Lolita

Lolita Vladimir Nabokov




Lolita (Biblioteca Folha)





"Lolita" é uma das obras mais polêmicas da literatura contemporânea universal.

Muito arrojado para a moral vigente na época, o romance de Vladimir Nabokov (1899-1977) foi inicialmente recusado por várias editoras. Ao ser finalmente lançado, em 1955, por uma editora parisiense, gerou opiniões antagônicas: houve quem definisse o livro como um dos melhores do ano; houve quem o considerasse pornografia pura. Nos Estados Unidos, onde só viria a ser publicado em 1958, rapidamente conquistou o topo das listas de mais vendidos.

Visto hoje, filtrado pelos anos e por uma verdadeira biblioteca de comentário e crítica, Lolita parece sobretudo uma apaixonada história de amor, escrita com elegante desespero. O protagonista é o obsessivo Humbert, professor de meia-idade. Da cadeia, à espera de um julgamento por homicídio, ele narra, num misto de confissão e memória, a irreprimível e desastrosa atração por Lolita, filha de 12 anos de sua senhoria.

Escrito num estilo inimitável - mas não intraduzível, como bem se verá -, "Lolita" é uma obra-prima da literatura do século 20. Aqui se cruzam alguns dos temas clássicos da arte de todos os tempos (a paixão, a juventude, o amadurecimento) com questões mais típicas da nossa modernidade, como as ambivalências eróticas e o exílio - que é uma questão tanto de geografia quanto da linguagem e do coração.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (10)

ver mais
Lolita
Lolita
Lolita
Lolita

Similares

(4) ver mais
Cem Anos de Solidão
O Sol É Para Todos
O Dom
Amor insensato

Resenhas para Lolita (10)

ver mais
Um relato sobre a crueldade
on 10/5/16


Tomo emprestada a constatação de Martin Amis, no posfácio, a respeito sobre o que de fato o livro trata: a crueldade, em que temos um narrador já subjugado, que subjugou uma criança de doze anos, contando sua versão de maneira extremamente apaixonada e prolixa, e que leva o leitor a cogitar a ideia de que é, talvez essa menina não seja flor que se cheire. O livro não está preocupado em descrever momentos íntimos entre o narrador e a criança. Há uma preocupação em substituir a obsceni... leia mais

Estatísticas

Desejam199
Trocam13
Avaliações 4.3 / 322
5
ranking 50
50%
4
ranking 31
31%
3
ranking 14
14%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

22%

78%

Daniel
cadastrou em:
19/01/2015 16:12:01