Restinga

Restinga Miguel Del Castillo


Compartilhe


Restinga


Dez contos e uma novela




Miguel Angel combateu a ditadura uruguaia ao lado dos tupamaros. Como muitos jovens militantes de sua época, ele desapareceu sem deixar vestígios. As repercussões desse episódio se farão sentir por anos a fio, conforme parte da família migra para outros cantos de uma América Latina tomada por governos militares e caudilhos. Neste que é um dos mais belos contos recentes da língua portuguesa, Miguel Del Castillo combina memória e política para investigar os efeitos das grandes tragédias coletivas nas vidas particulares. É um testamento afetivo que reforça o poder da literatura no contínuo embate com a história. Não à toa, Violeta rendeu ao autor um lugar entre os vinte melhores jovens escritores brasileiros, na seleção da revista Granta.

Neste volume de contos, o leitor verá que Violeta não é um acidente de percurso: aqui ele aparece dentro de um projeto literário forte e novo, em histórias que alternam entre a delicadeza, a solidão e as relações de amor e amizade. É a filha que cuida da mãe doente, cujo sonho é conhecer a restinga de Marambaia, no Rio, numa visita que iluminará o passado familiar e abrirá caminhos para o futuro. Ou da mulher que toma um cruzeiro no Atlântico - “que celebra o incrível fato de estarmos aqui juntos, sobre o mar” - e passa a rever sua vida pregressa sob um novo e inusitado prisma. Ou ainda do garoto que visita o pai em Cancun, uma viagem cheia de mistérios e incompreensões, o mundo adulto visto pelas frestas de uma infância incomum.

Ao fim do livro, a novela Laguna amplia e aprofunda os temas do autor, numa vertiginosa narrativa sobre a paixão, as viagens, os laços que nos unem e a fragilidade das nossas amarras.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Restinga

Similares

(3) ver mais
Jeito de matar lagartas
Diário da queda
Outros cantos

Resenhas para Restinga (1)

ver mais
Vidas ordinárias
on 23/4/15


O autor escreve muito bem, porem suas histórias são bastante simples – o que pode ser uma observação positiva ou negativa, dependendo do ponto de vista. Achei que falta alguma emoção, ou alguma surpresa. Talvez a intenção do autor tenha sido mesmo retratar vidas comuns, pequenas desilusões cotidianas, nada muito impactante. Bem diferente, dando um exemplo para comparação, com os contos da Alice Munro, nos quais quase sempre chegamos ao final com um sorriso no rosto ou com os olhos mare... leia mais

Vídeos Restinga (1)

ver mais
[Resenha] Restinga - Miguel Del Castillo

[Resenha] Restinga - Miguel Del Castillo


Estatísticas

Desejam15
Trocam3
Avaliações 3.1 / 27
5
ranking 7
7%
4
ranking 22
22%
3
ranking 52
52%
2
ranking 15
15%
1
ranking 4
4%

51%

49%

Marcos
cadastrou em:
18/12/2014 16:41:11
Jenifer
editou em:
11/07/2019 00:06:57