Os Manuscritos Perdidos

Os Manuscritos Perdidos Charlotte Brontë

Resenhas - Os Manuscritos Perdidos de Charlotte Brontë

Becca0 03/07/2023

A história da Família Brontë
Achei uma leitura bem interessante.
Particularmente, eu só conhecia "O morro dos ventos uivantes", de Emily Brontë, mas não fazia ideia que sua família tinha uma história tão fascinante.
Fiquei interessada em ler os livros das outras duas irmã Brontë, principalmente Charlotte, depois de saber sobre tudo o que ela passou.

Dri 25/06/2023

É um livro que vai agradar estudiosos de literatura. Lançado pela Brontë Society e milagrosamente publicado no Brasil pela Faro Editoral, em linda edição de capa dura, contém artigos que discutem a influência de um livro de poesias que pertenceu à mãe dos irmãos Bronte nas obras de Charlotte e Emily. No livro de poesias, arrematado em 2018 pela Bronte Society, estavam encaixados manuscritos inéditos da Juvenilia de Charlotte. Uma leitura muito rica, fascinante, um verdadeiro tesouro, se considerarmos quão pouco material desse tipo é publicado em tradução no Brasil.

Batista 14/06/2023

Entediante
O livro é entediante. Ideal para quem curte a família Brontë, fora isso não me acrescentou nada. Se Morro dos ventos uivantes já achei pesado de ler (entenda-se ?pesado? com chato mesmo), imagina então esse que na capa fala de um manuscrito perdido e no fim só é um poema de Charlotte. Perda de tempo.

Luísa Anjos 05/06/2023

Esse livro foi um achado numa feira literária da minha cidade. Comprei por um precinho bem camarada e não fazia ideia de tanta coisa que iria encontrar dentro dele, o que me atraiu mesmo foi o título e a sinopse. Esse livro é uma ótima pedida pra quem já conhece a família Brontë e já leu algumas obras e se interessa/identifica com os temas. Acho que se você cair de paraquedas aqui você pode ficar perdido se não tiver um conhecimento prévio.

Enfim, a edição é linda, capa dura, folha grossinha e macia, super ilustrada e comentada e cheia de notas de rodapé e leituras de apoio nas bibliografias.

Esse livro junta 5 ensaios que tratam de uma aquisição ?recente? do museu da família Brontë: um livro de poesias que pertenceu à mãe dos irmãos Brontë e foi preservado como relíquia e memória da família após a morte da matriarca. Mais interessante ainda é descobrir qual o papel que esse livro exerceu no desenvolvimento da escrita dos irmãos e como ele significa tanto para a família. Ouso dizer que, se não fosse por esse livro, não teríamos as grandes histórias escritas pelas irmãs Brontë?

Meu ensaio favorito foi o último, pois foca justamente num poema que possivelmente muito inspirou Emily a escrever O Morro? fiquei muito impressionada com as conexões e os links que a autora conseguiu fazer e pra mim fez muito sentido.

Adorei ler esse livro, foi ótimo para me sentir mais próxima das irmãs e de temas que eu era muito curiosa para me aprofundar. Como diz a professora Cassiana, ?trabalhar com literatura é conversar com os mortos o tempo todo?. E foi com essa frase em mente que li o livro inteiro. Uma leitura maravilhosa e enriquecedora, diferente do que costumo encontrar por aí.

Diego980 01/06/2023

Ótimo ensaio
Visto de óticas de especialistas, os manuscritos encontrados no livro da matriarca da família Brönte nos revela mais sobre todos os seus membros, cria teorias e uma nova leitura dos manuscritos da juvenilia dos irmãos.

Berenice.Thais 27/05/2023

Esse livro é livro para fã. Não só da família desses escritores incríveis mais da época. Nos narra como pode ter cido a infância, adolescência e fase adulta de nossos ídolos. Uma leitura que vale a pena

Roberta Irds 26/05/2023

Um tesouro!
Esta obra é escrita por cinco ensaístas especializadas na história da família de escritores Brontë. Cada uma descreve de maneira minuciosa as páginas que possuem grande significado para a família. Todas as especialistas envolvidas destacam como este livro estabeleceu uma conexão entre os filhos e a mãe, que faleceu ainda jovem, e de que maneira isso influenciou as obras escritas posteriormente por seus filhos.

"The Remains" de Henry Kirke White foi o livro que influenciou muitas das histórias escritas pela familia Brontë, eles tinham o hábito de fazer anotações nas páginas do livro, então este exemplar contém uma quantidade preciosa de material biográfico sobre os Brontës, além de alguns manuscritos inéditos de Charlotte Brontë. Foi muito interessante saber que Patrick Brontë, sempre estimulou seus filhos a ler e escrever, e que estes por si, continuavam com o estímulo fazendo contos e poemas para exercitarem a escrita eles.

E o que falar da edição? As fotos falam por si, mas somente com o exemplar em mãos é que vocês podem apreciar de fato o trabalho realizado pela @editorafarooficial.
A edição é magnífica, com capa dura, ilustrações e imagens por quase todo o livro. A fita dá um charme especial e a leitura é fácil de entender. Recomendo este livro a todos os fãs e curiosos da família Brontë!

