O quarto azul

O quarto azul Georges Simenon


Compartilhe


O quarto azul





Adultério e assassinato estão no centro deste romance eletrizante de Georges Simenon.

Tony Falcone e Andrée Despierre não se viam desde a infância. Numa noite de setembro, reencontram-se por acaso e tornam-se amantes. Durante onze meses, marcam encontros no quarto azul de um hotel mantido pela irmã de Tony. No último encontro, porém, o marido de Andrée, Nicolas, é visto caminhando em direção ao hotel.

Bem naquele dia, ela se declarara, sugerindo que abandonem os casamentos e fiquem juntos. Tony consegue fugir antes de ser flagrado — mas, pouco depois, a morte repentina de Nicolas o deixa em situação complicada. Publicado em 1964, O quarto azul figura entre os célebres “romances duros” de Georges Simenon — aqueles que não trazem o comissário Maigret como protagonista, mas mergulham em atmosferas sombrias e personagens perturbados.

As cenas de sexo são cruas e completamente desprovidas de eufemismo. Logo nas primeiras páginas, Tony está orgulhoso de ver seu sêmen escorrer da vagina da amante enquanto tenta com um ano aplacar a ferida que ela lhe fez com uma mordida no lábio. O mesmo vale para a violência e os sentimentos dos personagens: tudo no livro é seco e dito da forma mais direta possível. Tony e Andrée caminham por um mundo embrutecido e parecem alheios à culpa, ao pudor, ao arrependimento.

Adaptado para o cinema em 2014 — o longa é estrelado pelo francês Mathieu Amalric —, O quarto azul sintetiza os melhores atributos da obra de Simenon e mantém o leitor sem fôlego até a última página.

Crime / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance policial / Suspense e Mistério

Edições (3)

ver mais
O quarto azul
O quarto azul
O quarto azul

Similares

(17) ver mais
O Cavalariço da Providence
Pietr, o Letão
Memórias de Maigret
O Enforcado

Resenhas para O quarto azul (7)

ver mais
on 24/2/20


Georges Simenon escreveu mais de quatrocentas obras tanto em seu nome quanto sob dezoito pseudônimos. Mais de cem pertencem ao que se denomina romances duros. Diferente dos livros em que figura o inspetor chefe da polícia francesa, Maigret, os romances duros, publicados através da vida do autor, tratam com cuidado do drama psicológico de seus personagens. O quarto azul é um deles. Conheci os livros de Simenon ainda na adolescência, nas longas férias de verão, com mistérios e resolu... leia mais

Estatísticas

Desejam27
Trocam1
Avaliações 3.8 / 96
5
ranking 21
21%
4
ranking 49
49%
3
ranking 24
24%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

29%

71%

Marcos
cadastrou em:
18/12/2014 16:33:15
Jenifer
editou em:
03/05/2021 23:00:55