Livros Proibidos, Idéias Malditas

Livros Proibidos, Idéias Malditas Maria Luiza Tucci Carneiro


Compartilhe


Livros Proibidos, Idéias Malditas





Os documentos da censura aos livros e aos intelectuais encontrados junto aos múltiplos acervos brasileiros comprovam que o controle da cultura foi sempre uma questão de Estado. A censura, assim como a violência físico-simbólica, fizeram parte dos projetos políticos articulados em diferentes momentos de nossa história. Assim, responde pelo gerenciamento da brutalidade e pela promoção do medo e da auto-censura. No entanto, ao debruçar-se sobre arquivos históricos, a autora constata que muitos autores nacionais ajudaram na metamorfose desta realidade.

Escrito com o propósito de acompanhar uma exposição iconográfica homônima, este ensaio nos mostra os arquivos do DEOPS e põe à disposição do público as informações contidas neles. A exposição e a publicação do livro atiçaram o debate sobre a necessidade da abertura dos arquivos policiais em todo o país. A repercussão alcançada pelo tema atestou o ineditismo das fontes e o quanto ainda temos que pesquisar acerca de nossa história contemporânea.

Edições (2)

ver mais
Livros Proibidos, Idéias Malditas
Livros Proibidos, Idéias Malditas

Similares

(9) ver mais
Como funciona o Fascismo
Censura, imprensa, Estado autoritário (1968-1978)
Driblando a Censura
Nos Bastidores da Censura

Estatísticas

Desejam10
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 17
5
ranking 29
29%
4
ranking 24
24%
3
ranking 35
35%
2
ranking 12
12%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Lindenberg
cadastrou em:
27/11/2009 00:18:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR