Vingança em Chamas

Vingança em Chamas John Marsden

Resenhas - Vingança em Chamas

Mycaelle 11/04/2024

O que nos espera nos 2 últimos livros?
Dei 5 estrelas para os 4 primeiros livros da coleção, mas este, talvez até por uma ressaca literária, não me agradou tanto. Isso porque ele não entregou tanta novidade no desenrolar dos acontecimentos (novamente os protas atacam o aeroporto e precisam sobreviver no meio da mata). Também há duas conveniências exageradas: a primeira delas é os protas darem a sorte/azar de entrarem num caminhão rumo ao aeroporto (OK! isso é meio verossímil); a segunda é a Ellie seguir o Lee exatamente no dia em que ele vai ser atacado pelos inimigos (ridiculamente forçada).
Apesar da excelente construção de personagens, a escrita do Marsden é bem simplista; porém, senti o texto deste livro muito mais pobre. Os diálogos e pensamentos da Ellie sequer pareciam dela (era um tal de "Juro por Deus" pra lá e pra cá). Em alguns momentos, me perguntei se um ghostwriter tinha assumido parte da obra.
Como pontos altos, foi bacana os protas tentarem sobreviver em uma nova, porém não tão distante cidade, além da introdução da gangue de crianças. Particularmente acho que o livro pecou por não apresentar mais sobre elas. Tinha esperança de que recebessem maior suporte e se tornassem aliadas dos protas (talvez num próximo livro?). Quanto à situação do Lee, totalmente desequilibrado, julguei coerente, aceitável, mas me incomoda o fato de isso ter ocorrido justamente com alguém do país inimigo. Ele não deveria desejar a morte dolorosa de todos os estrangeiros?
Enfim, estou na torcida de que a coleção recupere fôlego e tenha um desfecho glorioso.

MWeirich 28/09/2022

Volume 05
O que dizer deste livro? Já confesso a vocês que não sou muito bom em resenhas, sou bastante sucinto.

Entretanto quero muito dizer a vocês, que tiram um tempo para ler minhas resenhas... Que cada livro desta série me surpreende positivamente.

Amo cada detalhe, cada ação e principalmente o cuidado que o autor tem em mostrar como a guerra afeta o ser humano de diversas formas diferentes.

O quinto livro permanece nessa pegada insana! Simplesmente perfeito.

Jean Silva 01/06/2022

Depois da chatice que foi o livro anterior, esse aqui foi muito interessante e me envolveu bastante, achei a fórmula dele bem diferente dos anteriores, se antes tinha um certo desenvolvimento de ideia/plano que seria feito ao final do livro, esse aqui inesperadamente já começa no auge do clímax e vai ficando ainda mais frenético com o passar das páginas.
Acho que o ponto principal desse livro passa por um ataque que os protagonistas vão realizar, de forma improvisada, em um ponto estratégico do inimigo, e também tem uma questão mais elementar que diz respeito ao quanto a relação entre alguns desses adolescentes parece estar desgastada.
Alguns não estão conseguindo lidar tão bem assim com essa situação caótica que estão vivendo e não há muito o que ser feito quando isso ocorre, da mesma forma que demostram ter criado uma maturidade adequada para a situação, as vezes tomam atitudes impensadas e arriscadas.
Estou muito curioso sobre o que vem por ai nos últimos dois livros dessa saga, já não sei mais o que esperar, mas as expectativas estão altas, com certeza.

Isabela.Finotti 10/06/2021

Um dos melhores da série
O grupo de amigos, por sorte ou por azar, se encontram em uma situação em que precisam fazer alguma coisa pra ajudar o lado deles na guerra. Mesmo depois de acharem que já fizeram muito e só quererem descansar e ficarem seguros. É interessante ver ao longo do livro como eles evoluem de quererem voltar pra Nova Zelândia a todo custo pra aceitarem que aquela é casa deles, mesmo que no meio de uma guerra.

Nathalia184 17/11/2023

Fiquei genuinamente surpresa com o amadurecimento dos personagens até aqui, apesar das minhas reclamações nos volumes anteriores.

Psychobooks 16/08/2011

Depois do quarto livro ter sido um pouco fraco, com muito conflito interno e pouca ação, Vingança em Chamas chega arrasando, a narrativa está repleta de tensão, combate, ação desde as primeiras páginas fazendo com que o leitor não deixe o livro de lado enquanto não terminar, eu li em um dia, com certeza é o melhor livro da série até o momento e está na minha lista de favoritos do ano!!!

Ellie e seus amigos estão em uma terrível situação, cercados por todos os lados, sem ter para onde fugir, eles passam alguns dias se escondendo, mas por causa de uma 'pequena' surpresa, resolvem executar um plano suicida para tirar vantagem da situação em que se encontram e, se tudo der certo, escapar. Diferente dos primeiros livros, agora as ações não são muito planejadas, eles acabam pensando no que fazer enquanto a coisa toda acontece e a velocidade de tomada de decisão é o que faz a diferença para o plano dar certo, ou não.

Leia mais:http://www.psychobooks.com.br/2011/08/resenha-amanha-vinganca-em-chamas.html

Adriana 22/12/2011

Depois de um início primoroso em Amanhã: Quando a Guerra Começou, sequências alucinantes em O Silêncio da Noite e No Terceiro Dia, A Geada e uma pausa para respirar em Escuridão, Seja Minha Amiga, eis que John Marsden retornou com tudo em Vingança em Chamas!

