O GUARDIÃO DO POÇO

O GUARDIÃO DO POÇO CAMILO SILVA

Resenhas - O GUARDIÃO DO POÇO

Pri Nunes @infinitoliterarioo 15/12/2019

Resenha @infinitoliterarioo
"No fundo, as pessoas sabem que estão fazendo a coisa errada as florestas, só querem fazê-la mesmo assim, se eu falar ou você, no fim das contas dará no mesmo, em nada."

Vamos para a segunda aventura do nosso querido Raoni. Dessa vez ele está na celebração do seu casamento com Pequena Princesa, quando Boitatá aparece e avisa que os 4 guardiões da floresta foram aprisionados, por isso a floresta está em chamas e a caça sem ter quem os proteja, e somente Raoni poderá salvá-los, mas sem sua noiva.

"Boitatá é um dos quatro guardiões das florestas brasileiras, [...], assim como o Curupira, o Saci, Anhangá (Deus da Caça) e a Caipora."

Eu tinha me programado para postar a resenha dia 10/12 pois é o Dia Internacional dos Povos Indígenas, mas agora presto minha homenagem através desses livros que trazem o conhecimento dessa cultura tão escanteada pelo País que teve ela como base. Cultura rica de conhecimento, de mitos e lendas, com personagens que rondam histórias até hoje. Amei conhecer mais personagens nesse segundo livro, são tantos seres que eu não tinha a mínima ideia que existiam.

Nesse segundo livro encontramos um Raoni mais maduro, que conhece um pouco mais das suas raízes e disposto a tudo para ajudar aqueles seres que tornaram-se sua família. O Camilo também evoluiu em sua escrita, a história não parece mais ser tão corrida, foi se desenvolvendo no seu próprio ritmo e, nos apresentando com todas as explicações necessárias, cada ser e mito que o precede.

O que achei interessante também foi o fato de sempre as mitologias se cruzarem, em algum momento. Na cultura indígena, por exemplo, temos o Tamandaré, homem que abriu o poço sagrado e afagou todo o mal, restando apenas os puros de coração. Essa lenda, assim como levantado pelo Raoni, se parece muito com a história de Noé. Isso me deixou curiosa e me perguntando o que mais existe de parecido? Vou sair por aí buscando, com certeza.

Super indico, leitura rápida, prazerosa e ainda com ensinamento de uma cultura maravilhosa. Não tem como não gostar! Eu estou viciada nas aventuras do Raoni e já quero ler o terceiro, que está a caminho.

Rafaela Rodrigues 11/11/2019

Para quem gosta de aventuras .
?- O GUARDIÃO DO POÇO - AS CRÔNICAS DE RAONI #2
CAMILO SILVA
@editorapallace
?- Segundo livro das crônicas de Raoni, foi uma experiência incrível um livro rápido de ler porem com muitas emoções e aventuras. Raoni está em sua celebração de casamento com pequena princesa quando tem uma de suas visões e claramente é um pedido de socorro, ao contar para tribo o que viu, eles descobrem que se trata de Boitatá que foi aprisionado juntamente com os outros guardiões das florestas, por causa disso, as florestas estão em chamas e a caça sem ter quem os proteja, e somente Raoni poderá salva-los, mas desta vez sem a ajuda de sua namorada. Ele é bem claro Raoni deverá partir sozinho nessa missão e ele não decepciona, parte deixando pequena princesa com um beijo e a promessa que retornara o mais rápido possível. A parti desse momento a aventura e os perigos da floresta se intensificam e Raoni percebe que dessa vez o perigo ronda de luares onde ele nunca imaginou e o pior descobre da pior maneira que nada é o que parece ser e ele não pode confiar em ninguém.
#Resenhasdarafa?
#leiturasdarafa2019 ?

Micha 21/10/2019

Rápido e bom de ler
No 2o. Livro das crônicas de Raoni, toda floresta corre perigo e o grande guerreiro, filho de Tupã, recebe pedido de ajuda de Anhangá, o deus trapaceiro, w.precisa ir ao poço apagar um incêndio.
Dessa vez , a pequena princesa não pode acompanhá-lo e Raoni conta com a companhia de Oinc, o porco de estimação do Curupira, com quem troca farpas o tempo inteiro, o que rende diálogos divertidos ao conto.
Juntos, eles caminham pela floresta enfrentando obstáculos, lendas e demônios do folclore brasileiro, como Uaiuara, o pequeno lobisomem; Ipupiara, o ali de Iara; Boiúva, Maringá Perera, Kerana, Boitatá, Saci, Curupira e Caipora.
O legal é a linguagem usada por Raoni, um menino criado na cidade grande e sem nenhum conhecimento das tradições, mitos, lendas e demônios da floresta. Leitura fácil e muito fluida. O livro acaba deixando aquele gostinho de quero mais é a 3a. Parte deve ser lançada ainda esse ano. Aguardando ansiosamente.

site: https://www.instagram.com/estantedamicha