LTI - A Linguagem do Terceiro Reich

LTI - A Linguagem do Terceiro Reich Victor Klemperer


Compartilhe


LTI - A Linguagem do Terceiro Reich





Conhecemos análises sobre o nazismo. Lemos livros de história. Temos relatos de sobreviventes de campos de concentração. Vemos filmes sobre episódios da Segunda Guerra Mundial. Mas não sabemos como era o cotidiano nas cidades alemãs nessa época: a atmosfera que a sociedade respirava, o teor das conversas entre pessoas comuns, os tipos humanos, as esperanças e medos, os heroísmos anônimos, as pequenas covardias.

O filólogo Victor Klemperer registrou tudo isso. Judeu alemão assimilado, convertido ao protestantismo, sem militância política, assistiu com perplexidade ao que lhe parecia inverossímil: a ascensão da barbárie no coração da Europa. Perdeu a cidadania do país que amava, quando a doutrina racial tornou-se lei. Foi afastado da cátedra, das bibliotecas e do convívio normal com os demais. Teve a casa confiscada. Viu amigos e conhecidos – e até o próprio filho adotivo – aderirem ao regime que o discriminava.

O nazismo se consolidou quando dominou a linguagem, eis a tese do livro. O filólogo mostra como as palavras aparecem e desaparecem, mudam de sentido e de ênfase, se encadeiam de diversas formas, emitem mensagens diferentes ao longo do tempo. Vê, estarrecido, que até mesmo as vítimas usam a linguagem do Terceiro Reich. Percebe que o poder se exerce, em larga medida, por meio de mecanismos inconscientes: quem controla as maneiras como nos expressamos também controla as maneiras como pensamos.

Depois da guerra, Victor usou os diários para escrever este livro com um objetivo educacional, pois a linguagem nazista ainda predominava na Alemanha que tentava se afastar desse passado. Mas não é de um passado alemão que estamos falando, é de nós mesmos.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
LTI - A Linguagem do Terceiro Reich

Similares

(41) ver mais
Ascensão e Queda do Terceiro Reich
K.
A Rosa Branca
O Preço da Destruição

Resenhas para LTI - A Linguagem do Terceiro Reich (3)

ver mais
Lingua Tertii Imperii - Parte 1
on 15/8/11


Victor Klemperer era um judeu alemão "assimilado" (convertido ao cristianismo), professor de filologia, marido de uma "ariana", sobrevivente do Holocausto, uma mente inquieta que mesmo em meio à destruição que o rodeava, às humilhações a que era sujeito, a vida difícil do trabalho e das Jundenhaus (casas judaicas) fez um cuidadoso e extenso trabalho de anotação, um diário, dos aspectos mais importantes no que se referiu à manipulação da língua alemã por aquele regime que se instalara e... leia mais

Estatísticas

Desejam80
Trocam1
Avaliações 4.4 / 32
5
ranking 59
59%
4
ranking 25
25%
3
ranking 16
16%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

49%

51%

GIPA_RJ
cadastrou em:
28/09/2009 20:56:58
Cioran E.
editou em:
25/10/2017 15:51:57