Como já diz o livro, agora é a hora de nosso grupo de jovens soldados mostrar a que veio. Depois de um fracasso em sua tentativa de destruir o aeroporto construído pelo exército inimigo no volume anterior, agora eles estão com sede de destruição. Ainda mais depois de algumas descobertas nada agradáveis sobre suas famílias.

Voltar para a Nova Zelândia parece um sonho distante e, depois de algum tempo confinados no Inferno, Ellie, Homer, Lee, Fi decidem que um ataque ao inimigo é necessário.

Mas como atingir um ponto tão fortemente armado e protegido? Isso vocês só descobrirão lendo! Mas de uma coisa podem ter certeza: John Marsden não brinca em serviço e não poupa o leitor de cenas de ação e violência.

Cada vez mais todo o horror vivido pelos jovens afeta sua sanidade e atitudes. Ellie se culpa pelas mortes que carrega e por seu comportamento louco enquanto esteveem segurança. Leesó deseja vingar as mortes de todos que conhecia e morreram. Homer está cada vez mais mandão (ele e Ellie brigam sem parar), Kevin não suporta mais o medo de perder a vida a cada jornada que seus amigos o forçam a fazer e Fi, a outrora doce e inocente Fi está definhando de tristeza e saudade, nem consegue mais manter a pose de durona.

Cada um deles deve enfrentar seus fantasmas, porque senão o resultado certo é a morte.

Este livro retomou com tudo o ritmo de ação alucinante, descobertas surpreendentes e aventura em todas as páginas. Fiquei com pena e com raiva de quase todos os personagens, mas principalmente do Lee, que faz a maior das burradas no final da obra.

Em Vingança em Chamas são introduzidos novos personagens e cenários. Saímos um pouco do Inferno, acompanhamos os ataques do grupo e suas tentativas de se manterem vivos, fortes e atuantes em uma guerra que parece não ter fim.

Algumas cenas são bastante surpreendentes e chocantes, a brutalidade da morte e da guerra fica mais evidenciada do que nunca.

Sem dúvidas, essa é uma série mais do que recomendada. As edições da Fundamento são lindas, e a trama é rica e envolvente. Leiam!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/12/20/john-marsden-amanha-vinganca-em-chamas/

JP Schneider 29/01/2024

Eles têm mais sorte do que juízo.
O anterior foi mais parado pra preparar o psicológico para oq viria nesse. Eita atrás de vixi, não tiveram um tempinho pra sentar e relaxar. Ou estavam fugindo, ou atacando os inimigos.

Mas claro que só conseguiram fzr oq fizeram pq são protagonistas, só em livros e filmes pra tudo isso ser possível kkkkk Não tiro o mérito deles, foram muito bem, e só deu certo pq na ficaram planejando, já que literalmente foram levados pra dentro do aeroporto que já haviam tentado entrar. Cagadas às vezes dão certo.

🤬 #$%!& Lee, não dá pra defender oq tu fez. Sorte dele que a Ellie o seguiu e conseguiu salvar seu rabo, pq caso contrário seria mais uma baixa. Não sei pq esperar do próximo livro, as coisas estão pegando fogo, literalmente...

eloise25 20/02/2023

E a guerra nunca terá um fim
Esse livro foi perfeito, desde a primeira página até a última, tive muitos surtos com ele, senti muita vontade de dizer muitas verdades para certos personagens.
Ele me mostrou uma lição muito forte, de que a dor mental ela pode ser muito mais perigosa do que a dor física, e foi praticamente isso no livro.
Assuntos delicados presentes na vida de cada adolescentes, perdas e desencontros, a incerteza se você verá um rosto familiar algum dia.
Então sim, essa livro é maravilhoso, e amei cada detalhe escrito nele.

Cassia Carina 19/05/2021

De todos este foi sem animação. Então como ficou a história inacabada verei o que o livro 6 complementa.

debora_k 01/02/2013

Emocionante!
Depois de ler os cinco livros, me resta uma disputa acirrada para decidir qual o melhor. O terceiro livro da série foi intenso, emocionante, triste e cheio de ação. Quando comecei a ler o quinto livro, pensei em tentar ler o mais devagar possível. Infelizmente não consegui, acabei tão presa a história que não consegui parar, cheguei a lê-lo enquanto viajava de carro. É realmente muito bom. Me deu vontade de chorar, roer as unhas, gritar, acho que até queimei meu cabelo com a vingança em chamas. *risos*
Ainda estou aguardando para ler o restante da série, por hora digo apenas que amei.

Luiza 02/09/2016

Cíntia Costa 28/11/2018

No começo achei repetitivo. Parecido com os dois últimos. Achei a parte do aeroporto muito fantasiosa, estilo Missão impossível (o filme). E eu ficava pensando: isso é impossível de acontecer. Por isso, não dei 5 estrelas. Mas depois da metade ele pega um impulso, acontecem coisas novas, reviravoltas, e perto do final fiquei grudada no livro sem conseguir largar. Tem um acontecimento no final. E como sempre, terminou com aquele gostinho de quero mais. Ainda bem que já tenho todos os livros das série. Mas estou intercalando com outras leituras. E já pensando o que vou fazer da minha vida quando a série acabar.

Bia 30/12/2020

Tiro, porrada e bomba (e fogo)!
Sem dúvida, Vingança em Chamas é o mais eletrizante da série até agora. Sempre tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Incêndios, explosões, fugas alucinadas, intrigas, perseguição. Enfim, todos os elementos necessários pra manter você preso na leitura, e definitivamente funcionou comigo.