_bbrcam 25/04/2023

Gostei!!!
Tem um capítulo meio chato, mas de resto foi muito interessante! Eu gosto do panorama que eles fazem a partir do livro da Maria e acabam abraçando Charlotte e Emily. Queria mais da Anne, mas sei que não dá pra se ter tudo. Boa leitura.

Juliane.Teixeixa 23/04/2023

Acho que eu fui com muita expectativa e não foi tudo isso. Eu amo as irmãs Brontë e leio tudo que tem sobre elas, os primeiros dois capítulos são ótimo (um pouco repetitivos, mas bons do mesmo jeito), porém o terceiro é bem massante e mais uma vez repetitivo.

Gostei bastante do quarto capítulos, pois faz uma análise da vida da Emily em paralelo com "O morro dos ventos uivantes" e eu AMO esse livro.

O livro é bom, mas como é escrito por quatro autoras diferentes, muita coisa se repete constantemente e isso me desanimo um pouco.

Dri F. @viagenscomlivros 23/03/2023

É um livro bastante técnico, com textos sobre a vida, e as obras deixadas pela irmãs Brontë. Fala bastante da perda da mãe quando elas eram crianças, da importância do livro encontrado e que pertencia a mãe e de como essa obra influenciou Emily Brontë na escrita de O morro dos ventos uivantes.
Os manuscritos perdidos são pouquíssimas páginas de rascunho de ideias de Charlotte.
Para quem for fã das irmãs vale a pena conhecer, mas levando em consideração que é um livro de estudos. Ele tem muitas imagens de objetos que pertenceram à família, trechos de notas encontradas e até alguns esboços e quadros.

livi123 18/03/2023

Gostei bastante da leitura, é muito interessante, os manuscritos foram encontrados dentro de um livro que pertenceu a mãe das Bronte e aqui vamos saber desde o momento que ele foi comprado até o dia que chegou a mão dos estudiosos.
O livro era um objeto de grandes valor para os irmãos que perderam a mão muito cedo, cada um a sua maneira contribuiu para que ele se tornasse tão interessante, aqui vai falar também como esse livro ( The Remains of Henry Kirke White) inspirou cada uma das irmãs em suas obras que são conhecidas até hoje.

deivison 07/03/2023

Uma interessante pesquisa sobre as irmãs Brontë.
Primeiro livro de "não ficção" que leio por vontade própria, esse livro contém um material exclusivo sobre a vida e obra de Charlotte Brontë, e também de suas irmãs.
Como sugere o título, o livro é baseado nos manuscritos que estão presentes num exemplar de "The Remains of Henry Kirke White" que pertenceu a Maria Brontë (mãe de Charlotte, Anne e Emily).

Além do conteúdo literário, o livro traz paralelos da biografia da Família Brontë relacionados aos escritos, alguns textos da juvenília de Charlotte (e até suas obras mais conhecidas) são analisados minuciosamente nos mostrando fatos da vida real dela que influenciavam fortemente sua escrita, principalmente os assuntos mais tristes ou até mesmo inusitados.
Outra coisa incrível nessa edição são as fotografias dos manuscritos originais com a tradução e tudo. Além das fotos dos manuscritos, também temos retratos da família Brontë, fotografias de lugares da região em que a família viveu e artes conceituais.

Confesso que as vezes foi uma leitura maçante pois não estou acostumado com "não ficção", mas como o livro se tratava de uma das minhas escritoras favoritas eu tive que ler!
É uma pesquisa incrível que merece bastante atenção dos fãs das Brontë. o conteúdo do livro envolve não só literatura, mas também História, então pode ser uma ótima referência para estudos/repertório.

Bianca 18/11/2022

Ótimo para quem quer se aprofundar na vida dos Brontë
Fazia um tempo que queria lê-lo e superou minhas expectativas. Adorei principalmente o último capítulo que trata da obra ?O Morro dos Ventos Uivantes?, uma das minhas preferidas das Brontë.

Achei que ficou faltando falarem um pouco mais sobre a Anne. Li uma de suas obras, ?Agnes Grey?, e acredito que ela tenha tanto potencial quanto as outras irmãs, apesar de não ter tanta notoriedade.

Por haver citações recorrentes das obras das irmãs Brontë, acredito que quem já as leu fará uma leitura mais proveitosa desse livro.

Biblioteca Álvaro Guerra 19/09/2022

Livro feito por pesquisadores com base em manuscritos encontrados de Charlotte Brönte.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788595810976

Thay 24/04/2022

Manuscritos perdidos da família Brontë
Conta um pouco da história da mãe das meninas e seu legado literário no qual unia os filhos a ela.
O livro conta sobre um livro que pertenceu a mãe das Brontë, os remanescente de Henry Kirke white cujo havia anotações tanto de Maria quanto das irmãs Brontë e de como ele colaborou para o grande e único romance de Emily Brontë.
É um documentário dos Brontë.