Lobos do Mar

Lobos do Mar Torben Grael


Compartilhe


Lobos do Mar


Os brasileiros na regata de volta ao mundo




Depois de se tornar o maior medalhista olímpico do esporte brasileiro, ganhando cinco medalhas - sendo duas delas de ouro -, Torben Grael decidiu realizar o sonho de todo velejador: participar da regata de volta ao mundo.



No dia 5 de novembro de 2005, Grael embarcou na maior aventura de sua bem-sucedida carreira. Foi nessa data que começou a última edição da mítica regata de volta ao mundo, a Volvo Ocean Race, que ele disputou a bordo de um superveleiro construído no Brasil, o Brasil 1. O ponto de partida foi o cais de Vigo, na Espanha. Nove meses depois, o comandante Torben e sua tripulação cruzavam a linha de chegada da competição, em Gotemburgo, na Suécia, em clima de apoteose.



Em Lobos do Mar, o velejador narra pela primeira vez os detalhes desta aventura. Conta como foram os momentos mais difíceis e emocionantes da competição, quando sete modernas embarcações percorreram mais de 57 mil quilômetros, enfrentando todos os perigos de águas turbulentas. Mares revoltos, acidentes, ondas gigantes, temperaturas extremas. Nesse período, Torben e os outros tripulantes superaram obstáculos de todos os tipos, chegando a ficar cara a cara com a morte em alguns momentos.



"Dali para frente o vento aumentou muito e o mar foi se tornando cada vez mais grosso. Parecia que alguém lá em cima queria testar nossas forças. E, só de pensar naqueles jovens velejando com o corpo de seu companheiro em um saco preto dentro da cabine, eu sentia arrepios. E a cota de tragédias da sétima etapa ainda não estava completa.", conta o velejador, sobre uma das impressionantes passagens da travessia.



Durante a competição, os sete barcos sofreram graves acidentes e um deles chegou a afundar. Outro viu um de seus tripulantes morrer congelado nas águas do Atlântico Norte. Da criação do Brasil 1 ao pódio, mais do que um raio X de um evento esportivo único, Lobos do Mar é um relato emocionante da luta de um grupo de homens para superar seus limites.

Edições (1)

ver mais
Lobos do Mar

Similares


Resenhas para Lobos do Mar (4)

ver mais
on 14/6/13


Livro interessante que nos revela a adrenalina de uma competição e o orgulho de competir em uma volta ao mundo com um barco brasileiro e o com o maior número de tripulantes brasileiros. Viva o Brasil 1!!!... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam10
Avaliações 3.8 / 90
5
ranking 28
28%
4
ranking 31
31%
3
ranking 37
37%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

58%

42%

Daniel
cadastrou em:
15/01/2009 07:10:22