque contos de fadas também tem o seu lado obscuro que precisa ser vencido.
A escrita do autor é marcante e carregada de sensibilidade, levando o leitor a uma viagem inesquecível pelo mundo mágico de Mariana de Prodélia e o Grande Pássaro. Embarque nessa aventura apaixonante.